segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Nacional 2 Sport Lisboa e Benfica 2

Não é fácil para este escriba concentrar-se na análise desta partida após ter visto o que aconteceu nos últimos minutos. Apetece escrever tudo aquilo que vai na cabeça após ter testemunhado o tipo trabalho deste árbitro, no entanto e em primeiro lugar uma opinião sobre a partida.
Urreta, Uma boa surpresa.
Horrível! Aqueles primeiros seis minutos. Pareceu que os jogadores tinham instruções para deixar passar os do nacional! Posicionamentos defensivos incorrectos e o nacional teve duas oportunidades para inaugurar o marcador. Á terceira, tal a facilidade com que a equipa do Benfica deixou os insulares entrarem pela área a dentro, um dos nossos adversários começou a fazer aquilo que lhe competia: Marcar golos.

Confesso que me pareceu fora-de-jogo, pois foi tão em cima da linha da sporttv!
Uma grande dúvida...
Mas concedo o benefício da dúvida ao fiscal, até porque se deve beneficiar quem ataca em lances de dúvida. E ainda digo mais: Ainda bem que marcaram o golo porque serviu para acordar o Benfica que não estava em jogo. Este tipo de marcação à zona é imprudente, pois baseia-se num deixar a coisa acalmar... Tanto resulta como não, uma vez que os níveis de concentração têm de ser muito elevados.

Depois do golo o Benfica espreguiçou-se, JJ fartou-se de enviar gafanhotos para dentro do relvado e a equipa respondeu afirmativamente dando a volta ao resultado.
Toca a acordar people
Certo que começamos a recuperação com um auto-golo e que o segundo foi de bola parada (belíssima execução de Urreta). No entanto a equipa começou a jogar e a criar lances de ataque perigosos. Mais tarde o primeiro caso bicudo: Mão na bola de um defesa do nacional dentro da sua grande área. Aquele canal de tv só mostrou uma repetição, que se lixem que mesmo só essa mostra cabalmente que o defesa do nacional levou o braço em direcção á bola e impediu que ela seguisse o seu trajecto: Penalti por assinalar... nacional 1, proença 1 e Benfica 2 ao intervalo.

Talvez alguns possam acusar JJ de ter introduzido muita inexperiência no corredor esquerdo. Talvez, mas no entanto é minha opinião de que a culpa pelo estado dormente com que a equipa iniciou a partida, deve ser repartida por todos os onze jogadores. E não nos podemos esquecer que o nacional de machado entrou com um autêntico autocarro e com muita determinação (coisa que só utiliza, pelo menos, duas vezes por época).

A segunda parte é que regista o primeiro, e único, erro de avaliação de JJ: A retirada de Urreta e a permanência de Sálvio. O argentino esteve muitíssimos furos abaixo daquilo a que nos já habituou: Sem rasgos, sem progressão, sem compensações e desastrado no passe. Urreta e Perez tinham ameaçado logo no início da segunda parte, mas uma perda de bola a meio campo permitiu uma transição rápida e depois... Mais uma oferta com a bola a passar ali nas calmas e Artur a não ter sorte nenhuma na tentativa de defesa que fez.

Depois o jogo entrou na fase mais apetecível para o nacional: Um ai-que-nos-acudam a defender e aproveitar migalhas lá na frente. Garay (55 e 93), Luisão (71), Cardozo (73m e 80m), Lima (78m), Salvio (87m) e Kardec (92m)... Muita oportunidade que reflecte muito trabalho. Muita infelicidade com, por vezes, alguma displicência na hora de finalizar penalizam quem assume um jogo, é superior mas por um motivo ou por outro acaba por não conseguir os seus objectivos.
Houve um lance dentro da grande-área do Benfica que lançou dúvidas ao pessoal da sporttv, tantas dúvidas que até repetiram o lançe o triplo das vezes que repetiram o outro da primeira parte, ou do lance do primeiro golo da partida! Quem pode pode.

E o jogo acabou aos 89 minutos. Aquela coisa que dá pelo nome de proença, tratou de dizer "presente" porque ele estava a passar despercebido e deu mais razão à tese de que anda a soldo do sistema que já lhe trouxe tanto: Aviar o que lhe tinham encomendado.

É absolutamente inacreditável o que se passou: Cardozo é descuidado na sua abordagem ao jogador adversário mas proença trata de aproveitar a distracção do paraguaio e vislumbra uma agressão: Cardozo dá um toque com o pé no adversário e é expulso, quem se habilita por vezes acaba por ter a sorte grande. Mas proença é inteligente pois está-se a marimbar para o nacional e não quer criar muitas ondas, por isso despacha marçal que protelou a devolução da bola ao Benfica e andou a rebolar-se na erva fingindo estar em agonia. O que interessava a proença eram os jogadores do Benfica! O primeiro estava expulso. Bendita garrafa que deveria ser de chumbo...

Depois sobrou para Matic:
Não se vê nada...
O sérvio disputa uma bola, segue o jogo e proença decide arriscar e manda o sérvio para os balneários. Ainda tenho a imagem dos nossos adeptos incrédulos a verem isto a acontecer. Diz-se que foi uma agressão a candeias... Diz-se que proença é o melhor árbitro do mundo... Também godinho dizia que o sporting era a potência desportiva de Portugal... Tantas são as coisas que se dizem e que se escrevem...
É hoje que lhe salta a dentadura
Ficámos sem dois jogadores para o próximo jogo, visto que se Cardozo não tem por onde se defender, por outro lado e na véspera da decisão do CJ em relação aos andrades, não acredito que Matic seja despenalizado. O sérvio não fez nada mas o relatório do brilhantina deve ter algum parágrafo bem escrito... Veremos! Veremos se a direcção do Benfica, que apoiou esta federaçãozita, levanta a voz e acaba de uma vez por todos com a presença de proença nos nossos jogos.

Já agora não nos podemos esquecer que falta sermos brindados com o olegário...
Uns são mais iguais que outros
Quanto á partida, a verdade é que o Benfica tentou tudo para a ganhar mas não conseguiu. Pagou porventura por ter entrado em jogo da forma horrível como entrou, à espera de que o jogo entrasse num ritmo mais conveniente; talvez em modo de meia poupança para a noite europeia que se aproxima. Certo que alguns jogadores estiveram em dia de menos fulgor no entanto nunca terá sido tão fácil ganhar contra estes rapazes do nacional...

Por vezes, é por isto que se perdem títulos! Nada está perdido para já, cosme machado e o porto não conseguiram triunfar frente ao porto d.


Fica o resumo:

2 comentários:

  1. mais uma excelente análise... infelizmente o Benfica está a transformar-se num clube de extremos, onde uns defendem com unhas e dentes o defensável e o indefensável, e outros só sabem atacar direcção, Vieira e Jesus ao mais pequeno percalço, sempre com recurso ao insulto..

    Nem tudo está bem, mas nem tudo está mal no Benfica. E nem tudo é culpa da arbitragem em Portugal, e o Benfica não pode dar margem de manobra a malabaristas como proença. É preciso bom senso, como o autor deste blogue demonstra! O Benfica deve atacar, quando é necessário e de forma assertiva e frontal, defendendo os seus! Mas também tem que exigir, de forma interna, responsabilidade aos seus jogadores!

    ResponderEliminar
  2. Petição Publica para IRRADIAR de socio do Glorioso o VERME pedro proença :- http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2013N36025&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PeticaoPublica+%28Peti%C3%A7%C3%A3o+P%C3%BAblica+Feeds%29&utm_content=FeedBurner

    Abraço

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo