sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Mais Uma História

Isto da história tem a sua validade, serve para clarificar as coisas. Tenho andado às voltas com este assunto das tarjas e tinha decidido nem opinar para não me chatear muito. A verdade é que poucos se importam com a génese do assunto, estão mais interessados em apanhar este comboio de ódio entre clubes, carregar armas e ir para a guerra. Perde-se a identidade clubística e o valor intrínseco do desporto futebol... O resultado pode vir a ser pior do que alguma vez já vimos.

Hoje, li este post do EDB e decidi secundá-lo aqui no AMC. Ninguém é inocente, repito ninguém é inocente e mesmo que a culpa não morra solteira, não é do Benfica que ela é fomentada de forma exponêncial.

Sabendo que pouco sei, deve haver mais por escrever e o erro deste artigo pode ser real. Sabendo que alguns artigos aqui publicados (aqueles de investigação) pouco valem para os adeptos do agora porque são densos, sei que isto pouco ou nada irá adiantar. Fico é com esta página finalizada e nunca com a consciência pesada. Vamos a isto e coragem porque vai demorar a ler.

Antes da chegada do cancro do futebol português, por entre as vitórias e derrotas, os adeptos pareciam ser civilizados na sua convivência. Outros tempos, outros dirigentes e outras mentalidades certamente. Quando o cancro chegou, Benfica e sporting ficaram avisados desde o início.
O que estava a nascer lá no norte não era bom. Os adeptos uniram-se:
  1. Esta foto reporta ao jogo sporting 3 união de leiria 0 da época de 1979-1980 (1980-06-01). Nela podemos ver adeptos do Benfica a parabenizar o clube rival e o seu presidente. O sporting seria campeão nacional com dois pontos de vantagem sobre o porto, impedindo o clube do norte de ser tri-campeão...
  2. Esta foto refere-se ao jogo sporting 1 porto 0, jogado na mesma época a 09 de dezembro de 1979. Uma vez mais, podemos ver o apoio dos Benfiquistas ao sporting. Também vemos a alusão a taça das barracas, tal era a podridão vigente no departamento de futebol do tal clube...
  3. Duas fotos tiradas da final da Tdp de 1979-1980. Os adeptos do sporting retribuíram o apoio dos Benfiquistas e deslocaram-se ao Jamor para apoiar o Benfica, que conquistou a Taça de Portugal com um golo do brasileiro César.
Outros tempos com toda a certeza. Mas tempos que a evolução da sociedade alterou. Não sendo clubes amigos mas sim rivais que se respeitavam entre si, o cancro tratou de os separar. João rocha saiu, vieram outros sem saberem o que era o futebol. No Benfica, João Santos e Jorge de Brito (que sucederam a F Martins - que era grandíssimo amigo do cancro) saíram e veio um fantoche que tratou de ajudar o cancro. Talvez sem saber, talvez por falta de competência mental para o cargo!

Nesta altura, as claques do sporting sentiram o toque.
E tão bem é retratado o fantoche...

Já tinham passado em alvalade jorge gonçalves, sousa sintra, santana lopes. O cancro quase deu o golpe de misericórdia quando em 1996 elege roquete para presidente do sporting. Nessa altura acontece o impensável no estádio do Jamor...
No acto de comemorar o golo do Benfica (Mauro Airez), um miúdo lança um verylight para onde foi capaz... Em frente. Sem noção de nada a não ser festejar. Sem juízo... Acabou por vitimar um adepto do sporting. Também vitimou para as décadas vindouras (até a última pessoa que se lembre partir), o clube do qual era adepto. Criticaram-se os adeptos, as claques e o Benfica mas não se procurou saber o motivo geral e o particular. E as coisas mudaram para sempre.

Nesta altura, 1996, o tal fantoche já tinha esventrado o Benfica, seguiu-lhe em 1997 um novo-rico com algumas ideias mas sem saber na generalidade o que fazer e viciado num modo de vida que talvez não fosse aquele que o Benfica necessitasse.

Como clube competitivo, passámos pelo inferno. O roquete aliou-se ao cancro e utilizou o mesmo estratagema: Reeducar as claques e fomentar ódio ao Benfica:
A abrangência do projecto roquete
Nada foi feito para parar este comboio. Interessava ao porto, servia ao novo sporting e o Benfica andava a juntar cacos. Os políticos estavam sempre mais interessados em roubar o povo e viam isto como um modo de nos distrair... Deixaram a coisa andar e, penso, já não há grande volta a dar. Agora a ofensa é gratuita:
Mas ás vezes faz ricochete.
Tudo parece girar à volta do Benfica.
E os benfiquistas não se calam e respondem.
Os sportinguistas não querem ficar de fora.
Até se armam em kamikazes:
E chegamos a 2014-2015 com um Benfica desportivamente mais forte do que alguma vez tinha sido nos últimos vinte anos. O sporting aparenta não ser o mesmo dos tempos de roquete e dos seus boys mas a educação roquete está lá, personificada no presidente. Ele sabe que o sporting passou muito tempo a ser serviçal do clube do sistema mas também odeia o Benfica... O que fazer então?

Nada. Até se afirma que ele colabora com a/as claque/es do sporting. Há quem diga que o faz para não dar parte fraca a uma falange de sportinguistas que o elegeram mas que odeiam o Benfica.

Os remoques são muitos e são dirigidos ao Benfica. Independentemente se está bem ou mal, a gestão do Benfica (dirigentes, técnicos e jogadores) pode valer a conquista de um bi-campeonato e quando se chega a meio da época e o Benfica não desata de estar em primeiro, voltam as claques... Já que com os árbitros, as coisas parecem não evoluir.
Em Janeiro, a luta intensifica-se... Os alvos são personagens icónicas do clube: No porto é Eusébio o alvo. Fevereiro tudo se torna hostil mas é necessário entender a história deste mês de Fevereiro que começou no passado Sábado dia oito:
No Benfica-sporting em futsal, os adeptos do sporting (não todos concerteza), já tinham feito o primeiro remate e os do Benfica (não todos certamente) trataram de responder:
Esta tarja, independentemente das suas motivações, é uma vergonha.
Eu, Benfiquista, sinto vergonha.
Destes dois grupos, nenhum deles ali estava para ver a partida de futsal... Tenho poucas dúvidas disso e a verdade é que da cabeça de alguns (ferida em convicções extra desportivas) nasceu tudo o que se passou no Domingo, não fosse dia de outro dérbie.
Apoiados numa estratégia de atingir tudo o que fosse atingível no seio do coração dos adeptos do Benfica, os adeptos leoninos não se esquecem de nada. Artur é visado...
Leiam esta notícia. Acham que vão encontrar quem lançou os tudo aquilo DIRECTA E OBJECTIVAMENTE CONTRA UM ALVO BEM DEFINIDO?
De duas maneiras (Olha 1996 no Jamor...). Mas membros conhecidos dos NN não são esquecidos:
Até Eusébio não foi deixado de parte.
Eusébio que é o desgosto imortal dos sportinguistas, alguns ainda falam que depois dos violinos... Se Eusébio tivesse vindo para o sporting... Tinha sido um fartote de conquistas! Mas as tarjas também se direccionam para a direcção do Benfica:
Muito interessante para quem formou parelha com os listados de azul durante anos...

Enfim, criancices de miúdos criados para este tipo de guerra. Desejar a morte de forma indirecta não tem grande sentido de humor mas talvez haja alguém lá para o norte que se esteja a rir com isto tudo: Dividiu, juntou-se a um lado e quase o destruiu para se juntar ao outro e quase o destruir também...  É que para rir, está aqui esta tarja:
Diz-se que foi exibida logo a seguir ao golo do sporting... Durante os olés. Se eles soubessem! 

Com esta sequência de imagens, percebe-se de forma exacta a última edição do jornal do sporting:
É que urge em tapar a porcaria que os adeptos "verdes" fizeram. Às três pancadas pede-se castigo para o Benfica: Primeiro foi a descida de divisão (caso rosa/deyverson), agora pedem-se jogos à porta fechada no estádio da Luz por causa do comportamento dos adeptos... Talvez devessem era fechar o estádio de alvalade porque não é seguro, porque tem um relvado miserável, e foi mal construído

Ainda sobre um dos títulos do jornal, os tais graves incidentes valeram uma multa ao sporting bem superior àquela que calhou ao Benfica. Quanto à vergonha... Talvez os sportinguistas (e não só) devessem abrir mão de alguns minutos, pôr de lado as convicções extremistas que actualmente têm e lessem este excerto de uma grande entrevista...Talvez os sportinguistas devam olhar para dentro e entender que a recuperação de um clube que esteve de joelhos perante o cancro não se faz numa época.

Mas não é fácil. Neste tempo/sociedade corporativista onde o dinheiro que se ganha (de uma maneira ou de outra) supera o salutar associativismo. sinto que aparenta ser mais fácil atingir o outro do que parar e perceber porque é que o quero atingir.

Velhos tempos, aqueles que dentro de campo era jogar com respeito e espectáculo:
Reinaldo marcou o primeiro (este) e o terceiro.
Nené o segundo
João Alves o quarto e o quinto (este):
Ganhávamos (resumo deste jogo aqui) mas também perdíamos... Nunca o tempo porque era um prazer. Espero que este artigo faça sentido porque a mim nada do que se viveu depois do jogo de alvalade o faz.

Como é que sou do Benfica? Nasci assim! Sempre segui o Benfica. Desde há muito que procuro entender porquê. Para isso, necessitei de o descobrir. Onde o encontrei não havia violência! Era Paixão, Devoção e Amor...

E Pluribus UNUM;

9 comentários:

  1. As claques do Porto e do Sporting chegaram a se juntar e criaram os Ultras portugal. O "macaco" conta a historia no seu livro,o líder, e outras historias de roubos, agressões, agressões sexuais e mesmo o rapto de um menor espanhol.

    "Surgiu a ideia de criar os ultras portugal com elementos dos super dragões e da claque do Sporting. A primeira viagem foi contra a Itália.(...) No caminho, o Borrego lançou um concurso que consistia em ver qual era a claque que mais roubava (...) Foi o caos em Andorra!
    Lojas e mais lojas cheias de máquinas de filmar, roupa, tabaco...Tudo à mão de semear. Ficámos em transe."

    ResponderEliminar
  2. "É por causa disto que Madureira tem um recado para colunistas como Pacheco Pereira: "Somos uma micro-sociedade. Tudo o que existe na sociedade existe nos Super Dragões". Polícias, ladrões, traficantes, toxicodependentes, seguranças, empresários da noite, estudantes, professores... "Não há filtro." O único requisito, ali, é ser ultra-adepto do FC Porto." - Ana Cristina Pereira jornalista do Publico 23/12/2007

    23/12/2007

    http://www.publico.pt/noticia/nos-super-dragoes-cabem-os-policias-e-os-ladroes-1314725

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa anónimo, mais uma que explica o fenómeno!

      Deve ser transversal certo? Ou é, na sua opinião, exclusivo do norte?

      É o mesmo anónimo das 17:54? Espero que seja um receio bem fundado o manter do anonimato.

      Eliminar
  3. "É o mesmo anónimo das 17:54?"

    O mesmo

    tenho esta duas paginas no face:

    pesoal : https://www.facebook.com/joao.poderoso

    e dedicada ao apito : https://www.facebook.com/ApitoDouradoDezAnos

    Este estado de coisas, não é exclusivo do norte, não devemos esquecer que alguns membros dos NNBoys foram condenados pela justiça; mas o que é exclusivo é o apoio discreto de PDC. Ainda há pouco tempo o "macaco" representou o Porto oficialmente e até foi fotografado com o Proença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok João, até somos amigos no FB.

      Força na divulgação. Ultimamente até me disseram que se é capaz de estar a dar importância de mais ao sistema em detrimento do Benfica mas não consigo dissociar uma coisa de outra até por causa do lema do nosso emblema: E Pluribus UNUM:

      Não tenho problemas em ver o Benfica a não ganhar. Se for por culpa própria ou por causa da superioridade do adverso ou mesmo num dia daqueles... Tudo bem.

      Mas em Portugal...

      Já tem o meu Like na sua segunda pagina.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  4. Deixe—me dizer—lhe que é um privilégio poder ler as suas crónicas. Mais uma de nota 10. Um bem haja ao seu benfiquismo.
    Saudações gloriosas.
    vito g.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudações Gloriosas vito g.porque a sua visita também é um privilégio!

      Eliminar
  5. Muito bom post

    Em Portugal há 2 clubes, O Benfica, e os anti Benfica.
    Temos que lutar contra tudo e contra todos. VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo