segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

21ª J: S.L. Benfica 3 V. Setúbal 0

E foi pacífica esta jornada. O Benfica ganhou os três pontos com relativa calma, o grande vitória de guimarães decidiu tirar férias e fazer um passeio pela cidade do Porto e o belenenses... E o sporting empatou em Belém. Nada de surrealista aconteceu, tudo na mesma: dois candidatos ao título!
Ontem na Luz, o Benfica entrou como tinha feito na passada quarta-feira: A dormir. Eliseu e Jardel deram o flanco e o Benfica poderia ter começado o jogo a perder. Terá servido como aviso porque aos nove minutos, Jardel inaugurou o marcador com um golo à Ricardo Gomes:
O setúbal ainda ameaçou de bola parada mas não passou de uma ameaça. O Benfica geriu o 1-0 com atenção e perto do intervalo, conseguiu ampliar a vantagem através de Lima:
A segunda parte foi muito semelhante à partida de quarta-feira: O setúbal sem poder para desfeitear o Benfica e o Benfica sem pontaria para marcar mais do que um golo. Lima, à ponta de lança, aproveita uma assistência de Sálvio e fez o resultado final aos setenta e um minutos:
E foi o final do jogo, as entradas de Gonçalo Guedes e de Rúben Amorim ou mesmo de Talisca nada trouxeram de novo.

Penso que mais uma vez, a equipa jogou em bloco e ninguém sobressaiu a não ser Lima que apontou dois golos. Há sempre jogadores mais interventivos como Luisão a fazer excelentes cortes, John e Sálvio nos seus raides, ou Pizzi a pautar jogo mas foi uma actuação uniforme de qualidade média, para um jogo de exigência média.

A meu ver, JJ tem estado a treinar a disciplina a meio-campo. Neste jogo de ontem, a postura da equipa teve algumas semelhanças com o jogo do Domingo passado. JJ fartou-se de gritar para dentro do relvado de modo a que todos defendessem com a máxima atenção. Para que todos estivessem concentrados. As linhas de passe do setúbal foram cortadas com alguma eficácia mas as transições ofensivas ainda foram muito lentas.

O setúbal deixou o suk no banco de suplentes. O guarda-redes setubalense continuou a demorar a reposição de bola mesmo a perder por 1-0. Isto significa que o setúbal estava interessado nos minutos finais. Azar! Foram três, mas poderiam ter sido mais não fosse a falta de concentração de Sálvio, Luisão e Jonas no momento de remate... E até Lima na segunda parte esteve cara a cara com a baliza...

Falta escrever sobre o árbitro do Porto manuel oliveira. Os amarelos a Samaris, Sálvio, Luisão e Guedes foram bem mostrados, nada a dizer! Ganhámos 4-2 em cartões! O azar é que este árbitro do Porto... Considerou como legal este encosto de Ola John:
Até se pode afirmar que John tocou ligeiramente no jogador do setúbal e que este terá floreado na queda. Mas a verdade é que o empurrão existiu e utilizar o intensómetro... O manuel oliveira deveria ter assinalado falta de John.

Tivemos sorte também. Depois de um lance em que até poderia ter sido assinalado fora-de-jogo a rambé,
à vossa consideração
Jardel falha um corte aparentemente fácil, deixa um avançado do setúbal ter muito espaço e só consegue tapar-lhe a progressão dentro da grande área.
Nós sabemos como são as coisas mas felizmente, parece-me que Jardel ainda foi capaz de tocar na bola antes de rambé ter optado por mergulhar para o relvado quando a bola estava ali bem perto dele. Mas se o árbitro tivesse assinalado grande penalidade... É que aquele contacto é passível de ser interpretado de outra forma consoante a cor clubística da pessoa.. Habilitou-se o central brasileiro!

Sorte ainda... Poucos minutos depois do 1-0, rambé faz isto:
Nem o árbitro nem os fiscal viram. Se Artur não tivesse defendido...
Aos vinte e três minutos de jogo:
Parece-me que a bola iria entrar na baliza... Fica a análise surpreendente de um sportinguista num jornal pró-sporting:
Um trabalho complicado para um jogo simples. Uma chatice escrever mais sobre os casos do jogo do que sobre o próprio jogo! Mas é assim que sinto que devo fazer face à tendência de tudo o que é relacionado com análises aos jogos de futebol em Portugal.
Não é descabido pedir mais atenção a toda a equipa nos inícios de jogo. Os adversários estão atentos a isso e estes últimos dois jogos com o setúbal mostraram uma equipa meio sonolenta nos primeiros minutos. Se o tal suk (que não me parece actor) tem estado em campo de início...
Existiram muitos lances dentro da grande área do Benfica nestes dois jogos frente ao setúbal. Pede-se muito mais atenção à equipa. Trabalhar com mais intensidade e com mais concentração eleva os índices de qualidade com o passar do tempo. Garay era um central só com muito potencial quando chegou ao Benfica... Mas evoluiu com o trabalho para se tornar no enorme central que é hoje... Pena que tenha de ter ido penar para a Rússia. Matic idem, Javi... Di Maria.

Penso que Sálvio e Ola John estão mais atentos ao que têm de fazer. Jardel, Eliseu, Samaris e quem quer que lhe faça companhia a meio-campo, têm de trabalhar mais a sua concentração e a qualidade do seu trabalho. É uma chatice ter de ver Lima e Jonas a recuar muito... Então Jonas... Não sei se repararam, e isto aconteceu na segunda parte quando a equipa deixou de ter jogo ofensivo, Jonas veio muito atrás para ver se espevitava a equipa...

Mais três pontos ganhos frente a uma equipa com vontade de pontuar. Resta saber se vai ter a mesma genica em Maio quando defrontar o clube seu amigo de longa data ou se vai passear como fez o guimarães.

PS: O Benfica, disponibiliza os vídeos dos jogos no Youtube. Isso é fantástico pois não colocam restrições. Pena que agora encharquem os vídeos com publicidade.

PS2: O presidente do Benfica não tem que ter uma conta no Facebook. LFV preside a um clube desportivo. Esse clube desportivo tem conta no Facebook, no Youtube, no Google +, no Instagram e no Twitter. Se o sporting clube (agora Comédia nos últimos tempos) de portugal, que também tem contas nas mesmas plataformas, não emite comunicados... Porque terá o cidadão bruno de carvalho, necessidade de fazer o papel de presidente através de uma conta pessoal? Será uma questão de sujar as mãos?
Mitómano... Gostei dessa.

E Pluribus UNUM

6 comentários:

  1. Todos sabem que existe uma campanha nas TVs deste país que usa os programas desportivos para ganhar audiências usando o Benfica e possíveis lances para também obterem outros fins. Os casos nos jogos do Benfica serão só analisados se possivelmente favoreceram o Benfica enquanto tudo o que durante o jogo se passe contra o Benfica nunca será caso e nunca será discutido tudo na maior vigarice televisiva dos últimos tempos . Dizem eles em prol de uma verdade desportiva...mas à maneira que lhes convém,cada vez mais este tipo de programas influenciam a opinião pública e estes artistas são mestres da tentativa de levar a deles avante,podemos dizer a mim não me enganas tu e sei o que pretendes mas neste tipo de ataques a nossa voz não se pode calar,se existem nesse tipo de programas alguém ligado ao nosso clube terá que o defender mostrando mais preparação,um exemplo é visitar os blogs que nunca se deixam levar e principalmente ver os jogos do nosso clube com olhos de ver para os desmascarar e envergonhar.
    Rumo ao 34 por mais que nos tentem tirar por outros meios!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No lance do Maxi... Para mim é penálti sem dúvidas mas o pessoal que escreve para as massas já diz o contrário...

      Eliminar
    2. Eu não vejo programas desses, fácil :D
      vito g.

      Eliminar
  2. meu caro, o nuno farinha é benfiquista. eles todos vivem de dizer mal do benfica quando podem. mas é mesmo assim. é do benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado anónimo... Já me disseram que é verde de gema.

      Face ao que ele escreve assim parece ser... Vocé é o nuno farinha?

      Eliminar
  3. Mais um grande post e mais uma grande vitória. Carrega Benfica!

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo