segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A Força do Benfica

Dos muitos filmes, do qual sou fã, há uma saga que sempre me inspirou e da qual retiro o seguinte diálogo:

Obi-Wan Kenobi: I have a bad feeling about this.
Qui-Gon Jinn: I don't sense anything.
Obi-Wan Kenobi: It's not about the mission, Master. It's something... elsewhere. Elusive.
Qui-Gon Jinn: Don't center on your anxieties, Obi-Wan. Keep your concentration here and now, where it belongs.
Obi-Wan Kenobi: But Master Yoda says I should be mindful of the future.
Qui-Gon Jinn: But not at the expense of the moment. Be mindful of the living Force, young Padawan
.
May the Force be with you (Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma; 1999)
Esta era uma altura em que o véu da negatividade/maldade se estava a abater sobre este universo imaginado. Algo estava a acontecer que alguns sentiam mas não conseguiam ter a focalização mental correcta para visualizar com nitidez.

Qui-Gon faz uma avaliação correcta, podemos ter em mente o que está para vir mas nunca às custas do que vivemos no momento... No presente.

Neste momento, no universo não ficcional que é o Benfica, há muita informação ficcional e não ficcional que já circula por aí. Á volta do nosso clube já convergem, há muito tempo, assuntos que remetem para outras áreas da sociedade Portuguesa:
  • Meios audiovisuais: Os retransmissores velhinhos mas funcionais, deram lugar a um tdt que não funciona lá muito bem. A pt vai voltar à zon. A liga quer que as transmissões televisivas dos jogos sejam englobadas num bloco geral... etc.
  • Justiça: Os apitos e o modo como criminosos escaparam à lei.
  • Política: As peças estratégicamente colocadas na AR  para beneficiar uma secção e prejudicar a nação.
  • Desporto: Quase todas as instituições federativas e regionais possuem uma ligação à dita secção, umas mais fortes do que outras.
  • Imprensa: Já baptizada com o profícuo adjectivo: AVENÇADOS/AS, está quase toda sob a tutela da dita secção.
Dito isto, é engraçado que eu veja o Benfica, que é o clube do povo, como aquela pedra que impede que esse sistema funcione melhor e de forma mais célere.
O apoio incondicional fortalece sempre os nosso jogadores
Todos teremos visto as manifestações do passado fim de semana, e reparámos que houve uma confluência relativamente geral nelas. Até sentimos algo na pele, como que a dizer-nos que não estávamos a contar com tanta adesão mas acabámos por nos identificar com o movimento. Dêmos connosco a pensar que até poderíamos lá ter ido e que porventura para a próxima... Não iremos faltar. É a confluência das energias positivas... Parece que nos transmite algo diferente. Algo que já sentimos antes mas que desaprendemos a sentir com o passar dos anos.
Com as eleições à porta, há uma confluência de intenções dispares, com a finalidade de desconcentrar o Benfiquismo dos Benfiquistas. Há quem use esse futuro evento como alvo de tiro às custas do presente (jogos de todas as modalidades do clube).

Depois  acabamos por dar muita importância à ansiedade que começa a crescer dentro de nós. Acabamos por deixar que ela nos leve a fazer o que é mais fácil: Virar as costas e desatar aos tiros contra aquilo que supostamente mais deveríamos estimar: O Benfica.

Tem surgido também a ganância, que é um forte aliado para aqueles que já se deixaram seduzir por um Benfiquismo falso, ou desvirtuado. Estão concentrados em ter acesso a algo que não lhes pertence, ou a terem mais do que necessitam e/ou merecem. Tentam, por fim, aliciar outros... Cada vez mais porque esta coisa dá fome e necessita de se alimentar. Mas sabemos que este tipo de convergências falsas, hipócritas, instáveis e corrompidas, acabam por se comer a si próprias e deixem me dar um exemplo: O tal centro de estágio dos andrades está moribundo. O presidente da CM de Gaia já quer até fugir para o porto... Voilá!

Quando estamos desgostosos com os resultados, como que cedemos ao lado mais escuro da vida. Assim, torna-se mais fácil criticar:
  • A exibição da equipa/jogadores
  • As opções do treinador
  • A gestão da direcção
  • Os canais de informação do clube
  • Até outros Benfiquistas que continuam a apoiar o clube de forma inequívoca.
A comunicação fluída fica interrompida, gera-se ruído e podemos estar perante esta situação:

"A communications disruption can mean only one thing — invasion".

Uma invasão ao sentimento do que é ser Benfiquista de modo a gerar divisão e fraccionar a massa adepta... Tipo um virus a atacar o nosso clube.

Porque fazem isto alguns dos oradores da blogosfera? Será por medo? Mas medo de quê?

"Yoda: Fear is the path to the dark side. Fear leads to anger. Anger leads to hate. Hate leads to suffering. I sense much fear in you".

Toda esta metodologia: a maledicência barata do bota-abaixo e o atira-até-não-restar-mais-nada, que mais não é, pelo menos assim aparenta, do que a única forma que interiorizaram poder ter para chamar a atenção dos outros, de modo a poderem ter a notoriedade de que parecem necessitar para viver... Qual O2; acaba por angariar seguidores o que dispersa a energia que emana do Benfica. Fico com a sensação que os níveis de força do clube diminuem. O que fariam estes supostos Benfiquistas se tivessem os seus alvos à sua frente? Iriam intentar contra eles de que forma? Com a força da palavra ou a força da espada?

The Pen is mightier than the sword
Não será melhor usar a crítica construtiva, aquela que sabemos tem somente o intuito de querer engrandecer o Benfica?

Quanto tempo demorou Anakim Skywalker a despojar-se de todos os seus medos, de toda a sua raiva e ódio para voltar ao que é puro? Sim caros leitores, deixem-se entrar nesta alegoria!
Evolução - Retro-evolução - Revelação
Para ele foi tarde, para a força foi a tempo... Para aqueles que continuam a expressar a sua opinião contra quem trabalha no Benfica, deixo-vos mais um exemplo ficcional: Mulder vs Scully. Ela foi colocada ao lado de Mulder para o desmascarar e para minar o seu percurso. Mas com o conhecimento e o passar do tempo, as coisas tornaram-se mais visíveis e os factos da ciência que eram tão frios e exactos (quais R&C) deixaram de ser tão lógicos perante a paixão e crer de Mulder. O equilíbrio entre duas correntes, permitiu que ambos chegassem ao fim das suas demandas e que reparassem que estavam ambos unidos, unos... Talvez sós mas juntos.

E o Benfica está só na sua demanda, e não necessita de ficar mais só. Já não se joga por amor à camisola! Sim mas isso é ao nível dos jogadores, não se deveria aplicar ao adepto... Será que a este nível, a tradição já não é o que era?

Em War of the Worlds (2005 Steven Spielberg) os ETs foram derrotados pela evolução da espécie humana, permitam-me mais uma alegoria:

"From the moment the invaders (O polvo corrupto do norte) arrived, breathed our air, ate and drank, they were doomed. They were undone, destroyed, after all of man's (ética, justiça e verdade) weapons and devices had failed, by the tiniest creatures that God in his wisdom put upon this Earth. By the toll of a billion deaths (derrotas), man (Benfica) had earned his immunity, his right to survive among this planet's infinite organisms. And that right is ours against all challenges"
.

O Benfica já passou da barreira dos cem anos de idade. O seu ADN é tremendamente poderoso, e permite que o clube seja ainda o único entrave na tentativa final de uniformização/escravização do futebol Português. E se o presidente e quem o apoia, o quiserem... Vamos, nestes próximos tempos, ter a oportunidade de poder aniquilar os alicerces deste império do mal que tem vindo a crescer no nosso país, e quer moldar /escravizar as pessoas para uma nova realidade:
New World Order?
Que assim seja: Um Benfica uno, gosto de forma inequívoca de conversar com todos mas gosto de falar com pessoas com as quais tenho a certeza de que não usam máscaras. Podemos ter opiniões divergentes (eu também sou crítico de JJ e de LFV: p.e: para quando vão ter coragem de reconhecer que erram) mas pelo menos não uso a minha cara para esconder outra coisa.
Always two there are, no more, no less. A master and an apprentice
Como escreveu James Madison:

"Knowledge will forever govern ignorance; and a people who mean to be their own Governors must arm themselves with the power which knowledge gives".

A Blogosfera não pode deixar cair no esquecimento a grandeza do Benfica, no entanto é minha convicção de que também deve relembrar o que pode não estar bem no clube. É minha convicção que não somos um clube de viscondes ou de corruptos, e jamais o viremos a ser porque não é esse o nosso destino nem tal coisa está na nossa génese.

Mas a Blogosfera não se deve aliar, de forma consciente ou nem por isso, ao que está do outro lado da barricada. Por vezes tenho a sensação que isso já está a acontecer há algum tempo. Que culpa tem LFV de ainda não ter um só oponente para as eleições? Será que ele ameaçou Moniz com uma pistola para ele se juntar à sua candidatura?

Enfim, a citação de Madison aplica-se a ambos os lados desta situação de guerra supostamente fratricida que parece que está a recrudescer no universo dos adeptos Benfiquistas. Temos de estar sintonizados no Benfica, e visualizar com mais harmonia os ideais que há cerca de 108 anos tanta gente veio a juntar.

Não sei se O Benfica está falido, mas sei que não temos tido o sucesso desportivo que ambicionamos e sei que a massa adepta está a dividir-se e a ofender-se todos os dias. Tudo porque nos temos vindo a esquecer o que é o Sport Lisboa e Benfica, e a culpa é de todos. Até quando é que vamos deixar que isto continue?

Não nos podemos esquecer que a melhor forma de defender o Benfica é mostrar a sua grandeza, e estamos só nós cá para o fazer. Há blogues que por um lado relembram a nossa grandiosidade e de seguida fazem o oposto. Esses blogues que até podem chegar aos dirigentes, façam-no com o intuito de fortalecer o nosso clube e não se tornem num isco para pescar seguidores... Caso contrário também podem virar carne para canhão.

Como tão bem escreve a Margarida nos seus brilhantes golos:

A CADA DIA QUE PASSA O MEU ORGULHO POR SER BENFIQUISTA AUMENTA...
BENFICA WILL LIVE LONG AND WILL PROSPER

E PLURIBUS UNUM

6 comentários:

  1. Um dos textos com maior dose de bom senso que li nos últimos tempos.

    Caro Benfiquista, sou somente um adepto e não um sócio do Benfica. Contudo e cada vez com mais fervor, sigo o nosso clube e toda a vida que paira em seu redor, inclusive os blogues aliados ao Benfica! Por um lado, fico feliz por verificar a existência de imensos blogues benfiquistas na net, o que só por si demonstra a pluralidade e liberdade de expressão que é tónica constante do nosso clube.

    Por outro lado,fico triste pelo extremismo que sinto em alguns blogues, quer sejam anti - Vieira, como pró Vieira!

    Nos últimos tempos, esforço-me para ser um "supporter" do Benfica, e não o típico adepto comum que só sabe vibrar com as vitórias e despeja fel com as derrotas - podem-me chamar de adepto conformado com o benfiquinha que existe actualmente!

    Mas acredito, como a grandiosa Margarida do blogue Benfica é uma paixão diz, e o autor do texto enaltece, a cada dia que passa o meu orgulho por ser benfiquista aumenta e é neste momento mau do Benfica que eu sinto a vontade e o dever ser ainda mais BENFICA!

    Não abandono o nosso clube, e inspirado pelo texto relembro uma enorme citação do filme O Gladiador: "Irmãos, o que fazemos em vida, ecoa pela Eternidade!"

    Por isso, o que Benfica fizer hoje, sempre será lembrado na eternidade. Não se esqueçam que este é o momento de o Benfica mostrar ao país que consegue fazer das divergências, força e superar as divisões!

    Sempre Benfica!

    ResponderEliminar
  2. mais uma grande postagem carrega benfica!!!

    ResponderEliminar
  3. Que assim seja: Um Benfica uno, gosto de forma inequívoca de conversar com todos mas gosto de falar com pessoas com as quais tenho a certeza de que não usam máscaras. Podemos ter opiniões divergentes (eu também sou crítico de JJ e de LFV: p.e: para quando vão ter coragem de reconhecer que erram) mas pelo menos não uso a minha cara para esconder outra coisa.
    Esta frase diz tudo, oposição é importante, mas de rosto lavado.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelas vossas palavras, meus caros Benfiquistas. É bom ter algum retorno neste silêncio que é a web.

    Para mim, este é o rumo: Benfica!

    Se aparecer alguém para concorrer, que sinceramente duvido, que promova um debate. Que se fale o que pode ser melhorado internamente de modo a tornar o clube fortíssimo.

    Depois já podemos partir para a ignorãncia e partir a loiça toda neste futebol Português que necessita de um tremor de terra de, no mínimo, 10 na escala de richter

    ResponderEliminar
  5. Otílio, a sua citação é como uma cereja no topo deste post.

    Obrigado!

    PS: Confesso que, caso não esteja enganado, é dos poucos filmes de Ridley Scott que não me convenceu. Mas a fala vibra de pujança.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo