quarta-feira, 26 de junho de 2019

Época 2018/2019

Que época... Mas que época caros leitores...

Adivinhava-se que a coisa não iria correr bem e que quanto mais cedo, quem por direito, fizesse alterações, mais cedo o Benfica poderia... Ser o Benfica e:
Mas, o presidente LFV teve de voltar a fazer algo que já tinha sido importante na perda do título na época...
Foi incompetente - a ter sido somente sua a decisão - e quase que hipotecou ao clube a que preside, qualquer possibilidade de conquistar títulos. Felizmente, algo, alguém... Um ar que se lhe deu, para manter o discurso mais esotérico, fez com que mudasse de ideias e... A história é conhecida.

CAMPEONATO NACIONAL 2018/2019

Contra árbitros, VAR, imprensa e a tal da aliança - e com UM TREINADOR a conduzir o Ferrari - o Benfica conquistou o seu 37º título de Campeão Nacional após uma recuperação sensacional. Foi um conjunto total de 19 partidas em que o Benfica conquistou 55 pontos.

Estes são os artigos deste blogue... Para mim, é uma delícia voltar a ler o que escrevi ao longo de meses...
Para quem tiver paciência, é clicar e ler o que aqui foi escrito para os 34 jogos:

SL Benfica 3 Guimarães 2😃

A classificação, quer do Campeonato quer dos Melhores Goleadores, ficou ordenada assim:
Quatro em dez... 68 golos de 103... Not bad. Avassalador depois de estarem com 7 pontos de atraso.

Esta foi a evolução dos 3 candidatos ao título ao longo das 34 jornadas:
Os parabéns vão todos para o grupo de trabalho e especialmente para o seu timoneiro, Bruno Lage, que foi devolvendo as esperanças aos adeptos ao longo dos primeiros meses do corrente ano civil.

Antes de Lage:
Depois de Lage:
Ele colocou basicamente, a equipa a jogar um futebol positivo, de ataque real e não encapuçado ou acobardado como antes. Terá que melhorar o sistema defensivo mas primeiro do que tudo, terá ele próprio de saber com quem vai contar para o mês que vem... E que não perca o senso com que pautou a sua conduta desde Janeiro deste ano.

Este Campeonato, também poderá ter marcado a mais do que provável despedida de um dos melhores avançados da História do Benfica:
Jonas, a confirmar-se a saída, terá a devida homenagem por parte deste blogue. Jonas foi um jogador mágico. Ele figura nos nomes imortais do clube.

Os golos estão... Os 103 golos estão disponíveis - pelo menos - em cada artigo aqui publicado... Mas há momentos especiais que não podem ser esquecidos e que dentro do seu contexto, foram momentos importantes para a conquista do 37º título. Devem existir mais mas fiquem com estes dois:
Quanto ao golo... O melhor golo... O golo mais precioso... Já são factores que dividem as opiniões... Esta é a minha claro: Perante o estado de coisas e perante a necessidade de vencer para passar para a frente na classificação, perante um adversário forte e um estádio adverso, perante uma arbitragem bem maquinada para derrotar o Benfica... Na minha opinião, este poderá ser o golo da época. E até tem um pouco de tudo:
Rafa foi um jogador tremendamente importante na Reconquista...

O jogo da época? Pfffff, é difícil escolher. Obviamente que as partidas frente aos clubes da santa aliança foram preponderantes - em 12 pontos possíveis, o Benfica conquistou 10 - mas e o resto caros leitores? Talvez, e é de novo a minha opinião, possa escolher para este artigo, a seguinte partida como sendo o jogo da época (em castelhano):
Foi cá um jogo... Fomos ao inferno, reerguemo-nos, trememos mas vencemos... Grande jogo!

Há um vídeo produzido pelo Benfica que retrata a conquista do Campeonato. É José Augusto que o narra e vale a pena vê-lo. Ainda bem que não tenho de voltar a ouvir Vieira a dizer que "teve uns tomates muito grandes"... Só se foi para manter a coisa num estado calamitoso por tanto tempo. Até porque nem era Lage para ficar ao leme... Abençoados conselheiros acho eu.
Já rebentei 37 vezes de tantas saudades.
Não devia mas... Mas isto é que conta para muitos.
Para mim também conta claro. Mas não é tudo... Há sempre algo que não vemos e que se move... São mais de 100 anos de História para não levar certas coisas mais a sério. Os detalhes também fazem parte da História do clube e serão - quiçá - eles que mais o engrandecem.

E vão então 37! Gosto dos cartoons que se fazem no final de época. Fiquem com este do 25º:
Para quem não sabe ou não se lembra mas quer, Benfiquêmos: Pietra, Bento, Bastos Lopes e Álvaro; Carlos Manuel, Humberto, Sheu e Chalana; Diamantino, Nené e Filipovic, Stromberg, Eriksson, Toni, Alves, Veloso, Delgado e José Luís.
E com estes dois do 37º:
Nota: Normalmente, faço um resumo de todos os jogos para todas as competições mas neste momento, só tenho paciência para isto.

Mais uma vez, o meu agradecimento para todos que ainda aqui vêm ler. Até um dia destes.
E Pluribus UNUM!

4 comentários:

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo