quarta-feira, 8 de agosto de 2018

LC FA Benfica 1 Fenerbahçe 0

Está de volta o futebol Benfica!

Confesso-vos que só irei fazer algum tipo de avaliação do plantel quando o mercado de transferências fechar.
Ontem à noite na Catedral tivemos uma partida dividida em duas partes: A primeira com um Benfica agrilhoado a medos, com alguma falta de explosão e de ligação entre o miolo e a frente atacante; E uma segunda metade onde a equipa se assumiu como sendo a mais forte e foi à procura da sua sorte.

Compreendo os receios... Novos jogadores (Gedson e Ferreyra) significa novo processo de aprendizagem e uma engrenagem longe de estar funcional. E parece mais do que certo que RV vai continuar a aposta num trio de jogadores ali no miolo: Um será o trinco (Fejsa ou Alfa) e depois colocará dois playmakers (ontem Pizzi e Gedson - Zivkovic, Rafa e Krovinovic ou até mesmo Jonas quem sabe). Cada um é treinador e fosse eu a escalar, estendia muito mas a equipa retirando um deles, mas isso são opiniões. Sinto que vai ser complicado este sistema resultar mas talvez com muito trabalho a tal engrenagem comece a funcionar.

Outro receio é o de sofrer golos em casa numa fase a eliminar. Um receio completamente fundamentado mas que não pode de todo limitar o modo de jogar de uma equipa pois ela tem é de os marcar. Talvez RV tenha dito isso aos seus jogadores no intervalo porque a equipa reconheceu ser melhor e atacou com outra destreza não tendo no entanto tido a clareza suficiente para materializar a sua superioridade por mais do que uma vez.

Passo de imediato às notas:

Odysseas 7: Gostei... Não teve muito trabalho é certo mas as saídas, as reposições e o jogo de pés foram bastante positivas. Aliás, o Guarda-redes alemão já tinha vindo a dar excelentes indicações.
Almeida 6: Pelo esforço porque ele não é lateral.
Jardel 5: Ainda não estará em forma? Bem, espero que lá chegue... Jogo de perdas a mais.
Rúben 7: Muito bem... Vendam-no agora... Ponham-se a pau!
Grimaldo 8: Muitos não gostam, eu gosto do espanhol.
Volátil ontem à noite esticando o jogo sempre que possível. Vendam-no agora...
Fejsa 8: Nada de novo a dizer do pêndulo da equipa.
É ele! Descobriu Salvio no lance do golo.
Pizzi 6: Rotundas é o tipo de jogo de Pizzi onde de vez em quando sai um passe em profundidade. Penso que as melhores épocas dele saíram de um esquema com dois avançados. Penso...
Gedson 7: Tal como o Guedes, o Renato e o Rúben, este é mais um jogador que faz crescer água na boca...
Desconfio que o que lhe poderá faltar é uma clarificação posicional no esquema da equipa: Ou joga mais inserido no miolo ou declaradamente mais perto do avançado... Isso ou o assumir-se como um número oito o que implicaria a saída de Pizzi. Ainda tem que aprender muito? Até eu...
Salvio 6: Melhor na segunda parte.
Assistiu Cervi para o golo.
Cervi 6: nota que surge mais pelo golo. O argentino anda a jogar de forma muito receosa, louvo-lhe a coragem em ter decidido fazer aquele remate naquela situação.
Ferreyra 6: Nota baixa? Bem, o avançado argentino raramente foi servido pelos colegas. Isso implica um vazio de produtividade. No entanto, pareceu-me ter vontade de jogar ao invés de se deixar ficar ali no meio à mercê dos defesas adversários. Veremos.

As alterações:

Castillo 6: Uma boa entrada deste chileno que é um autêntico panzer... Fiquei com a ideia de que o Ferreyra era capaz de ter feito mais se o tivesse tido como companheiro... É uma ideia claro.
Zivkovic 5: Um esquerdino que entrou para o lado direito... Enfim, lá por Cervi marcar, não significa que o treinador se sentisse obrigado a mantê-lo em campo. Até poderia ter sido Pizzi a sair... O jogador sérvio tem muito talento mas não é ele que escolhe onde vai jogar nem o tempo que joga (15 minutos...).

Claro que não concordo com as alterações efectuadas (com quem saiu) ou com o timing delas! Se bem que a primeira foi feita antes da marcação do golo. Há já algum tempo que não concordo mas não tenho de concordar, apenas expresso o meu ponto de vista. Vencemos por 1-0 e o resultado está feito... Era isso que se queria - não sofrer golos.

Em relação a RV... O que melhorou da primeira para a segunda parte? Gedson terá avançado mais no terreno, ficando Ferreyra mais acompanhado? Sim, isso implica que pelo menos dois jogadores adversários tiveram de subir menos no terreno o que... Com o recuo do Fenerbahçe, Fejsa teve mais terreno à sua frente o que implicou a subida dos centrais e a subida dos laterais... Estão a visualizar?  Mas só aconteceu após uns primeiros 45 minutos fracos e este é um filme que já vi muitas vezes.

Também se poderá afirmar que os turcos deram o estoiro? Sim, porque o Benfica os obrigou a correr mais e tem melhor jogadores. Suficiente? Espero que sim mas...

Arbitragem. Bem, há um penálti sobre Cervi e a decisão mais difícil nesse lance nem era assinalar a falta mas sim qual o critério disciplinar a aplicar...
Kulbakov fechou os olhos e andou muito tempo só com um aberto.

LFV falou na BTV... "Três pontos"? Presidente, há quanto tempo anda nisto? "Não temos pensamento em vender algum jogador": Pensar e cheirar são coisas diferentes. "O Jonas tem mais um ano de contrato com o Benfica, estamos bastante satisfeitos com ele, a equipa técnica também está (...) queremos que ele se mantenha connosco, estamos disponíveis para renovar, tudo o que haja mais do que isto têm de falar com o Jonas"... Really? É pá, presidente, dê-me o contacto dele... Agora a sério, presidente o Jonas não quer? É por isso que teremos de falar com ele? Recados?

Outra coisita caro presidente... Convidar aqueles trastes para a bancada presidencial? Para aqueles lugares onde estiveram Eusébio, Coluna entre outros... O homem das finanças do clube já condenado por corrupção e o ex-árbitro ponta de lança desse mesmo clube? Enfim.

Sexta feira há mais e é na Catedral.

Fiquem como o golo de Cervi:
Mais algumas fotos de ontem:
E Pluribus UNUM!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo