domingo, 22 de novembro de 2015

TdP 2015/2016 - 4ªE: sporting 2 Sport Lisboa e Benfica 1 (A.P.)

É-me difícil escolher um dos dois factores que determinaram a eliminação do Benfica da Taça de Portugal, para começar este artigo. Perante a derrota da nossa equipa, vamos logo com a ideia de bater em alguém quando temos de falar... O cutelo cai sobre a equipa ou sobre a arbitragem, e disso não nos safamos a não ser que nos remetamos ao silêncio, como tem sido apanágio da direcção do nosso clube nos últimos tempos.
Começo pela prestação dos jogadores e do técnico. Uma vez que não há nada a fazer em termos de arbitragem em Portugal, resta que o Benfica apresente para o resto do campeonato, um onze competitivo de forma a ser capaz de triunfar mesmo jogando contra mais de onze.

Gostei de ver o alinhamento inicial da equipa. Deu-me a ideia de que RV teria aprendido que não é só com dois avançados que se ganham jogos. Pensei que o centro seria constituído pelo trio Samaris, Talisca e Pizzi, ficando os flancos entregues a Gaitan e Guedes. Até ao golo madrugador de Mitroglou, não deu para ver bem se era isso que RV tinha pensado, o que deu para ver foi um Gaitan mais livre, o que até poderia ir dar ao mesmo uma vez que Pizzi seria o ala.
Depois do golo, fiquei decepcionado: Gaitan era o segundo avançado! Mais um perda de valor individual para o funcionamento da equipa. Tal como Jonas, Gaitan foi-se ficando por ali sem intervenção e o meio campo recuou porque Talisca e Samaris eram poucos. Avançados como Lima ou Rodrigo são uma pequena raridade, defendem, dobram, organizam e atacam... Não há mais e por isso outra estratégia era aconselhável e essa poderia passar, caro RV pela inclusão de Gaitan no miolo e não lá na frente sem ninguém que lhe forneça jogo!

Mitroglou ainda falhou uma entrada para finalização e depois acabou por tirar o pão da boca ao Guedes... Teria sido a morte mas... O resto foi evidente, e o meu ponto de vista é de quem está a ver o jogo. Fomos recuando até ao intervalo para sofrermos um golo ridículo - Júlio César tem muitas culpas mas é uma coisa fortuita a bola ter ficado mais perto do jogador do sporting.

Foi um suplemento para o início de segunda parte do sporting. O Benfica recuou e Mitroglou, Gaitan e Guedes só andavam a fazer maratonas. O meio campo perdeu força e o sporting atacava quase sempre pelo mesmo flanco: aquele de Eliseu e Jardel. Júlio César começou a redimir-se... Mas a partir do meio da segunda parte, era evidente que o Benfica jogava com o relógio.... Muito cedo para isso e para mais vindo de um clube como o Benfica!
E RV só dizia para a equipa subir... Mas como se não tinha modos? Porque não fazer alterações? Almeida ao lado de Samaris, talisca perto de Mitroglou e Gaitan na esquerda ainda trouxe alguns minutos de desafogo mas era pouco RV! A equipa estava desgastada e sem transportador de bola. Almeida e Samaris não o são e Gaitan, Guedes, Talisca e Mitroglou andavam ali...

O jj até colocou um manel qualquer, porque não colocar o Renato RV? Já nem falo do Cristante... Caro RV, colocaste o Nelson a queimar na supertaça e a coisa funcionou, pensaste que colocar o Renato iria dar mau resultado?

Prolongamento! Tudo idêntico: Sporting mais forte em alguns períodos e o Benfica na contenção aguardando uma oportunidade. Teve uma mas escreverei sobre isso mais lá para baixo e foi o sporting a marcar depois de uma falha de posicionamento defensivo... Perdemos e pelo que escrevi até agora, até merecemos.

Falta de intervenção do treinador versus falta de mais raça e querer dos jogadores que se... Vamos lá ver, será que foi o sporting assim tão superior ao Benfica só pelo jogo jogado?

Não! Não foi. Como é que uma equipa, no máximo do mesmo nível se consegue superiorizar a outra? Ou faz um grande jogo, ou necessita de ajuda extra meus caros leitores ou... Acontecem as duas coisas. Deixem-me utilizar uma comparação para vos ajudar: O Benfica tem feito uma campanha interessante na champions. Não tem sido um show de futebol mas a equipa com alguma arte e muito sacrifício tem conseguido resultados bons. Porque será? Será porque os jogadores se querem mostrar na montra dos milhões? Talvez, mas a outra verdade é que também temos árbitros não portugueses... E é um resguardo para os jogadores saberem que a lei é cumprida!

Ontem, e como era esperado, o portista jorge de sousa ajudou mais uma vez o adversário a fazer a folha ao Benfica... Tem sido recorrente desde a final da Taça da Liga de 2009 2010.

Nas disputas de bola a meio campo, os jogadores do sporting puderam entrar por trás às pernas dos jogadores do Benfica, puderam agredir com estalos e cotoveladas os jogadores do Benfica. Era ver jorge de sousa a fechar os olhos mas a amarelar os jogadores do Benfica que, diga-se, na segunda parte começaram a entrar de pé firme porque já estavam para tudo. Este tipo de arbitragem é rasteiro e passa despercebido (proença era mestre nisto).
A verdade é que um jogador fica moído por isto tudo e torna-se mais inibido perdendo pujança... Parabéns jorge de sousa porque slimani, oliveira e adrien acabaram o jogo em campo... O argelino viu amarelo por simulação de grande penalidade... Uma anedota, para quem agrediu Samaris e Júlio César, pelo menos.
Ele foi à perna de JC e depois pôs-se a fingir que tinha falhado o remate!
E expulsa Samaris por apontar o dedo a alguém do banco do sporting... Uma anedota!

Depois houve dois lances na área do sporting. Quer Gaitan quer o sporting, mereciam que o sousa tivesse assinalado grande penalidade neste lance por causa disto e disto. Mas a verdade é que Gaitan quis arrumar o jogo: Penálti e expulsão... Deveria saber que não iria conseguir, teria sido melhor fazer o remate final uma vez que já tinha ultrapassado o patrício.

Perto do final do prolongamento o cúmulo da arbitragem corrompida:
O joão pereira empurra Luisão e o pinheiro do colega parte-lhe o braço contra o patrício... O jorge de sousa viu, mas aquilo era para penálti e talvez expulsão e como estava o jogo quase a acabar com um magro 2-1... teve de ser Luisão a sair pelo próprio pé. Uma vergonha, só acontece em países de terceiro mundo onde não há lei!

Ver o joão pereira a fingir-se lesionado no chão... Será que é por uma equipa jogar pouco que o árbitro não deve assinalar uma clara grande penalidade? Será que os verdes e os azuis podem esbofetear os jogadores de encarnado e ficarem em campo até ao fim só porque o tais jogadores de encarnado não jogam muito? Isto é uma nova forma de castigo?

É difícil, após o lance do Luísão, ver que o Benfica pouco jogou para merecer outro resultado... Era penálti. Marcávamos o penálti. Íamos para o desempate por grandes penalidades. Ganhávamos e tudo ficava bem?

Não até porque o Benfica foi vítima de si próprio. Porque falta algo à equipa (treinador incluído) e porque é enorme, porque é o maior de Portugal e um dos maiores do mundo. O presidente já deveria saber disso mas anda a colocar a sua fé naquela espécie de banco de igreja que há às portas dos tribunais...

O futebol está transformado pelo dinheiro e pelos holofotes de fama. É tudo dinheiro e vaidade e quando assim é, depressa se cai quando se espera que os adeptos ganhem jogos. Este é o momento em que quem é do Benfica tem de dar ao chinelo dentro do clube. Tem de encostar RV e os jogadores à parede, tem de dispensar quem não presta para um clube BICAMPEÃO NACIONAL e depois sim, apostar na dita formação e quem sabe ir buscar jogadores em Janeiro... Se for só jogadores!

Este é o momento em que RV tem de ser claro e perder os discursos da treta: «Não se pode dizer que uma equipa esteve por cima da outra. Merecíamos ter outro resultado» ou «Se é para fazer barulho, nós também sabemos fazer. Eu até tenho uma voz grossa». Isto não serve e já vão três discursos idênticos da treta...

O sporting foi mais forte, com ajuda mas foi mais forte! O Benfica, merecia ter tido a oportunidade de marcar aquela grande penalidade... Ou talvez não até porque o futuro é incerto com RV ao comando e certos jogadores do empresário a ocuparem os lugares de... Putos que sentem na alma o Benfica e que eram capazes de ter dado mais dessa alma àquele conjunto de jogadores que, a dada altura, parece que estava a ser abençoado por algum milagre divino.

Neste momento, entre a soleira e a saída está uma conversa de cinco minutos... Sou crítico, sei que estávamos à espera disto mas prefiro não ficar sentado! Neste momento o Benfica corre o risco de perder uma época em vão! A resposta à pergunta de "deve sair ou ficar" é cada vez menos complicada para mim. Infelizmente, o Benfica só pode ir por um desses caminhos e a resposta está no futuro pelo que...

Não sei se a atitude de RV em ter começado a falar das ajudas extra poderá marcar o virar de página. Espero que sim mas terei de aguardar até porque neste momento, e porque sou somente adepto, poderia teorizar sobre o cenário de saída e formular dois nomes para a sucessão. Um é o que naquela altura pensei ser o ideal. Outro é um treinador que está a dar cartas na formação mas que não sei se estaria disposto a abdicar da pacatez que é a sua vida pelo sujo que é o futebol a nível de clubes em Portugal!
E Pluribus UNUM

12 comentários:

  1. RV sair agora não porque isso não dá em nada... mas cada vez mais me convenço que será algo ainda a pensar. Mas duvido que seja opção para a próxima época...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho a certeza se não daria em nada Troza!

      Da nossa parte, ontem foi mau... Estamos num processo de mudança de hábitos, treinadores e jogadores mas já passaram muitos meses.

      Eliminar
  2. Marco Silva e João Tralhão? (não seria mal pensado!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde António.

      O Marco Silva era... Mas penso que está blindado! Tenho de ver isso com atenção mas penso que ficou blindado quando acordou a sua desvinculação do sporting.

      Pensei no Tralhão (treinador dos vitoriosos sub 19). mas houve outro nome que também me saltou para a cabeça e está no mesmo patamar. Só que não sabe o que é o Benfica como o Tralhão!

      para mim, já que o Benfica mudou de estratégia, poderia ser uma óptima solução. O actual treinador do barcelona fez a aprendizagem na equipa B do clube e depois dois estágios antes de espetar 4 ao real do grande benitez...

      Eliminar
    2. Essa da blindagem não percebo quando a legislação europeia proíbe determinantemente que alguém fique impedido de trabalhar. Não acredito que uma eventual alínea no contrato do Marco Silva o impeça de treinar em Portugal porque vai contra a legislação..
      Por outro lado, RV irá continuar e irá provar que é um excelente treinador. Se fosse Mourinho também estaria impotente contra as arbitragens escandalosas. É isto que nós benfiquistas temos de denunciar. Tudo o resto é sermos passarinhos e ajudamos a estratégia inimiga.

      Eliminar
  3. Desculpem lá. Mas é ou não verdade que desde há mais ou menos 40 anos, somos gamados pelas apintagens?
    O que fazia o Benfica (quando podia) para ultrapassar isso? Era ter uma Equipa que jogasse 3 ou 4 x mais que os outros, que não havia apintagem que nos derrubasse!

    O que se vê este ano? A apintagem está na mesma! O Benfica joga miseràvelmente e piora de jogo para jogo!
    Não vamos tapar o sol com uma peneira!
    O treinador não presta!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  4. Péssimo jogo do Benfica. Pontapé para a frente e fé em Deus. O Sporting mereceu passar, jogou e lutou mais. O RV talvez não tenha unhas para o Ferrari. Há jogadores,Pizzi, Talisca e EliSeu que não valem nada. O nosso meio campo não existe. O Jorge SOUSA errou mas o Benfica não jogou para ganhar. Portanto não há desculpas. A DIGRESSÃO matou a pré época mas reconheço que não há milagres quando não há dinheiro.. Pessoalmente deixava cair a Taça da Liga e apostava na champions e no campeonato.Com o reforço Sálvio, embora desconfie que nunca mais será o mesmo jogador, e algum reforço de pseo, poderemos fazer mais e melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há desculpas?

      O porto não tinha conseguido ganhar o que ganhou sem estas desculpas. O último título do sporting não teria acontecido sem os mais de trinta penáltis... Boas desculpas quando o Benfica não joga muito mas mesmo assim é prejudicado.

      De resto, a partir da frase DIgressão matou, e excepto o largar a TdL, concordo absolutamente.

      Eliminar
    2. Olha a lata! O árbitro errou gravemente mas porque não jogámos bem então já arbitrou bem?
      Com adeptos destes não vamos longe!

      Eliminar
    3. Ó Anónimo22 de novembro de 2015 às 16:29, onde é que está escrito que o apintador apintou bem??????

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  5. Não há desculpas? Refiro-me apenas a este jogo e apenas ao rendimento sofrível da equipa. Não esqueço nem desejo branquear a podridão ao longo destes 30 anos.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo