quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Museu: Grandes Plantéis - 1992 1993

Desta feita vamos relembrar como foi preparada a época em epígrafe. Uma época em que ainda conseguimos deslumbar mas que poderia ter sido muito mais saborosa. As fotografias são da "Benfica Ilustrado".
A época começou com os disparates que haveriam de minar o Benfica por alguns anos. Eriksson tinha ido à sua vida e o presidente Jorge de Brito teve um pesadelo disfarçado de sonho que o fez pensar que ivic poderia revolucionar o Benfica, isto por ter ganho qualquer coisa noutro clube. Tal foi uma falácia descomunal. Toni acabou por subir ao leme e orientar um dos planteis mais ricos em qualidade da história do nosso clube, no entanto o sistema não permitiu grandes veleidades e só a Taça de Portugal acabou por ser conquistada.

Jorge de Brito também hipotecou durante muitos anos os direitos televisivos do Benfica. Na ânsia de ter uma super equipa, comprou Paulo Futre ao atlético de madrid em troca com a venda das transmissões. Infelizmente, a nível pessoal, Brito não teve sorte com os amores e o dinheiro depressa escasseou no final da época.

Ficam aqui os Homens que fizeram parte de um dos maiores planteis do Sport Lisboa e Benfica:
Os keepers do costume com Pedro Roma. Pedro, o tal das queimas-das-fitas de Coimbra, que nunca teve hipóteses de provar o seu valor.
Veloso tapou Abel, e Hélder fez o mesmo ao eterno Samuel. De qualquer modo qualidade existia no plantel.
Mozer regressou à casa que nunca esqueceu. William e Paulo Madeira compunham o ramalhete de escolhas para o centro da defesa do Benfica.
Fernando Mendes tinha feito uma boa época no boavista e regressou para mais um teste drive, mas não foi feliz. Culpa disso teve José Carlos que jogou muito (o que fez passar Veloso para esquerda) e Schwarz que começou a preencher o lado esquerdo da defesa. Mário Jorge? Pois, há sempre algumas injustiças em grandes plantéis. Jorge terá sido uma delas pois não me lembro de o ter visto jogar.
Hernâni jamais recuperou o andamento com as lesões que sofreu. Kulkov era um excelente médio mas a liberdade de Lisboa distraia-o muito. Schwarz provou ser um todo o terreno em muitas posições, foi uma das grandes contratações do Benfica.
Rui Costa explodiu. Nada mais pode ser dito ou escrito. O miúdo fez-se maestro. Mostovoi foi um grande jogador que apenas não funcionou no Benfica. Paulo Sousa apenas confirmou e refinou a sua arte com rei do meio-campo. Pena que fosse mais pelo dinheiro do que pela cultura. Ele, que nem era do Benfica, acabou por originar um tsunami no final da época.
Vítor Paneira sofreu uns abanos com Toni a meio da época mas foi sempre o mesmo. Será eterno aquele bailar à frente de um defesa do dínamo de moscovo que acabou por dar um golo a Isaías. Pacheco... Ficou irritado com a contratação de Futre. Decidiu bater com a porta mas o tiro saiu-lhe pela culatra. Azar!
César brito foi assaltado por uma lesão e infelizmente perdeu andamento. João Pinto, foi uma das contratações de luxo da história do Benfica. Que jogador. No final da época, o tal tsunami também o tentou levar, mas o pequeno génio soube nadar. Iuran, o tal bulldozer que de mês a mês (com os seus compatriotas) ficavam suspensos pela direcção do clube, também foi útil durante a época.
Rui Águas ainda foi muito um Águas dos velhos tempos. Muitos golos ainda marcou. Isaías e aquele nó cego ao cabeludo do couto... Kennedy deu os primeiros passos no clube.
Futre veio a meio da época. Infelizmente já não poderia ser utilizado nas competições europeias onde o Benfica foi eliminado pela juventus. Veio para reforçar o ataque às provas caseiras, e foi um prazer vê-lo com a camisola do Benfica
Ivic, o gajo do relvado mais curto para não sei o quê. Foi despachado após um empate contra o gil vicente e já foi tarde porque Toni agarrou mais uma vez no leme e a máquina lá acabou por funcionar.
Falta o Futre, Paulo Futre
Estatísticas para 1992 1993


E Pluribus Unum

5 comentários:

  1. Este terá sido para mim o plantel mais forte e com maior qualidade individual que já pude ver ao serviço do Benfica.Como já por mais de uma vez disse o Futre,se tivesse sido possível manter aquela equipa o Glorioso podia muito bem ter ganho uma competição europeia.Apesar de todos os problemas de balneário e a nível directivo que surgiram ao longo da temporada,foi um regalo para os nossos olhos ver a enorme classe que essa equipa possuía.Jogos como o 3-2 no Bessa,o 2-0 para a Taça na Luz com os corruptos,o 1-0 ao lagartedo na Catedral com um golo do Futre, a sublime exibição na final da Taça quando ganhamos 5-2 ao Boavista e os 2-1 á Juventus para a Taça UEFA demonstram a grande classe desse conjunto.Neno,Silvino,Veloso,José Carlos,Samuel,William,Mozer,Paulo Madeira,Fernando Mendes,Hernani,Kulkov,Paulo Sousa,Schwarz,Mostovoi,Rui Costa,Paneira,Pacheco,Futre,João Vieira Pinto,Rui Águas,Isaias,Yuran e Cesar Brito formavam uma equipa de outro mundo como nunca mais tivemos.A periclitante saúde de Jorge de Brito(para mim um dos benfiquistas mais emblemáticos de todos os tempos),a falta de um líder forte no departamento de futebol como era Gaspar Ramos, a contratação absurda de Ivic e o estado de autentica podridão a que tinha chegado o futebol em Portugal com todos os cordelinhos do poder a serem manobrados de forma mafiosa pelo porco azul,fizeram com que este plantel apenas tivesse ganho uma Taça de Portugal quando em situações normais venceria á vontade o campeonato não fossem as habituais falcatruas feitas em favor dos andrades.Mas toda aquela classe que esta equipa exibiu jamais se apagará das nossas memórias.Peço desculpa pelos longos comentários que faço,mas falar destes anos do Benfica ,é falar do Benfica que marcou a minha juventude.

    ResponderEliminar
  2. Alexandre, Jorge de Brito ainda não andava com a saúde periclitante. Só se fosse a saúde financeira ;)...

    De facto quando a família lhe puxou o tapete, a desgraça aconteceu com o clube a ficar sem mealheiro... Mas, e falo por mim, ele foi o último grande presidente do Benfica: Transpirava e respirava Benfica!

    Ivic... Blháááááá.

    ResponderEliminar
  3. Sim, quando a família o obrigou a tirar todo o dinheiro que ele punha ao dispor do clube a situação agravou-se a nível financeiro.Mas este grande senhor foi só o homem que pagou do seu próprio bolso a pista de tartan do antigo campo numero 2,oferecia do seu próprio bolso prémios de jogo avultados(no jogo de Londres com o Arsenal segundo consta sacou do livro de cheques e pagou de premio pela vitoria 5000 contos a cada jogador),financiou as aquisições de craques como Valdo,Mozer,Ricardo,Aldair,Thern,Schwarz,Futre ou João Pinto,ou seja pôs ao serviço do Benfica toda a sua fortuna provavelmente prejudicando a sua situação familiar.Mas sei que o seu amor pelo Benfica era doentio no bom sentido,estando para mim ao nível de grandes nomes como Cosme Damião,Ribeiro dos Reis,Ferreira Bogalho,Manuel da Luz Afonso,Mauricio Vieira de Brito ou Borges Coutinho.Já agora queria também agradecer o facto do administrador do blog comentar aquilo que aqui escrevi, é sempre positivo partilhar todas as situações que fizeram a grande historia do nosso Glorioso.Obrigado e fico a aguardar a publicação do plantel campeão de 93-94.

    ResponderEliminar
  4. Penso que Jorge de brito não pagou a contratação de Paulo Futre do seu próprio bolso. Ele hipotecou as transmissões televisivas à rtp durante várias épocas, conseguindo assim o dinheiro de imediato.

    Vou decidir se publico o plantel de 1995-1996. Foi a última época com aquele valor de um Benfica como o conheci.

    Eu comento sempre. Fico-lhe agradecido pelos comentários o silêncio é ensurdecedor quando se navega na internet

    ResponderEliminar
  5. Claro que o Futre foi pago com o dinheiro adiantado pela R.T.P.,o que até levou o então primeiro ministro a despedir o conselho de administração da televisão publica.Ás vezes a memória também nos engana,tudo o que escrevo é daquilo que me lembro.Quanto ao plantel de 95-96 acho que já era o espelho da decadência na qual o Benfica se arrastava,tirando os casos de João Pinto,Valdo,Ricardo,Preud´Homme,Dimas,Paulo Bento,Calado ,Hélder ou Edgar o resto do elenco deixava muito a desejar,aliás muitos desses jogadores num Benfica como deve ser nunca sequer seriam equacionados para reforçar a equipa.Queria também deixar uma palavra de apreço para o Velho Capitão Mário Wilson,um verdadeiro senhor que diversas vezes pegou num Benfica desfeito e tratou de lhe dar a mistica tão própria do nosso clube,como foi o caso dessa temporada onde foi vice-campeão e ganhou a Taça de Portugal.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo