domingo, 19 de março de 2017

2016-2017 26ªJ: Paços de Ferreira 0 SL Benfica 0

E...Aconteceu o que perto de metade dos adeptos de futebol portugueses queria: O Benfica tropeçou e deixou cair 2 pontos na sua deslocação à Mata Real.
O que foi que não resultou? Há sempre muitas coisas que não resulta na hora de uma não-vitória... Até na hora da vitória, há sempre algo que poderia ter funcionado melhor! O Benfica tem o que tem e é com isso que vai ter de continuar a ir a jogo e querer ganhar com mais vontade do que pensa ser necessário.

Ponto prévio: O Paços jogou mesmo com um autocarro, especialmente na primeira parte. Incrível como conseguiu meter o seu orgulho no cu e colocar 11 jogadores em cerca de metade do seu próprio meio campo! Com isso foi uma equipa inútil a atacar. Mas se a equipa não está habituada, a culpa é dela porque eu já estou.

Quanto ao Benfica, sei que há quem goste de Pizzi e quem não goste. O que eu não gosto é ver o modo em como o nosso jogador é utilizado actualmente: Passou de operário (2014/2015 e 2015/2016) para maestro. Mas é um maestro, talvez, em formação - e já vai tarde - pelo que actualmente absorve para si todo o processo de organização de jogo ofensivo da equipa... Como está em formação, é ainda lento a posicionar-se, algo previsível a pensar e apresenta défices de execução, o que obriga a equipa a parar a construção de jogo para o procurar e lhe dar a bola o que fornece ao adversário a quantidade de tempo suficiente para se reagrupar. Era melhor operário e até me convenço que RV queria Horta para aquela posição mas as lesões e os ritmos são fod...
Jonas e Mitroglou: Por incapacidade do primeiro, o segundo sofre neste tipo de jogos. A arte e saber está lá mas o brasileiro ainda está no mês de Outubro! O carácter explosivo anda perro! Temos Raul que andou entre o departamento médico e os treinos. Tínhamos Guedes, que ainda ninguém me conseguiu convencer de que foi uma boa opção ter saído em Janeiro.

Salvio e Zivkovic/Cervi: Sem Gaitán... Com dois miúdos ainda em fase de reconhecimento a uma nova realidade, com Rafa e Carrillo a tentarem descobrir qual o seu lugar no posicionamento da equipa e com Salvio refém de anos de lesões que por mais que a mente queira, o corpo tem de obedecer... Com tudo isto, parece-me natural que haja dificuldade em ter uma fluidez mais constante nas alas - coisa importante para desmembrar autocarros.

Isto tudo junto resulta em 90 minutos de pouca substância. Más opções de passe, maus passes, maus posicionamentos, más recepções... Muita conversa fiada no momento de rematar (excepto Eliseu). Faltou muita coisa para levar os 3 pontos.

E, ainda com a cabeça a quente 👿, falta escrever sobre o mais algo que falta ao Benfica... Quando os outros candidatos ao título conseguem que, quem arbitra as suas partidas, assinale grande penalidade nisto:
Ou nisto:
Como é que o Benfica pode esperar que quem nada viu nisto (ao minuto 95!):
Possa - mês e meio depois - ver isto (de novo ao minuto 95?
Resultado justo versus quem merecia ganhar... Justiça versus merecimento... Uma coisa não vai a reboque da outra! Foi um resultado justo porque o Benfica não conseguiu materializar as 4, 5 oportunidades (pouco para 90 e tal minutos), mas comparando intenções - fazer golos para ganhar - certamente que mereceu mais ganhar do que o Paços.

Notas a doer:
Tanta posse e...
Ederson 6: Sempre atento sempre eficaz. passou a maior parte do jogo na companhia do tédio...
Nelson 6: Sofre com Salvio. Quer atacar mas sabe que poucos lhe pode cobrir a escostas... Com Pizzi era outra coisa talvez...
Luisão 6: Também não teve muito que fazer mas ainda fez uns cortes importantes.
Lindelof 6: Idem.
Eliseu 6: Um dos momentos do jogo é seu. Grande bomba que não teve a sorte que merecia.
Samaris 6: Ser trinco quando parece um pouco mais "equipado" para ser um 8...
Pizzi 5: Já escrevi sobre ele. Acrescento que ontem não foi ao despique com os adversários para não ver amarelo. Com isso, obrigou Samaris a correr por dois. Mais valia a pena ter ficado de fora pois... Aquele remate no reinício da partida...
Salvio 5: Tivesse aquele remate entrado logo no início...
Zivkovic 5: Está na fase de dar tudo mas com tantas pernas pela frente. Mal naquele remate logo a abrir a segunda parte... Sim parece fácil.
Jonas 5: Ele quer mas as baterias estão em fase de carregamento. Jonas, aquele livre era para rematar à baliza pá...
Mitroglou 5: Muita luta mas poucas ou nenhumas oportunidades de fazer aquilo que tem de fazer.

Rafa 4: Não resultou!
Cervi 3: Também não resultou!
Raul 3: Outra alteração que não resultou!

Mas em relação a Raul, fiquei com a sensação de que deveria ter sido o primeiro a entrar porque é um avançado. Quer Rafa, quer Cervi - também jogadores de ataque - não têm a acutilância do mexicano frente à baliza e estas duas primeiras alterações parecem ter empastado ainda mais o jogo do colectivo.
Caro RV, ontem tive a sensação de que esta cadência repetitiva de colocar alguns-mesmos a jogar e quase sempre os mesmos a entrar nas substituições... Pois, eu sei que estou de fora mas a questão dos ritmos de jogo nesta altura da época versus alterações ao núcleo da equipa podem prejudicar a qualidade de jogo... Hoje é tudo tretas certo?

A época passada, as lesões de uns foram a sorte do treinador? Certamente que já ninguém está à espera que o chiclas venha dar uma conferência de imprensa para desancar o treinador do Benfica... Vender parece ser importante: Ederson, Nelson, Lindelof, Pizzi, Salvio devem estar na calha... Agora deixei-me levar... Não é RV que tem a ver com vendas mas sim LFV. Certamente que não é LFV que orienta o plantel...

Sobre o árbitro... Foi evidente que Pinheiro estava a fazer um bom trabalho e o jogo até nem foi complicado. Mas é lamentável que quando arbitra o Benfica, lhe dê uma valente caganeira ao minuto 95:
Temos mais um jogo pela frente que continuamos a necessitar de vencer. Depois... Veremos.


E Pluribus UNUM!

13 comentários:

  1. Nada que eu não tivesse a espera, a equipa a muito que vinha demonstrando para além de falta de capacidade na componente tática, veio demonstrando cada vez mais menos capacidade física e mais importante que tudo na crença no trabalho que está a ser realizado e apresentado, já estamos no último terço do campeonato e parece que estamos na pré-época sem qualquer lances estudados seja entre os atletas, seja em bolas paradas, o Benfica é demasiado previsível.

    Não querendo tirar o mérito aos árbitros que conseguiram ressuscitar uma equipa que jogava um futebol medonho, como a do FCP, onde tudo era feito com o coração e pontapé para a frente de um amadorismo total e com um treinador a fazer desenhos em conferências de imprensa, ridicularizando-se a si próprio e ao clube que representa de uma forma de envergonhar os próprios portistas, um treinador e plantel que estava nas ruas da amargura, que pouco ou nada trabalhou pode vir a ser campeão e ninguém questiona como é que é possível.

    Pois é fácil:

    Ameaças e coação da claque oficial do clube aos árbitros

    Que por sua vez começaram a errar a seu favor e a prejudicar os seus principais opositores um de cada vez.

    Por fim a que olhar para dentro, existem culpas próprias:

    LFV o caixeiro viajante- Proponho que se ofereça uma mala a altura do nosso presidente forrada a pele de crocodilo.

    Do Treinador que para além de não implementar nada de positivo, ainda conseguiu destruir processos simples e fáceis que levaram o Benfica para outro patamar.

    Por fim aos adeptos do Benfica onde eu me incluo que ficamos impávidos e serenos a ver isto tudo, pactuando com a farsa do campeonato Nacional.

    Um especial agradecimento ao departamento de comunicação do Benfica por todas as abébias que deram quem procurou desinformar e atacar o nosso clube, cedendo entrevistas dos nossos atletas e membros dos órgãos sociais, presidente incluído.

    Lamento mas tenho que aproveitar agora para criticar, porque se o fizesse quando o Benfica ganhava era apelidado de lagarto ou tripeiro e ainda era perseguido, é o que se resume actualmente a nossa sociedade, quem tem uma opinião contrária seja no que for Politica, a nível empresarial ou social é um alvo abater, quem diz as verdades incomoda e é um inimigo que tem que ser silenciado a todo o custo, a única coisa que nos resta é cultivar o nosso intelecto não com aquilo que nos querem dar através da televisão, mas sim dos factos que presenciamos e experienciamos.

    Nota: Alguém tem um voucher para oferecer ao Rui Vitória para ir assistir a um treino do JJ, vá riam-se isto é apenas futebol e um do L. Jardim não dá jeito senão o LFV ainda fica sem esposa e ainda se dedica ao clube a 100% e aí é que estamos tramados.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha lá, ó bardamerdas de madskinn,

      Tu andas a colocar os mesmos comentários em todos os blogues que te dão essa possibilidade?

      O que me parece é que tu és mais um bandalho e parasita no Benfica.

      Aparece lá no meu espaço que eu dou-te as ginjas!

      Mas que grandes cabrões, estes bardamerdas do bota-abaixo!

      Eliminar
    2. Comparando este comentário com uma secção do artigo... Torna-se evidente que compreendo a parte final do teu comentário Madskinn.

      Quando se entende, uma conversa de blogue torna-se mais interessante. Eu tenho o meu quê de pessimista. Mas isto do Benfica sempre me mostrou que até ao lavar dos cestos ainda é vindima. Como escrevi, pessoalmente tenho de aguardar pelo desfecho da próxima jornada, depois veremos.

      Saudações TRIGloriosas.

      Eliminar
    3. Atenção que este blogue é de apoio/defesa ao Benfica.

      Não há motivos antis nem prós na sua linha editorial. Há uma atitude global de ver o Benfica no seu todo desde 1904 até 2017. Eu que até apoiei/votei LFV, tenho a minha perspectiva sobre as coisas da vida e essa minha perspectiva não é lei mas sim o motivo porque me sinto livre para exprimir o que sinto, o motivo para reconhecer que as coisas mudam. Podia ficar a comer tremoços e amendoins o resto da vida mas não fico porque ia dar cabo dos dentes.

      Hoje é um dia frustrante - penso que essa frustração vai aumentar mais logo :-)))) - Mas e volto a repetir, só daqui a cerca de 15 dias se pode fechar este capítulo.

      Eliminar
    4. Quero agradecer tão terno rosas e amáveis palavras por parte do Grão Vasco, agora que estás mais de cabeça fria, lê bem o meu 1º comentário do principio ao fim e se continuares com a mesma opinião acerca da minha pessoa, ouvi dizer que o psicólogo que estava no SCP se despediu, portanto é capaz de te encaixar na agenda dele.

      Já me esquecia se queres que frequente o teu blogue Grão Vasco manda o Link que eu passo a ir lá infernizar-te a vida com as minhas sinceras e modéstias opiniões sem influências de terceiros! ;)

      Obrigado pela Liberdade de opinião Minha Chama, nunca duvidei dos teus valores.

      Ass: MAdskinn

      Eliminar
  2. Como previa, pelos jogos consecutivos de mau futebol, o Tetra é uma miragem. Foi bom enquanto durou a expectativa. Mas ter 5/6 pontos para gerir, e serem comidos, é sinónimo de incompetência.Vender Gonçalo Guedes, o nosso jogador mais irreverente, antes do final da época, não tem lógica nenhuma. O Plantel está de rastros e os reforços de inverno, nem sequer tem tido uma oportunidade.Resta chegar á final da taça de Portugal e vencê-la. Esta época foi dirigida ao Tetra, mas pessoalmente foi dirigida a fazer bons negócios. Bussiness as usual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge, compreendo o pessimismo mas isto do Benfica - quase uma religião para mim - quase que me obriga a ter crença na instituição e não em quem faz actualmente parte da instituição.

      Concordo na vertente financeira do teu comentário. No mundo actual e com aspessoas que estão no núcleo de decisões do clube... Outra coisa não era de esperar.

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
  3. Ainda ninguém questionou uma secção do meu artigo...

    ResponderEliminar
  4. Não sei a a que te referes Minha Chama, será a parte de estares com a cabeça quente, de estares a ver o filme a repetir-se, de LFV nada ter aprendido com os anos de mandato que tem, de em comum nos jogos que existiram erros gravíssimos a prejudicar o Benfica foram sempre pelo mesmo arbitro!?

    Mas vou deixar aqui um desejo, que o Benfica faça o mesmo que o SCP fez na época passada, onde presenciamos um atleta do Setúbal a chorar baba e ranho e solucçar por ter falhado um golo contra o Benfica em pleno estádio da Luz e isso nem dava a permanência, nem as competições europeias ao Setúbal mt menos seria campeão nacional ou Europeu!

    Como diria o outro vocês sabem do que eu estou a falar!

    Que o guito que se fez com o Guedes sirva para alguma coisa, já que tivemos que perder mais um dos meninos bonitos que honrava e suava a camisola.

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  5. Quando o post é claro não existem argumentos.
    Pode ou não ser coincidência, mas quando SLB não tinha o Jonas e o Luisão, sempre jogava mais do que no presente. Com a entrada dos 2 veteranos, a equipa desaprendeu e a quantidade de lesionados mantém-se e só agora, no final da época, arranjaram um director médico. O Porto, apesar da tua fé, será sem saber como o novo Campeão. Para quem está avançado + de 10 anos, é obra, melhor: Incompetência

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não me atrevo a escrever que se deve colocar Jonas e Luisão fora da equipa. O Benfica não sofre muitos golos nas provas domésticas... Jonas, em forma é essencial, do melhor que o Benfica já teve. Aparte do facto de ele não marcar golos a equipas maiores...

      Mas há algo mais por trás.

      Eliminar
  6. Boa analize do jogo ! Faltou a eficácia. Na minha opinião este clima de crispação que se vive no campeonato o Benfica não e responsável em nada. Continuamos ,a liderar por mérito . vamos ver o que se vai passar na luz. Saudações trigloriosas

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo