sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Benfica: a Taça e Coisas Mais Importantes

Gostei do jogo, era de menor dimensão frente a um adversário que se limitou a tentar aproveitar as sobras que algum desleixo dos jogadores do Benfica lhe pudesse deixar.

O que realmente gostei foi de ver um jovem jogador (que passou pelas camadas jovens do FCP saindo depois para o Boavista donde se transferiu no início da época passada para os júniores do Benfica), entrar, posicionar-se e facturar. Para mim foi um regalo ver André Gomes a jogar.
André, o futuro é teu
Depois tivemos Paulo Lopes, Luisinho, Sidney, Carlos Martins e Cardozo a ganhar mais calo nas varizes e a permitirem o descanso a Garay, Maxi, Melgarejo e Perez. Estiveram bem, quem é que iria acreditar que o Sidney ainda sabe mexer as pernas! Ou seja, nada de novo se passou a norte do país.
Quatro Mocas
Quer dizer, estiveram lá os candidatos à presidência do Benfica e LFV fez uma operação de charme ao atribuir a parte da receita, do Benfica à casa do Benfica daquela zona e ao Freamunde, em partes iguais. Votos são votos. Mas o que gostei mesmo foi do André e também de um certo espírito de união que transpareceu e transbordou no seio dos jogadores.
E PLURIBUS UNUM
Mas, há coisas mais importantes que se andam a passar e que me estão a deixar bastante céptico em relação á minha opção de voto. Há três anos não tive dúvidas pois o candidato que concorreu contra o então presidente transpirava um estranho odor a cambalacho. Mas neste momento, começo a ter algumas dúvidas.

Leio muita informação e contra informação por esta blogosfera. Como há muito diz que disse, uma pessoa tem de apelar ao instinto. Uns há que não têm rodeios e, estando bem colocados, não têm problemas em transmitir as suas opiniões. Outros escudam-se no silêncio da advertência avisada, o que para mim é pouco. Quando o Benfica é muito, uma meia verdade é quase nada.

São estas pequenas informações que me levam a estar já com os dois pés atrás: O Jakim vendeu a controlinveste. Isso já se sabia pois o capo estava ficar teso. O que é grave é a info que partilho. Grave a ser verdade...
Quando se diz que não irá existir um debate entre os dois candidatos, começo a conjecturar do porquê dessa situação. É LFV que se recusa a fazer esse debate. Qual será a razão dessa recusa? Será que há algum tópico, que eventualmente seria debatido nesse debate, que cause receio ao actual presidente do Benfica?

No post anterior, escrevi que a entrada de Moniz na lista de LFV antevia o arranque de uma BTV mais profissional e que poderia querer dizer que o clube iria chamar para si as transmissões dos jogos do seu clube em casa já apartir da próxima época. Mas depois leio isto...
E por outro lado vejo isto...
Vou acreditar em quê? Digam vós com quem "teclo" mais vezes!

Um sócio que se preocupa com estas questões, e que observa todo este mundo através de um lente mais vasta, fica preocupado ao ler estas tiradas de pessoas que estão dentro dos corredores!

Sou Benfiquista desde que me conheço, sou também sócio. Com o passar do tempo notei que me apropriei do clube. Passo a explicar, é como se o clube fosse uma espécie de filho meu. Há preocupações que por vezes me tiram o sono, o que me faz querer intervir, querer mexer nas coisas de modo a que eles fiquem bem.

Mas isto é uma democracia e de forma tácita, o Benfica não é meu! É gerido por pessoas que são eleitas em sufrágio universal. Quem tem mais votos manda no clube durante um período de, agora, quatro anos. Sinto-me assim desamparado pois um voto só será um voto para um universo onde anos de sócios se sobrepõem ao Benfiquismo de uma pessoa.

Passo um cheque de mil euros às casas e ganho o voto delas, depois vou buscar esse dinheiro às luvas que vou ganhar na renovação com a sportv? Desculpem mas ler isto faz sangrar! Será verdade?
Se aquele outro clube negociou com a olibeidesportos receber 80% do valor de qualquer acordo que o Benfica faça, do que é que o nosso clube e quem o dirige está à espera? 
Chamo o Rui Costa para o "ensinar" a ser presidente e depois estender-lhe-ei o tapete para ele ser o presidente. Mas subo a fasquia para 25 anos de sócio para se ser presidente e encosto o Maestro às boxes... Desculpem, mas há aqui qualquer coisa que não tem lógica.

Só falta o Benfica para o polvo do norte ter controlo sobre todo o futebol. O gajo do Leiria ladrou, saio do clube e já está sob a alçada da justiça. O de Coimbra está com a vida complicada. O do sporting vai para a tribuna do ladrão, senta-se, vê o clube a jogar contra catorze, sorri, emite uns miaus e tudo fica na mesma.
Como está escrito no EDB, através das palavras do António Melo:
O Benfica tem que dar um "murro na mesa"?
Não, o Benfica tem que "virar a mesa" e com a sua força que somos nós, maioritários de forma esmagadora acabar com esta "ordem podre,vil e impune", num país não menos podre e que vem controlando o futebol português há quase 3 décadas.
Se não o fizermos a impunidade vencerá o próprio tempo.

Já falta pouco tempo para o dia das eleições, e o actual presidente não fala sobre as grandes questões. E vocês Benfiquistas qual a vossa opinião?

Votem naquela sondagem de brincadeira e deixem aqui as vossas ideias. Portugal já é o que é: Entreposto de corrupção:
E da partida:

É isto que, por vezes parece, irá acontecer com o Benfica e com os Benfiquistas?


E PLURIBUS UNUM

PS: A liga queixou-se. E isso não é mais uma manobra?

11 comentários:

  1. Quanto ao jogo, bem, foi um resultado bom, numa exibição agradável, em que no fundo o Benfica se limitou a cumprir a sua obrigação e também eu gostei muito de ver este miúdo, André Gomes, cheio de talento a marcar um golo, foi bonito.
    Caro benfiquista, não vou comentar assuntos que não domino, este tipo de jogadas de vendas e revendas de empresas que estão ligadas e com sócios de ambas as empresas e outras maroscas que tais, são coisas que não percebo nem domino.
    O que pretendo e confio é que esta direcção, à semelhança de tantos outros negócios, na questão dos direitos de transmissão dos nossos jogos, não deixará de rentabilizar o mais possível a marca Benfica, foi assim em muitos outros acordos, esta direcção pode ser acusada de não ter tido o melhor sucesso desportivo, mas em termos de angariação de receitas, nunca vi nada igual, não é por acaso que estando neste país e tendo o mercado que temos, o Benfica está no top 20 mundial em termos de receitas.
    Rui Rangel não me convence, não questiono a pessoa, parece-me bem intencionada e pese embora o episódios das quotas, também não é por isso que questiono o seu benfiquismo, eu próprio, saí de sócio na era Vale e Azevedo tal o descrédito a que ele levou os benfiquistas e o Benfica, voltando depois a entrar como sócio e isso não me faz menos benfiquista que ninguém.
    O que acho é que Rui Rangekl oferece muito pouco para Presidente, parece-me pouco preparado e inteirado daquilo que significa gerir um clube com esta dimensão, daí não tenho qualquer dúvida em relação aos meus votos.

    ResponderEliminar
  2. Alem da critica ao LFV e do diz que disse, onde estão os motivos no texto que nos levem a votar em Rangel? Ainda acreditas que este texto com mensagem encapotada engana alguém? Realmente tens uma chama muito pequena...

    ResponderEliminar
  3. Jotas, obrigado pelo feedback.

    Rangel, pelo que me parece, não irá ter grandes hipóteses de vir a ser presidente do Benfica. Devo dizer que tal não me irá fazer nem sorrir nem tanto pouco chorar.

    O que me deixa apreensivo é o silêncio a que LFv se votou, ao não querer entrar em debates. Face a todas as ondas especulativas que se abatem no presente momento sobre o Benfica, já não sei se tal decisão não personifica uma fuga para a frente ou para trás.

    Sei que o debate puro e duro traria uma espécie de refresh para os Benfiquistas e ajudava a clarificar as "coisas".

    Quanto ao anónimo das 13:28, Perca uma noite a ler o blogue e, se conseguir ler qualquer coisa que prove que este blogue está partidarizado, diga que de imediato farei um mea culpa!

    Este blogue é do Benfica! Não é de nenhuma lista... Aprenda a ler e a destinguir que uma dúvida não significa que esteja contra isto ou aquilo.

    Desde quando querer dissipar dúvidas significa tomar partidos?

    Posso ter a chama do tamanho que a tenho. Mas o modo como eu sinto o Benfica é o meu... O modo como você sente o Benfica é que é capaz de ser de outros, ou não?

    Já agora, caro anónimo, na sua opinião o tal acordo com a sportv está assinado ou nem por isso?

    ResponderEliminar
  4. Há muito fumo neste momento à volta do Benfica.

    Caro Minha Chama, concordo consigo quando afirmo que o não de Vieira a debates não ajuda a clarificar as coisas. É que ele não se deve escudar na boa obra que tem e deixar que isso o guie à vitória.

    ResponderEliminar
  5. É o blogue benfiquista mais isento que tenho lido.
    Parabéns Minha chama.

    Cumprimentos,
    Marco Castro

    ResponderEliminar
  6. Seja Benvindo Marco, é um +prazer receber novos Benfiquistas.

    Só não sou isento no que respeita a defender o Benfica. Por isso é que detesto que o nosso clube ganhe com ajudas extras... Odeio!

    ResponderEliminar
  7. Estou mais ou menos como tu, ou seja à deriva.
    Votarei em quem me garantir que não renova com a SportTV, caso contrário talvez vote em branco porque também não estou a gostar da forma como estas eleições estão a decorrer.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Mário, a sua ideia e correcta.

    Que raio tem o homem a recear de ir ao debate senão criar uma ideia confusa na mente de Benfiquistas que vêm as coisas como eu, e decerto que há mais?

    Tenho feito alguns pedidos a pessoas que dizem que sabem de coisas contra LFV, mas essas pessoas lançam muito fumo mas deixam que o vento leve o fumo. Depois apercebo-me que t~em um fósforo na mão...

    Claro que fico com o pé atrás, O Benfica vai ficar nas mão de um presidente que não responde a questões mais sensíveis? Acho que não deve ser assim, é que nem vale a pena.

    Volte sempre

    ResponderEliminar
  9. Porquê que tanto dizem que o Vieira é que não quer ir a debate? Pelo que tenho visto nenhum dos DOIS se mostrou interessado!!

    Quanto ao candidato Rangel não acho que tenha estofo para ser presidente do GRANDE BENFICA, prefiro manter o Vieira pois já sabemos com o que contar. E a ver por este vídeo o Rangel foi completamente dizimado:
    http://www.youtube.com/watch?v=qEtNneloJPU

    Quanto aos direitos desportivos, duvido que essa conclusão esteja correta. Pois se vender a Controlinveste estivesse relacionado com a continuação do Benfica na SPORT TV a venda não se iria concretizar agora, mas apenas depois da vitoria do Vieira. Só se os direitos já estiverem assegurados para qualquer presidente a ser eleito e nesse caso é tão vigarista o Vieira como o Rangel.

    Mas, na minha opinião, o Vieira vai dar um pontapé no trazeiro dessa corja e a venda da Controlinveste veio a concretizar-se pois são precisos fundos para sustentar o sistema. Fundos esses que vão deixar de ser provenientes dos jogos do SLB.

    Tiago Vieira

    ResponderEliminar
  10. Tiago, é como tenho escrito. Toda a contra informação que é largada na blogosfera deve ter esse intuito: De confundir ao máximo o sócio votante!

    Mas, e mais uma vez, devo dizer que LFV deveria vir a público e dissipar estas notícias que causam dúvidas.

    A entrada de Moniz realmente parece poder ter duas interpretações, e isso deve-se à falta de concretização por parte de LFV: Será que veio para continuar com o esquema ou será que veio para arrancar com a BTV e estoirar com o sistema?

    Este silêncio não ajuda e depois o sócio fica naquele beco sem saída, como acontece ao nível das eleiçoes em Portugal: Ou vota em branco ou nem sequer tem vontade de ir votar...

    ResponderEliminar
  11. Pois é Manuel, à deriva!

    Algo me diz que há poucas hipóteses de virmos a saber o que se vai passar nesse assunto antes das eleições.

    Das duas uma, como sempre, ou LFV não quer revelar que já renovou por que isso lhe vai custar as eleições; ou sendo o segredo ainda a alma do negócio, algo viral está a ser congeminado e talvez só lá para o final da época venhamos a saber...

    Um grande abraço Manuel

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo