quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

braga 0 Sport Lisboa e Benfica 0 (3-2 agp)

Aleluia, que o Benfica saiu desta prova que só dá dinheiro tangível quando o nosso clube lá está. Quase que imagino um certo desconforto que os dirigentes da liga deverão ter sentido nos bolsos quando a partida terminou...
Grande diferença com a última partida
Vamos falar do jogo. Aceito perfeitamente a leitura que JJ fez para a partida, discordo do critério aplicado para a selecção de jogadores para a marcação das grandes penalidades.

Se a poupança tem vindo a ser produtiva, não andando sempre de mãos dadas com a qualidade de jogo, porque é que não se deveria repetir a dose? Certo é que o meio-campo Miranda-Martins teve muitas dificuldades na primeira parte e só estabilizou com a entrada de Aimar na segunda. 

No entanto, mesmo tendo Artur feito algumas defesas relevantes, a melhor oportunidade pertenceu ao Benfica mas a trave está lá por algum motivo. E foi esta a diferença entre este jogo e o do passado Domingo, é que braga e paços de ferreira estão em patamares semelhantes pelo que se Rodrigo tem sido capaz de marcar nos dois lances de golo a abrir as duas partes... As coisas teriam sido substancialmemente diferentes.

Foi então uma primeira parte em que houve na globalidade mais braga a rondar a área do Benfica. Mas quando Aimar aqueceu as turbinas o figurino alterou-se (Aimar já está a ganhar andamento - ontem foi visível). Começou a criar-se aquele relógio que desbarata defesas. Pena que a concentração tenha estado desastrada no que diz respeito ao último passe, pois o Benfica construiu inúmeros lances em que se esse último passe tem entrado... Teríamos ganho a partida sem espinhas

Tal não foi possível... Acabou a partida, marcaram-se os penaltis e goodbye, auf wiedersehen, ciao. Como já escrevi, qual terá sido o critério na escolha de dois centrais sem provas dadas na marcação de grandes penalidades? De qualquer modo, a marcação de grandes de dez penalidades para apurar um vencedor, é sempre uma loteria. Ganhou o braga que fica à espera do seu patrão... Ou talvez não. Ganhou o Benfica que vai ter uma folga no dia da final... E que útil vai ser essa folga!

Agora é responder forte e feio em Aveiro, porque esse jogo é que conta. Claro que fico triste por não irmos ao quinto caneco mas é o campeonato que é mais apetecível. Então, e de forma a a acalmar os sempre descontentes (onde me incluo por vezes, especialmente nas últimas três épocas), que venha pelo menos um 3-0 no próximo Domingo.

Falemos de dois actos de covardia que ontem aconteceram em braga.

O primeiro por parte do árbitro marco ferreira. Grande covarde, que teve medo de ser imparcial. Medo ou com o trabalho encomendado! Penso que foi medo de levar na careca, onde passou as mãos ao passar dos 77 minutos...
  • Um fora de jogo a Urreta inconcebível, já que o mesmo fiscal deixou andar o braga a entrar por todos os lados na segunda parte.
  • Três lances de  grande penalidade sobre Rodrigo (57 m) e Gaitan (71 e 77 m) que...
Aqui estão dois lances para análise atenta
Mais um daqueles que...
  • Quim ter saído da linha de golo por duas vezes antes de Luísão e Gaitan marcarem as suas penalidades
  • Rúben Amorim ter marcado a sua com a bola fora da marca de grande penalidade.
Artur no sítio e a bola nem por isso
Lá está o quim-estarolas a prevaricar e os árbitros a verem
Mais uma vez o estarolas na antecipação e os árbitros a fazerem sodoku
O segundo por parte de um bando de assassinos: O autocarro do Benfica foi vandalizado, mesmo tendo o braga ganho. Nem quero imaginar o que teria acontecido se o Benfica tivesse ganho a partida. Leio por aí que se deve exigir mão pesada para os prevaricadores. No entanto, devo relembrar que já morreu um adepto em braga e outro na torre das antas, ou do dragão, pelo que nada ainda foi feito e porventura nada alguma vez será. Este é o nosso país.

Falta agora ao braga saber com quem vai jogar a final. Se fosse o Benfica a passar eu arrisco a dizer que seria ou o porto ou o rio-ave. mas como é o braga penso que há hipóteses de ser ou o rio-ave ou o setúbal. Vocês pensam que o adiamento da outra meia-final foi mera obra do facto de estar pendente uma decisão? Calendário caros leitores, é que no próximo fim de semana vai haver um jogo que já foi de gigantes mas que agora...

Hoje não há resumo de vídeo porque a tvi não disponibilizou os casos que atrás foram relatados.

Faz hoje 109 anos que nasceu o Benfica algures em Lisboa, LFV já publicou o seu discurso, do qual retiro este belíssimo parágrafo:

"Estou certo que dentro de bem pouco tempo vamos voltar a surpreender, quem sabe se ainda esta tarde não vamos poder oferecer a todos os benfiquistas uma boa notícia que vai marcar para sempre os 109 anos do Clube como um marco na nossa história. Mais uma vez vamos fazer diferente, vamos fazer melhor."

Qual será a dita notícia caro presidente? Estou em bicos-de-pé, ainda é para hoje? Agué, sabe alguma coisa?

"Quero terminar esta mensagem com uma palavra aos sócios: Neste Clube o lugar mais importante é deles. Os sócios são a alma e a razão de ser do Sport Lisboa e Benfica! O maior património do Benfica são as pessoas, sem elas não teríamos chegado até aqui nem poderíamos aspirar a continuar daqui para a frente. Todos juntos vamos conseguir ganhar o nosso futuro!”

Sem dúvidas presidente, que ninguém se esqueça desta enorme verdade.

E Pluribus Unum
Parabéns Glorioso Sport Lisboa e Benfica

3 comentários:

  1. Quando vejo estas coisas com mais raiva fico ainda! Mas é mais uma prova de que nós somos tão grandes!! TODOS nos odeiam e nos invejam, mas continuamos unidos!! FORÇAAA BENFICAA!!

    ResponderEliminar
  2. e se o pénalti fosse assinalado, com Rodrigo desesperado para marcar, e sendo competente no oficio, hoje não estariamos a falar na (falta de) vontade de uma equipa em ganhar o jogo, mas sim a invocar que mesmo perante um Benfica de reservas e suplentes, o Braga não conseguiu sequer marcar um golo!

    Mas tal facto ninguém revela! Não se esqueçam que o FCP fez o mesmo com o Braga para a taça de Portugal, rodando alguns jogadores, e perdeu o jogo! Nós conseguimos empatar nos 90 minutos regulamentares, tendo sido roubados até, enquanto o Porto foi beneficiado com um pénalti que o árbitro não quis ver!

    Pequenas diferenças que muitos de nós não sabemos valorizar... só sabemos criticar ao mínimo desaire, em vez de relevar os prós e os contras!

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo...

    Os comentários também servem pra relembrar o que os escribas possam ter esquecido.

    O seu isso faz, e agradeço.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo