quarta-feira, 4 de novembro de 2015

CL 15/16 - 4ªJ: SL Benfica 2 Galatasaray 1

Acabou por ser uma grande noite europeia no Estádio da Luz. Emoção aos montes, grandes jogadas, grandes falhanços, enormes calafrios e três golos. Não esquecer algumas doses de raça e muito crer... Ou será querer? Talvez as duas certamente.
Primeira parte... Bem, o Galatasaray troca bem a bola a meio campo mas foi de todo irrelevante em termos de criar perigo ao Benfica. Talvez alguns possam dizer que eles vinham à Luz na expectativa e talvez, se as coisas estivessem equilibradas lá para o final do jogo, fossem então à procura da vitória.

Nesta primeira parte o Benfica foi mais afoito de forma confusa mas mesmo assim criou três situações de golo, onde o remate final foi atabalhoado. O empate era o que era. A equipa é capaz de estar a criar harmonias na frente de ataque, Gonçalo e Gaitan andam num sistema de troca de flancos, o português chega até a aparecer na grande área mas Jonas ainda não tem o arcabouço físico para fazer o que Lima tão bem fazia: Andar por todas as posições do meio-campo e do ataque. Jiménez também não tem capacidade para ser tão móvel no ataque. Mas parece que o trabalho de entrosamento está a começar a dar resultados que se bem que ainda sejam ténues... Já é alguma coisa!
Ao intervalo, escrevi o seguinte no fb: "Cuidado com os turcos. São acessíveis a defender mas são aqueles dois (o holandês e o alemão) que me preocupam... Só não ganho o euromilhões.

O alemão, com um remate cheio de intenção - não é mandar a bola à m... - arrefeceu o que Jonas (durante os dez minutos em que esteve em campo) tinha aquecido. Se o Benfica está a começar a carburar de alguma maneira o seu jogo ofensivo, é uma lástima estar num estado estacionário quando se fala em defender! Poderá ser fácil individualizar, mas a questão passa muito pelo todo: A equipa marca e depois não sabe defender a vantagem contra equipas mais fortes, defende mal!

O que se passou, deve-se à inexperiência de muitos jogadores do Benfica... A gula pelo ataque e pelo golo faz com que se esqueçam que há sempre o contra golpe. Para evitar o contra golpe, é necessário que hajam compensações e mais importante, que não se falhem passes fáceis.
Ontem, de forma resumida, foi sistemático o erro na criação, no último passe e algum azar na finalização, daí só termos concretizado em lances pós bolas paradas (o primeiro golo é um lance muito bem trabalhado). Ontem, mais uma lição de futebol que muitos jogadores puderam aprender. Os jogadores e o treinador e os adeptos. Estamos todos juntos nisto!

Marcámos dois golos no seguimento de duas bolas paradas, falhámos alguns outros e sofremos um de bola corrida. A malta joga muito com a vontade e pouco com a cabeça. O tempo se encarregará de dizer o que eles podem dar. Somos uma equipa com potencial mas que por vezes se anula a si própria.

Em termos do que foi o resultado final? Digam-me lá como é que poderíamos considerar o empate injusto (grande defesa de JC e recarga para fora) se isso se teria ficado a dever aos nossos erros? O Turcos não têm culpa de que em 6... SEIS, SIX, oportunidades - daquelas graúdas -, o Benfica só tenha conseguido marcar duas?
Também não há espaço de manobra para os turcos refutarem/chorarem. Andaram confortáveis à espera que o Benfica abrisse espaços, depois andaram à espera que o Benfica não marcasse e por fim rezaram para que a bola não entrasse... Este 2-1 sabe a pouco e nem os últimos 10 minutos retiram o mérito aos jogadores do Benfica que souberam ir à procura da sua felicidade e depois desceram à terra para se colocarem ali à frente a defender 1.5 Milhões de euros mais os três preciosos pontos.

Assim se criam hábitos de vitória em equipas em construção. Foi com muito sacrifício e sofrimento (para todos, adeptos incluídos) mas isso é uma fase pela qual se tem que passar... E ontem foi com algum brilhantismo!

Algumas considerações aos jogadores:

Almeida, Guedes, Talisca e Carcela: Grande noite para ganharem mais calo. Para todos vocês aqui deixo uma ideia: Parem de inventar! Optem pelo simples. Fazer algo simples de forma complexa dá em arritmias cardíacas. Falta muito para assim que dominam a bola, dêem sempre dois passos para trás? Bons pormenores Talisca, toca a trabalhar que esse lugar...

Gaitan e Jonas: Creio que algumas coisas em termos de rotinas, estão a começar a acontecer. Não tenho a certeza mas parece. É claro que vocês são talvez as estrelas mais cintilantes e o Benfica necessita que estejam mais em jogo. Gaitan... Já deverias saber que não se perdoa nada ao Benfica pá!
Júlio César: Obrigado mais uma vez imperador.

Sílvio: Ainda há dúvidas?

Luisão e Jardel: Exibição globalmente positiva. Um erro conjunto (Almeida incluído) que dá num golo sofrido é de uma crueldade...

Jiménez: Fisicamente disponível. Tecnicamente... Ontem já rematou de pé esquerdo! É um jogador limitado tecnicamente mas ontem foi tremendamente útil na posição de primeira linha defensiva. Naquele lance com Gaitan, talvez houvessem mil e uma maneiras de armar o remate mas nem todas certamente dariam em golo. A verdade é que o guarda-redes adversário, fez uma grande defesa! Por vezes, pode ser uma questão de começar a marcar golos... Veremos mas a verdade é que ele é pouco fluído com a bola no relvado!
Cristante... Não há muito para dizer. Bem vindo?

RV... Por vezes, tenho a ideia de que está a ver o jogo. Qualquer que sejam as tuas ideias, elas têm de entrar na cabeça dos jogadores, seja no Seixal seja em qualquer campo onde a equipa jogue! Como escrevi anteriormente, parece que alguma coisa está a começar a carburar. No domingo, frente ao Boavista, espero mais evolução. Esse é o único caminho.

Já agora, sabendo o erro que se cometeu depois do primeiro golo marcado, não teria sido uma boa opção colocar o Cristante em campo logo após a obtenção do segundo golo? Retirando o Jonas? É só uma ideia claro. O meio-campo iria estar mais forte nas transições ofensivas dos turcos...

Árbitro: Nada a dizer sobre a sua actuação no que diz respeito aos jogadores do Benfica. Seja ele quem for, se um jogador não joga no barcelona/bayern/real (e porto/sporting cá em Portugal), sabe que ao protestar... Depois, na segunda parte, Gaitan deveria saber que iria mais cedo ao banho depois da rasteira que aplicou ao adversário (talvez tenha impedido um ataque que pudesse dar em golo)!

Depois há aquele lance onde o avançado turco usa o braço para ganhar uma bola a Luisão.
Já estava amarelado... Ficou em campo. Outra coisa que ficou depois do jogo ter terminado, era que uma queda turca dentro da grande área...

Venha o Boavista de Petit!
E Pluribus UNUM

6 comentários:

  1. Meu grande amor,,,,, haja respeito por esta instituição..SLB♡

    ResponderEliminar
  2. O Benfica está a ter um desempenho nas champions melhor que nalgumas épocas atrás!!! No campeonato as coisas , não estão a correr como esperávamos. Mas já foi dito aqui nestas publicações. Que o Rui vitória por vezes o posicionamento dos jogadores, não é o adequado. E estou de acordo. Por o que tenho lido aqui. Saudações para todos os, benfiquistas.glorioooossso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posicionamento e a maneira como ele está a instruir os jogadores.

      Talvez seja uma questão de tempo não sei. Mas o necessário será uniformizar as harmonias quanto antes e não fechar a casa e olhar pela fechadura à procura de uma nesga para ir ao ataque.

      Neste momento, penso que se deve ao pouco tempo que o RV tem e ao facto de que ele nunca teve um avião destes na mão para o conduzir... Tudo avionetas Rui! Por outro lado, penso que será incorrecto chamar-lhe incompetente, pessoalmente não tenho muitos dados para tal afirmar.

      Confunde-se um pouco, teimosia e incompetência. Mas também é verdade que a teimosia em acreditar num jogador/sistema de jogo descamba de imediato para a falta de competência quando aquilo não resulta de modo algum. veremos já contra o boavista

      Eliminar
  3. Vitória sofrida mas mais que justa. O nosso meio campo continua em déficit, para além das ausências do Semedo e sobretudo do Sálvio.Com o Sjneider no nosso meio campo, o Gaitan ficav mais liberto para as jogadas de génio. Quero é reforçar que o Benfica precisa urgentemente de um grande meio campista, pois é no meio campo, que se ganham e perrdem jogos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica precisa é, urgentemente, de um Treinador!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Pode ser que sim mas ainda há muito para ver para eu chegar a essa conclusão.

      Por entre toda a porcaria que habita nos outros clubes cá em Portugal, estou estupefacto com o facto de não estarmos em último lugar. Infelizmente, o tempo é coisa que não há para um treinador do Benfica. Os outros em tempo e ajudas arbitrais e por isso...

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo