sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O Abafar e a Treta

Pródiga em abafar o que não interessa a quem manda, assim é a imprensa desportiva nacional. Desde o início da época que o Benfica é um viveiro motivacional para estes falsos jornalistas. Tudo é motivo para inventar e denegrir o Benfica (dirigentes, técnicos e atletas) e para incentivar os seus adversários.

Assim se entende que esta semana, nos dias que antecedem o maior dérbi do futebol português,
este grupo de boys e girls avençados estejam somente a debitar bitaites sobre o treinador do Benfica (vai para ali, ofereceram-lhe milhões, renova não renova), a tentar enervar o guarda-redes Artur (com três lances em que Artur esteve desatento e pagámos por isso) e a rezar que Gaitan não jogue...

Depois, fabricam mentiras ao estilo do clube do sistema de modo a incentivar os adeptos do clube que está em terceiro lugar no campeonato.

Aceito isto como algo natural. Sei que o sporting tem muitos adeptos na imprensa e que junta forças com os patrões dessa imprensa (portistas) nas vésperas destes jogos de modo a diminuir os índices de confiança quer dos adeptos quer dos atletas.
A mim não me atingem, sei que estes jogos não seguem os índices de qualidade anteriores/recentes de cada equipa. São um jogo único em que, sem interferência do trio... Perdão agora é quarteto de arbitragem, é o momento actual quem decidirá o rumo da partida... Sim, para mim ou vai ganhar a qualidade da experiência, a irreverência ou o quarteto de arbitragem.

Em relação a Artur, penso que sendo já adulto, saberá muito bem o que fez e o que deve fazer. O Benfica não fica mais fraco com ele em campo mas ele tem de estar atento, o resto é paisagem até porque na outra baliza vai estar um guarda-redes inferior em qualidade a Artur.
Em relação ao Gaitan, teremos de esperar por informações para depois analisar o que se vai/pode fazer. Em todos os casos, o Benfica irá entrar em campo com onze jogadores e mesmo com ausências, terá qualidade suficiente para levar de vencida o dérbi. Já estivemos bem pior em termos de qualidade mas isso não nos impediu de fazer pela vida.
Outro assunto que me deixa admirado, ou talvez não, é o abafar por parte da imprensa dos caminhos trilhados pelo sporting para chegar a este ponto do campeonato e poder aproximar-se do líder. Trocando por miúdos, como é que o sporting está ainda a sete pontos e devido a isso, pode ainda aspirar a discutir o título de campeão nacional...
Não falo da qualidade dos jogadores mas sim o modo em como lá têm vindo a conseguir ganhar jogos desde o início do campeonato. Não me esqueço da ventania que sopra da boca dos adeptos verdes e da imprensa que afirma taxativamente que o Benfica anda a ser levado ao colo pelas arbitragens.
Então, e seguindo a opinião de um leitor do blogue, e como sou uma pessoa que tenta ir amealhando o que se vai passando porque pode dar jeito num momento futuro, resolvi ir buscar o número de pontos actual do sporting (42 face aos 49 do Benfica), e rever aquelas coisas que acontecem. Quis tirar as minhas dúvidas face à tão propalada equipa demolidora que se está a formar em alvalade.

E eis o que retirei do baú:
 Primeira jornada. E Coimbra, o jogo termina empatado a um golo mas quando estava 0-0...
 Quarta jornada. O jogo está empatado a uma bola quando à beira do seu final...
Sétima jornada. Já com 0-2, não se podia esperar que o penafiel fizesse alguma coisa. Mas o certo é que o terceiro golo do sporting é apontado em fora-de-jogo. é só para que não se esqueçam.
Décima jornada. Com um nulo no marcador, aconteceu aquilo. Bem, se tivesse sido assinalada a respectiva grande penalidade, o jogador do sporting teria de ser expulso. A partida terminou empatada a um golo.
Décima primeira jornada. Ainda com tudo a zero, acontece o insólito. Um jogador pode marcar uma falta e dar o toque seguinte... Que acaba por resultar em golo! A partida terminou com o marcador em 3-0. Mais um caso para que não se esqueçam sportinguistas...
 
Décima quarta jornada. Na madeira onde é difícil jogar e ver o jogo na televisão, o sporting vence por 0-1 já em tempo de descontos. Antes disso... Mas a imprensa continua a bater na tecla de que é difícil... Difícil nos jogos do sporting porque se fosse nos do Benfica...
Décima sétima jornada. 4 leva o rio-ave em alvalade. Há um vídeo de um canal inglês onde os comentadores se riem disto. 
Décima oitava jornada. A académica não joga um chavelho mas com 0-0... Penálti? Penálti e expulsão? O sporting ganhava na mesma... Talvez! Mas nunca o saberemos. O interessante é que o Benfica e o porto tinham perdido nesta mesma jornada...
Décima nona jornada. Ainda com 0-0, acontece isto... Impagável! O arouca até se adiantou no marcador através de uma grande penalidade mas esta ficou por marcar. Depois, a perder por 1-2, aconteceu outro caso na grande área do sporting:
Já escrevi que não me pareceu grande penalidade. Mas a foto do jogo com o rio-ave também me parece muita coisa por isso fica para vossa análise.

Não coloco o jogo sporting porto porque aquilo foi um chorrilho de erros no trabalho no aposentado número dois.

Temos então que o sporting tem os tais 42 pontos. Poderia ter mais se jogasse melhor (o Benfica tem 49 e se jogasse melhor em alguns jogos teria certamente mais pelo menos quatro pontos). mas vendo estes exemplos, a ideia que prevalece é que deveria era ter menos. Será que estou enganado? Tirem as vossas próprias conclusões, não se deixem levar pelo imprensa abafadora.
Certo ou errado, estes são os pontos que ambos os clubes tem no momento presente. Do que se passou para trás já muito pouco se pode fazer. Aqui em Portugal é assim. O que interessa é o jogo de Domingo. Este é o maior jogo de futebol de Portugal. Junta os dois maiores clubes portugueses. Engloba amores exacerbados e ódios de estimação. É a partida entre o clube do povo e a agremiação dos viscondes. É o transcendental que não passa despercebido a ninguém.
Que ganhe o melhor sem que o árbitro jorge de sousa (mais os seus três auxilares) tenha alguma intervenção. Já escrevi sobre jorge de sousa aqui. On último jogo do Benfica por ele arbitrado, redundou numa importante vitória do nosso clube. O sousa poderia ter tramado o Benfica mas optou por se manter à margem dos quereres e das necessidades de terceiros. Não há benefícios de dúvida que a história de jorge de sousa tem muito pano para manga. Há é a hipótese de ele se descolar da imagem que ostenta para a maioria dos adeptos do futebol português.

Continuando nas abafadelas que imprensa desportiva portuguesa faz em conluio com os patrões do norte, deixem-me relembrar-vos de um caso do qual ainda não se sabe... Nada! Não, não vou escrever sobre o dirigente mesquita que se suicidou e fez a arma desaparecer ao mesmo tempo. Vou escrever sobre um árbitro de seu nome Dinis Gorjão:
Esta é a primeira história e atentem nas datas a vermelho. depois vem isto de um jornal alentejano online:
Alguma coisa se fez para repor a justiça? Não, claro que não. O sistema não o permite. Tem de ser alguém do porto a entrar mesmo que copie (e não saiba nada da matéria) e não aguente uma corridinha

E o sistema não brinca. Assim como pastilha elástica, um dos grandes braços armados do sistema acabou de se ir (espero eu):
Boa-viagem e desaparece olegário, foste uma nódoa.

Para acabar este post que já longo, uma vénia a quem chegou aqui, escrevo agora sobre a treta. O futebol Português abunda em treta. Já que estava a escrever sobre a arbitragem, tomem lá a primeira treta datada de há cerca quinze meses:
Os do clube já condenado por corrupção, continuam a dizer o que querem e nada lhes acontece disciplinarmente. Os do Benfica estão calados. Talvez devessem falar mas desconfio que eram castigados de imediato pelo que...

Segue a treta radicada num dos clubes da maravilhosa cidade do Porto:
Ideia retirada do antitripa.
Quem é que acredita nisto? Tudo treta e como um é pouco:
Lá vem o espanhol passar a mão pelo pelo do moreirense. Esta tática é demais, lopetegui até afirma que o moreirense mereceu ganhar um jogo que perdeu frente aos amigos do braga. Está seis pontos atrás do líder e mente dizendo que não lhe interessa o dérbi... Isto é o que se chama embalar o frango para oferecer mas meter pregos lá dentro...

Enfim, termino por hoje caros leitores. E não se esqueçam de apoiar fervorosamente o Benfica, todos juntos tornamos o clube mais forte. O resto, espero, é com JJ e com os jogadores.
E Pluribus UNUM

6 comentários:

  1. Glorioso Minha Chama: Muito bem! É assim mesmo!
    Lembrei-me ainda que no ano passado foi marcado um penalty a favor do lagartedo contra o Belenenses, quando os jogadores estavam FORA das 4 linhas, quase junto à bancada e perto da linha do meio do campo!
    Deves lembrar-te também. Nunca vi tal escândalo.
    Quanto ao tal papel de sarapilheira que diz ser jornal e que hoje tem uma capa inacreditável, de facto, o melhor é fazer como o Grão Vasco fez no seu Glorioso blog "Pinceladas Gloriosas".

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me desse mas já foi a época passada. Não vale para o agora mas não sai da memória.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  2. Jesus já veio dizer que o jogo não é decisivo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, o JJ tem essas saídas. Realmente não será o jogo do título mas vai ser um dos jogos do título.

      Eliminar
  3. Grande post! (e mais umas imagens para a colecção mas acho que assim até é só partilhar o post quando for preciso!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... O problema é que pode vir a ser necessário acrescentar mais substrato... Veremos.

      Saudações Gloriosas.

      PS: Não sei se falta alguma coisa...

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo