sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Bayer Leverkusen 0 Sport Lisboa e Benfica 1

Ora bom dia a todos, como era dia de S. Valentim... Não deu para ver o jogo por inteiro, fui ouvindo o relato da antena 1 que foi uma delícia. Nesse relato houve três frases que foram repetidas exaustivamente até meio da segunda parte: Está um frio de gelar e neva que se farta; Os adeptos do Benfica é que se fazem ouvir e estão em menor número; Oscar cardozo não dá uma para a caixa... 
Os nossos adeptos a transportarem a mística grandiosa do Benfica
Mas gravei o jogo pelo que pude ouvir as duas realidades. Foi então um jogo de arte e sofrimento, pois o Benfica soube criar e defender com engenho e garra de modo a trazer o melhor resultado da alemanha... Tal como em 1994, se bem que ontem os equilíbrios foram maiores que os desequilíbrios.

Ontem fomos mais firmes, certo que os alemães criaram muito perigo após terem sofrido o golo mas todos os jogadores de uma equipa estão lá para jogarem... Defender também é jogar futebol e não diminui em nada o valor de um jogador; apenas demonstra o seu valor na totalidade. E ontem com todo aquele contexto de neve, cerca de três graus negativos e uma equipa germânica, o Benfica guerreou forte e feio sem grandes receios, tendo ganho a partida não da forma épica como há dezanove anos mas com grande concentração e humildade. parabéns a todos.
A batalha na neve
JJ tinha avisado que quer a liga europa mas que o objectivo prioritário é o campeonato. Assim sendo escalou um onze de monitorização de modo a pautar o jogo a seu favor e manietar o adversário. na primeira parte, esse objectivo foi plenamente alcançado já que o bayer pouco fez a atacar e as ocasiões de um certo perigo para marcar pertenceram ao Benfica: John (14m), Urreta (15m) e André Almeida (25m).

O resto da primeira parte ficou marcado por um certo abrandamento do Benfica e, infelizmente, pela lesão de André Gomes, que espero não ser grave.

Na segunda parte, já com Enzo, também o bayer tentou espevitar o jogo pois a primeira parte tinha sido uma desilusão. A pressão germânica foi mais forte e o Benfica foi levado a resguardar-se com muito mais atenção. Talvez a saída de André Gomes tenha sido um pouco prematura, uma vez que com ele e Matic o meio campo estava a ser tremendamente sólido, no entanto também se notou um certo apagamento de Ola John que deixou de auxiliara Almeida e obrigou gaitan a compensar que no flanco direito quer a meio campo.

E eis que o fulano da antena 1 mais uma vez manda a boca do "Cardozo não anda a fazer nada em campo". Parece que o Paraguaio o terá ouvido "loud and clear", e tratou de finalizar uma jogada de régua e esquadro desta brilhante maneira:
Não jogo nada? Estou a mais? Embrulha esta xico-esperto!
Realmente, a vida de ponta de lança é assim. Um avançado pode passar quase noventa minutos à nora mas na única brecha de oportunidade que tiver, conseguir fazer o que sabe... Foi um jogo ingrato para o nosso Óscar, uma vez que JJ colocou dois médios centro e os médios ala tinham indicações para atacarem pela certa e nunca descuidarem as compensações aos seus laterais. Gaitan, que foi um vagabundo a atacar e a defender, nunca fez muita companhia ao paraguaio, pelo que Cardozo teve que penar muito ali na frente e acabou por calar mais uma vez os velhos do restelo.

Depois do golo, o bayern acordou e atirou-se para cima do Benfica. A equipa sofreu a bom sofrer, se bem que John aos 70 e aos 82 minutos poderia ter dado a estocada final. Tal não foi possível e os artistas também têm de saber quando vestir o fato-macaco. Sofremos muito mas o prémio foi uma vitória que traz muitas esperanças para o segundo jogo na catedral.
Alguns dos Heróis da BayArena
Destaco Artur, Luísão, Melgarejo e Cardozo mas sei que é um injustiça para os restantes, uma vez que todos deram tudo o que tinham para que o Benfica conseguisse trazer o melhor resultado. O nosso keeper esteve atento e lá salvou a equipa de alguns infortúnios. Melgarejo, o tal que não prestava, mesmo no fim da partida tirou a chupeta da boca do bebé. Luísão, com tudo o que lhe foi atirado na véspera e durante a partida, foi imperial durante os noventa minutos. Quanto a Óscar "Tacuara" Cardozo...
Diz e bem JJ que nada está ganho e que o Benfica terá de ter respeito pelo bayer na segunda mão.

Excelente vitória num jogo que era importante mas não primordial para o Benfica. Lima ainda entrou mas para esticar as pernas, Sálvio idem, Maxi e Rodrigo aqueceram o banco e Perez lá teve de jogar mais minutos do que estava à espera mas tudo bem. Aguardo parta saber se pelo menos Aimar está disponível para meia hora. É que frente à académica o resultado é muito mais importante.

Fica o resumo para quem quiser relembrar toda aquela neve.
Aproveito para vos dizer que não estou com muita vontade de escrever sobre toda a vergonha que é aquilo que se passou com a suspensão de Matic, e o caso da absolvição daquele clube já condenado por corrupção desportiva no que diz respeito à utilização ilegal de jogadores.

Num país de pareceres e arredondamentos face a leis cheias de omissões (omissões que foram criadas propositadamente para depois serem ultrapassadas), de forma a que os prevaricadores sejam deixados livres para continuarem a... Prevaricar; O que é que se pode escrever?
A lei em Portugal: Lei = Green; prevaricadores = Upa upa... Toda a malta se diverte e a verdade a ver as coisas a desenrolarem-se sem poder fazer muito, ou quase nada para as parar...
O que posso afirmar é que gostava de ver ou ouvir, até mesmo ler uma fortíssima reacção do nosso clube. A estratégia do nosso clube não se revelou certeira em anos anteriores. RGS lá vai dizendo as verdades mas sabe a pouco.

O AMC vai comemorar um ano de publicações. Por isso, deu-me um certo prazer vestir o fato de Indiana Jones e ir ao baú das memórias, quase fossilizado, tentar encontrar alguns pedaços de história do Benfica para publicar. Brevemente serão publicados alguns posts com o título "Grandes Plantéis". Desde já um enorme agradecimento a todos vocês que têm parado aqui desde o início, sem vocês... Nada!


E Pluribus Unum

2 comentários:

  1. fantástico artigo. Parabéns pela alma benfiquista

    saudações desportivas e gloriosas

    ResponderEliminar
  2. sou um visitante regular... por isso, a mim, só me resta entregar os votos de muitos parabéns por um ano de publicações e artigos e desejar-te força e entusiasmo para mais um ano de excelentes textos sobre o nosso grande amor: BENFICA!

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo