sábado, 3 de novembro de 2018

SL Benfica 1 Moreirense 3 (CN: 18/19 - 09J)

Tem a sua lógica afirmar que: A culpa é dos jogadores que não correm, do treinador que os coloca a jogar e pensa a táctica, de quem contrata o treinador e os jogadores (mesmo não percebendo um chavo de desportos) e, finalmente, de quem elege os corpos gerentes de uma entidade como é um clube desportivo. Digamos que a culpa é de todos mas quem paga, também tem os seus direitos...
O adepto, seja sócio ou não, tem o direito de barafustar porque em princípio quer o melhor para si... E para o clube claro! O Benfica também pode barafustar porque quer que quem contrata, obtenha resultados. Ficam no meio da arena os que melhor são pagos: Jogadores e equipa técnica, que certamente afinam pelo mesmo diapasão.

Eu, que pago e até tenho este blogue onde defendo o clube, tenho a absoluta liberdade de expor os meus pontos de vista... Lidar com o insucesso já lido há muito tempo em todos os aspectos da minha vida... Tudo é como o oceano: Ora há marés vivas ora baixa-mar! Nunca uma se mantém eternamente.

Parece-me, ao nível do futebol, que o Benfica está numa baixa-mar. Há quem diga que já está há muito tempo e que por causa de os outros também estarem ou terem estado, a coisa foi sendo disfarçada.

Este paleio todo para quê? Para passar de imediato às notas dos jogadores:

"Assumo que a equipa não esteve ao nível que devia ter estado". Quando caro RV?

"Os jogadores não tiveram a clarividência necessária nesta altura". Só os jogadores? Só nesta altura?
Odysseas 2: Nada a fazer. Terá impedido mais um pelo menos.
Almeida 0: Só RV saberá porque continua a mantê-lo.
Jardel 0: Conti e Lema deram boas indicações... Um capitão ser expulso por agressão é muito mau.
Rúben 2: Fez o que pôde. Neste momento, não dá para mais.
Grimaldo 0: Onde estava na recuperação de terreno nos primeiros golos sofridos? Depois falaremos sobre o espanhol.
Fejsa 2: Nada a fazer. O sérvio é um jogador fantástico mas não é mágico.
Gedson 1: Tenta mas não tem estaleca para momentos destes. Ainda!
Pizzi 0: Só RV saberá porquê. A melhora das condições salariais de Pizzi é um facto. O decréscimo de qualidade exibicional mais acentuado após essa melhora também.
Rafa 2: Uma pena... Poderia ter marcado dois golos e não estaríamos, talvez, a passar por isto. Mais firmeza Rafa.
Félix 1: Um puro engano colocar Félix preso a um flanco mas já irei falar sobre isso.
Jonas 1: Pelo golo claro. Falhou outro e andou ali a correr feito uma alma penada.
Sálvio 1: Abanou um pouco o flanco mas nada resultou daí.
Castillo 1: Falhou... Falhou... Com Jonas mais fresco, talvez as coisas fossem diferentes?
Cervi 1: A sua entrada fez-me perceber que existia um flanco esquerdo na equipa.

14 a dividir por 14 dá 1... A nota de RV talvez?

Grimaldo... Lateral de mais propensão ofensiva que ficou nas covas nos 2 primeiros golos do Moreirense. Porquê? Avançou muito no seu flanco e não teve pernas para estar a tempo na sua posição natural. Se o espanhol fez isso, foi com ordens do treinador. Essa subida, iria proporcionar que Félix pudesse deambular por posições mais consentâneas com a sua qualidade (além de que é destro pelo que não pode ir à linha e cruzar directamente), para além de ajudar Jonas... Até aqui tudo bem. Mas quem é que ficava vigilante ao vazio do lado esquerdo?

Grimaldo ficou muito mal na fotografia, mas...

Fejsa-Pizzi-Gedson... Trio muito espremido e fácil de anular. Mas são médios mais centrais ou interiores. Félix e Rafa são avançados mais móveis cujo posicionamento também remete para zonas mais centrais. Jonas é avançado pelo que o jogo flanqueado é uma utopia. Almeida não é nem extremo nem lateral.

Compreendo quando ouço/leio pessoas a perguntar por Corchia, Yuri, Krovinovic (recuperado de lesão), Samaris, Lema, Conti, Zivkovic, Gabriel, Castillo e/ou Ferreyra. É quase uma outra equipa com muita qualidade.

O Benfica perdeu com o Ajax de Amesterdão, com o Man City do Restelo e com o Bayern dos Cónegos... Compreendo por isso que RV tenha entrado sempre com um 4-5-1! Mais não digo até porque isto parece ser o Benfica de Fátima ou de Guimarães. Que ele jamais volte a colocar os cascos no Benfica... Mas que o compreendi na altura compreendi: É necessário ter mãos para conduzir este fantástico Ferrari.

Por falar em Ferrari, falta escrever sobre o tal apelidado de vermelho... O árbitro. Nem foi necessária a ajuda dele para o Benfica acabar derrotado. Esteve bem, se bem que me parece ter existido uma grande penalidade por assinalar sobre Cervi nos instantes finais da partida. Ou seja, menos aldeias (adeptos, arbitragem) para distribuir o mal... Restam o Moreirense e o treinador?

Partida ganha com toda a justiça pelo Moreirense que em certos momentos, deu um banhito de futebol ao Benfica... E não tem culpa de acertar quando o Benfica não o consegue fazer.

Agora segue-se o Ajax. Veremos o que vai acontecer até lá.
Nota: Tinha prometido a uma amiga ver a entrevista do presidente do Benfica. Por causa de afazeres da vida, anda não vi e nem sei se agora valerá a pena ver.

Ouvi a entrevista da Leonor Pinhão dada ao pessoal do Benfica FM (A de Alberto Miguéns também vale a pena ouvir). Foi interessante. É sempre interessante ter no clube, adeptos que trazem muito do que é o Benfica fora da própria entidade. Também subscrevo As Águias e o Conversas à Benfica... Digamos que é bom espairar deste benfica com o Benfica!

O Benfica que não é só futebol.
E Pluribus UNUM!

2 comentários:

  1. Mto bem. Esse comentário traduz fielmente tudo o k se passou. E realmente esse 4x5x1 é de bradar aos céus. Convoca 3 avançados e só coloca 1 a titular? Desculpe-me mas não compreendo. Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. Olha-se para o meio campo do Benfica e pergunta-se quem defende, quem pressiona? Jonas, Félix, Rafa, Pizzi?
    Restam 2, o Fejsa e o Gedson.
    Mas na defesa há mais 2 que não defendem - Grimaldo - ou não sabem defender, André Almeida.

    O que me parece é que Rui Vitória anda completamente aos papéis.
    O Gabriel, mal chegou foi logo chamado para jogos importantíssimos, como contra os corruptos.
    Nos últimos 3 jogos nem meteu os coutos.
    O Gedson já passou por fases em que andava claramente cansado pois era dos jogadores mais utilizados desde a pré-época.
    Encostou quando o Gabriel chegou, mas depois fez um bom jogo e encostou o Gabriel.

    Depois há o mistério Pizzi. Não defende, por vezes arrasta-se em campo (não é de agora, íamos perdendo o tri num passe estúpido dele quase no fim do jogo contra o Setúbal), mas continua sempre a titular.
    Quer-me parecer que o Pizzi continua em campo para disfarçar a falta de processo de jogo ofensivo da equipa.
    O Alfa Semedo foi chamado a fazer um milagre em Atenas, depois disso já não serviu para mais nada.
    Acresce que Rui Vitória não dá importância à componente física dos adversários. Mete a jogar minorcas e jogadores que não ganham um duelo, que caem ao menor encosto.
    Há uma gestão do plantel que é completamente errática.

    Numa boa equipa, entrosada, em que todos sabem o que fazer, até um jogador mediano parece bom jogador.
    Numa equipa em que ninguém sabe o que fazer, onde não há um plano de jogo (e pior do que isso, não há bons princípios de jogo), os bons jogadores parecem medianos e os medianos parecem péssimos.

    Enfim... esperemos que Rui Vitória veja a luz e que meia dúzia de jogadores em clara baixa de forma, melhorem.
    Porque em relação aos protagonistas, serão estes até ao fim da época.

    JVP

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo