sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Revisão Da Matéria Dada VIII

Como foi possível chegar a um momento em que a imprensa não é sobre o que se passa mas sobre o que alguns querem que se passe?
Resumo Geral...
Decidi ir pesquisar pela Internet. Ir à procura de algo que me levasse mais atrás no tempo e de forma global e concisa, me fizesse entender a evolução da imprensa desportiva em Portugal. Encontrei um nome: Francisco Pinheiro. E a sua obra/tese de doutoramento intitulada "História da Imprensa Periódica Desportiva Portuguesa".
Esta tese/obra, apresentada pelo autor na Universidade de Évora, obteve a classificação de Aprovado com Distinção e Louvor, em 2010... Faz um resumo, para mim leigo e desconhecedor dos factos, absolutamente isento e extraordinário. Sei que alguns o vão apelidar de Benfiquista mas não lhe reconheço fama de o ser... Tão pouco sei se o é! Mas é um facto que não há nada que se leia aqui que implique o Benfica em qualquer acto de violência contra jornalistas...

É uma tese longa e pode ser facilmente encontrada por ai. Escolhi de focar a atenção do estudo no periodo que engloba os anos 80 até aos dias de hoje. Depois fiz uma selecção onde a sobrevivência dos jornais e revistas já informa o leitor sobre o que se ia passando. por exemplo:
Dois jornais extintos mas que nos dão de como as coisas já eram nos inícios dos anos 80. Em meados dessa década surge um novo jornal.
Pois... Sem favoritismos! As coisas mudam quando quem corrompe... Não se sente bem!
A impotência a novos caminhos obriga. O tal jornal já tinha favoritos. A guerrilha norte-sul, planeada nas antas, começava a dar resultado. Em Lisboa isso foi desde logo entendido:
Mas o caminho dos jornalistas já não era o que tinha sido noutros tempos. Por estas alturas, já muita coisa tinha acontecido:
O caso RTP
Por entre os casos repetidos, outros casos conhecidos mas que não estão incluídos na obra de Francisco Pinheiro:
Como a RTP estava no saco, com o aparecimento de outras estações de televisão...
Todo o embuste estava criado: Ou obedeces ou... Se num primeiro nível, os jornalistas levavam forte e feio, com o aparecimento de mais canais televisivos, depois a violência era outra: Antes era malhar no lombo agora era o despedimento/coação (Se bem que do porto clube ainda se pode esperar tudo 2009, 2013 I, 2013 II) ! Isto porque quem começou a sacar dinheiro ao estado e aos bancos... Comprava a imprensa!

Nesta altura, com um Benfica enfraquecido devido às presidências de damásio e azevedo, surgiu o plano roquette:
Plano que visava relegar o Benfica para qualquer lugar classificativo abaixo do segundo, de modo a que só porto e sporting fossem os clubes apurados para a liga dos campeões. Plano que foi reatado a época passada pelo actual presidente do sporting após uma época em que terá pensado que sozinho ia lá... Mas em que o Benfica ganhou tudo!

Nos últimos três/quatro anos, o sporting ganhou força na imprensa. Se o joaquim oliveira ainda controla parte da imprensa desportiva escrita/televisiva, e com isso molda as coisas do modo que melhor interessa ao seu clube; o sporting tem agora voto na matéria. Com mosquito a comprar parte significativa da controlinveste, o ataque ao Benfica pelo lado da imprensa vem de dois lados... É por isso mais intenso e peço-vos para voltarem à primeira imagem...

Com mosquito e sobrinho a investirem no sporting, o clube fica, hipoteticamente mais forte. Até contratou o rui santos após andar algum tempo a contratar pessoas para o agredirem...

Por tudo isto, caros leitores Benfiquistas, não fiquem surpreendidos com o modo em como os dois outros clubes são tratados pela imprensa! Não me parece coincidência porque foram anos a utilizar o expedientes que puderam ler anteriormente. É tudo premeditado pois o Benfica, e eles sabem-no, entrou num período em que a sua pujança é suficiente para voltar a ganhar títulos sem qualquer ajuda exterior... E eles sabem que, nem com o estado actual das coisas, isso pode ser impedido de acontecer.

O dinheiro investido está a escassear e é necessário que...

Os ataques à cabeça dos Benfiquistas são de toda a ordem e espécie. Por exemplo, o jogo publicou uma aberração camuflada de estudo sobre o números de adeptos tendo por base os likes no facebook...
O porto que é conhecido por pagar a pessoas para forjarem contas no facebook... Chamar adepto a quem coloca um like num clube porque um certo jogador, de quem essa pessoa gosta, foi contratado... Vale de tudo. Quem é que tem pachorra par ir dar uma vista de olhos aos likes que acumula ao longo dos tempos? Vale de tudo...
Por tudo isto, o papel dos bloggers... Neste formato ou nas redes sociais, é cada vez mais importante no que se refere a manter os seus seguidores informados do que se passa por cima ou por debaixo dos cobertores do futebol e na defesa do Benfica... Haja paciência, clarividência e muito amor ao Benfica para que essa tarefa continue. Mas que não se venda a alma! Os outros clubes também estão no terreno a fazer o mesmo (e vendem a alma esquecendo-se do passado/vergonha só para copiarem o Benfica) e por vezes descobrimos coisas que... Depois queixem-se!

Por falar em vale tudo, será que sou mais famoso que...
Sábado...
E Pluribus UNUM

2 comentários:

  1. Não acham que apelidar de profissão intelectual o xornalismo do pontapé na bola é forçar demasiado a nota.
    PS. Não confundir com jornalismo desportivo que é coisa que não temos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que enquadrando o estado de coisas que se abateu sobre Portugal, a coisa é geral, até porque a primeira fotografia versa sobre o jornalismo em si.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo