sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Sporting, O Novo Porto (Os Frâmes).

Estava mesmo para deixar cair este artigo. Confesso-vos que me sinto cansado de, em cerca de quatro anos de blog, ter uma média de publicações elevadas cujo tópico é expor a forma subreptícia de como quer o porto e agora o sporting vão amealhando vitórias nas competições nas quais estão inseridos.

Tudo devia ser acerca do futebol, como em outros países como a Inglaterra e a Alemanha... E talvez como na França e Itália onde a corrupção já foi castigada... E, porque não, como na Espanha onde mesmo com algumas suspeitas, há sempre três candidatos ao título reais ao contrário de Portugal onde há muito tempo que só há dois candidatos sendo que um deles são uma espécie de PAF futebolística.

A verdade é que o Benfica optou por uma estratégia de silêncio, quiçá a colocar fé nas instituições desportivas e não só. Mas esse silêncio pode não ser entendido por muitos Benfiquistas, é que a imprensa em geral, que poderia fazer uma análise imparcial dos fenómenos que sempre aconteceram, está milimetricamente preenchida por indivíduos que de jornalistas têm pouco e por comentadores que padecem de falta de livre arbítrio.

Assim, e depois de ler outras publicações em blogues, muitos aqui na coluna à direita, decidi dar o meu pequeno contributo a esta causa de defender o Benfica. Porquê? Por causa do fram... Deve ler-se foneticamente fraime e do penálti tv.
Este episódio humorístico protagonizado pelo ex-treinador do Benfica, já ocorreu há duas jornadas atrás, e foi pelo que aconteceu neste último fim de semana que decidi avançar... Em nome do meu Benfica.

Contra o sporting, este ano as coisas não têm vindo a correr bem. Eles jogam como se fosse um jogo de vida ou de morte... Dá a sensação que o Benfica poderia ter jogado mais! Se disto não há muito a dizer ou a rebater, é no extra futebol que também poderemos encontrar alguns factores que contribuíram para as derrotas... Não se esqueçam que a culpa, muitas vezes, não morre solteira. Usem os vossos olhos, tirem as vossas conclusões.

Para a supertaça: Perdemos por 0-1. Mas...
Dois penaltis por assinalar... Até poderíamos ter perdido na mesma mas...

Para o campeonato, jornada oito, também perdemos e foi de arrepiar: Três golos a zero... Ficámos mal na fotografia. Fomos um pouco apáticos na abordagem defensiva e o sporting feliz a atacar. Há muitas razões que podem explicar a derrota em termos futebolísticos. Mas o carlos xistra também actuou nessa partida e é nos detalhes que podemos observar que as coisas, mesmo sabendo que o Benfica não esteve bem, poderiam ter tido outro... Rumo.

Em termos disciplinares: Vou só escrever sobre dois jogadores verdes...
Coloco a questão de modo inverso: Fosse um jogador do Benfica a fazer... Aquilo que viram, será que teria o mesmo tratamento disciplinar? Isto não foi falado pela imprensa. Nada!

Outros dois lances saltaram à vista:
Sim, Luisão muito dificilmente teria conseguido marcar golo directo daquela posição... Bem, com o patrício na baliza, tudo pode acontecer... A questão é que quer o árbitro quer o fiscal viram o agarrão que impossibilitou Luisão de, no mínimo, voltar a colocar a bola dentro da pequena área. Será que já é permitido agarrar jogadores adversários dentro da nossa grande área?

Este lance ficou conhecido como o penálti tv. Os adeptos do Benfica, que ali estavam, viram... Os adeptos do sporting que ali estavam, suspiraram de alívio... Mas só foi perceptível na TV disse a imprensa...
Este lance, muito parecido com o da supertaça, é um puro exemplo do critério proença: É, mas não para mim! Gaitan não podia passar porque depois era complicado... Já com 0-3...

Há ainda um lance aos oitenta e dois minutos... Fotocópia de dois dos que aqui já apresentei:
O xistra está em cima da jogada... Escolheu não chorar. "Ahh... Mas o toque é mínimo", ouvi eu. Minimo ou minimos e o carlos "Gru" xistra!

Poderia o Benfica ter ganho se xistra tivesse sido imparcial? Talvez, porque supondo que o primeiro penalti era convertido, teríamos inaugurado marcador... Talvez, porque o sporting não teria acabado com onze jogadores de campo... A dúvida sobre o resultado final fica assustadoramente grande! Pelo menos dois pontos a mais ganhou o sporting nesta partida

Na nona jornada, a coisa já começava a ter contornos de padrão. O sporting ganha e o único golo é obtido de forma irregular:
Depois desta partida, veio jj que pouco ou nada sabe de tecnologia, falar em frames para como modo de tapar o sol com uma peneira. É uma táctica velhinha: Um gajo de renome falar do que não sabe para enganar os mais incautos.

Moral da história? A conta já vai nos quatro pontos...

Na décima jornada, o fim-de-semana passado, o sporting volta a ganhar mas desta feita com um golo limpo. Foi isso que a imprensa tentou fazer passar mas a verdade, por causa da insatisfação dos dirigentes do arouca, é que o seguinte lance acabou por ser publicitado:
Estava tudo a zeros... Mas os árbitros estrategicamente colocados na posição de comentadores, trataram de fazer crer aos leitores e espectadores que aquilo não era falta... Logo não era penalti. Tudo o que tinha acontecido fora obra do acaso e a culpa até era do avançado que se atirou para cima do defesa... Isto é um atentado à inteligência e felizmente conheço sportinguistas, que ainda têm os pirolitos no lugar, e não tiveram problemas em admitir que o defesa verde atrapalhou-se com as suas pernas e vendo a situação a ficar negra, simplesmente atirou-se para perto do jogador do arouca... Penalti e vermelho directo pois então!

A verdade é que havia grandes probabilidades de a partida ter terminado com outro resultado... Mas não sabemos se o penalti teria sido concretizado, sabemos que teria jogado com menos um jogador mais cedo.

O problema é que no início da segunda parte:
Ahhh, é só um encosto! A sério? Onde é que está a bola? A verdade é que teria de ter sido assinalada grande penalidade e o jogador do sporting teria de ser expulso com vermelho directo! O mesmo jogador que acabou por marcar o golo da vitória nos últimos instantes da partida!

Como teria acabado o jogo com esta nova disposição? Não sei mas ainda dou de barato: O jogo teria pelo menos ficado empatado o que dá, neste momento, seis pontos a mais. E nós teríamos um ponto a mais também... Suposições? Talvez... Mas que isto é um padrão, lá isso é!

Entretanto, o clube novamente-amigo-do-sporting também acabou por ganhar um jogo de forma... O que interessa, e sei que acabou em dois-zero, é que antes de tudo isso:
Falta do avançado? Por favor...

Outro caso que vai dar que falar, vai ser o que aconteceu no porto 1 Benfica 0. Jogámos relativamente bem mas acabámos por perder. Poderíamos ter ido para o intervalo a ganhar por um, quem sabe dois, golo/s de diferença mas não fomos.

O problema é que o porto entrou na segunda parte com velocidade extra... Lembram-se? Fiquei pasmado a ver o Benfica a ir-se a baixo... Tem-se vindo a saber através do jornal correio da manhã, que aconteceram coisas... Importantes naquele estádio:
Já o tinha escrito no artigo anterior, estas duas imagens anteriores, são o que, aos poucos, se tem vindo a saber! Pelo que sei, há ainda mais informação (alguma já desvendada aqui no HGB, a quem agradeço o contributo para este artigo). Infelizmente não sei o quanto mais há e se ainda é pior! Mas só por isto, sabemos que há uma luta gigante que já utiliza os meios que utilizava nos anos oitenta e noventa, para conseguir condicionar certos agentes do mundo da bola.

Quantos às mentiras que têm sido atiradas aos adeptos de futebol pelo presidente do sporting, os árbitros disseram, em sede de inquérito, que o Benfica não faz nada de errado no que diz respeito à tal questão das ofertas do Kit Eusébio! Cada dia que passa, e tendo por base este artigo que elaborei em Agosto passado, mais sabemos que o nosso ex-treinador... Sabemos que o Benfica tem fundamentos para ter avançado com um processo judicial contra o ainda treinador bi-campeão nacional (pelo andar da carruagem tri-campeão):
Ainda sob contrato com o Benfica...
Não esquecendo que só um clube pode ser campeão, convém que o Benfica não se atrase mais. É que o lópestegui e o jj, voltaram a trocar recadinhos de amor no último fim-de-semana.

Que RV aproveite para continuar a limar arestas e a encontrar os equilíbrios necessários de modo a que a sua equipa comece a jogar de forma mais fluída. Pode-se ganhar de muitas maneiras, como podem ter visto, mas o que realmente interessa, é honrar este clube e ganhar as partidas com futebol... Só futebol!

PS1: Entretanto...

PS2: E lances duvidosos não param de acontecer:
Será que este é penalti? Dá ideia que sim mas a lei portuguesa também parece que permite este tipo de entrada! Logo...
E Pluribus UNUM

21 comentários:

  1. Olá, posso usar alguns destes frames para um post?

    ResponderEliminar
  2. E VERGONHOSO COMO ESSE CLUBE DE LISBOA JOGA SUJO ..

    ResponderEliminar
  3. Ele há filha da putices muito bem feitas, mas o Mestre pereira começa a atingir niveis biblicos com os apitos do careca do minho e do xistra de castelo e o ferreira de braga porque sera

    ResponderEliminar
  4. Este post tem de ser rapidamente veiculado por tudo o que é Benfiquista. Só a nossa força vai travar esta escumalha nojenta, lagartos e tripeiros, que subjugam o futebol nacional. A direcção do Benfica adoptou uma táctica que pode ser confundida com cumplicidade perante a situação, pelo que temos de ser NÓS a desmascara-la. Bem hajas. Eu, da minha, parte, podem acreditar, vou continuar a bater em tudo o que é lagarto e corrupto e a mostrar aos restantes Benfiquistas que não se podem acomodar.

    Atenção: já houve um blog (TSF) a ser abafado, porque lá existiam Benfiquistas a defender o clube, sem papas na língua.

    abraço
    PB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação a este artigo, eu já fiz o que sou capaz. Caso os leitores, certamente os adeptos do Benfica, vejam nele alguma utilidade... E Pluribus UNUM: Que o divulguem.

      Isto é um blogue pequeno... Ainda escapa aos abafos que outros companheiros têm vindo a sofrer até no FB.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  5. Na política,aconteceu ao Troca-os-Passos o que aconteceu ao Vieira no futebol. O Vieira nunca que pensou que Jesus fosse acabar por ir para o Sporting. Tal como o menino Troca-os-Passos nunca que pensou que os comunistas deixassem passar um governo "socialista", e vai daí encheu o peito, e não quis conversar (a sério) com mais partido nenhum. E como se diz na minha terra "a pensar morreu um burro", aqui no caso, "morreram" os dois.

    No que ao futebol diz respeito, o Benfica parece que tem jogado tão pouquinho, mas tão pouquinho que até me parece ridículo queixarmo-nos das arbitragens.

    Sporting - Astana - Braga

    A decisão de toda uma época passará por aqui. Se o Benfica não vencer os dois jogos nacionais os objetivos estarão de novo centrados nas Taças da Liga, e recuaremos no tempo seis anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "No que ao futebol diz respeito, o Benfica parece que tem jogado tão pouquinho, mas tão pouquinho que até me parece ridículo queixarmo-nos das arbitragens."

      Certíssimo Konigvs. Mas há que fazer a ressalva e depois ter consciência de que a culpa...

      Eliminar
  6. "Coloco a questão de modo inverso: Fosse um jogador do Benfica a fazer... Aquilo que viram, será que teria o mesmo tratamento disciplinar? Isto não foi falado pela imprensa. Nada!"

    Não teria o mesmo tratamento disciplinar, e muito menos teria o mesmo tratamento pela imprensa!...

    Bom trabalho, excelente artigo!
    A SLBênção.

    ResponderEliminar
  7. É curioso mencionarem o blog da TSF. Eu deixei de lá comentar quando a TSF reformulou o site (bem como todos os outros sites do grupo foram reformulados) e já nem encontrava o "link" para os diversos blogues da rádio...e nunca mais lá tinha ido. Mas fui agora confirmar isso, e de facto, a última entrada é de 7 de setembro. E como o programa Jogo Jogado ainda se mantém, não percebi muito bem o porquê de terem congelado o blogue. Mas também não vamos agora dizer que era por duas ou três pessoas do Benfica que comentavam lá de forma mais "apaixonada" que acabaram com o blogue. Na volta acabaram com os blogues todos... é só questão de confirmar. Temos de ter algum espírito crítico, e não achar que o mundo está sempre todo contra nós.

    Depois é evidente que esta época, em caso de dúvida - como se viu (eu não vi) no jogo com o Sporting - em que na dúvida é sempre contra o Benfica, mas isso é culpa do Kit Eusébio. Por alguma coisa o obeso mórbido de Alvalade mandou a boca. E como quem não chora não mama, ele chorou e está agora a mamar. Mas a mama e a sorte também não vai durar para sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Portugal as coisas parecem ser diferentes... Vamos continuar a esperar que RV trabalhe mais e melhor de modo a que o Benfica ganhe.

      A época passada, mesmo com alguns jogos esquisitos, o Benfica foi sempre melhor do que os outros e...

      Eliminar
  8. Seriedade? Verdade desportiva? Onde está referido o golo mal anulado ao Sporting na supertaca? A entrada do sílvio (para vermelho) mas que nem amarelo foi, talvez por já estar amarelado? Onde está referido o penalti não assinalado ao jogador do estoril por mão na área minutos antes de, após um fora de jogo não assinalado, o jogador do Sporting sofrer falta? Já para não falar na grande boa vontade em ver 3 penalties no jogo onde foram trucidados e de só acharem que o slimani deveria ter sido expulso quando jonas, gaitan e samaris ainda hoje se perguntam como acabaram o jogo. Também não vi referência aos jogos onde o slb foi beneficiado (estoril... ou a btv foi a baixo nesse dia?). Não gostas de estar tão atrás? Em breve vais poder votar para (tentar) mudar o rumo
    PS: não coma gelados com a testa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um anónimo verde que é publicado aqui porque não se excedeu muito como uns 3 ou 4 que tive de eliminar!

      Será que este blogue está a crescer? Espero que não!

      Sílvio, Jonas, Gaitan e Samaris? Mostre lá as imagens, se é que as há. Depois podemos continuar a falar, e eu cá estarei com o nome Minha Chama.

      Boa vontade em apresentar 3 lances passíveis de serem marcadas três grandes penalidades? Mas não escreve que não o são pelo que...

      Queixa-se de um penálti não assinalado contra o estoril antes do tal golo ilegal? Será que eu me estou a queixar também? Queixemo-nos então...

      Jogos em que o SLB foi beneficiado e só escreve um? O sporting já leva quatro e você escreve só sobre um? E é um lance daqueles em que a falta é fora da grande área e o jogador se deixa cair já dentro...

      Muita fraca argumentação! Não vence. Apresente-me provas, como o fiz aqui e faço nas minhas apreciações e estarei à disposição para construtivamente falar sobre isso... Será que há vida por entre os adeptos do sporting? Ou você é um dos amigos da empresa de comunicação contratada pelo bdc para espalhar mentiras e confusão?

      Escusava ter escrito a alegoria do comer gelados com a testa, ou o sporting já é campeão?

      Já fiz comentários em blogues afectos ao sporting e nunca nenhum foi publicado. Nunca usei linguagem ofensiva. Porque será que fui vetado?

      Eliminar
  9. Boas!
    Tem aí uma falha imperdoável, Minha Chama...
    Tondela-scp, o lançamento que depois dá o penalti contra o Tondela é feito um metro dentro do campo, pelo João Pereira. Lance ilegal que deu o 2-1 aos verdes listados.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é que me tenha esquecido desse lance JPG. A verdade é que só escrevi sobre as última jornadas.

      Um grande abraço e saudações Gloriosas!

      Eliminar
  10. Aqui está: http://cabelodoaimar.blogspot.fi/2015/11/como-e-que-se-diz-penalty-em-argelino.html

    Obrigado.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo