terça-feira, 17 de novembro de 2015

Formação. Qual o Caminho?

Pessoalmente, compreendo que haja quem esteja confuso quando se fala no porquê de apostar na formação. Para quê? Esta é uma pergunta que eu próprio já fiz... Para fazer dinheiro a curto prazo (vide exemplos recentes)? Para construir uma equipa mais barata (se bem que com qualidade) e depois sim fazer dinheiro? Para fazer uma equipa com qualidade e um dia destes poder fazer algum dinheiro?

Confesso que não tenho uma resposta agora até porque será o tempo a dar essa mesma resposta. Claro que o passado recente apresenta uma resposta se formos para a comparação...

Esta época, com base nas directrizes apresentadas pelo presidente, é uma época de transição sustentada! Foi contratado um novo treinador com alguma experiência no vector de aposta em jovens, Houve jovens oriundos da formação que foram promovidos e O CFC tem um novo director. Uma remodelação que aguardo, tenha uma evolução desportiva bem sucedida.
Nuno Gomes, é o novo líder do CFC. Foi jogador de futebol do Benfica e exemplifica, pelo menos no meu entender, uma aposta no know how de pessoas que andaram no futebol a sério por troca com burocratas... Cuja estadia no Benfica ficou marcada por muitas pontas soltas!

Os jornais desportivos, publicaram ultimamente duas entrevistas com o Nuno e com o Nelson Semedo. Por vezes, é interessante saber que não publicam só tretas. É interessante serem também um veiculo de comunicação da realidade do Benfica para a massa adepta. Considero estas publicações dois pequenos oásis.

Gostei da entrevista de Nuno Gomes. Foi muito diplomata com quem já se foi, cordial com quem lá está agora e um transmissor de esperança aos jovens que trabalham diariamente para serem alguém. Visualizou um futuro positivo se alicerçado em trabalho árduo mas feito com mística. Não prometeu diamantes para todos mas esperança para os melhores.
Depois foi o Nelson Semedo a dar uma entrevista. Também gostei de ler o que vai na cabeça dele. Não o conhecendo pessoalmente, é através de uma transcrição feita por um jornal verde que vou tendo contacto com a mente de um dos mais promissores jogadores do Benfica oriundos da formação.
É jovem! Parece-me humilde mas com alicerces bem firmes. Ora leiam.
Espero que voltes bem. Parece que estás em boas mãos.

Há outro jovem jogador em vias de explodir no Benfica. Chama-se Renato Sanches. Para quem não o conhece, fica aqui um pequeno vídeo sobre ele.
Escolhi poucos lances para o ilustrar. Por vezes, é necessário não complicar, daí que tenham visto poucos exemplos de recepção de bola, transporte de bola, imaginação, visão de jogo, remate de curta e longa distância (bola corrida e bola parada).

É jovem mas parece-me que tem a porta do futuro (para o futebol) ali escancarada à sua frente. Tudo depende do que se passa na sua cabeça e na cabeça de quem o treina e de quem convive com ele no balneário e fora dele. Haja equilíbrio e firmeza que o Renato pode vir a dar que falar em termos positivos... Assim o espero!

Temos depois o Gonçalo Guedes que já está à frente na sua evolução futebolística. E tem aproveitado a oportunidade, já marcou uns golitos, é combativo e não se furta a jogar pela equipa.

Vejo com interesse o regresso do Sálvio. O único receio que tenho, é que o Gonçalo baixe a segunda opção sem ser testado ao lado de Jonas na frente de ataque do Benfica. Alguns dos golos que o Gonçalo marcou está época, foram de posição frontal:
Depois de fugir da esquerda para a direita...
Ou na direita...
Gonçalo é, parece-me, total... Muito volante!

Há outros jovens que têm treinado com Rui Vitória mas que ainda terão de aguardar por mais oportunidades. Dá a sensação de que está a ser uma aposta sustentada e que poderá ser uma questão de detalhes a impedir que a equipa se mostre mais equilibrada.

Infelizmente, não há tempo para o Benfica. Saibam estes jovens lidar com isso. Saiba Nuno Gomes (a quem desejo felicidades) ajudá-los na evolução que têm pela frente. Saiba RV que Trapattoni apostou em Manuel Fernandes sem grandes problemas... Sim o italiano tinha (tem) mais anos disto do que... Mas!
E Pluribus UNUM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo