domingo, 15 de abril de 2012

Esta caneca da Liga

Para o Benfica é conhecida como taça da cerveja, para qualquer outro clube seria a taça do champanhe.

Aliás Rodrigo tem uma frase lapidar no mesmo sentido: "Sabíamos que se perdêssemos era como se fosse a Champions League, mas como ganhámos vão tratar como a Taça da Liga. Mas ganhámos e a equipa está de parabéns."

Ora  bem miúdo, assim é que elas se fazem,

É o primeiro título e o mais que provavel único título que este ano o Benfica vai conseguir conquistar. Fez tal tarefa frente a um gil vicente, que aqui chegou após eliminar o sporting na fase de grupos, e o braga nas meias finais.

Pelo que andei a verificar por aí, ou por aqui, terá sido um Sábado 14 em cheio para o clube, senão vejamos.
BENFICA 2 x 0 Sporting (futebol, Iniciados)
BENFICA 81x58 Académica (play off Basquet)
BENFICA 3x1 Olivais (futsal)
Guimarães 2x3 BENFICA (Volei)
BENFICA 38x25 Madeira SAD (Andebol)
BENFICA 5x1 Vic (Liga Europeia em Hoquei)
BENFICA 2x1 Gil Vicente (futebol - Final Taça da Liga)

O Ecletismo tem destas coisas e o Benfica não é só futebol. Mas que grande clube este que num dia dá sete! Ele há cada coisa.

Vamos ao jogo, tinha pedido a JJ para não inventar que as coisas, 11 contra 11, certamente iriam acontecer. Mas JJ não me ouviu, enfim o normal.

Depois de um belíssimo Bacalhau à Brás regado com um tinto alentejano, estava pronto para a final. Sempre com a esperança que depois de tanto desperdício, fosse ontem a altura de provar que somos mesmo os melhores de Portugal.

A equipa com alterações importantes, Matic no lugar de Javi, e que jogo fez Matic! Para mim o melhor em campo. Capdevila em vez de Emerson. Até aqui tudo bem, mas JJ lá colocou Rodrigo a extremo direito...
Primeira parte razoável. Rodrigo não é para jogar ali à direita. Teve perdas de bola sistemáticas e não compensou sempre a nossa locomotiva Maxi. Depois Witsel tinha que lá ir o que descompensa o meio campo... efeito bola de neve?

No entanto a posse de bola (65%) correspondeu á verdade de que o Benfica veio a Coimbra para construir. O Gil jogou na expectativa, à espera do erro, do livre, do penalty caído do céu. e isso, caso não estejamos atentos, poderia ter acontecido. Não jogou bem com o autocarro mas era coisa parecida

Assim temos uma boa defesa do Eduardo pra o único remate (de fora da área) do gil. Temos duas grandíssimas defesas do keeper adversário (a remates dentro da área) e um golo muito bem construído.

Na segunda parte aconteceu o filme mais visto esta época por estes olhos que a terra irá comer. Controlo do jogo absoluto, no entanto poucas situações. Mas no primeiro remate à nossa baliza na segunda parte , atenção PRIMEIRO remate à nossa baliza na segunda parte... Kaput, mais um golo com 5 jogadores encarnados a verem aquilo a acontecer ali à frente... Inacreditável... Um falhanço que advém de uma desconcentração e embrulha mais um golito.

No entanto, entra "El Conejo" e logo a seguir, ainda estava estupefacto, o preterido de ângulo já complicado desfere um remate de recarga que o guarda redes não consegue travar. Pronto estava ganho. Nada mais havia para o gil fazer.
Mais uma vez um aparte a JJ, iria entrar Javi para a saída de Rodrigo, Witsel iria subir mais de modo a ocupar a posição 10. O meio campo ficaria mais reforçado sem dúvida. Sim porque Gaitan, que alterna com emerson como os jogadores com as piores prestações, ontem estava no modo "no-way2play". Mas o golito dos galos fez com que entrasse o tal jogador que há dois anos nos habituou a vê-lo sacar de uns coelhos da cartola... ontem sacou mais um que nos valeu o caneco.

Assim tenho duas questões para JJ: Que se passa com Nolito? O que tem Gaitan a mais do que ele? Mas afinal qual a dúvida do lateral esquerdo?

Em relação a Saviola não há muito para dizer. Cardozo, Nélson, Rodrigo e Saviola acabam por ser 4 jogadores para duas posições. Muito por onde escolher, no enatnto Saviola não merecia tão pouca utilização e ontem enviou um recado a JJ ao caír do pano.
Para mim o melhor em campo foi mesmo Matic. Fez um grande jogo. A atacar e a defender. Atenção que bem sei que Javi nunca irá ser beliscado, no entanto Matic é sem dúvida um grandíssimo jogador, e ontem provou bem isso.
O Caneco está bem entregue, mas não apaga a tamanha frustração que tomou conta do coração de muitos Benfiquistas. É sem dúvida importante esta conquista, mas a maior conquista é ganhar este troféu e ostentar a alegria que ontem vi em alguns jogadores. E é isso que me estimula, ver jogadores não invirosados por uma imprensa peçonhenta.
Sabem que a imprensa avençada e os comentadeiros avençados, pintam esta prova como prova menor, tal como a taça latina. São provas que nunca deveriam ter existido... Dizem eles!

Mas a fifa nem reconhece a taça intercontinental, assim com a super taça CO tem sido um festival de folclore, um dos maiores concertos foi aliás em Coimbra no início dos anos 90 do passado século.

Então quantos títulos são?

Jorge coroado é mesmo uma besta, é um FDP. Ontem teve o desplante de dizer que não se podia dizer se a falta sobre Gaitan em alvaxe, tinha sido dentro ou fora da área. Isto porque não havia imagens. Mas que foi falta isso foi... Cala-te boca que só sai asneira neste momento.

Não falei do árbitro, o homem do pífaro...Para quê? a palhaçada está para continuar.

E Pluribus Unum, ESTA É NOSSA.

2 comentários:

  1. 'Eles', fiúza e compª bem queriam desvalorizar esta taça... mas no fundo andam todos à procura dela, a taça da liga.

    ResponderEliminar
  2. Houve algum desprezo, parece agora!
    Até foi oferecido champanhe aos desfavorecidos!

    Levam cerca de 700 mil euritos...

    E que falta fazem ao sporting...

    Foi justa a vitória, aliás o gil nem um mísero golo mereceu ter marcado.

    Mas tens razão mrmg, isto não apaga a frutração que sinto em relação a esta época. Foi ver a construir e depois, que nem um castelo de cartas, cer tudo a ir embora...

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo