sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Sport Lisboa e Benfica 2 Bayer Leverkusen 1

Não é fácil andar a jogar sem descanso. Mas é fácil criticar esta baixa de ritmo que o Benfica tem começado a apresentar nos seus jogos, e que ontem à noite quase que o deixou em muitos maus lençóis.
O Onze que iniciou mais uma maratona vitoriosa
Devo relembrar que o super barça levou 2-0 do milan, que o milionário zénit ia sendo eliminado em liverpool, que o campeão europeu se valeu de não existirem arredondamentos de tempo fora de Portugal e lá passou a eliminatória, o Nápoles foi arrumado pelo plezen e o atlético de madrid foi despachado pelos rubis. Ou seja, há equipas que têm outras obrigações que não passam só por andar a passear na liga europa. O Benfica está inserido nesse curto grupo.

Para além do mais: 
  • Estamos a disputar quatro competições em paralelo;
  • O campeonato é a prioridade;
  • Temos três médios nos estaleiros ou com falta de ritmo (André Gomes, Martins e Aimar);
  • Alguma falta de confiança de JJ em apostar mais em Luisinho e Urreta;
  • Não há equipas em Portugal que abram as pernas quando jogam com o Benfica, ao contrário do que quando jogam com um clube já condenado por corrupção;
  • O Benfica não utiliza nenhuma substância dopante como a conhecida amarelinha (Olha o defour e o james que deram o berro de tanto arrotarem amarelo);
O quebra-gelo de ontem à noite
Não concordo, por conseguinte, com a desculpa/acusação de que o plantel do Benfica é curto. As coisas são o que são: É notório o cansaço que já se apodera dos jogadores do nosso clube. Ontem, o meio campo denotou isso mesmo: Carlos Martins não tem ritmo, Perez anda com os bofes de fora e Matic, inteligente, lá disfarça com excelentes posicionamentos. Quer John, Sálvio ou Gaitan já se arrastam depois de uma hora de jogo. Melgarejo desapareceu estratégicamente durante a segunda parte. Felizmente que JJ confia em André Almeida para dar descanso a Maxi e que Luísão e Garay sabem o que fazer para compensar a acumulação de esforço. Artur parece sempre renovado nos últimos jogos.

Assim penso que se torna mais fácil entender a partida até ao momento em que Ola John decidiu fazer aquele golo. Ao mesmo tempo que observava a partida, dei comigo a pensar que não era o fim do mundo se a malta fosse eliminada. Jogar à quinta e ao domingo vai criar muita mossa. Dos golos que não entraram frente à académica no passado Domingo ninguém se queixou, porque culparam o estado físico da equipa, então o que fazer com as três grandes defesas de Artur e as duas bolas que foram ao ferro da sua baliza? Quem não marca arrisca-se a sofrer, certo?
O voar vitorioso de duas enormes Águias
E o Benfica acabou por marcar dois + um que dá três! E só sofreu um, o que lhe confere a passagem aos oitavos de final que já é um nível de um dígito. Sofremos todos porque queremos sempre algo acima do que estamos a ver. Por vezes é difícil discernir entre querer mais e querer o melhor. Neste tipo de jogos dá para ver que o melhor foi o que aconteceu: Fomos felizes em alguns lances mas a equipa não se fiou nisso e dentro do ritmo que era possível, fez pela vida.

Marcámos nas alturas exactas para marcar, o que causou grande mossa nos alemães. Quase no final até poderíamos ter marcado mais um ou dois, no entanto a frescura física e mental que são necessárias para fazer funcionar as transições defesa-ataque... Já tinham ido beber um bordeauzinho.

Destaques? Bem André Almeida, Matic os centrais e... Artur, porque deram nas vistas e souberam estar no sítio certo para compensar os colegas. Mais uma vez toda a equipa exibiu-se relativamente bem ao nível técnico mas as pernas também contam pelo que há algo a fazer para que a situação não piore: Luisinho, André Almeida, André Gomes, Rodrigo e Urreta devem ser utilizados. Até o Miguel Vítor a trinco é capaz de não ser má ideia. Avaliar a condição física Pablo Aimar e Martins (são dois criativos que fazem falta ao equilíbrio técnico e físico da equipa) é prioritário, caso contrário é claro que podemos começar a pensar que, pelo menos a despensa de Nolito, terá sido muito imprudente... Já para não falar da venda de César.
Artur o fecho imperial da porta da baliza
Creio que foi uma arbitragem daquelas que só me faz pensar que a arbitragem portuguesa tem muito a aprender. Um erro ou dois na avaliação de contactos, sempre a desfavor do Benfica, mas isso faz parte de uma maneira de ver o jogo, é outra coisa fina quando as coisas assim são. Joga-se mais tempo: Houve um fora-de-jogo no ataque do bayer, Artur ficou com a bola preparou-se para marcar o livre e o árbitro mandou seguir... Mais nada!
A sorte de uns e a... Sorte de outros?
Aquele fora-de-jogo assinalado no lance de golo dos alemães... fantástico o olho daquele fiscal! E era mesmo fora-de-jogo! Há quem ganhe jogos com golos ilegais... Enfim, essa sorte ainda não nos calhou e espero que assim continue.
Mais uma vez, obrigado aos adeptos
Sim, os adeptos... Sempre no apoio à equipa. Ontem não me lembro de ouvir aquela coisa que faz muito barulho. Parece que o repto do clube à não utilização de petardos foi atendido, o Benfica não pode andar a sustentar a uefa.

Fica o resumo:

PS1: E o boavista! Como diria o saudoso Fernando Pessa, e esta hein? Corruptos mal pagos, podem regressar à primeira liga! Pasme-se!

Quando o sistema permite que isto aconteça, é porque já não consegue fazer algo sozinho, penso eu de que!

CJ não analisou o mérito dos procedimentos disciplinares aplicados ao Boavista pelo Conselho de Disciplina mas deu como provado a prescrição dos mesmos? Isto porque, e pasmem-se mais uma vez, considerar nula a reunião do Conselho de Justiça que decidiu a descida do xadrês... Tanta isaltino neste porcaria de país...

Apetece-me cantar:

Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo