segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

20ª J: Sporting 1 S.L. Benfica 1

Esta partida foi uma injustiça para mim: Adepto/sócio do Sport Lisboa e Benfica. Já passou mais de meio dia após o termino da partida e não consigo sentir outra coisa: Frustração!

Sinto isto porque este jogo foi/deve ter sido planeado com base na tabela classificativa. Quase idêntico ao jogo contra o porto mas com três diferenças: Lá jogámos com André Almeida a lateral, e com Enzo, Gaitan e Talisca à frente de Samaris... JJ, sabia das diferenças de qualidade entre esse jogo e o momento presente. Orquestrou a mesma tática mas sem um jogador criativo ali no miolo, pelo que a mensagem deve ter sido mais ou menos esta: Vamos ver o que vai dar porque não queremos perder e não o podemos permitir.
E acabou por ser um mau, mas mesmo mau jogo ofensivo do Benfica e um bom jogo defensivo (nada de perto com o que já nos habituámos). Com os extremos presos e manietados mentalmente, os avançados sobrecarregados com tarefas defensivas (era ver Lima entre as laterais sem poder fazer nada e Jonas a todo o terreno) e dois médios defensivos só a defender, deu a ideia de que nem queríamos lá ir abaixo marcar... Porque não dava!

Foi impressionante o número de passes errados. O Benfica não conseguiu construir uma única jogada com mãos, pés e cabeça. A primeira grande oportunidade de golo em todo o jogo (sim o sporting atacou mais mas marcou na sua primeira grande oportunidade), pertenceu ao Benfica: Lima, assistido por Jonas na marca de penálti (deu a ideia de que até Jonas poderia fazer golo sozinho), tem os segundos suficientes para escolher o lado, atacar a bola e...
Deu a sensação que não era para ser... Que não se queria, Que não eram essas as ordens... E se este entrasse, entrariam muitos mais.

É que quando quisemos marcar um golo, porque o tínhamos que fazer... Marcámos, sem cabeça e sem tática mas com muito coração... Quisemos marcar, fomos lá a baixo e marcámos...

Até as substituições... Talisca a extremo esquerdo! Lima e Jonas sem ligação ao meio campo. Pizzi e Derley só porque a aflição era imensa... Deixámos um grupo de rapazolas aguerridos e cheios de testosterona, engavetar-nos no nosso meio campo. E até marcaram o golo assistidos pelo próprio Benfica. Impressionante. JJ, ontem tiveste sorte. A sorte que não tiveste em Maio de 2013.

JJ recolocou o Benfica a jogar num patamar superior que já não se via desde 1993 1994. Está cá há seis épocas. Ontem foi contra natura, muito estranho. Mais do que tudo, ontem era um jogo de sportinguismo contra Benfiquismo. O sportinguismo esteve mais forte (não estou a mandar farpas a JJ).

Em termos individuais, houve jogadores que simplesmente não saíram da mediania. Foram lentos e imprevisíveis e colocaram a defesa da baliza em cheque. Reagiram mal à pressão. Há jogos assim, há outras opções, há muitas outras coisas mas só uma atitude: Benfica! Talvez se deva mencionar que Artur, mesmo não tendo tido muito trabalho e apesar de ter tido dois momentos... Esteve muito bem. O abraço final
demonstra que o grupo não é cego ou surdo, a campanha jornalística contra Artur falhou rotundamente.
Vamos ver o que dá o parecer que não fomos ali para ganhar os três pontos (e fazer com que o sporting ficasse a cinco pontos do porto), quando acontecer o porto-sporting (talvez tenha sido melhor não querer que o sporting ficasse a quatro pontos do porto e manter uma luta pelo segundo lugar acesa... Veremos). Esse jogo vai ser importante se o Benfica lá chegar com duas vitórias consecutivas: É necessário ganhar ao setúbal na Luz (21ª jornada) e ao moreirense em Moreira de Cónegos (22ª jornada)... O setúbal que a meio da época arranjou finalmente um treinador. O moreirense que fez um jogo amigável no sábado! Nessa jornada, a 23ª, enfrentamos o estoril do peyroteo couceiro, outro mau treinador mas sportinguista e portista ao mesmo tempo.

O árbitro? Bem o jorge de sousa deixou jogar muito mas faço-lhe dois reparos. Num jogo de embate físico intenso a meio-campo, penso que ele esteve bem ao deixar jogar. Fiquei um pouco curioso com dois lances perto das grande-áreas: O lance em cima da grande área do Benfica (aos 55 minutos de jogo) foi exaustivamente dissecado pela sportv. Maxi falhou o carrinho e... Acabou por derrubar o adversário tendo visto o cartão amarelo.

O problema é que aos 30 minutos, Jonas é empurrado pelas costas pelo carvalho à entrada da grande área e... O jorge que estava bem em cima da jogada optou por não assinalar nada!
A sportv optou por não mostrar uma única repetição... Talvez o porto desejasse ficar a três pontos do Benfica e não se importar que o sporting ficasse a morder-lhe as costas...

Um segundo reparo: Incompreensível como o carvalho e o adrien não levaram um único cartão amarelo (ficou 1-4 em cartões...)! Talvez o árbitro tivesse feito o mesmo mas ao contrário se o jogo fosse na Catedral, ou talvez não.

Esta actuação coloca-me num dilema: Terão sido ainda resquícios do "velho" jorge de sousa ou ele está a aprender com o aposentado cirurgião proença?

Como escrevi algures, ou ganhava a experiência da maturidade, ou irreverência da juventude ou o árbitro. A irreverência mostrou mais vontade mas foi afrontada pela aflição da maturidade. Não me deixo contagiar pela alegria de um momento
porque o jogo teve mais de noventa minutos. Isto também se aplica aos sportinguistas que ficaram a saber que o Benfica não desiste. Se frente ao paços de ferreira, não fomos felizes na reação à desvantagem... Também não fomos brindados com olés. Ontem com coração e raiva porque os olés duraram uns minutos:
Um herói improvável
E PLURIBUS UNUM

6 comentários:

  1. Mais um grande post!

    Digo já que é com alegria que vejo que houve alguém que não deixou escapar as contas dos cartões. Perto dos 60 minutos estava o Sporting com 14 faltas (1 cartão amarelo) e o Benfica com 9 faltas (3 cartões amarelos). É impressionante. Aposto que é caso único na europa uma das equipas que mais posse de bola tem e mais ataca ser das equipas que menos faltas precisa de fazer para ver amarelo e uma das quais leva mais porrada até os adversários verem amarelos. É o que dá não termos ninguém a defender o clube na praça pública quando começaram os palhaços a dizer que estávamos a ser favorecidos só porque os outros davam porrada e viam o respectivo cartão.

    Mas vamos ao jogo... ainda na sexta comentava com um amigo meu: o Benfica tem muito mais a perder com uma derrota do que ganha com a vitória. O mesmo filme que se viu em Paços de Ferreira onde o azar nos bateu à porta...

    Dito isto, estou contente? Fiquei contente por não ter perdido. Não estou contente por ter perdido 5 pontos em 2 jogos fora e ver toda a gente lesionada. Mas hoje só penso na oportunidade que não conseguimos agarrar no jogo com o Paços de Ferreira...

    Sim, sou super pessimista. Por isso, num dos jogos mais míticos dos últimos anos (Benfica vs Sporting a 14/05/2005) não festejei como se fossemos ganhar até ao Beto ser expulso já nos descontos... e mesmo aí estava nervoso a pensar que ainda não íamos sair dali já campeões... Já os lagartos, tanto gozaram com o Benfica sem pensarem que podia acontecer a eles... e ontem em vez de estarem caladinhos e puxarem pela equipa, decidiram gozar com o adversário. Que também nos sirva de lição pois todos nós fizemos ou conhecemos alguém que fez isso quando os corruptos perderam-se no Atlântico, levaram umas pauladas no cú de uns nativos e voltaram todos preocupados... e nós fizemos o mesmo.

    Da minha parte só há festejos quando o Luisão levantar o caneco... E falo sério. Vai ser uma época longa mas estamos 2 jogos à frente do Porto e recebemos o Braga, o Porto, já não jogamos contra o Sporting e o Porto acaba a liga com dupla jornada fora (mas todos sabemos que têm muitos amigos). Parece que temos vantagem mas sem o Enzo vai ser complicado (até ao Rúben Amorin voltar, pelo menos...).

    Por isso... eu vou passar a semana a remoer a derrota no campo do Paços... a sério... estou quase tão aziado como os lagardos (esta merda de ser pessimista tem que se lhe diga) mas pelo menos estou aziado com 4 pontos de vantagem.

    No entanto... Goberns, Rui Gomes da Silva, Simões... defendam o clube porque o circo está só agora a começar!

    CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou pessimista.

      O modo em como vejo os jogos é dividido em três parcelas: Benfica, adversário e trio de arbitragem.

      Também penso que perdemos uma grande hipótese de amealhar pontos em paços. resta-nos seguir em frente, e é já amanha frente ao setúbal que perdeu com... O gil vicente em casa. estranho! Devem estar a preparar-se para o Benfica

      Eliminar
    2. Sim.

      Vamos lá ver. Primeiro é ganhar ao Vitória de Setúbal. O resto logo se vê.

      Eliminar
  2. Coloca os lances que o Jorge Sousa cortou no ataque e a cabeçada ao Jonas na grande área pelo Tobias.

    ResponderEliminar
  3. Inadmissível aquele relvado...
    Não foram os 3 pontos desejáveis mas realmente não deu para mais. Valeu a exibição de Artur (sob pressão não inventa) e a resposta aos olés, pimba acordei o prédio.
    Amorim está quase aí para dar uma mãozinha, acho que vai ser importante a sua experiência/qualidade para o final, se conseguir andamento.
    Saudações gloriosas
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo