domingo, 5 de maio de 2019

SL Benfica 5 Portimonense 1 (CN: 18/19 - 32J)

Mas... Havia necessidade? Tanto nervosismo? Tanto atabalhoamento? Parece que tinham desaprendido de jogar futebol... Perante o Portimonense que tudo o que fez foi com o puro consentimento do Benfica...
Uma equipa que foi a Alvalade e ao Porto e venceu sem espinhas? Confesso que estava à espera de algumas dificuldades mas somente por causa do adversário e nunca por causa do próprio Benfica.

Para complicar, Seferovic foi incompetente logo no início não finalizando uma jogada simples de ataque... E a malta começou a ficar nervosa, parecia que andavam a pisar ovos. Causa efeito, o nervosismo passou para as bancadas paras os cafés, restaurantes e salas de estar... E... Sendo assim, para quê escrever sobre isso? Tal como já escrevi, esta foi a equipa que aviou o Sporting com 4 e o CJCPC com 2! Não havia necessidade.

Foi necessário sofrer de novo um golo para tudo abrir os olhos... Para os posicionamentos começarem a estar correctos, para as opções de passe serem correctas e bem executadas (passes de risco a que nos habituámos) e para o remate final ir na direcção certa... Foi necessário levar um murro no estômago (que era mais do que evidente que estava para acontecer) para a equipa se tornar naquilo que ela é: Uma vencedora!

Mas esse momento, o acordar, também coincidiu com a entrada de Jonas! É um jogador gasto mas é o terror das defesas... Tem um posicionamento único... É o pistolas! Mas Lage demorou muito tempo, cerca de quase 10 minutos a fazer a alteração... Félix, sem muitas pernas, passou para a direita - Grimaldo continuou a martelar pela esquerda, Almeida arregaçou as magas e foi à luta pela direita, Pizzi passou para o miolo e de cara lavada começou a enxergar e Rafa apareceu...

Em cerca de 30 minutos, o Benfica arrasou por completo a equipa que permitiu que Lage se tornasse o treinador da sua equipa principal de futebol. Ainda houve um período entre o segundo e terceiro golos onde deu a ideia de que a equipa se votou ao um descanso mas Lage corrigiu a situação a tempo com a entrada de Gedson e a saída de Félix (passando Pizzi de novo para a direita). Foi espectacular! Foi uma reviravolta empolgante. Soberba mas, como escrevi, não havia necessidade. A partida foi uma espécie de teste de cardiologia ao coração dos adeptos, lá isso foi. E até foi melhor para travar euforias e gozos porque foi só mais um degrau que o Benfica subiu em direcção ao título. Faltam mais dois...
Nota: Para que não haja a mínima dúvida sobre a minha opinião. Foi o Benfica que permitiu que o Portimonense jogasse da maneira que jogou! Foi o Benfica... O Portimonense é uma equipa do terceiro nível, daquelas que luta para não descer. Discordo absolutamente do que foi dito pelos comentadores da BTV que tiveram a coragem de elogiar a exibição dos algarvios... O Portimonense, e bem, aproveitou-se da apatia e nervosismo da equipa do Benfica. Nada mais do que isso pois somos incomensuravelmente melhores. 

Notas? Vai doer...

Odysseas 3: Nada a fazer no golo. Ainda bem que não tentou fazer penálti. 
Almeida 3: Voltou a assistir mas a 1ª parte...
Jardel 3: Um regresso fraco salvo por um corte magistral que poderá ter sido também fulcral para a conquista dos 3 pontos.
Ferro 2: Não! Aquele não é o Ferro que me tenho estado a habituar a ver. Não, não é...
Grimaldo 3: Sempre com vontade de atacar mas errou muito...
Samaris 2: Não era o dia dele.
Florentino 2: Nervosismo a mais. É a primeira vez que está a este nível mas não é o primeiro jogo que faz na equipa principal... Sei que há dores de crescimento mas...
Pizzi 3: Só na segunda parte como quase toda a equipa claro. Um bom acordar...
Rafa 5: O homem do jogo claro. Marcou 2 mas poderia ter marcado... O primeiro golo é todo classe
Félix 3: Está gasto mas cada vez mais revela que pode ser um fora de série...
Seferovic 3: Dos 8 aos 80... Falhou e marcou! Era dos que levava 0 se...

As alterações? Duas merecem destaque:

Jonas 3: Já escrevi lá mais trás sobre Jonas. Parece que marcou o golo 300 da sua carreira. O Benfica deve enaltecer tal facto. Ele entrou e que nem um fantasma, assombrou o Portimonense. Mesmo deficitário de capacidade física, Jonas é isto.
Gedson 3: Outra entrada oportuna. Ele entrou para a sua posição e a equipa arranjou poder de engate e profundidade. Este é o Gedson que eu gosto.

Para Lage: As alterações resultaram e bem. Parece-me que a primeira poderia ter ocorrido mais cedo, já a segunda foi certeira. Também ajudou a que a equipa se tivesse sentido afrontada por ter sofrido aquele golo e começasse a jogar futebol...

Isto dá uma média de 2,9! Este é daqueles casos em que o resultado foi melhor do que a exibição. E o Benfica deu 5 com esta média...

O árbitro... Para manter a coerência, difícil nos dias que correm, devo dizer que assisti a uma arbitragem correcta... O ameaçado de morte que tantos pontos deu de mão beijada ao seu clube, ontem foi árbitro. Há dias assim e ontem foi um deles... As fichas apontam agora para Vila do Conde... Se Soares Dias optou por não ajudar na partida de ontem (e bem), quem será o senhor que se segue?

Uffa... Altura de verem o resumo "estatal". Eu ando a cozinhar uns resumos à AMC mas é difícil publicar os mesmos nas plataformas porque parece que se abre de imediato uma caça às bruxas. Fiquem com este que peca por ser curto!
E as imagens claro... Tenho sempre gosto em colocar imagens grandiosas como os atletas, os estádios e os adeptos. E ontem, acima de tudo, foi empolgante. Mas nada está ganho. Nada!
Ontem, ficaram algumas dúvidas... A equipa abanou muito (talvez por ter tanta malta nova nestas lides ou pelo acumular de jogos - nunca pela qualidade do adversário) e em Vila do Conde tal não pode acontecer. Sinto uma enorme alegria porque dar a volta a um resultado desfavorável em trinta minutos e num final de partida não é para muitos mas confesso que me senti um pouco receoso.

Mas temos tudo para conquistar o título. E não fossem as luzes e a santa aliança, era capaz de ser um "temos tudo para ir ao 38"! E já vamos com 96 golos, o que dá uma média de 3 por jogo e já tivemos partidas em branco...
E Pluribus UNUM!

1 comentário:

  1. Estou totalmente de acordo subscrevo. Um à parte para as adeptos/sócio que neste jogo apoiaram e ajudaram quando a coisa começava a estar pretas no inicio da 2ª parte e foi importante para a recuperação.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo