sábado, 14 de fevereiro de 2015

O Presidente Avançou

Simples, taxativo, assertivo. Separou o trigo do joio. E deixou uma mensagem entrelinhas. Ora leiam o que Luís Filipe Vieira falou (a sublinhado e itálico) e a minha opinião!
“O futuro é sempre o resultado daquilo que fazemos no presente.
Não há fórmulas mágicas ou milagres, é tudo muito claro. É pelo trabalho que conseguimos garantir o sucesso. Uma das grandes manifestações da força e da Mística do Benfica tem a ver precisamente com a expansão das nossas Casas, com a sua modernização.
As Casas do Benfica são fundamentais, porque é desta enorme rede de “embaixadas” que o sentimento de pertença, os valores e a nossa História vão passando de geração em geração. É nas Casas do Benfica que o nosso crescimento se consolida.
Queria, por isso, na pessoa do seu presidente, Ramiro Antunes, agradecer a todos quantos se empenharam na renovação da Casa do Benfica de Leiria. A todos, o meu muito obrigado pelo esforço e pela dedicação que deram ao projecto. E o meu obrigado também pela compreensão que tiveram em relação a alteração da data de inauguração inicialmente prevista.
Os alicerces do Benfica são os seus sócios, foi esse o segredo que nos trouxe até aqui. Foi com os sócios que conseguimos recuperar o Clube, foi com eles que transformámos o Benfica num dos clubes mais admirados do Mundo.
Estamos a avançar em projectos estratégicos, de vanguarda, completamente inovadores, que seriam impensáveis há uma dúzia de anos. E tudo isto nos deve encher de orgulho. Tudo isto foi possível porque temos a maior base de apoio que um Clube pode ter.
Pois bem, gostava de deixar este desafio aqui em Leiria, quero que esse apoio se faça sentir até final da época em todos os campos onde o Benfica vá jogar. Os jogadores são os protagonistas, mas todos nós do lado de fora temos de ajudar, porque vai haver momentos em que esse apoio, essa força que vem das bancadas, será decisivo.
Não ganhámos nada, e o caminho até final do Campeonato vai ser difícil. Temos de acreditar que podemos ganhar o Campeonato, mas ter a humildade de pensar e de apoiar jogo a jogo! Respeitamos todos os nossos adversários e sabemos que o Campeonato vai ser disputado até ao último jogo. Mais uma razão para nos unirmos em torno da equipa!
O campeonato vai ser difícil e disputado até ao último jogo... Temos de acreditar, ter humildade, de nos unir, ou seja apoiar a equipa. Não sabendo um adepto nem metade da missa, estas palavras do presidente soam a um aviso importante. Felizmente que não me apanham desprevenido pois vendo o modo em como o porto chega a esta última jornada só com quatro pontos de atraso...
Sobre o tema que dominou a actualidade esta semana, é chegado o tempo de esclarecer alguns pontos:
Primeiro: Em relação à tarja do nosso pavilhão: É lamentável. É injustificável.
Há um processo de investigação em curso para apurar quem foi o responsável. Não há conivência da Direcção do Benfica com gestos desta gravidade, mesmo havendo antecedentes e provocações. Nada justifica aquela tarja. Lamento o que sucedeu.
Quis ser eu hoje a dizê-lo de viva voz, na minha primeira aparição pública depois do jogo. Já sei que vão aparecer alguns a dizer que passaram 6 dias. Passaram mais de 3 anos depois do incêndio da Luz e ainda ninguém do Sporting repudiou ou lamentou aquele triste incidente!
Muita gente falou de forma irresponsável esta semana! Falaram do que não sabiam, e isso é sempre perigoso! Para que fique bem claro para todos: No sábado, depois de ver a tarja e depois de perceber o que lá estava escrito, pedi ao nosso director de segurança que fosse retirada.
Foi entendimento da PSP e do nosso director de segurança que ter uma intervenção imediata para retirar a tarja poderia provocar problemas de segurança bem maiores, não apenas na zona da tarja, mas em todo o Pavilhão. A tarja está na posse das autoridades e há um processo de investigação a decorrer. Será que podem dizer o mesmo das tarjas de Alvalade?
O Sporting não cortou relações por causa da tarja. A tarja foi um instrumento usado. 
Segundo: A tarja do pavilhão da Luz entrou sem autorização e sem nosso conhecimento. Não foi preparada nos nossos Pavilhões, não foi pintada nas nossas garagens!
E as tarjas de Alvalade? Alguém pode explicar? Foram ou não pintadas na garagem do estádio? Foram ou não preparadas nas instalações do estádio de Alvalade?
E as camisolas da Juve Leo não merecem condenação? Não foram essas camisolas o rastilho de tudo isto? Ou será que querem branquear uma parte da história deste fim-de-semana?
Para mim, o Sporting é um clube que merece todo o respeito. Por isso é que o Sporting, quando vai jogar ao Estádio da Luz, é tratado pelo nome. É Sporting, não é visitante. É Sporting, não temos esses complexos e não copiamos ninguém!
Quando os dirigentes do Sporting vêm à Tribuna Presidencial do nosso Estádio são bem recebidos, ninguém lhes diz que são “Personas non gratas”. São tratados com a dignidade e o respeito que merecem.
Terceiro: Nada justifica o ambiente, as tarjas e o tratamento dado à Direcção do SL Benfica no estádio de Alvalade. Mas sobre isso parece que alguns jornalistas e muitos comentadores tiveram um ataque de amnésia.
A razão não está do lado de quem grita mais! De quem fala mais, de quem escreve mais! Não há bons de um lado e maus do outro! Há bons e maus em todo o lado! A violência é um problema sério. É um problema de todos, mas a violência não se resolve com demagogia!
As tarjas, as tochas na bancada e no relvado, são um problema que devia ter sido resolvido em dois sítios: Na Liga e na Polícia. Não no facebook, em comunicados, em propaganda!
Quarto:
-Não corto relações com outros clubes por mera gestão de autoridade interna!
-Não processo sócios do Benfica apenas porque discordam de mim!

Ainda bem Presidente... Ainda bem porque era capaz de... Nahhhh! Qualquer dia até um sócio processava o presidente do seu clube por ele discordar do que o sócio pensa... Era capaz de ser giro.
-Não digo que a bandeira nacional, símbolo do País, tem verde a mais!
-Não minto em relação a uma suposta conversa telefónica que nunca houve!
-Não minto em relação a um acordo que nunca houve!
-Quando dispenso um treinador assumo!!! Não me escondo!
Há pessoas que ainda não perceberam que a mentira tem perna curta e que as palavras têm consequências.
Quinto: Em Novembro de 2011, um grupo de arruaceiros incendiou-nos o Estádio. Não cortámos relações com ninguém, porque o Clube não pode ser gerido por impulso, tem de ser gerido com responsabilidade, não pode ser gerido com a sensibilidade e o querer de um adepto de bancada.
Desde Novembro de 2011, ninguém do Sporting lamentou ou pediu desculpas pelo acto.

Para o jornal verde pintado de vermelho - vulgo record - parece que houve alguém que... Lamentou! Este jornal, que serve de albergue a frustrados, publica o artigo cujo link está aqui por cima (datado de 13 fevereiro de 2015) e usa a palavra lamentou. Se acederem a este link (datado de 30 novembro de 2011), que retrata na íntegra as declarações do homem dos paquetes, poderão ver/ler que ele não faz nada do que o título sugere. O que faz é fugir com o rabo à seringa, colocando as culpas no etéreo... E no Benfica. Pelos vistos o record tenta ajudar o sporting mas falha rotundamente. Para a próxima façam como a sportv faz: apaguem artigos... Neste caso os vossos próprios artigos.

Pelos vistos, a mentira tem perna curta e os jornalistas do record sofrem de ataques de amnésia permanente.

Não foi por isso que cortámos relações. Não foi por isso que pus em causa o repúdio e a discordância daquele acto por parte do presidente Godinho Lopes!
É preciso ter memória, é preciso ter alguma ponderação. Algo que muita gente esta semana não teve. Alguns de forma intencional, outros de forma inconsciente. Por mim, este assunto acaba aqui. O Sporting, enquanto instituição, merece respeito, e tem o respeito do Benfica, mas as pessoas que dirigem as instituições também devem ser responsáveis pelos seus actos e pelas suas atitudes.
Obrigado a todos e vamos concentrar-nos no que verdadeiramente importa que é o Benfica, os seus sócios e os nossos atletas!
Viva o Benfica!”

Pronto. Escorreito sem divagações, directo e objectivo. Que nem uma Águia:
Estar munido com a verdade é uma delas, duvido é que sejam saborosos...

A verdade é que temos um longo caminho pela frente até ao final do campeonato. Entretanto e porque já não os voltaremos a encontrar esta época, o AMC presta homenagem aos "olés":
Primeiro remata-se, depois festeja-se... Sempre foi assim!

PS Entretanto... No Twitter:
Uma maneira de ser com toda a certeza.

E Pluribus UNUM

4 comentários:

  1. Achas correto o LFV ter respondido sem dar nome aos bois? Eu estou de acordo 100%.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso até acho que foi o melhor.

      Não se refere aos ratos em particular e sim à toca em geral. No entanto, não foi contra o sporting mas sim contra quem o dirige... Foi um comunicado institucional simples mas complexo no seu objecto.

      Eliminar
    2. Glorioso Minha Chama, o Presidente do Benfica não fez, como escreves "um comunicado institucional simples", mas SIM um discurso numa Casa do Benfica!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. Perfeito Correia, é só uma maneira de ver a coisa. Ele discursou na abertura (ou reabertura) de uma casa do clube mas aproveitou para enviar a todos a posição do clube.

      Saudações Gloriosas.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo