domingo, 21 de outubro de 2012

Eleições E O Que Veio Cá para Fora

Ora bom dia caros Benfiquistas, faltam poucos dias para o dia das eleições e observo que já há alguma informação interessante a sair cá para fora.

Como parece ser lógico, tendo por base a minha análise ao que se tem passado, deveremos ter um novo velho presidente: Luís Filipe Vieira.

LFV já lançou o seu programa para os próximos 4 anos. Podem dar uma olhada aqui (demora a carregar por isso paciência... tal como em tudo na vida, paciência).
Juntos eramos todos sem trincheiras

Neste pdf todo giro com 35.2 MB, até à página 11 temos o desfilar de apoiantes que não me move nem um milímetro para a frente ou para trás, no que diz respeito à minha intenção de voto. Tudo marketing elegante que, para quem vê os jogos do clube e tem aquelas questões que eu tenho face ao que se tem passado no nosso futebol, acaba por não ter a relevância que porventura poderia merecer.

Na página 12 começam os aperitivos com a secção Património. Leio com atenção esta frase: "Construção do Centro de Documentação e Informação, incluindo recuperação e digitalização do acervo documental". Depois lembro-me das polémicas que versam sobre as fichas de inscrição de sócio dos dois candidatos. Porventura nem tudo foi feito... Ainda!

Segue-se a seguinte frase: "Departamento de Prospecção Autónomo, com capilaridade internacional e com provas dadas ao nível de identificação de jogadores com elevado potencial (ex. David Luiz, Javi Garcia, Witsel, Gaitan, Rodrigo, Sálvio, …)". Não está lá uma toupeira do norte? Teria sido lindo ver aqui escrito Falcão mas o bicho escapou por entre os dedos!

Também se escreve sobre o sucesso das amadoras, que é uma verdade heróica face ao estado do desporto em Portugal e verdade seja dita é um orgulho tremendo para todos os Benfiquistas.
Investimentos, cumprimentos, diversificações, empréstimos, consolidação, INEXISTÊNCIA DE DÍVIDAS A ATLETAS, FUNCIONÁRIOS, CLUBES, FORNECEDORES, PARCEIROS (grande indirecta). maximização e sucesso. Pronto, positividade necessita-se porque um Benfiquista também é um cidadão de um país que atravessa uma maré negra da qual terá muitas dificuldades em sair. 

Eis que chegamos à página 21, a ante-penúltima, e finalmente aumenta o batimento cardíaco pois é a secção do futuro. Vamos lá!

Reforço, manutenção e continuação. Até que na última página, consigo pescar um "Reforço dos Proveitos do Benfica, através do novo modelo de exploração dos direitos televisivos". E acaba o programa eleitoral de 35.2 MB...

Através do novo modelo é uma frase definitiva, acabada. Há uma decisão tomada! Um novo modelo ponto final! É assim que está escrito, leiam...

Depois, LFV dá uma esmola ao cm. Esmola interessante, da qual vou esmiuçar, à minha maneira, algumas das coisas que lá estão.

- O contrato com a Olivedesportos termina no final desta temporada. O Benfica está disponível para voltar a negociar com Joaquim Oliveira?
- O Benfica recebeu uma proposta do sr. Joaquim Oliveira há mais de seis meses (certo, depois falaste na SIC e foi ver os corruptos a treparem na classificação). Como sabe, essa proposta foi recusada (certo e o título para os corruptos) e posso garantir (pode garantir! Posso? Onde está a certeza e a firmeza? Posso! Não deveria ser: E GARANTO QUE...) que desde então não houve novos contactos entre a SAD e a Olivedesportos (entre a SAD... e entre você, sr. presidente, e esse braço do polvo?). Neste momento, não é crível que o Benfica e o sr. Joaquim Oliveira possam chegar a um acordo

Pegando naquela frase do programa eleitoral "novo modelo de exploração", soma-se este "não é crível que".

- Caso o Benfica opte pela exploração dos seus próprios jogos, como será feito? No sistema pay-per-view ou podem fechar o canal apenas a assinantes? Porque valor?
- A pergunta é interessante porque me permite, desde já, desmistificar uma ideia peregrina que por aí circula nesta última semana: o sistema de pay-per--view não funciona em qualquer parte do Mundo (mas garanto-lhe que eles andam a tratar disso. É ver o tdt a falhar para que a malta adira à zon ou pt + a PUR na utilização da internet), pelo menos num modelo que se pretenda capaz de maximizar as receitas de direitos televisivos. Só pode ter sido anunciado por quem se preocupou com o assunto pela primeira vez esta semana. Quanto ao resto, insisto que tudo está estudado, mas ainda não é altura indicada para revelar os resultados obtidos (Só depois das eleições, estava-se mesmo a ver... bolas!).

Depois desfilam Está tudo em aberto, todos os cenários foram estudados, Caso a proposta seja interessante, Não quero entrar em detalhes, E não digo maisNão posso confirmar. Estas pontas soltas fazem crescer água na boca e são exemplos de marketing puro e duro. Como há uma enorme sede de informação... Estas pontas soltas são tomadas de posição, tipo um cheguem-se à frente, face a negociações com outros e farpas docemente envenenadas aos do prejuízo dos 36 milhões e aos que estão em falência.

Não há um não definitivo ao olibeirinha. Não, não há! Mas consigo vislumbrar uma mudança face ao que temos no presente. Para mim não é suficiente, pois com migalhas não se alimenta uma casa. Como já escrevi, só depois de garantir os tais quatro anos é que vamos saber o que vai ser deste assunto. O outro candidato que me perdoe mas não vejo como vai esgrimir argumentos com LFV.

Em relação a JJ, o presidente foi taxativo. enumerou feitos e acabou com um maravilhoso: "Mas ainda é cedo para dizer o que vai acontecer no final da época". Se for como entendo, colocar o Benfica acima de qualquer coisa, esta frase mais não diz que: JJ, ou ganhas e deixas de inventar, ou tens a porta de saída abertíssima...
Não sei qual a clausula de rescisão, mas assim como Fernando Santos foi despachado, JJ também já teria ido à sua vida, quem sabe lá para a estalagem da madalena...

Gosto imenso de uma teoria da conspiração ficcional, esta é interessante. Revela uma possibilidade! Revela também como o clube criado e sustentado pelo povo durante muitos anos, tem sido desrespeitado nos últimos 20 anos. Revela como a mística e os valores podem cegar de tal modo as pessoas, que elas são capazes de já não o quererem servir mas sim servir-se dele para/por qualquer motivo. Isso será a sportinguização/portização de um dos últimos bastiões culturais de uma certa honestidade do nosso país. Pelo menos sinto-o assim.

Desconfio que estes dois jogadores têm os dias contados ao serviço do nosso clube, pelo menos enquanto JJ e a carraça ali estiverem:
Miguel e Vitor, se assim for... Felicidades pois merecem.
Continua a sondagem, lá em cima à direita. Actualmente quase ninguém votou. Porventura vai ser assim no próprio dia.
deve ser isto que vai acontecer
E Pluribus UNUM Até ao fim

4 comentários:

  1. esta assim tudo mal, muda de clube ou enforca-te! se fosse a ti ia pela ultima opção!!

    ResponderEliminar
  2. Pssssssssssss...

    Passou alguém aqui a falar em forca?

    E qual o clube que o anónimo pensa que seria melhor para mim?

    ResponderEliminar
  3. sinceramente, Rangel não me convence, não me parece ser a alternativa que eventualmente o Benfica poderia precisar, cheira-me mais a uma pessoa de facto bem intencionada, formada, com elevação, mas muito comparável aos últimos presidentes do nosso vizinho, muito bem engravatados, mas muito pouco por dentro daquilo que é o futebol, a realidade de um clube grande e extremamente impreparado para conduzir um porta aviões que é o Benfica, no entanto, não deixo de louvar a sua iniciativa de ser candidato, o que é bom, e acho ainda que Rangel não deve ser como está a ser encarado pela actual direcção como um inimigo do clube, nada disso, é importante, tem as suas ideias e é um benfiquista com ideias de outro rumo para o Benfica.
    O meu medo, é que Rangel não tenha o carisma de liderança importante para um clube como o nosso, demonstra alguma ingenuidade e estou convicto que Rangel como Presidente rapidamente perderia essa liderança e o Benfica correria o risco de entrar novamente numa fase de instabilidade directiva e isso seria um recuo, porque com defeitos, se calhar podendo fazer melhor, a verdade é que embora de forma mais lenta que o desejável, parece-me que o Benfica tem esbatido diferenças, tem evoluído competitivamente e caminha numa lógica evolutiva.
    Se calhar, alguns que estão consecutivamente a pedir que role a cabeça do treinador e do Presidente, deveriam olhar para Alvalade e ver qual o caminho a que conduziu a permanente instabilidade directiva e técnica e isso não quero, nem desejo que aconteça ao meu clube, como infelizmente acontecia antes de LFV.

    ResponderEliminar
  4. Jotas, certo que temos cada um a sua perspectiva sobre futebol: eu escrevo mais um adjectivo do que tu e tu escreves mais um advérbio do que eu... Ou vice-versa.

    No fundo, e isso é mais importante, estamos em sincronia. Tipo ouvimos a mesma rádio, que é o Benfica.

    Concordo contigo, e por conseguinte afirmo também que rangel não terá sido um candidato à altura dos pergaminhos do clube. Atenção que não faço comparações entre candidatos, e isto já diz muito sobre o que penso do nosso actual presidente.

    Olho para rangel a falar, e vejo as suas pausas. O modo em como ela as faz... Assemelha-se a um certo desconforto: o coração já ia dizer algo mas a cabeça forçou as cordas vocais a reter o som... Por instinto, a dúvida que me assalta quando isto lhe acontece, leva que a minha atitude proteccionista para com o Benfica (tipo àguia a cuidar do seu filhote) venha à tona.

    Logo sai um "olha-me para este melro", que é seguido por um "deves ter algo por debaixo dos lençois e não é teu". Toda a contra informação que tem surgido, seja verdade, meio-verdade ou mentira não o tem ajudado.

    Quanto ao que afirmas que se deve olhar para os vizinhos (mas onde estão eles) quando se pede a cabeça do treinador... É, eu sou dos que dá mais um pouco na cebeça do JJ. Mas não olho para o vizinho, olho para o planeta e vejo que não há muito por onde escolher para o lugar dele (o guardiola era uma maravilha ;)!)

    Como já me apercebi disso ha cerca de 3 anos, tento oferecer-lhe outra perspectiva para que ele possa temperar as suas decisões. E que "fool" sou eu como se ele alguma vez tivesse mascado uma pastilha a ler este blogue...

    A única cabeça que peço, e para já, é a do carraça! Ele para mim vale ZERO. NADA.

    Diz-me, Jotas, se não concordas comigo.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo