domingo, 19 de agosto de 2018

Boavista FC 0 SL Benfica 2 (CN 18-19 - 02J)

Mais 3 pontos conquistados com toda a justiça numa partida muito bem conseguida no Estádio do Bessa... Especialmente na segunda parte.

RV tem este 11 na cabeça e parece-me que brevemente não iremos ver alterações excepto se houver lesões ou castigos.
A primeira parte foi muito mais fraca... Os 5 jogadores do meio campo estavam sempre muito próximos uns dos outros, talvez porque o Boavista ainda estivesse fresco e RV queria dar mais consistência aquele sector. Mas estando sempre tão perto uns dos outros também significava que Ferreyra andava sozinho e que o jogo ofensivo fosse muito mastigado e curto com passes previsíveis de fácil corte para a defesa do Boavista.

E até foram os do Bessa a poder marcar em primeiro... Cervi não cobriu o seu flanco, Almeida hesitou/tropeçou e... Ia sendo. Mas este lance terá acordado a equipa que depois dessa altura (minuto 4) não mais deixou o Boavista fazer-lhe comichão até ao final da partida.

Foram cerca de 86 minutos de jogo só numa direcção... Aos 35 minutos Ferreyra quebrou o marasmo acreditando que conseguia recuperar uma bola e abrindo o activo. Era justo o resultado ao intervalo até porque o Benfica já tinha criado duas oportunidades mas a qualidade de jogo ainda não era a melhor. No entanto, o Benfica conseguiu incapacitar o Boavista de reagir e começou a desgastar o adversário.

E entrou autoritário na segunda parte... Muito bem conseguida sem grande espetacularidade que há muitos jogos pela frente. Melhor posicionamento - menos cansaço. Forte pressão - menos calafrios. Cabeça fria e concentrada - mais assertividade! Assim se pode resumir os últimos 45 minutos de actuação do Benfica na partida de ontem. Porquê? Porque os jogadores se posicionaram mais nas suas posições o que aumentou o espaço de jogo e obrigou os jogadores do Boavista a correrem mais e a abrir espaços. Porque os jogadores foram intransponíveis na primeira fase de  pressão  e nos duelos mais físicos, algo que é a imagem de marca do Boavista desde os tempos de Jaime Pacheco):
É uma diferença de valores muito grande... Mas Manuel Mota fechou os olhos a algumas por parte dos boavisteiros. Mais faltas por parte do Benfica? Claro, pois eles jogam assim e o Benfica demonstrou que não se intimida e que vai à luta. Vai ter de ser assim porque isto não é para copos de cristal...

Tornou-se então uma questão de tempo até o Benfica marcar o segundo golo, facto que foi sendo adiado pelo melhor jogador em campo: Helton, guarda redes do Boavista! Golo que surgiu aos 61 minutos de jogo. Salvio foi à luta, tal como Ferreyra no primeiro golo, e conduziu uma contra ofensiva com mestria, assistindo Pizzi que só teve de chutar a bola para o fundo das redes.

Até ao fim, os jogadores souberam estar em campo. Trocaram a bola com calma e assertividade poupando-se de esforços inúteis.

Tempo das notas:


Odysseas 3: Bem... Não teve grandes oportunidades de brilhar e ainda bem 😉. Sempre seguro.
Almeida 3: Bom jogo. Verdade que teve liberdade porque a equipa a proporcionou no entanto, uma hesitação sua quase que proporcionou um golo ao Boavista logo aos 4 minutos. Se marcava naquele lance aos 23 minutos...
Jardel 3: Jogo pacato sempre com o foco ao nível máximo.
Rúben 3: Tal e qual o colega de sector.
Grimaldo 3: Muito activo tal como Almeida. Nenhuma sorte com os remates e marcação de livres. Será que esgotou a pontaria na América?
Fejsa 3: Quase 4 porque a equipa esteve muito uniforme e por isso Fejsa interveio menos vezes mas foi o que conhecemos.
Pizzi 4: Mais pelo golo. Continua um pouco contido, perdendo oportunidades de fazer transições por causa de más opções de passe ou por os fazer de forma errada. Excelente o golo...
Pizzi, já com 4 marcados, pode estar a descobrir outra vocação que não a de maestro.
Gedson 3: Tem muito ainda para aprender. Mas é na minha perspectiva, uma certeza pelo que tem feito até agora. Resta saber se a sua condição física é bem gerida e se a cabeça dele se mantém fria e focada no que é essencial.
Salvio 4: Boa partida do argentino. Sempre focado na baliza adversária, quase marcava por duas vezes e ainda fez uma assistência de bandeja.
Cervi 3: É mais cauteloso do que Salvio, que se joga para cima do adversário sempre que pode. Jogo equilibrado se bem que na primeira parte deixou Grimaldo algumas vezes desamparado.
Ferreyra 3: Finalmente marcou. Veremos se é o ponto de partida. Sofre por ser deixado muito distante dos seus colegas e passa muito tempo emparelhado. Felizmente, lutou por uma bola dividida, ganhou o ressalto e não desperdiçou.
Boa sorte para a época.

As alterações apenas serviam para gerir e não as irei avaliar. Isto tudo dá um 3 mais qualquer coisa! O que significa, tendo o jogo como contexto, que foi uma exibição à medida do adversário. O Benfica esforçou-se e conseguiu pegar e acabar a partida assim que marcou o segundo golo. A partir desse momento, geriu com eficácia a partida não dando veleidades a uma equipa como o Boavista: Bola para a frente e chuteiras nas canelas dos adversário.

Quanto a Manuel Mota, o que lhe posso apontar é a não exibição de um cartão a Idris. Qual a cor? Pois... Cervi também deveria ter visto cartão amarelo. De resto, tudo tranquilo.

Nota: Esta foto retirada do Twitter, é...
Será que... Enfim, pelo menos jogam pelo seguro e se ali não estão também não se partem. Eu não sou como todos e nem todos são como eu.

Em Alvalade, o Sporting conseguiu vencer o Setúbal. Ficou na retina um lance que ocorreu bem perto do final:
Parece-me que... Este lance ficará catalogado para futuras comparações. O árbitro foi o sócio do clube-já-condenado-por-corrupção: O Oliveira

Agora é o PAOK. Mais uma semana com dois jogos a doer... Que a equipa descanse e que aqueles leitores biométricos que os jogadores usam, ajudem RV a gerir o esforço da equipa da melhor maneira possível.

Fiquem com mais imagens da partida de ontem:
E Pluribus UNUM!

1 comentário:

  1. À Benfica! Vitória sem espinhas!
    Terça temos os gregos. Vamos encher a Luz e ajudar os nossos rapazes a arrumarem a eliminatória.
    Grandes imagens, Minha Chama! Os meus agradecimentos.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo