segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Rio Ave 0 Benfica 1

Jogo para mais tarde recordar este que ontem se disputou frente ao rio ave. Há um conjunto de coisas que deverá ser estudado e depois de a análise estar concluída deverá ser escrito para mais tarde rever e, quem sabe, utilizar a nosso favor.
Fizemos uma primeira parte de muita eficácia em termos de transição ofensiva e, por outro lado, de muita cerimónia em termos de concretização. Cedo se viu que nem Sálvio nem John estavam para ir à linha e servir os avançados. Por isso Cardozo tratou de aquecer as mãos do oblak e o poste e Lima desperdiçou uma transição muito boa, ainda fora da área dos de vila do conde. 

Cedo também ficámos sem mais um médio destinado a pautar a organização ofensiva da equipa. Já não bastava que Aimar e Martins estivessem a laurear a pevide, quis o destino que Perez desempatasse a contenda a favor da argentina. Perez tem sido uma solução para o dito papel, no entanto como não me lembro muito bem o que ele andou a fazer o ano passado, quase que dá a ideia de que esta é a sua posição nata. É que o argentino parece que já se deixou de amuos e revela extrema precisão no controlo e condução de bola. É também muito altruísta quando recua para defender e frente a equipas destas, isso é uma mais valia.

Essa mais valia perdeu-se quando Perez saiu; Bruno César foi o escolhido para o substituir e tirando o esforço que observei (e não foi pouco o quanto este brasileiro ali andou a correr), César pareceu sempre um peixe fora de água. Sempre um pouco lento assim que a bola lhe chegava aos pés, não conseguiu dar amplitude ao jogo da equipa. Depois desse momento, a estratégia foi bombear bolas para os avançados, de modo a que se Cardozo ganhasse alguma disputa mais aérea, fosse possível criar perigo.

O jogo jogado por aquela amostra de erva perdeu-se muito, e quando o desconto estava a chegar ao fim eis que houve LUZ nos arcos
Um golo e três pontos
Lançamento de Sálvio, Jardel desvia e Lima enfia uma broca nas redes dos verdes e brancos. Vantagem justa pelo que se fez na globalidade da primeira parte, visto que o rio ave só fez umas cócegas e não muitas.

Na segunda parte assistiu-se a um certo agigantamento do rio ave. Como não bebi uma gota de cerveja, estava bem sóbrio, é conveniente afirmar que a equipa do espírito santo nunca encostou a do jesus às cordas.
falta o pai nosso... Deve ter sido o Lima
Na segunda parte dentro daquele frigorifico, o rio ave apenas aproveitou o vazio de ideias que se generalizou em quase toda a equipa quando esta queira atacar. Certo que John e Melgarejo andaram ali a martelar pelo flanco esquerdo mas era tudo em esforço por vezes inglório. JJ olhou para o banco e terá pensado: mal por mal tiro um extremo que está a dormir e coloco outro que tem andado a dormir e pode ser que acorde... Gaitan não acordou muito.

Para tentar complicar mais as coisas, entra aquele obadeyi que gastou o resto das pernas ao André Almeida. JJ teve de colocar aquele português de quem não gosta muito e Miguel, qual arcanjo, teve de dar às asas e ás pernas pois apanhou com uma flecha.

Não foi suficiente para que o Benfica não conseguisse trazer os três pontos, ressalvo que mais do que merecidos para aqueles adeptos que gloriosamente continuam a seguir o clube faça sol calor ou o frio de rachar que estava ontem, segundo os relatos de uma grande Benfiquista (MM).
Apoio incondicional que mereceu os 3 pontitos
A acabar o jogo, e quase como que num exemplo de justiça poética, Artur faz mais uma defesa do outro mundo. Nem quero saber se o cruzamento foi feito para lá da linha final! Foi um monumento!

É fácil falar do que se merece. É, e talvez o esforço traduzido no suor da valente e heróica labuta não seja, por vezes, traduzido em eficácia. A verdade é que o Benfica também suou, se isso foi possível face ao frio da noite de ontem. Suou e foi eficaz. Aqui não há estrelinha de campeão caros Benfiquistas. O Benfica não foi massacrado nem coisa que se pareça. Sofreu sim pouquinho porque o seu adversário estava em quarto lugar a fazer pela sua vida (e pela vida da casa mãe). Isso também faz parte da vida, quando nos deparamos com um adversário trabalhador, e uma arbitragem que passou relativamente ao lado da partida, como compete aos árbitros que mesmo sabendo o que têm de fazer para construir carreira no mundo da arbitragem, optam por trabalhar e não por inventar/criar. Ontem foi mais ou menos assim a actuação do apitoman.

O que houve de menos bom nesta partida, foi uma questão de matéria prima.

Quando JJ profere a seguinte declaração: "Sem ele (Perez) não temos muito mais soluções"; Devo relembrar que na convocatória figuraram nomes como André Almeida e João Cancelo. André Gomes não podia lá estar porque estava suspenso... E o Miguel Rosa caro JJ?

Quando JJ profere mais uma frase: "Enzo, Garay e Melgarejo estavam com muitas dificuldades"; E O Luisinho caro JJ? O homem tem estado bem e poupava-se o desgaste a Melgarejo... Já nem falo do Miguel Vitor.

Temos então uma situação que acontece raramente: Não temos maestros, temos extremos mas nada daqueles que pegam na batuta. Talvez para a taça valha a pena colocar Gaitan, é que só falta testar o argentino... Talvez valha a pena também colocar o Cancelo no próximo jogo...
Rosa e Cancelo estão com muita coisa: Vontade, qualidade e preparação física. Deste modo, saberemos o que valem na realidade, não concorda comigo caro JJ?

E PLURIBUS UNUM 

antes três pontos do que só um

1 comentário:

  1. Foi um bom jogo de futebol antes de tudo.
    Um bom Benfica na 1 parte, competente, decidido em marcar e que fez um belo golo no fim da 1ª parte,mas que já há muito merecia.
    Na 2ªparte, foi um Benfica unido, de raça e querer que conquistou uma vitória justíssima, mas dificil, daquelas que fazem campeões.
    Criticar como alguns fazem um treinador que perde no fecho e após o fecho do mercado o seu meio campo, sendo obrigador a reeventá-lo, perde o seu líder de campo, Luisão, perde por lesão as alternativas naturais do jogadores transferidos e agora ainda perde a alternativa por ele criada do meio campo Enzo e perante todas estas imensas contrariedades, ainda é tão mal tratatado por uma franja e benfiquistas, parece-me para além de tudo injusto e póprio de quem se julga um expert que nunca foi em materia de futebol.
    Ainda bem que nesta fase é JJ o nosso treinador, porque aquilo ue alguns de forma leviana chamam de invenções, eu chamo de enorme capacidade em avaliar as caracteristicas dos seus jogadores e imensa capacidade e criar soluções, simplesmente porque não me centro nalguma arrogância que JJ possa ter, concentro-me no mais importante, a sua enorme capacidade técnica.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo