quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A Russia Despejou Mais Uma Calota Polar No Benfica

Estava frio? Era capaz de estar muito frio. Nem dúvidas tenho.

Nem dúvidas nem pachorra para o planeamento que se anda a fazer.
Entrou uma equipa equilibrada? Jogar com 2 avançados (que pouco fizeram se não correr em slow motion e ficaram sempre muito para trás quando era para defender); Enzo a defender e a atacar; Matic sempre um pouco só; Sálvio e Bruno com dificuldades em compensar os laterais... Isto face a um adversário de menor valor mas cabalmente adaptado às condições do jogo... Penso que não entrou um equipa equilibrada...

Depois sofremos um golito logo ao início, passe mal efectuado por Matic e um transição do Spartak não muito rápida mas que beneficiou da lentidão da defesa e do facto de Maxi ter subido e Sálvio ou Perez não terem compensado: Golo madrugador.

Até ao empate o spartak poderia ter ampliado mas no único remate que fizemos, fica a grande defesa do keeper russo. Conseguimos o empate por Lima numa demonstração que os russos não são lá grande coisa. Mas não aguentámos e voltámos a jogar muito atrás sem compensações e uma enorme lentidão de movimentos. Passes inacreditavelmente errados cujo resultado um auto-golo de Jardel (sim Jardel também me saltou a tampa com tanto azar e inépcia: Uma mistura explosiva naquele tipo de lance), se bem que me pareceu que o avançado russo estava offside.

O resultado ficou feito porque na segunda parte houve alguma vontade mas muito pouco engenho para conseguir o empate. Tivemos 2 oportunidades daquelas que não se desperdiçam. 
Incrível Toto (Mas só acontece a quem lá está)
Incrível Lima que queiras ser tu a marcar todos os golos
Nada feito. Parecia que os jogadores do Benfica estavam a jogar sobre picos de metal naquela amostra de relvado, sim era sintético... Era mas é de cimento pelo menos assim parecia. Mas os russos também lá estavam e jogaram...

O Bruno César parece-me sem grande vontade, não acrescenta muito à equipa e mandou-se muito ao chão. Parece um elemento amorfo dentro da equipa quer esteja na alas ou no centro... O Sálvio não me parece estar a 100% depois daquele início bombástico de época, também parece estar muito incerto em querer atacar da maneira como ataca porque porventura lhe dão nas orelhas para não descuidar a defesa (como Maxi também parece longe daquele Maxi que nos encanta, foi vê-lo a ira para junto dos centrais e depois, Penso que Sálvio se ressente disso). Como a estratégia de 2 avançados móveis não resultou, ficámos com 4 unidades em sub-rendimento...

Cardozo, se estava apto, penso que deveria ter entrado de início... Gaitan e/ou Nolito idem

Estratégia, se falo em estratégia tenho de escrever sobre o nosso JJ. Quando se diz que o empate nem é mau mas a equipa escalada tem 2 avançados... Há algo aqui que não computa lá muito bem!

Penso que um outro médio mais defensivo de início a ajudar Matic (de modo a que Enzo manobrasse o ataque mais à vontade; de modo a que um deles pudesse compensar algum dos laterais) e um só avançado de modo a que os alas (já com mais liberdade) pudessem criar mais desiquilibrios, poderia ter sido ideal. Mas isso escrevo eu, e o que acabei de escrever não é nada de genial, ou que tenha sido inventado agora!

O tal médio mais defensivo! Não temos? Temos sim e são dois, quem sabe três. Dois Andrés e um Miguel. Um dos Andrés jogou a defesa direito e o outro entrou e facturou na passada 5ª feira, O Miguel está encostado pelo carraça (FDP)... Mas são portugueses... JJ não está com eles porque anda a ficar borrado e, ou muito me engano (Como quero estar enganado caros leitores... Como quero!) vai começar a cometer o mesmo erro de esmifrar fisicamente os mesmos jogadores... Espero que não se venha queixar e atirar poeira para cima do pessoal. QUERO OS ANDRÉS E O MIGUEL JÁ A JOGAR FORTE E FEIO. TEMOS DE TER ALGUÉM PARA SUBSTITUIR O MATIC DAQUI A DUAS SEMANAS. JJ quando afirmas que:

"Há soluções, como o André Gomes. O jogo, hoje, não estava propício à sua entrada, mas ele vai jogar no futuro e provar que tem valor"

Não estava propício? JJ, não me digas que com ele ao lado de Matic, ao intervalo já estariamos a perder por 15 a 0! Vai jogar no futuro? Quando tu bazares? Fónix, JJ não quero que sejam palavras ditas em vão.

Aquela do Olá John... Pois já não havia mais niguém! Mas e que tal enviar um dos centrais, talvez o mais alto, lá para a frente? Cardozo e Jardel para uma tentativa final? Não! Foi melhor congestionar os acessos à grande área, do que os manter livres e prender 4 a 6 defesas adversários! Claro, pois eu não percebo nada disto.

Enfim, o Barça lá ganhou mas as coisas ficaram feias e necessitam de ir ao Talon... digo eu que não percebo nada disto.

No entanto há algo que, por ser um padrão, já comecei a entender de há quatro anos para cá. Isso faz-me desejar que se a malta não se apurar para os Oitavos da Champions, que também não tenhamos pontos suficientes para ficar em 3º lugar no grupo. Passo a explicar, se o Benfica for à Liga Europa vamos cair abruptamente apartir de Fevereiro. Não vai ser uma coisa funda, como os nossos vizinhos, mas vai ser tremendamente doloroso com tem vindo a ser nas últimas duas épocas. Depois é ver aquele bitó adjunto a ir a fátima a pé...

6 comentários:

  1. Julgo que muitos de nós vivem ainda na ilusão dos anos 60, hoje a realidade do futebol nada tem de comparável a esses tempos, principalmente pós lei bosman, em que as descrepâncias entre ricos e pobres são cada vez maiores.
    Não me parece uma tragédia este resultado, no fundo, o Benfica é com estas equipas que pode lutar por resultados positivos e essas equias também têm valor, o futebol é hoje equilibrado e faz-me por vezes confusão que a a cada mau resultado do Benfica se culpe tudo e todos, como se não houvesse adversários com os seus méritos.
    Ainda acredito no apuramento.

    ResponderEliminar
  2. TEM DE HAVER PACIÊNCIA COM GENTE COMO TU ,MAS ATÊNÇÃO A PACIÊNCIA ESGOTA-SE A CADA DIA QUE PASSA ..

    ResponderEliminar
  3. Anónimo, tem de haver paciência com ou para gente como eu?

    Mas ela esgota-se...

    Elabore pf

    ResponderEliminar
  4. Jotas, eu acredito porque sou Benfica. Acredito sempre na vitória.

    A cada mau resultado é necessário daber o que falhou, aprender, melhorar para na próxima vez acertar.

    Aponto o dedo a JJ, mas no proximo jogo lá estarei a apoiar TODA A GENTE sem excepção

    ResponderEliminar
  5. Por se considerar o resultado com o Celtic como bom (quando tinhamos todas as condições para ganhar), o do Barcelona como inevitável (demos menos lutar que o Depor, que luta para não descer, aqui ao lado) e agora a derrota amorfa com este clube sem dimensão nem tradição, é que o conformismo e a apatia vai crescendo, e as épocas vão passando tristemente, umas iguais às outras. Como diz APV, ganhamos quando nos deixam. Nunca o Benfica digno deste nome pediu autorização para ganhar.

    ResponderEliminar
  6. José, a minha leitura dos jogos que refere tem muito em comum com a sua.

    A época passada entrámos sempre, nos jogos da fase de grupos, com um pé atrás. Colocámos sempre mais importância numa coesão médio-defensiva de modo a que o ataque conseguisse ter asas para voar.

    Certo que tínhamos elementos com mais tarimba: Aimar, Javi, Cardozo e Luísão; E uma excelente aquisição para este tipo de jogo: Witsel.

    Esta época, com as mudamnças operadas em fim de silly season, deveríamos ter mantido este pensamento mais avisado. Penso que qualquer um dos dois Andrés deveria ter sido titular e nada de mal teria acontecido.

    O conformismo que o José escreve, realmente tem vindo a tomar forma desde que Damásio colocou o nosso clube de cócoras. JJ não consegue livrar-se disso pois é um "burro velho" que apresenta algumas dificuldades na adaptação às duas realidades futebolísticas onde exerce as suas funções. Intra e extra muros.

    Fosse o futebol Português isento, tenho poucas dúvidas que teríamos, na melhor das hipóteses, 4 títulos consecutivos na nossa bagagem. Temos tido planteis relativamente superiores à concorrência.

    No entanto, a maciça divulgação e consciencialização por parte de adeptos, gestores, treinadores e jogadores do Benfica, de que não é suficiente a dita superioridade qualitativa que possuem para ganhar títulos pois há um sistema corrupto que os impede de o conseguirem, leva a que começem a sentir que estão a lutar para quê?

    Os dirigentes do clube não conseguem afastar este manto podre!
    Não há justiça que os enfrente!
    Os jogadores jogam no alvo preferencial de todos os restantes clube (Somos o único alvo a abater, pois o sporting já está no nível de: antes o porto ou o braga que o Benfica).

    Toda a vontade e mística que os sócios e adeptos ainda transmitem, é o verdadeiro balão de oxigénio que ainda faz este gigante Português ter pernas para lutar!

    Lutar contra o sistema e contra a sua história grandiosa que do alto dos seus 108 anos, olha impacientemente para os seus tetra-tetra netos e deixa a mão escorrer pelas já longas barbas magnificamente enfeitadas de títulos, pensando "como foi possível que a coisa tivesse chegado a este ponto!". Até o nosso país chegou a este ponto...

    A história do Benfica, os dirigentes actuais, todos os restantes funcionários, accionistas, sócios e adeptos formam o Benfica. São o todo. Não é lógico que se pense o contrário. É inadmissível que aconteça o contrário.

    Não há elogio que se possa fazer à gestão dos frutas do norte. Eles que cândidamente compraram a justiça, a política, e o desporto... E, ao melhor do estilo do terceiro reich, eliminaram cabalmente qualquer foco de dissonância intra e extra muros.

    Como escrevi, o Benfica é o todo. Para mim não há caras.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo