segunda-feira, 15 de abril de 2019

SL Benfica 4 V. Setúbal 2 (CN: 18/19 - 29J)

De um certo ponto de vista, a partida não terá sido complicada porque o Benfica venceu com dois golos de diferença... Mas a verdade, ou outra verdade, é que a equipa tremeu muito em períodos importantes na definição de um resultado: Aquele espaço entre sofrer um golo e reagir (que foi um período de largos momento até ao final da primeira parte; e no reatamento da partida.
Tenho para mim que existem alguns factores que podem ajudar a compreender como é que o nível exibicional oscilou tanto na partida de ontem:

1º O facto de termos marcado tão cedo.
2º A gestão ainda não muito eficiente de uma vantagem.
3º A juventude alguns sectores.
4º Alguns jogadores estarem completamente alheios à partida.
5º O excesso de oportunidades não concretizadas.
6º A pressão da conquista dos pontos na mente dos jogadores.

Tudo isto, torna a partida volátil e enerva a equipa (malta muito jovem...) o que significa que tudo pode acontecer... Para o bem e/ou para o mal. Sempre que a equipa esteve acordada, o Setúbal teve imensas dificuldades. Sempre que o Benfica adormeceu...

É verdade que andamos com uma cadência de jogos violenta mas o Benfica é isto há muito tempo. Não é fácil porque não há equipas que nos prestem vassalagem ou árbitros que nos ajudem... Também não quero nada disso porque assim as vitórias - como esta - sabem a vitórias e não a compras de supermercado.

Vitória justa com golos de grande espectáculo.

Notas a doer porque é assim que sou. Quem quiser ler lê. Que não concordar pode comentar dentro do espírito de uma mera troca de ideias. Lage também será avaliado aqui:

Odysseas 4: Acaba por fazer uma defesa importante na segunda parte...
Almeida 2: Muito combativo mas ausente. Fez faltas estúpidas a meio do seu próprio meio campo que permitiam ao Setúbal tentar a sua sorte. Nem jogou na 5ª feira mas andava com os bofes de fora...
Rúben 2: Outra péssima exibição... Fez ainda mais faltas do que Almeida no miolo... Fez um penálti estúpido na ânsia de impedir o adversário de chegar a uma bola quando o árbitro tinha assinalado falta dele sobre si. Inconcebível.
Ferro 4: Alguma tremideira em um ou outro lance mas foi sempre muito esclarecido. É mais velho e aparentemente melhor do que Ferro. Disso não tenho dúvidas mas o futuro é de muito trabalho.
Grimaldo 3: Uma exibição normal de um jogador que está carregado de jogos mas mesmo assim imprime profundidade ao jogo da equipa.
Samaris 3: Quase 2 porque se nota que está cansado. Isso torna-o lento. A sua colocação à frente do trinco parece-me errada até porque na segunda parte recuou e conseguiu estar uns furos melhor. Jogou na 5ª feira... Como é que podia jogar ontem com mais discernimento?
Mas tem uma cabecinha do caraças este grego:
Após a marcação do primeiro golo, e vendo todos os colegas a correrem para o banco para dedicarem o golo ao treinador de guarda redes (as minhas condolências), Samaris permaneceu no retângulo dentro do meio campo do Setúbal de modo a que a partida não se reiniciasse... Cabecinha pensadora...
Florentino 4: Nota pela segunda parte. Samaris recuou e ele subiu mais um pouco (tal como na Feira...). A sua falta de confiança ainda lhe tolda o discernimento e ele fica muito indeciso o que... Está no momento de decisão: Ou é trinco (há lá 2 para já) ou 8.
Pizzi 3: Nota pela assistência a Félix. De resto, arrastou-se muito pelo campo o que não me admira pois anda a acumular minutos desde Agosto. Na marcação do penálti, travou a marcha por duas vezes, viu o guarda redes lançar-se para a sua esquerda e mesmo assim, rematou para lá a bola... Cansaço I guess. Agora parece-me tarde para apostar em Krovinovic não é?
Rafa 5: Um prémio esta nota. Marcou 2 golos e ainda assistiu Seferovic. Mas o que mais me impressiona é a atitude: Apanhou porrada de meia noite durante toda a partida mas manteve-se sóbrio e esclarecedor.
Seferovic 3: Mais um golo e muita entrega.
Félix 3: Fez duas assistências e marcou um golo... Isto dava para um 4 mas não! Merece uns reparos que são só para o seu bem: A sua atitude em alguns lances revela um excesso de euforia e ele deve saber que tem de trabalhar muito para conseguir ser o que muitos lhe auguram (eu incluído). Bonito o gesto para com o irmão.

Alterações... Nada. Jonas parece que acabou. Parece... Vou aguardar pela próxima época para ver se o Pistolas tem ainda algo para dar porque neste momento me parece que o corpo já não pode (jogos são jogos e Jonas será sempre de uma extrema utilidade mas...).

Continuo à espera de saber o que se passa com Gedson, Zivkovic e Krovinovic. Sei que Corchia e Sálvio estavam no estaleiro, que Cervi, Yuri e Fejsa não demonstram estar em forma e que Jota só conta para o minuto 90.

De qualquer modo, e se os cálculos não estiverem errados, esta época, o Benfica já marcou 118 golos em todas as competições! Mas sofreu 52 que é quase metade.

A arbitragem? Ou o VAR. Os dois penáltis foram bem assinalados pelo pitosga do Vasco, pudera pois o árbitro Costa anda com a cabeça a prémio...
E não assinala nada por si para não se queimar. Se o Rúben deveria ter sido expulso? Talvez merecesse pela fraca exibição. Já o Rafa viu amarelo por ter sido derrubado dentro da grande área...
E apanhou um jogo de suspensão por causa disso...

Coisas...
Uma tese: Tendo visto as partidas da santa aliança, chego a uma conclusão fácil: Alguns clubes só demonstram o seu melhor valor frente ao Benfica. O Portimonense fez uma partida interessante frente ao CJCPC mas na hora das decisões, Folha (antigo jogador dos azuis) destruiu a equipa com umas alterações esquisitas que tornaram a equipa curta para atacar, além de que Jackson falhava sempre um passe quando... O Aves, do Inácio, ainda foi pior frente ao Sporting (que foi carregado ao colo até ao 3º lugar - pobre Braga - e que está de olho no 2º)! A jogar contra 10 desde o quinto minuto, só conseguiu marcar um golo porque era penálti e mesmo assim levou 3... Pouca qualidade para tantas equipas digo eu.

Importante: A formação de Infantis Sub-13 que disputa - repito - que disputa o Campeonato de Iniciados Sub-14... Sub-14, sagrou-se Campeã Distrital... Parabéns a todos:
Voltando à partida de ontem, fiquem com o resumo da mesma:
Irei fazer o meu próprio resumo e... Quando o fizer, irei publicá-lo aqui pois os golos do Benfica merecem um resumo mais extended, porque houve jogadas de golo bastante fantásticas

Ficam, claro, com as melhores imagens:
Nota Final: Não foi escrito nenhum artigo sobre a vitória do Benfica sobre o Frankfurt por falta de tempo, cansaço e alguma falta de vontade. Fiquem com o resumo dessa partida da qual não guardo assim tantas boas recordações.

Tudo é possível claro e acredito que o Benfica poderá vencer de novo na Alemanha.
E PLURIBUS UNUM!

2 comentários:

  1. Desculpa mas há logo algo no início com a qual não é possível concordar. Não te conheço e a minha primeira impressão e que essa análise e fruto dum sentimento algo anti-Ruben que é incompreensível. Não sei se é o caso mas e o que parece. No lance do penalty dizes que ele faz falta para impedir o adversário de chegar ao lance... hum... Vamos então analisar o lance. O Ruben salta e corta a bola, terá sofrido um pequeno toque que o desiquilíbrio mas que me parece que é uma situação normal. Aquando do corte, a bola vai claramente para uma zona onde seria impossível este jogador do Vitória de chegar, logo a teoria do evitar que este lhe chegasse parece-me algo insubstancial. O toque a que me referi no início é, na minha opinião casual e normal mas a realidade é que coloca o Ruben numa situação de desiquilíbrio e em queda desamparada. Ora numa situação destas creio que qualquer ser humano teria um movimento semelhante ao do Ruben. Sim é verdade que o Ruben tem um historial de lances algo impensados. No entanto, achar que este Ruben é o mesmo que foi expulso contra o Besiktas é duma injustiça atroz. O 3o anel é historicamente um filtro de jogadores mas o historial de injustiças deste é também ja longo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Fez um penálti estúpido na ânsia de impedir o adversário de chegar a uma bola quando o árbitro tinha assinalado falta dele sobre si". Isto foi o que escrevi. Na ânsia de tentar impedir o adversário de hipoteticamente chegar à bola, o Rúben fez aquilo.

      Eu não tenho nenhum sentimento anti Rúben. Ele anda numa fase pedreiro. É a minha opinião.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo