sábado, 19 de janeiro de 2019

V. Guimarães 0 SL Benfica 1 (CN: 18/19 - 18J)

Primeiro ciclo de jogo complicados fechado com alguma distinção. O Benfica venceu em Guimarães e prossegue a sua tentativa de reconquista do título de Campeão Nacional.
Foi um Vitória ferido no seu orgulho aquilo que o Benfica defrontou, mas um Vitória mais físico e de pontapé para a frente e das sobras. Contra isso, BL fez algumas alterações de modo a apresentar uma equipa em 4-4-2 mais fresca...

E concordo absolutamente: Castillo por Seferovic, Cervi por Zivkovic Samaris por Fejsa (lesionado) e Conti por Rúben. Mais não terá feito porque Rafa não tem ritmo (teria jogado ele em vez de Pizzi) e porque Almeida para ser o único jogador para a posição de defesa direito.

Este é um Benfica em remodelação... Mas nota-se que há processos tácticos que se estão a começar a evidenciar... O abandono das rotundas , Pizzi já não manda, é um deles: Há claramente uma intenção de progressão e coragem para o fazer. O que está em falta é um flanco direito com mais qualidade, que o processo de adaptação dos jogadores continue (especialmente no modo em que a equipa se posiciona a defender - ainda deixa o adversário chegar muito perto da sua baliza (e que LFV não faça nenhuma estupidez até ao final do mês.

Intenção de progressão... Querer ir à frente marcar golos... Este Benfica - e Samaris também tem culpa no cartório - parece ter acordado de um sono letárgico. Há vontade, mais alegria, mais garra no conjunto. Gostei de ver a sede de trocar a bola em progressão, a qualidade está lá mas o laxismo do 4-5-1 habituou mal os jogadores que agora estão em fase de desmame - pelo que parece - numa forma acelerada.

Mais Benfica na primeira parte. Talvez se possa dizer que faltou mais certeza nos últimos passes e assertividade no remate em dois ou três lances. A verdade é que o Benfica manietou e bem o seu adversário, obrigando-o a correr mais. As peças estavam bem posicionadas, o tempo de resposta às tentativas de ataque do Vitória estava bem alinhado... Faltou o golito e houve três situações em que... Interessante o duplo volante entre Pizzi, Félix e Cervi... Confundiu muito o Vitória. Mas o Benfica se consegue assumir o controlo da partida, tem de cimentar esse controlo de forma mais veemente de modo a ter embalagem para criar mais oportunidades de golo (2 remates à baliza em 7 na primeira parte é pouco).

Na segunda metade, a equipa começou a ficar desgastada. Quer Samaris quer Gabriel deram tudo o que tinham mas o cansaço tem o seu preço quando o adversário parece estar a fazer o último jogo da sua vida... Houve perda de profundidade. BL tentou colmatar essa perda com a entrada de Rafa (e bem) mas o extremo ainda não tem o ritmo desejado e com o refrescar do ataque (excelente Seferovic) mas o miolo sem frescura começou a não conseguir suster as ofensivas vimaranenses, as ligações foram-se perdendo até ao lance que ditou o desfecho final...
A partir deste momento, já com o jogo partido, terá faltado mais clarividência à equipa que nem a entrada de Gedson resolveu. Parece que a equipa tomou consciência que o mais difícil estava feito e tratou de fechar os caminhos para a sua grande área a sete chaves. Existiram três situações de contra ataque que com outra cabeça - o Benfica lá chegará - poderiam ter resultado em golo mas...

Mas foram 90 minutos muito bons... Gostei mesmo... Vi a partida sem som (agradeço ao Miguéns pela dica) e foi uma maravilha. É interessante não ouvir a conversa fiada de adeptos do CJCPC a comentar jogos de forma tão parcial...
Passo já às notas:

Odysseas 3: Sempre seguro e concentrado. Faz-lhe bem saber que tem concorrência.
Almeida 3: Só fez uma única coisa de assinalar... A assistência para o golo e daí ter nota positiva porque de resto foi uma lástima. Muito faltoso - ri-se não sei do quê - falha passes, falha dribles,  falha cruzamentos... Penso que está com 4 amarelos... Pelo que BL deve começar a pensar em arranjar um lateral.
Jardel 4: Melhor... Ontem esteve melhor do que nos estava a habituar. Sempre na raça e na antecipação.
Conti 4: Gostei. Enquanto teve pernas, fez uma exibição positiva. Na segunda parte já sentiu dificuldades porque o cansaço estava a chegar e por andou muitos meses sem jogar. Parece-me ter pinta.
Grimaldo 3: De novo comedido mas por um bom motivo: Não abrir o seu flanco. Tem sobrecarga de jogos e urge que BL tome as devidas precauções... O Yuri conta ou não?
Samaris 4: Teve algumas dificuldades no início. Digamos que regressou à titularidade com um novo parceiro pelo que assim que acertou agulhas com ele... Novo Samaris em perspectiva? Penso que sim. O grego é um jogador em certos aspectos notável.
Gabriel 5: O homem do jogo. Possante, tecnicista, corajoso e, parece-me, inteligente. Ele é a prova final de como quem treinou o Benfica nos últimos anos estava errado. Agora é aguardar. Reparem que ele é esquerdino mas faz o passe com...
Pizzi 2: Bem, alguém que aqui venha e me diga se Pizzi merece ser titular... Terá apertado o pescoço a uma adversário... 19,13€ e a coisa fica resolvida.
Cervi 4: Gostei. Fez pela vida quando parece que Zivkovic já o ultrapassou. Fez presente e BL pode contar aparentemente com ele.
Castillo 3: Moeu os centrais do Vitória mas não se podia esperar muito de uma aquisição que tinha sido engavetada desde o início... Agora é fazer pela vida e quem sabe... Até porque ele e Ferreyra, irão ter oportunidades para demonstrar se valem alguma coisa ou não.
Félix 3: Jogo em que levou muita porrada mas onde também demonstrou estar ali para ir à luta física. Exibição positiva com alguns fogachos de classe.

Hoje, vale a pena falar das três alterações.

Rafa 3: Saúdo o seu regresso. Face ao que vinha demonstrando até se lesionar, o lado direito do ataque do Benfica é seu. Espero que esteja totalmente recuperado, de cabeça limpa e com tanta ou mais vontade do que estava há uns meses atrás. Ontem, após a paragem, era impossível pedir muito mais a Rafa. O extremo entregou-se à luta e fez uma exibição de força.
Seferovic 3: Está cansado... E só jogou cerca de 25 minutos... Mas estava no sítio certo à hora certa! BL deve voltar a apostar noutro avançado no próximo jogo porque o suíço, que está a fazer aquilo que lhe compete - marcar golos, tem de ser protegido.
Gedson... O Pizzi e o Almeida também merecem uma passagem pelo banco. Mas confesso que gostava de te ver ao lado de Fejsa/Samaris. A ti e ao Krovinovic.

Nota: É a terceira prestação de BL nas conferências de imprensa que vejo... Para vocês pode não dizer nada mas quem me conhece sabe que...

Arbitragem? O Martins foi roubando o Benfica aos poucos. Uma falta ali, outra acolá. Palavra que gostava de saber como é que ele foi capaz de manter o charrua em campo até ao fim...
Deve ser porque deve algo a alguém...

Agora? descanso e trabalho. Na próxima 3ª feira, a equipa tem mais um teste importante em Braga contra o CJCPC. Eles que foram passear a Chaves e onde  o Ferrari Vermelho assinalou uma grande penalidade já com 0-3...

Nota: Não vejo CMTV há meses... Simplesmente não vejo. Recuso-me.

Grande abraço ao meu amigo Sérgio Engrácia (recuso-me a publicar aquilo):
Imagem retirada do Conversas À Benfica, Subscrevam PF.
As imagens possíveis da partida:
E Pluribus UNUM!

2 comentários:

  1. A imagem do Félix, no ar, quase a tocar na bola, está espectacular.
    Penso que é uma bola que ele apanha já fora das 4 linhas, mas com uma técnica que não engana ninguém...

    ResponderEliminar
  2. Bem, as coisas pareçem-me agora mais bem encaminhadas, pessoalmente penso que o BL tem uma leitura de jogo muito mais apurada do que aquela o RV vinha demonstrando recentemente, não está tudo perfeito, muito há para evoluir mas acho que o caminho está bem traçado.
    Carrega Benfica e vamos acreditar malta...

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo