segunda-feira, 30 de abril de 2012

Benfica Sempre

Pronto, não foi nenhuma supresa o que aconteceu ontem!
Face ao que vimos na Madeira e em Vila do Conde, há alguns factores que permitem aos "fruta madalena", serem mais uma vez campeões.
Hoje, vimos os dois grandes factores:
1º As arbitragens.
2º Jorge Jesus.

Começo pelo 2º. Escalou a equipa de forma razoável. ou Javi ou Matic, a coisa ía dar ao mesmo pois são ambos excelentes jogadores. Colocou Witsel em campo para ganhar o meio campo e permitir a Aimar que fizesse o seu jogo.
Claro que JJ não tem culpa da desconcentração fulminante que deu origem ao 1º golo da partida.
Mas ao intervalo tirar Matic? Será que era por ele estar amarelado? Depois coloca um segundo avançado? O meio campo ficou a perder: Witsel a trinco e Aimar a ter de jogar atrás?
Claro que Aimar deu o berro e o rio ave começou a aparecer pelas alas visto que nem Cardozo nem Saviola faziam grande pressão e porque Nolito e César não compensavam/protegiam muito o seu flanco.
Mais uma vez JJ faz das suas. Tenho muitas dúvidas que ele por vezes pense no que está a fazer!

Mas sei que não tem o mínimo de Benfiquísmo quando profere declarações como as que depois do jogo acabou por proferir:

«Os vencedores, quando ganham, é porque têm mérito e chegaram em primeiro. Já falámos de várias questões relacionadas com o campeonato, não me quero desculpar com elas, falar sobre elas agora

JJ foi um bom treinador na Champions, mostrou algum arrojo mas primou sempre pelo catenaccio. Conseguiu passar uns russos caíndo às mãos dos milionários investimentos de um dos patrocinadores da prova. Aqui não houve erros!

Como JJ dá os louros ao porto, a direcção nem um pio emite e como o adjunto do porto atira esta posta de pescada: "Não estou preocupado com o meu projeto individual, mas com o meu clube, que quero ver ganhar o campeonato. Estou e estarei sempre com imenso gosto neste grande clube", não será descabido pensar que temos em bitó um eterno adjunto, tal como Toni.

Teoria da conspiração? Quando só correm rumores e a direcção nada diz...

Assim JJ, já não tenho nenhuma obrigação de respeitar o teu trabalho, há um acumular de factos muito verosímeis:

suposta amizade, íntima dizem alguns, com o nosso maior inimigo.
Que ganha comissões com os jogadores que chegam ao clube.
Que se pavoneia nas vitórias e se esconde nas derrotas.
Que por vezes faz um casting errado com tácticas suicidas, vai-vem e volta a insistir na mesma tecla.

O bitó nasqueira falou mal dos árbitros queixou-se de tudo e de nada e acaba com o título nas mãos. E tú JJ dizes isto...

Claro que tudo isto seria menos relevante se o amigo benquerença tivesse assinalado as faltas para grande penalidade sobre Cardozo e Saviola. Até os avençados da sportotb o disseram, com muita renitência... e este é o factor principal pela perda do campeonato, e o primeiro da lista.

No Sábado foi o que se viu na madeira e que já ilustrei no post:
http://aminhachama.blogspot.pt/2012/04/como-se-previa.html

Ontem, o trabalho foi finalizado. E com distinção, pois foi assinalado um penaltie a favor do Benfica e mais dois ficaram por assinalar.
Foi o adeus ao título, ao grande projecto da época 2011/12; consequentemente, espero que seja também o terminus das juras de felicidade, dos apoios ao inimigo...

É um Adeus irreversível, extremamente frustrante, onde no recheio também figuram as culpas próprias, se bem que elas não morram solteiras.

Por instantes, fico com a sensação que, mesmo com esta abominação que se chama arbitragem, o Benfica poderia ter feito algo mais produtivo. Mas logo após uns instantes de contemplação dos factos, estranho os silêncios, as palavras parcas, os apoios concedidos, os sorriso cúmplices... E logo ouço (vulgo leio) Vozes (vulgo palavras) de insatisfação em grande crescendo.

Esta é a altura de Luis Filipe Vieira saír da toca onde se tem escondido, e falar ao povo!

Falar sobre como deixou isto passear por cima do Benfica sem um único reparo:
O Dreamteam de Portugal
Se tínhamos a hipótese de subtraír 6 pontos ao porto, por via do leiria porque é que foi dada a ordem aos jogadores, que lá estão emprestados, para jogarem?
Depois vem um dos peões do porto atirar mais uns petardos e agradecer ao Benfica!
É muita parra para tão pouca uva. Ou haverá qualquer coisa a correr por debaixo da terra?

Talibãs em lugares de grande responsabilidade no futebol português?
Agradecer ao Benfica e a Luís Filipe Vieira, por ter resistido às pressões para não haver jogo?

Quem são os talibãs que pressionaram o benfica a não jogar? Secalhar fui eu!!!

Nem mais um dia de silêncio sr. presidente, porque já passei a barreira do ser indulgente! Agora estou no nível de querer ouvir outras pessoas com ideias para gerir o clube.

É isto que quer para os jovens Benfiquístas?
Está verdadeiramente interessado em devolver o Benfica ao seu lugar cimeiro e a alegria aos Benfiquístas? Ou quer educar os novos a perder?

Nem mais um dia de silêncio sr. presidente!

Como







domingo, 29 de abril de 2012

Como se previa...

Pronto, o mote estava dado!

Picam o sistema e levam logo na cara e em outras partes mais baixas do corpo. Não há volta a dar, o sistema funciona assim! O Bartolomeu tentou "cobrar" a Pinto da Costa o seu apoio no processo Apito Dourado, o resultado é que se tem vindo a ver: Leira vai desaparecer.

Ontem na Madeira, o 1º penalti nem pode sofrer contestação porque a bola lá encontra o braço do jogador do marítimo.

No entanto, Paulo Baptista deve ter feito jus ao que lhe devem ter dado e aquilo que ele é:

E a segunda parte foi só a cavar, se não vejam:
video
http://www.youtube.com/watch?v=f_jBd9LBXG0

Depois a imprensa avençada escreve:
Isto poderia ter dado vermelho? Só num mundo de fantasia! Nunca em Portugal!

Mas a coisa continuou:
Vergonhoso já por si. no entanto:
Depois mais nada havia a fazer senão carpir mágoas:

Caro Briguel, eles precisam de ser ajudados; Pedro, gritante? de bradar aos céus! Miranda, é prá piscina meu caro!
Pedro... estavas à espera de quê?

Claro que face ao caso do leiria, o porto tinha de ganhar forçosamente. Quando não se marca por jogo jogado, por inépcia atacante ou porque há um keeper adversário inspirado, há que resolver as coisas de outra maneira.

Por causa do caso do leiria, é forçoso que o sistema penalize o benfica mais uma vez! Supondo que hoje ganhamos ao rio-ave, e caso haja a anulação dos pontos ganhos ao leiria por ambos os clubes, a classificação ficaria assim:


andrades - 63 pontos (Defrontarão o Sporting em casa e Rio Ave fora)

Benfica - 62 pontos (Vitória de Setúbal fora; não receberá a U. Leiria)

A margem é muito curta, para a última jornada não é? O Benfica precisa de fazer uma exibição como fez na passada jornada, sem aqueles tremeliques claro!

Eu acredito no meu clube até ao fim.

E para aqueles que andam a assobiar os jogadores só tenho isto para eles:

Viva O Benfica



sábado, 28 de abril de 2012

À beira do liz jáz uma virose

Leira está em maus lençóis por não pagar salários há 4 meses...
Isto, segundo as regras, pode vir a ser um coup d'etat! Mas será isto um virus ou só um Bug no sistema?

É que os vírus infectam o sistema, fazem cópias de si mesmo e tentam espalhar-se para outros computadores!

Um Bug (erro no funcionamento comum de um software), é coisa de pouca importância pois assim que descobertos podem ser concertados por um programador qualquer.

Assim temos o Leiria , que se diz que vai desistir da liga... do futebol profissional! E que não se vai apresentar em campo nesta jornada! Caso o cenário se confirme, uma das leituras que se pode ter e tendo em conta os famosos regulamentos da liga dos andrades, pode ser este:

A punição prevista para a U. Leiria será a perda de três pontos, uma multa de 50 mil euros e a descida de divisão, que neste momento já é uma realidade próxima do clube. A desistência traria, ainda, outras complicações para a tabela classificativa, não só para as contas do título como para a manutenção e para os lugares europeus.

O Benfica e o Sp. Braga acabariam por ser os clubes mais "beneficiados" (O Benfica beneficiado??????? A sério???) com a ausência da União de Leiria. O Benfica já não teria que jogar na Luz, na 29.ª jornada da Liga, e ganharia, desde logo, três pontos virtuais ao FC Porto (Quantos destes pontos virtuais estes sacanas já nos ganharam ao longo dos últimos 30 anos?), uma vez que serão subtraídos apenas três pontos ao clube da Luz (correspondestes à vitória da primeira volta), enquanto o FC Porto ficaria sem seis pontos (really.... não?), porque venceu no Dragão (com uma arbitragem virtual) e na Marinha Grande.

O Sporting de Braga também seria beneficiado com uma aproximação ao FC Porto, uma vez que seriam subtraídos apenas três pontos aos arsenalistas, que perderam na Marinha Grande. E aqui os bracarenses ganhariam três pontos ao Sporting, já que os leões venceram os dois jogos com a União de Leiria, e ficariam a apenas um ponto de confirmar o terceiro lugar. Em relação ao Benfica, o Sp. Braga não ganharia pontos, uma vez que as duas equipas perderão apenas três.

As contas do campeonato e do calendário, sem a União de Leiria, poderão vir a ser no presente momento estas:

andrades - 60 pontos (Defrontará Marítimo fora, Sporting em casa e Rio Ave fora)

Benfica - 59 pontos (Rio Ave e Vitória de Setúbal fora; não receberá a U. Leiria)

braga - 56 pontos (Olhanense casa, Beira-Mar em casa e Sporting fora)

sporting - 47 pontos (Académica em casa, FC Porto fora e Sp. Braga em casa)

Pois... esta é uma das interpretações. Ou será a interpretação?

Que lindo se assim for! Os andrades devem andar doidos às voltas com os bancos de modo a arranjarem dinheirito para pagar á sua filial! Chato é que é fim de semana, e os gajos estão fechados. No entanto, para a frutaria sempre se arranja alguma coisita não é caros Benfiquístas?

Bons velhos tempos onde Bartolomeu lambia as botas (e o que estava acima delas) ao puerto, aliás este artigo num site brasileiro diz tudo. Até os amigos eram passados para trás! Peçam o dinheirito à casa da madalena... Porventura já pediram... Otários!

Tal como no caso do PPC, este também me parece que não vai ter algum desfecho, tipo um BUG. Afinal de contas, quem tem as instituições do futebol português (vulgo programadores) na mão não teme coisas destas... Ou será que deve temer?

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Para Luís Filipe Vieira

Este artigo de opinião não deverá ser entendido como um abaixo assinado contra o nosso actual presidente. Como sou da tão apelidada província, pode parecer que só ouço ecos vindos da civilização. No entanto isso até é verdade (em parte) pois não estou a ouvir, ler e a ver barbaridades como se estivesse na capital, na catedral.

Por outro lado, estar longe do zum-zum tremendo que até se escuta por aqui, traz os seus dividendos.

Caro presidente, reconheço parte do seu trabalho realizado no Benfica como sendo positivo! Disso não tenho dúvidas algumas, e já escrevi sobre isso aqui. Neste mesmo artigo também escrevi que só isso não pode ser considerado suficiente! Nem para si!

Caro presidente, deverá estar recordado que após Manuel Vilarinho lhe ter cedido o lugar, muitos Benfiquístas viam mais genica em si. Ganhámos umas coisitas, financeiramente voltámos a ter nome na praça. Tenho para mim que o seu plano de reestruturação tinha boas intenções e terá sido relativamente bem executado.

No entanto, guardo três imagens na minha mente! E não me consigo ver livre delas.
Nestas imagens, está rodeado de corruptos e incompetentes, ou de competentes na área de branquear e corromper.

Pode-me explicar o que estas imagens, apertos de mão e sorrisos cúmplices significam para si? Deve já saber o que elas acabam por significar para os adeptos, dado que não emitiu o seu parecer!

Os personagens que compõem estas fotografias, também são mestres na arte do esfaquear pelas costas! Dias da Cunha que o diga... Neste momento podem (menos o cabelos brancos) estar a esfaqueá-lo pelas costas; e se o estão a fazer, também o estão a fazer ao meu clube! E se o estão a fazer, já o estão a fazer há muito tempo caro presidente.

Como deve saber, estamos em ano de eleições. Assim sendo, deverá a ficar a saber que este escriba tem direito a um votozito, e que o vai utilizar.

Gostava de ouvir o que tem a dizer, sobre todas as matérias! Mas que diga algo com substrato, e não como da última vez que falou em que disse algo assim sobre os direitos televisivos: Ele sabe o que eu quero! Caro presidente, ele sabe o que você quer como presidente do Benfica ou como cidadão com os seus próprios interesses? É que a diferença é abismal.

Mas não ouço nada, só estática, grafittis, assobios e apupos. E isso é comprometedor! O silêncio é comprometedor, e isso pode significar duas coisas:
  1. Está com medo de se enterrar.
  2. Tem algo debaixo da manga
Depois uma pessoa fica com bichinhos a crescer na mente!

Um desses bichinhos diz-me que não será descabido pensar que o que o oliveirinha está a programar, mais não é do que a  queda de um incómodo: Você presidente. O raio do bichinho mais diz que depois será só aguardar que apareça um outro totó para assinar o contrato de cedência dos direitos televisivos por mais 5 épocas (pelo preço oferecido pela sptv). 

Não é preciso bichos para eu saber que é mais do que certo que o azeitona não vai aceitar perder as transmissões dos jogos do BENFICA! É muito milhão de euros a ir ao ar. Por isso é manipular a imprensa (que já dá primazia a notícias de contestação verbal e imagística) e vestir o seu roupão putrefacto, sentar na poltrona que já tresanda a mofo, e aguardar serenamente que algum grupo de adeptos faça o resto do trabalho sujo.

Presidente, diga de sua justiça!

Sabe... é que mais do mesmo tira o gozo e prazer em ser do Benfica
Damásio, Martins e Vilarinho
Para quebrar este tom aparentemente acusatório, eu relembro-lhe caro presidente que bem sei que há uma obra relativamente bem alicerçada, levada a cabo por direcções por si presididas.

O Benfica conseguiu no presente século reerguer-se, e ocupa uma posição de destaque (vem gente de muito lado maravilhar-se com o nosso património), no entanto falta-lhe uma consolidação desportiva para terminar este ciclo de recuperação. Certo?

Também certo, é que do erguer destas infra-estruturas fantásticas, que se situam ao nível das melhores do mundo, resultou um certo e contíguo endividamento que no entanto também acabou por resultar da própria credibilidade e viabilidade entretanto reconquistadas.

No entanto, gostava de saber a sua opinião sobre o facto de os outros terem acesso às benesses, que mais não representam do que o sujo da promiscuidade entre o Futebol e a Política?
Eanes, Guterres, Madail, Arnaut, Sampaio, Coelho, Santos, Gomes e Moura! Todos ao Bimbo
Ou sobre o facto de isto acontecer sempre para os lados azuis:
 Livra que estava ver que não íamos lá!
Um bom árbitro e um jogador do clube infiltrado, dá resultado!

Caro presidente, aguardo pela sua quebra do silêncio.

Quer saber uma coisa? Não sou Mourinho, Guardiola ou Fergusson; Também não sou o Messi, Neymar ou o Ronaldo! Infelizmente está a crescer a ideia em mim de que nunca iria querer ser LFV. É que se o Benfica é o clube do povo, se o Benfica é nosso... se é meu, não posso tomar a mesma atitude silenciosa que você tem vindo a ter, como presidente!

Como já referi, estamos em ano de caça ao voto. Tic toc, não não é o tal bichinho, mas sim o relógio a marcar!
Consegue ouvir? eu Consigo... Tic Toc, Tic Toc, Tic Toc...

sábado, 21 de abril de 2012

Sport Lisboa e Benfica - Marítimo

Primeira parte irrepriensível!

Alinhamento perfeito para o que há no plantel! E que bom ver Javier com aquela fome de bola, com aquele crer.

Pressão tremendamente alta, parece que a bateria estava carregada.
Linhas de passe cortadas ao marítimo o que induz à falha de passes.
Matic mais à frente do que é habitual àquela posição no esquema de JJ.
20 minutos à 2009 2010, francamente admirado que eu estou... Onde esteve este Benfica?

Dois golos fruto de uma construção tremendamente intelegente. Golos marcados por um daqueles jogadores que muita gente ainda se questiona onde tem andado nos últimos meses... No banco.
Outro jogador que merece destaque será Capdevila, ele é mais espedito. Falta-lhe a idade que Emerson tem. Não é o Leo, o Coentrão ou o Álvaro Magalhães, mas é melhor do que Emerson.

Ainda questionei o amarelo ao souza, não fez nada que o fizesse merecer naquele lance. Mas depois... enfim o marítimo já irá hipoteticamente inferiorizado para o seu próximo embate.
No lance de Garay, à entrada da área do Benfica, o árbitro ajuízou de forma correcta; ou era assim ou a bola batia no peito! Os braços estão entre a trajectória da bola e o tronco de Garay...

E que golo teria sido aquele de Capdevila ao caír do pano da 1ª parte...
O arranque da segunda parte foi tipo o negativo de um filme de fotografia.

As cores enfastiaram-se, parece que se aproximava uma tempestade!

O marítmo agigantou-se e o Benfica ficou de boca aberta a ver jogar! Assim concordo com o treinador do marítimo, o melhor jogador do jogo terá sido Artur. O timing das suas intervenções, atrasar o 1º golo e impedir o 2º, foram determinantes para o desfecho do jogo.

Não encontro explicações para a quebra total de união entre os vários sectores da equipa. No entanto, JJ identificou as lacunas. Aimar, Cardozo e Saviola estavam gastos. Os argentinos foram de imediato retirados de jogo, JJ esperou que Javi e Rodrigo entrassem no andamento da partida e depois retirou o paraguaio; Leitura tática perfeita, resultado final 4-1.

Matic é um excelente jogador, já o escrevi várias vezes. Javi mereceu o descanso que lhe tem sido dado pois já travou muitas guerras esta época. à excepção dos 1ºs 15 minutos da segunda parte, o quarteto ideal do Benfica esteve irrepreensível...

Mas o que o treinador do marítimo se esqueçe, é que na 1ª parte o resultado estava muito abaixo do que foi produzido. E não foi por o keeper do marítimo ter feito grandes defesas, mas sim por manifesta infelicidade no toque final.

Dito isto, caro pedrito o melhor em campo terá sido mesmo Nolito! Factos são factos: Dois golos e duas assistências para golo...

É nestas alturas que a massa associativa se deixa levar pela beleza dos movimentos atacantes. Aquilo é tão artístico que cria água na boca e a malta anseia mais! Tal não foi possível porque:

O rolo compressor foi tremendo na 1ª parte!
Já não havia um arquitecto dentro de campo
Já estamos em final de época.

O apitoman... o amarelo a Capdevila... gostava de saber porquê! mas o homem passou ao lado do jogo e depois nem tentou aparecer nele. Acabou por ser um trabalho fora do vulgar para quem é: Sem interferência!

O marítmo, em princípio, só estará desfalcado de um jogador importante para o seu próximo embate. No entanto e no flash interview, pedrito foi expedito e conciso na análise da partida mas titubeou quando teve de falar no próximo embate... haverá aqui gato?

Para terminar, que não vos quero chatear mais, uma pergunta a JJ: Onde esteve esta planificação de jogo há algum tempo (não muito) atrás? Dá a ideia que houve algo que falhou em algumas partidas! Pessoalmente fico baralhado com a falta de consistência no trabalho de JJ. É que uma vez por outra as coisas acabam por não correr bem, mas uma intermitência recorrente deixa-me confuso e preocupado! São 3 anos consecutivos a ver a máquina a ficar perra, 2 anos a ver a teimosia em apostar em jogadores que infelizmente (não prepositadamente) acabam por prejudicar o jogo da equipa. Mas JJ é JJ e hoje este bem, assim como a equipa, assim como os adeptos. O Sport Lisboa Benfica hoje esteve acordado...

E Pluribus Unum

Não acredito que o puerto perca qualquer ponto hoje, só vou procurar saber o que se passa lá para as 23:30.

Uma palavra aos Juniores do Benfica que afundaram o porto no campeonato do mesmo escalão.

Correntes excêntricas

O futuro do Benfica

Para os matemáticos, o que é excêntrico define um círculo que, colocado dentro de outro, não tem o mesmo centro que este último.
Na mecânica, a definição remete para a peça cujo eixo de rotação não ocupa o centro e que é destinada a transformar um movimento de rotação contínuo em movimento de natureza diferente.
Resumindo, falta um centro unívoco. Ou seja um mesmo sentido, uma mesma natureza, um mesmo som que só possa ser interpretado de uma forma, caso contrário estará gerado um equívoco.

O Benfica é O clube de portugal, a história assim o fez. É uma entidade unívoca que sendo permeável ao passar dos tempos e marés, se dispôs a equívocos. Dou só um exemplo, quando se deveria ter apostado no profissionalismo construiu-se uma capela...

Neste momento, há um cenário de marés vivas a assolar o Benfica, a navegação assim não fica fácil.Numa época que está a terminar e antecede uma outra que irá ter um cenário de eleições, a situação classificativa dá azo a uma enorme confluência de marés excêntricas.

Sabemos que a liderança de Luis Filipe Vieira, em termos líquidos, nos deu apenas dois campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e... quatro Taças da Liga.

Também nos levou a três 4ºs de final (2 da champions e 1 da liga Europa) e a uma meia final da Liga Europa. Isto, em 10 anos de presidência, é muito pouco. isto nos últimos 20 anos é razoável. Temos então um marcador temporal que define um periodo de tempo em que o clube, em termos de futebol profissional, sofreu um tremendo abatimento em termos de conquistas. Esse mesmo periodo define inequivocamente um periodo de uma tremenda crise financeira que quase afogou o clube.

No início do último mandato, LFV preconiza o mesmo como o mandato desportivo! Nessa época, 2009/2010 ganha 2 títulos de rajada. Motivos para tal feito:
Plantel de tremenda qualidade.
Treinador sedento de provar que é um excelente treinador.
Direcção da Liga de clubes relativamente isenta face a um sistema corrupto já com quase 30 anos.
Um oceano de apoiantes, qual maré vermelha...

Saneamento financeiro (relativamente conseguido): O clube tem palavra e liquidéz na banca.
Saneamento desportivo: O Benfica reactiva a sua função, já centenária, de candidato a ganhar títulos.

Neste cenário, será obrigatório prestar um tributo a quem o conseguiu! Como são muitos, saltam à vista que os comanda: O presidente e o treinador.

Mas há assuntos colaterais que urge discutir:

A) O apoio do clube a elementos corruptos para cargos directivos na gestão do futebol.
B) Sistema de comunicação deficiente nos vectores interior-interior e interior-exterior.
C) Capacidade negocial confusa no que respeita ao contrato dos direitos televisivos.
D) Gestão deficitária dos recursos humanos ao nível do plantel de futebol profissinal.
E) Falta de referências do universo Benfiquísta inequivocas, da direcção dos destinos do clube.

A evolução da presente época, leva um Benfiquísta a pedir cabeças, sejam elas do próprio Benfica sejam de outras latitudes.

Eu, e já o escrevi neste blogue e por aí fora, já fiz uma vénia (mais do que merecida) quer a LFV quer a JJ; como também aponto o dedo. Atenção que aponto o dedo a eles e não aponto o dedo à guilhotina. É diferente! No entanto, e é inequívoco, o primeiro apontar pode levar ao segundo. Não é uma certeza mas sim uma possibilidade.

A quem aponto o dedo à guilhotina, é áqueles que assobiam na hora da vitória. Nem sei se esses são Benfiquístas! Se o são devem estar a mando de lobbies.

Neste momento urge fazer o seguinte:

1 Não renegociar o contrato televisivo com um dos braços do polvo.
2 Dotar a direcção de mais sangue do Benfica.
3 Pedir ao treinador uma análise profunda ao trabalho que realizou nas últimas três temporadas.

Isto é suficiente. passo a explicar:

O 1º ponto é evidente, se bem que a situação se assemelhe a pensar que, em tempos de eleições legislativas, o bloco de esquerda vai conseguir ganhar as mesmas.

O 2º é mais vasto. Não reconheço quase a ninguém trabalho feito no clube, não reconheço tradição a ninguém! Excepto a Rui Costa mas que pelos vistos está amordaçado. Aqui deve ser a doer. A voz do benfica tem de ser ouvida, de forma bem suportada e alicerçada. A imprensa está avençada e tem de se ouvir mais Benfica, essa voz tem de personificar uma valente arruada, uma revolta audível e não uns écos que transpiram de tempos a tempos. O éco já é tardio em relação ao tempo em que o som é produzido.
Andamos a dar aos cães o que é santo (o Benfica) e isso é muito mau, deixai-os ladrar e continuemos o nosso caminho.

No 3º ponto já escrevi muito e não me vou repetir, só escrevo isto: de + 5 para -4 e os terríveis meses de Março e Abril. Não vejo cá no burgo melhor do que ele. Lá fora também é perigoso arriscar nomes. Por isso, JJ tem de rever, ouvir e planear.
Não sei se LFV deve assumir o compromisso que assumiu de respeitar o contrato que fez com JJ. Sei é que JJ tem de ter uma consciência atrás dele a gerir-lhe os defeitos de modo a que ele se transforme num treinador de verdade. Sim, tal como eu e todos, ele defeitos na gestão e na comunicação.

Em suma: REMAR PARA O MEMO LADO... DE FORMA INEQUÍVOCA E SEM EXCENTRICIDADES!

Para os Benfiquístas deixo um dito de um tal de Khalil Gibran:

"Quando o amor (BENFICA) vos fizer sinal, segui-o: ainda que os seus caminhos sejam duros e escarpados, E quando as suas asas vos envolverem, entregai-vos: ainda que a espada escondida na sua plumagem vos possa ferir".

Basta de "excentrismos", todos a uma só vóz pelo Benfica:

"Todos por um!" eis a divisa, Do velho Clube Campeão,
Que um nobre esforço imortaliza, Em gloriosa tradição
Olhando altivo o seu passado, Pode ter fé no seu futuro.
Pois conservou imaculado - Um ideal sincero e puro"


Logo, é mais um jogo para ganhar. O braga empatou. É necessário ganhar nem que seja para fazer de conta que o campeonato ainda está em aberto. Ganhar para colocar pressão sobre o bitó e os seus jagunços. Ganhar limpo e que o marítimo saia desfalcado só dos 3 pontos em jogo.

Et Pluribus Onum

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Revisão da Matéria Dada II

30 anos só se for a programar roubos e a executá-los.

Árbitros...

São eles que de forma imparcial, regulam o desenrolar de uma partida de futebol.
Tanto tentáculo a Sorrir: O Crime compensa!
O que é necessário para ser árbitro em Portugal? Ou como atingir um estatuto de árbitro internacional em velocidade supersónica?

Ceder a determinadas pressões.

Exemplos de como se fecham os olhos?

Carlos Valente (aqui), Fortunato Azevedo (aqui), Pinto Correia, António Marçal...

Jorge Coroado (ainda sonha com Canniggia), 
Disléxico
 Agora é comentador avençado num estação de televisão perto de si
Carlos Calheiros (Cosmos), José Guímaro (500inhos)

José Silvano, José Pratas (foge que vem couto por aí), Bento Marques, Miranda Dias, Ezequiel Feijão, Raul Nazaré...

Donato Ramos, um visionário da nossa arbitragem!
Ele viu o que nem os azulados viram, será que lhe pagaram o corte do bigode?
Rosa Santos (que tinha dois belíssimos assistentes no início - Xico Silva e Nato Azevedo - (aqui), 
Azeiteiro
Rosa, foi obrigado a abandonar a arbitragem depois de um célebre Louletano-FCPorto para a Taça de Portugal onde ofereceu o golo da vitória à traição (Houve um falta marca fora da área de tal forma duvidosa que quase todos os jogadores do Louletano estavam de volta do árbitro a protestar. Entretanto um jogador do Porto chuta a bola para a baliza que nem tinha guarda redes. O árbitro apercebeu-se que a bola foi chutada e validou o golo. Só quem esteve no estádio do Louletano pode recordar este momento, pois o remate foi de tal forma inesperado que as câmaras na altura só estavam apontadas para o arbitro e portanto não há imagens televisivas do golo).

Francisco Silva (irradiado, claro!), João Rosa (Évora)... Já me cansei.

Para fechar em beleza, um tal Raul Ribeiro que, em 1988, prolongou por 9 minutos um jogo Académica-Porto visto que o resultado era um empate a uma bola e tal não convinha. Porque como o Porto não conseguia marcar, inventou uma penalidade que acabou por dar a tão necessária vitória.
Agora temos este a governar os árbitros, e que bem que ele precisa de óculos. Já agora se fosse de um dentista.
Caixa de óculos
Ainda temos este jogador do... árbitro do porto, de Leiria, do...
Um dos melhores avançados da história do porto
Ainda falta o melhor avançado mas dele já falei aqui.

Depois da cedência às pressões, não há bilhete de volta. É entrar e permanecer sempre às ordens de quem manda pois já foram reunidas provas incriminatórias pelo sistema.

Os segredos são uma espécie de euromilhões que não podem cair na praça pública. Ou até podem pois isto está a avulso, tudo é perdoado pelo esquecimento de quem manda.

Mas tal actividade tem 3 instituições que necessitam de ser controladas: o concelho de arbitragem da fpf e da liga, e a apaf.

Há também os concelhos de disciplina da fpf e da liga

Também podemos juntar as associações de futebol.

E porque não o ministério do desporto?

Então temos aqui uma coisa com muitas extenções, muitos galhos, muitos tentáculos...
O futebol Português já é do Polvo
O que com uma arrozada dá nisto:
Mas só alguns comem, e quando o fazem até gostam.
Depois de tanta comezaina, eis que somos chegados à sobremesa. Depois é só escolher:

Se ainda há dúvidas, remeto o leitor para um episódio relatado jornalista Neves de Sousa:
O avanço no tempo do homem é o seguinte:

Pouca gente soube que o muito saudoso José Maria Pedroto esteve a um pequeno passo de ser treinador do Sporting, quando João Rocha era presidente do clube de Alvalade. Tudo estava acertado, pormenor por pormenor , até à mais ínfima partícula de um documento que vinculava as duas partes, pelo menos durante uma temporada fotobolistica. Porém, no dia em que estava aprazado a assinatura nos papelinhos, Pedroto travou o gesto e subitamente disse para o  presidente do Sporting:

“Esqueci-me de lhe lembrar, mas falta aqui uma clausula. Está tudo certo, tanto em relação aos meus prémios, como aos meus vencimentos, o caso do apartamento e do carro às ordens, tudo muito bem, mas o senhor presidente esqueceu-se de que eu lhe tinha dito logo no primeiro encontro: só vou para um clube que dê garantia de contar com os árbitros.

“Como, não percebo?”, indagou João Rocha, nessa altura pouco habituado a saber o que era certa fatia da arbitragem, Pedroto meteu a caneta na algibeira, levantou-se e apenas disse: “Quinze mil são para mim, mas para os árbitros são precisos outros tantos, caso contrário o Sporting só ganha campeonatos lá para o fim do século.”

O contrato acabou por não ser assinado. Pedroto rumou para outra latitude, mais compreensiva. O Sporting continua a ver navios.”
Até uso exemplos vindos dos nossos eternos rivais de modo a que todos se convençam que nada é uma ilusão.

A diferença é que até há árbitros que são portistas... para esses, para além de não se sentirem mal depois de roubar, o mais certo era (e é) até o fazerem de borla.

O Passo seguinte é avençar sucessivamente a emprensa, um processo que demora anos, vários tipos de instrução e agressão:
E paulatinamente ir poluindo os ecrans com ruído e muito mau cheiro:
Onde foi parar o "Informar com rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo e demarcando claramente os factos da opinião".

Já que se controlam jornalistas e comentadores, que tal controlar as televisões? A primeira tinha de ser a rtp... Claro!

Lembram-se do caso JVP-Paulinho Santos. Este caso sucedeu no inicio das televisões privadas. A RTP enquanto transmissora de mais um FCP-SLB tinha no estádio umas 20 câmaras. A SIC e a TVI só tinham uma cada.

No decorrer do jogo o JVP é expulso por agressão. A transmissão da RTP mostra a cena da agressão do JVP, mas nunca mostra os momentos anteriores. JVP tinha sido barbaramente agredido, e o Paulinho Santos tinha-lhe partido a cana do nariz. Imagens da agressão do Paulinho Santos só aparecem na SIC e TVI, apesar das imagens terem pouca qualidade já que só tinham uma câmara para gravar algumas cenas. Todos ficaram estupefactos como é que a RTP não tinha imagens para mostrar se tinha inúmeras câmaras. Claro que depois se veio a saber que as cassetes com as gravações integrais da cena tinham desaparecido. E foi assim que a RTP não prestou serviço público, mas sim um serviço a favor do FCP! A primeira vez que nutri alguma simpatia pelo sporting foi quando acosta aviou este azeiteiro numa final da taça.

Mas ainda não é suficiente. Leis! Quem as faz e quem as supervisiona...

As escutas não foram admitidas como provas à luz de nuances das próprias leis! Não percebo nada disto... Mas entendo que se por um lado não se provou uma culpabilidade, não significa que se tenha provado uma inocência! Ou seja, não foi declarada uma inocência.
 
Atentem a 1991:

Políticos/autarcas, também são necessários... certo?

Um exemplo:
Luís Filipe Menezes, com dinheiro da autarquia, mandou construir o centro de estágio do olival para o porto. Os custos foram de 16 milhões de euros, o porto ainda recebeu à borla os direitos de superfície por 50 anos apenas pagando 500 euros de renda.

Não só é um exemplo de como os dinheiros públicos são tão bem usados em negociatas ruinosas, como também é exemplo de falta de intelegência negocial, má gestão de dinheiros públicos; Além de que faz transpirar o odor de podridão que emana do futebol português que está de mãos dadas com o poder autárquico.

Remeto-vos para um post de um grande Benfiquísta, António Barreto (NGB). Pessoas da política, da justiça, do desporto, e da economia a manipularem o povo há muito mais de 30 anos, há muito mais tempo.

Assim se cria o sistema do qual tenho vindo a escrever aqui e aqui. Até já tentam rescrever a história aqui.

Assim estamos prestes a perder mais um campeonato. Mesmo assim o Benfica, que é o meu clube, pode contar com  o meu apoio SEMPRE. É no De todos Um que eu acredito. E assim será rumo à vitória.

Não pactuo com assobios aos jogadores, eles sentem isso. Manobras destas, em tempo de eleições, só significam que há Benfiquístas mesquinhos a querer que o clube perca para poderem aceder ao poleiro.

domingo, 15 de abril de 2012

Esta caneca da Liga

Para o Benfica é conhecida como taça da cerveja, para qualquer outro clube seria a taça do champanhe.

Aliás Rodrigo tem uma frase lapidar no mesmo sentido: "Sabíamos que se perdêssemos era como se fosse a Champions League, mas como ganhámos vão tratar como a Taça da Liga. Mas ganhámos e a equipa está de parabéns."

Ora  bem miúdo, assim é que elas se fazem,

É o primeiro título e o mais que provavel único título que este ano o Benfica vai conseguir conquistar. Fez tal tarefa frente a um gil vicente, que aqui chegou após eliminar o sporting na fase de grupos, e o braga nas meias finais.

Pelo que andei a verificar por aí, ou por aqui, terá sido um Sábado 14 em cheio para o clube, senão vejamos.
BENFICA 2 x 0 Sporting (futebol, Iniciados)
BENFICA 81x58 Académica (play off Basquet)
BENFICA 3x1 Olivais (futsal)
Guimarães 2x3 BENFICA (Volei)
BENFICA 38x25 Madeira SAD (Andebol)
BENFICA 5x1 Vic (Liga Europeia em Hoquei)
BENFICA 2x1 Gil Vicente (futebol - Final Taça da Liga)

O Ecletismo tem destas coisas e o Benfica não é só futebol. Mas que grande clube este que num dia dá sete! Ele há cada coisa.

Vamos ao jogo, tinha pedido a JJ para não inventar que as coisas, 11 contra 11, certamente iriam acontecer. Mas JJ não me ouviu, enfim o normal.

Depois de um belíssimo Bacalhau à Brás regado com um tinto alentejano, estava pronto para a final. Sempre com a esperança que depois de tanto desperdício, fosse ontem a altura de provar que somos mesmo os melhores de Portugal.

A equipa com alterações importantes, Matic no lugar de Javi, e que jogo fez Matic! Para mim o melhor em campo. Capdevila em vez de Emerson. Até aqui tudo bem, mas JJ lá colocou Rodrigo a extremo direito...
Primeira parte razoável. Rodrigo não é para jogar ali à direita. Teve perdas de bola sistemáticas e não compensou sempre a nossa locomotiva Maxi. Depois Witsel tinha que lá ir o que descompensa o meio campo... efeito bola de neve?

No entanto a posse de bola (65%) correspondeu á verdade de que o Benfica veio a Coimbra para construir. O Gil jogou na expectativa, à espera do erro, do livre, do penalty caído do céu. e isso, caso não estejamos atentos, poderia ter acontecido. Não jogou bem com o autocarro mas era coisa parecida

Assim temos uma boa defesa do Eduardo pra o único remate (de fora da área) do gil. Temos duas grandíssimas defesas do keeper adversário (a remates dentro da área) e um golo muito bem construído.

Na segunda parte aconteceu o filme mais visto esta época por estes olhos que a terra irá comer. Controlo do jogo absoluto, no entanto poucas situações. Mas no primeiro remate à nossa baliza na segunda parte , atenção PRIMEIRO remate à nossa baliza na segunda parte... Kaput, mais um golo com 5 jogadores encarnados a verem aquilo a acontecer ali à frente... Inacreditável... Um falhanço que advém de uma desconcentração e embrulha mais um golito.

No entanto, entra "El Conejo" e logo a seguir, ainda estava estupefacto, o preterido de ângulo já complicado desfere um remate de recarga que o guarda redes não consegue travar. Pronto estava ganho. Nada mais havia para o gil fazer.
Mais uma vez um aparte a JJ, iria entrar Javi para a saída de Rodrigo, Witsel iria subir mais de modo a ocupar a posição 10. O meio campo ficaria mais reforçado sem dúvida. Sim porque Gaitan, que alterna com emerson como os jogadores com as piores prestações, ontem estava no modo "no-way2play". Mas o golito dos galos fez com que entrasse o tal jogador que há dois anos nos habituou a vê-lo sacar de uns coelhos da cartola... ontem sacou mais um que nos valeu o caneco.

Assim tenho duas questões para JJ: Que se passa com Nolito? O que tem Gaitan a mais do que ele? Mas afinal qual a dúvida do lateral esquerdo?

Em relação a Saviola não há muito para dizer. Cardozo, Nélson, Rodrigo e Saviola acabam por ser 4 jogadores para duas posições. Muito por onde escolher, no enatnto Saviola não merecia tão pouca utilização e ontem enviou um recado a JJ ao caír do pano.
Para mim o melhor em campo foi mesmo Matic. Fez um grande jogo. A atacar e a defender. Atenção que bem sei que Javi nunca irá ser beliscado, no entanto Matic é sem dúvida um grandíssimo jogador, e ontem provou bem isso.
O Caneco está bem entregue, mas não apaga a tamanha frustração que tomou conta do coração de muitos Benfiquistas. É sem dúvida importante esta conquista, mas a maior conquista é ganhar este troféu e ostentar a alegria que ontem vi em alguns jogadores. E é isso que me estimula, ver jogadores não invirosados por uma imprensa peçonhenta.
Sabem que a imprensa avençada e os comentadeiros avençados, pintam esta prova como prova menor, tal como a taça latina. São provas que nunca deveriam ter existido... Dizem eles!

Mas a fifa nem reconhece a taça intercontinental, assim com a super taça CO tem sido um festival de folclore, um dos maiores concertos foi aliás em Coimbra no início dos anos 90 do passado século.

Então quantos títulos são?

Jorge coroado é mesmo uma besta, é um FDP. Ontem teve o desplante de dizer que não se podia dizer se a falta sobre Gaitan em alvaxe, tinha sido dentro ou fora da área. Isto porque não havia imagens. Mas que foi falta isso foi... Cala-te boca que só sai asneira neste momento.

Não falei do árbitro, o homem do pífaro...Para quê? a palhaçada está para continuar.

E Pluribus Unum, ESTA É NOSSA.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

And the Oscar goes to:

Este histórico de confrontos entre o Benfica e o porto tem as suas preciosidades. Sabemos das contas do sistema. Já sabem  que penso sobre o momento actual (aqui e acolá). Está na altura de saborear os tais tesourinhos deprimentes que ainda podem ser encontados no etéreo que é a rede de partilha.

Este é soberbo. Em 1988 1989, o Benfica foi campeão sob o comando de Toni. Na 10ª jornada recebeu o porto e o jogo acabou empatado a zero. Deixo-vos um pequeníssimo excerto... uma delícia para os vossos olhos.
video
O comentador é um tal de Prates, Miguel Prates. Era já alguma prata da casa a falar. Jogo correcto diz o locutor. Nao parece penalty diz o mesmo locutor... Enfim Carlos Valente, um super conceituado árbitro português, também do alto do seu conceituado estatuto, achou que nem penalty nem cartão vermelho ou amarelo. O caceteiro jp resolveu as coisas com um abraço. E que grande jogador foi Fernando Chalana, pena as lesões.

Carlos que foi Valente na Catedral nesse ano e um covarde no estádio das pandas em 1990 1991:
Coisas da vida de quem foi acusado de viajar com o Benfica mas acabou por não levar nas trombas. Grande valente.

Mas também temos a fortuna do azedo, que se acobardava perante os azuis:
Isto em 1991 1992, azevedo iria depois à Catedral fazer o resto do serviço:
Grande vida a nossa, não há muitos vídeos por aí.
Até defender fora da área, e foras de jogo surreais...
Do melhor este último, do melhor. Há palavras? Se as há são para quê? Para platini ver, que ele deve saber pouco do ofício.

Depois é dar porrada para tirar o stress da derrota
Ameaçar os árbitros também é estratégia oficial:
Frente aos verdes vizinhos, também tivemos um jogo que certamente ficará nos anais do futebol. Ainda não se sabe como é que foi assinalada a grande penalidade que permitiu ao Benfica adiantar-se no marcador. Duarte efectivamente apitou, mas não temos dados científicos que consigam explicar tal transcendente acto. No entanto na segunda parte... Ai menino, foi um ver se te avias:
Até na catedral era vê-los a cair que nem tordos ao sabor da dita ventania:
Na passada 2ª feira, como podem ver aqui (obrigado ao MG), foi mais uma pancada. O que é que a direcção deste grandioso clube está à espera? Reajam, sejam DO BENFICA, nós estamos cá para eles!

Enfim, muito mais há por aí. No entanto os vídeos vão sendo apagados pelo sistema.

E Pluribus Unum

terça-feira, 10 de abril de 2012

Mais a frio

A quem de direito.

Carlos Martins, Rúben Amorim e David Simão. São jogadores preteridos pelo treinador do Benfica.
Todos eles são internacionais, e já demosntraram ter capacidade para pelo menos serem opção para o meio campo do Benfica. Devido à opinião de JJ, todos foram considerados como excedentes e colocados noutros clubes. Martins já disse que não irá regressar a não ser que jogue, há aqui uma menção a JJ.

Enzo Peres foi contratado mas cedo manifestou preocupantes défices de confiança para jogar num clube como é o Benfica. Ao contrário, jogadores como Urreta e Sálvio foram preteridos. 
Sálvio já era um jogador conhecido, estava ambientado ao clube e ao panorama do futebol nacional. Com dinheiro feito na venda de Coentrão e com o que foi pago por Perez, a contratação d Sálvio teria sido uma tremenda mais valia. Urreta tem o destino traçado enquanto este treinador ca estiver... rodar até acabar o contrato e ir para outro clube, que até supeito saber qual é.

Temos ainda Melgarejo, que já manifestou o seu desejo e já deu provas da sua qualidade.
No entanto, com Nélson e Rodrigo na equipa e Jara e Kardec emprestados, o Benfica renovou com Saviola. Terá sido como condição imposta por Aimar? Saviola é um astro, não tenho dúvidas disso, no entanto JJ simplesmente arrumou com ele esta época. Assim, fico com ideia que enquanto JJ cá estiver, Melgarejo vai vindo aos estágios e saira para rodar. Aliás, é uma incógnita como JJ apostou em Rodrigo e Nélson. Mas não tenham dúvidas, Melgarejo não vai ter a vida fácil com JJ no comando do plantel.
Depois temos Miguel Vitor, Luís Martins, André Almeida, Matic, Capdevila e Rúben Pinto Não venham cá com "é muito novo"). Dois laterais esquerdos... Seis jogadores que são alternativas a outros como EMERSON (pelas razões óbvias), Maxi, Luísão, Garay e Javi. Com equipas como a Académica e Olhanense, estes jogadores teriam sido importantes pois teriam oportunidade de mostrar serviço e certamente que pior não poderia ter corrido, certo? 180 minutos que ontem fizeram falta a alguns jogadores.

Temos então um problema grave. É que os jogadores mais importantes, estão totalmente rebentados. Porque razão é que há planteis? Não é somente para colmatar casos disciplinares ou de lesões. Há sempre um estudo do adversário que deve concluír que em situações de grande volume de jogos, há jogadores que têm qualidade para serem opções. Poupa-se num lado ganha-se noutro.
Mas não, Maxi, Javi, Witsel e Cardoso estão de rastos, os centrais lesionaram-se e neste momento estão em recuperação. Isto é a espinha dorsal de uma equipa de futebol que deu o berro, estoirou, e depois temos a história do costume que já contei aqui, que agora já vai assim:
Pronto, perdemos o título. Mesmo com o desnorte de Fevereiro, ainda tínhamos algumas hipóteses pois os do norte ganham sem grande sapiência e com muita ajuda. Os de Braga ainda não têm estofo. Infelizmente, penso que já não nos vale dizer que o sistema actuou ontem em alvalade.
No 1º minuto do jogo
Ao minuto 44
Não vale a pena apontar canhões para o exterior quando a parte menor do problema vem de dentro do próprio Benfica. Quando se dão tiros nas próprias asas, nem uma águia imperial tem meios de voar.

Então eis que chego à conclusão que esta será a altura indicada para proceder a uma espécie de auditoria. A direção do clube tem de ter consciência de que há razões para pensar que com JJ, o clube não tem muita mais margem de progressão. Não sei se tal tomada de consciência poderá tambem levar à queda da mesma.
O que sei é que há um presidente de federação apoiado pelo clube, presidente apanhado nas escutas (fruta para dormir).
O que sei é que há o assunto das transmissões televisivas por resolver.
O que sei é que há rumores de ligações entre LFV e o salvador de braga.
O que sei é que houve durante a época grandes silêncios em relação às arbitragens, enquanto outros choraram e agora estão em 1º lugar.
O que sei é que há eleições este ano. E assim sendo, como sócio do clube, exigo que haja outras opiniões e estratégias na corrida ao um dos cargos mais apetecíveis do nosso país. Sim porque aqui há eleições e não ascenções por nomeação.

Bem sei o que fez por este clube, no entanto caro LFV, se por um lado a gratidão pode ser eterna, o homem é finito. E deste modo a continuar assim, você estar-se-à a candidatar a ser um segundo Damásio. Todos sabemos o mal que ele fez a este clube.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Esperto

Bem, penso que não será difícill de entender:
  1. As declarações dos bracarenses após a derrota, a dizerem que ainda poderiam pular um lugar.
  2. As declarações de JJ a dizer que mesmo não ganhando as coisas não ficavam perdidas... Esperto
Agora nos aspectos do futebol.
  • Sá pinto deu descanso aos jogadores, poderam acordar, fazer a sua vida e apresentaram-se mais frescos que os jogadores do Benfica.
  • JJ não, claro que não. Fustigou os jogadores com mais um treino... Esperto.
  • Pinto apostou num meio campo mais volante com um avançado com liberdade em toda a largura do ataque.
  • JJ ficou pelo tradicional 4+4+2. Com Cardozo espetado no relvado, Rodrigo perdido por lá e Emerson a enviar fífias ao desbarato (Capdevila...). Como Gaitan e Bruno César não gostam muito de compensar, Javi e Witsel tornaram-se muito pouco para o meio campo do adversário. Ou seja, houve alturas em que estavamos a jogar com 8 Jogadores... Esperto JJ.
  • JJ enfia dois jogadores vindos de lesão, no centro da defesa.
  • Em vez de tirar Cardoso e fazer algo parecido como em londres, JJ encharca o ataque desguarnece a defesa... Esperto. 6 gajos a atacar e a não compensar... até os putos do sporting sabem aproveitar.
  • Em vez de colocar Matic de início, coloca Javi que já lutou tanto este ano... Esperto.
Claro que acabámos com um a menos, é normal. Penso que o Luísão não tinha nada de lá meter a mão. O puto lembrou-se que se podia mandar para a piscina e toma lá um penalty. Pronto... nada a fazer. Claro que Gaitan caíu sozinho logo no início do jogo... vi logo que não íamos ter borlas: é que não é canto mas sim falta para penalty, mais falta que a do Luísão... Um elogio a john pereira, conseguiu distribuir pancada todo o jogo e acabou sem ver o vermelho.

Artur e Maxi são mesmo grandes jogadores.

Está entregue e ou muito me engano, nem em 2º ficamos. Mais uma vez, e como nos últimos anos, chegamos a Abril sem pulmão... Esperto.

JJ, espertos são os cães, e hoje pela 4ª vez perdêmos por causa do que anda a passear pelos teus neurónios. Foste péssimo a planear. Mais um dia de descanso e os verdes estavam mais frescos! incompreensível

Vou ter de te levar à caça... JJ penso que a direção do clube deve reflectir sobre a tua continuidade. Acho que é uma boa altura para ires jogar playstation. Penso que já nem o porto te quer, sim porque eles andam à procura de treinador, e como eles próprios já disseram, o Benfica também. Eu não me esqueci da hesitação do presidente em Londres... Esta vitória foi entregue de mão beijada aos verdes... estoiraste com a equipa pá...