quinta-feira, 26 de novembro de 2015

CL 15/16 - 5ªJ: Astana 2 SL Benfica 2

E o apuramento para os 8ºs de final da liga dos Campeões já esta selado. Falta somente saber que fica em primeiro...

O apuramento ficou praticamente garantido às cinco da tarde em Portugal, após o jogo que irei debater a seguir, e selado às nove e meia da noite, depois da vitória do At. de Madrid sobre o Galatasaray por 2-0. Tudo bonito, falta o resto.
O resto que por vezes é complicado expressar de forma linear porque cada um entende o que lê à sua maneira. Cada um tem as suas ideias pré-concebidas e leva o que vê/lê/ouve para onde bem deseja.

Então vamos ao jogo... Complicado por sinal, devido a alguns factores:
  1. O Benfica está a atravessar uma fase de pouco fulgor fruto de transformações orgânicas de alto calibre. Novos jogadores e novo treinador implicam que um sistema de jogo leve tempo a entrar nos eixos.
  2. O Benfica vinha de uma terceira derrota consecutiva contra o mesmo clube, o que implica um certo défice de confiança.
  3. O Benfica não consegue ainda praticar um futebol minimamente escorreito. 
  4. O Benfica fez uma longa viagem para Astana (nove horas sentado a ver paisagem...) e encontrou um clima gélido (o Astana ainda queria abrir a cobertura...).
  5. O Benfica ficou sem Luisão e Gaitan para a partida de ontem
  6. O Benfica ia enfrentar uma equipa que ainda não tinha perdido... Mesmo sendo empates... Mesmo sendo aparentemente a equipa menor do grupo... Não ganhou mas ninguém lhe levou a melhor.
E é este último ponto que me leva a ser mauzinho para com o RV. Diz ele que o Benfica nunca perde a sua identidade quando entra nos jogos. A identidade do Benfica, para mim é entrar para ganhar... Sempre! Mas há várias formas de desenhar essa identidade.
Parabéns aos putos que têm passado tudo a ferro.
Se RV tinha o adversário bem estudado, e eu só vi resumos e não fiquei surpreendido com o que vi o Astana fazer, ele sabia que o adversário iria fazer um pressing tremendo à defesa do Benfica (para não deixar o Benfica construir jogo), marcação em cima ao meio-campo (nada de marcação à zona de modo a não deixar pensar) e, na transição ofensiva, passes longos e bem medidos para as costas da defesa. Se ele sabia, para mim escalou mal o sistema.

Entrar para este jogo (ler os sete pontos anteriores) com dois avançados era um risco face as debilidades da equipa. Poderia ter reforçado mais o meio campo de modo a não deixar as laterais desprotegidas. É evidente que não há ainda no Benfica um avançado que jogue com o Jonas, pelo que na minha opinião, ele poderia ter ficado no banco em vez de se andar a estoirar em campo (olha o jogo de segunda-feira!).

Lembrando os pontos 3 e 5, o Benfica teve uns primeiros minutos de algum assomo frente ao adversário mas durou pouco até ao meio campo dos Astana (mais numeroso) assumir o controlo do jogo. Deveria ter sido ao contrário! Com três médios, o Benfica teria cansado mais o seu adversário e...
Mas com tanto passe falhado, com dois avançados, entrámos em perda de posicionamento e... Levámos com dois golos. A sorte foi que o Astana baixou o ritmo o que permitiu ao Benfica (que felizmente não desiste) ir atrás do prejuízo. Reduzimos antes do intervalo e na segunda parte, até até poderíamos ter empatado mais cedo mas não fomos felizes. Depois de empatar, o Benfica entrou em contenção. Poderão ler por aí que estava satisfeito com o resultado mas eu acrescento que não quis arriscar sem ter a certeza de que não descompensava a defesa.
Quero com isto dizer que poderíamos ter feito algo semelhante mas ao contrário. face aos tais sete pontos que escrevi lá atrás, poderíamos ter entrado com o 4-5-1 e terminado com um 4-4-2. Ser uma equipa mais sólida quando o adversária estava mais fresco para atacar e uma equipa mais atrevida quando eles já não eram capazes de correr... Não viram que o contingente atacante africano deles deu o berro por completo a quinze minutos do final? E nós já sem Jonas, com o Raúl cansado e o Gonçalo de rastos... Nesta altura, é claro que RV fez bem em colocar Cristante perto do Renato! Já não havia nada a fazer até porque tinha queimado uma substituição com a lesão do Sílvio (aposto que iria trocar o Raúl pelo Mitroglou).
Falta um remate de Jonas mais estas três oportunidades...
Mas adiante, o Benfica empatou numa exibição confusa. Tanto passe errado a meio campo que ameaça tornar-se uma imagem de marca. Tanto rodriguinho no miolo quando a simplicidade de processos eram o caminho... Mas, e como já escrevi, nunca o Benfica desistiu (vejam o jogo porto-kiev, onde os azuis aos 50 minutos de jogo já tinham atirado a toalha ao chão!).

Mesmo com o caminho que o jogo tomou, o Benfica até poderia ter ganho o jogo mas isso não aconteceu fruto da infelicidade de jogadores que representam o futuro... E vi muita coisa boa ontem!
De Gonçalo Guedes já disse quase tudo. Está a evoluir da melhor maneira e é um valor garantido caso não se despiste. Ontem, só por má pontaria (dois remates de longe com força mas sem direcção) e por falta de experiência (o pé esquerdo também serve para chutar) é que não deu outro rumo ao jogo. É jovem e erra como toda a gente... Aguardo que Sálvio regresse para o ver a fazer dupla com Jonas!

O Renato Sanches foi uma maravilha. Confesso que só vi cerca de 80% da partida in loco. Quando a largura do ecrã de televisão o permitia, os meu olhos ficavam com o Renato para ver o que ele fazia sem bola... Gostei, mas gostei mesmo!

O Renato, neste momento, parece-me ser a solução face às suas características. Mesmo sendo ainda franzino, foi à luta, ao despique físico. Demorou a enquadrar-se no esquema mas assim que o conseguiu, começou a ditar as regras: Bola no chão, perto do pé e cabeça levantada! aquele lance em que o Gonçalo se esqueceu que tinha pé esquerdo é o exemplo disso: O Renato teve uma recepção perfeita de bola, conduziu-a durante metros, aguentado encostos alheios, nunca perdeu o norte e colocou-a em ponto de rebuçado uns belos metros à frente do Gonçalo. Neste momento, o tal médio box-to-box de que o Benfica necessita parece ser o Renato. Felicidades puto, o futuro de uma pessoa tem vários intervenientes, mas não te esqueças que TU É UM DELES... Saibam os outros serem positivamente os teus assistentes.

Cristante... Jogou cerca de quinze minutos. Foi dar pulmão à equipa. Ele andou ali a trinco quando o Benfica defendia e descia para terceiro central quando o Benfica tentava armar o jogo ofensivo. Soube a pouco. Eu que defendo uma maior utilização dele, gostava de ter visto mais. O futuro o dirá mas sempre me pareceu que ele é capaz... Palpites.

Lisandro. Tem de ser capaz de manusear melhor a sua volatilidade. É possante, demonstra atitude mas necessita de saber que confiam nele. Mais uma vez o futuro é uma incógnita.

Raúl Jiménez... Os golos do Benfica foram obtidos por quem menos se esperava. Isto acontece porque o mexicano não estava a ser feliz nas suas actuações...
Esforçado e combativo ele é (como mais um ou dois). Por vezes consegue outras não. Parabéns Raúl, foste determinante para que o Benfica conseguisse o empate.

De resto, foram todos esforçados mas com muita complicação à mistura e maus posicionamentos por demais enervantes. Umas palavras para Júlio César: Uma vez que Oblak ia sair de qualquer maneira, ainda bem que o Brasil apanhou sete da Alemanha. É um ser humano e não uma máquina, até porque até as máquinas falham, mas ontem, só não defendeu o que não podia e depois do início da recuperação, o Benfica esteve seguro.


Um pequeno resumo só com Benfica do jogo de 4ª feira.Crónica: http://aminhachama.blogspot.pt/2015/11/cl-1516-5j-astana-2-sl-benfica-2.html
Publicado por Minha Chama em Sexta-feira, 27 de Novembro de 2015
Segue-se agora o braga... O braga que se aliou ao Benfica nas últimas eleições para a liga mas que continua com o sistema. É que vamos ter um dos piores árbitros actuais a arbitrar a partida de segunda-feira. o benquerença, o ferreira e o proença já eram mas ainda falta este tal de miguel. Brevemente irei publicar um apanhado geral sobre ele.

PS1: Entretanto, os imbecis continuam a fazer figura de estúpidos:
Não sabem fazer contas de somar, só de subtrair. Confundem hospitais com pessoas... É, 1-0 + 3-0 + 2-1 é igual a 6-1 e não a 7-1... E o senhor ilusionista chama-se Luís de Matos e não Júlio de Matos que mais não é do que o lugar onde todos estes crápulas deveriam estar.

E ainda se dizem a maior potencia desportiva em Portugal... Posso estar enganado mas na próxima jornada vão encostar! É que o arturzinho soares dias foi nomeado para os arbitrar...

PS2: A cantiga do "somos os maiores" sofreu um grande revés:
Após a vitória frente ao chelsea...
Nisso, pelo menos, o Benfica não inventa. Somos o que somos e é para levar passo a passo. Impressionar com mentiras é que não...

Mas parece-me que ganham na próxima jornada do campeonato! É o manel dos talhos vandalizados a arbitrar!

E Pluribus UNUM

1 comentário:

  1. O principal está realizado. passar á próxima fase e tentar superar algum tubarão. Jogo algo trapalhão, com muitos passes falhados, alguns a poucos metros, só denota falta de confiança e também do génio criativo de Gaitan. Sei que maioria não serão foras de série, mas tem qualidade para jogarem bem melhor. Uma certeza, aliás duas, Gonçalo Gudes e agora Renato Sanches. Que jogador, com mudanças de ritmo e qualidade de passe. Mas existem mais na fornalha, no caso dos miúdos da Youth League.Venha o Barça é o meu desejo.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo