terça-feira, 6 de novembro de 2012

Memórias Ou Uma Rampa de Lançamento...

...  Para Um Vôo Digno Dos Pergaminhos Do Benfica?

Ora cá estamos nós num momento fulcral da corrente época. Há uma necessidade extra de mística neste momento em que o clube tenta estabilizar a maré num período pós eleições, e está numa situação difícil numa das provas em que está envolvido: A Champions.

Daí ter andado a matutar numa forma de elevar o meu ego. Infelizmente o que me faz sentir o clube da forma que o sinto, vem de um historial de humildade, constante labuta e de um profundo amor à camisola. O presente recente nada de novo acrescenta ao património do Benfica. 

O futebol português é um saco roto onde só um tem molas para se segurar. Os outros tentam apanhar migalhas mas no entanto há uma Águia...
Essa Águia já tentaram matar! Ora por presidentes que de mística sabiam pouco ora por um polvo maquiavélico que ainda persiste mas que não... perdão, NUNCA irá conseguir realizar os seus intentos. 

Assim a águia conseguiu renascer
Sempre mais forte do que antes. Cresceu sem que o conseguissem impedir. É o maior símbolo do país que quase consegue superar/eclipsar a própria selecção...
A Águia, a nossa águia, não necessita de molas para ficar no saco. Ela pode voar e esse voo, somos nós Benfiquistas que com o nosso apoio ajudamos a criar. Essa é a nossa parte. Depois os jogadores só têm de facturar...
E que grandes equipas já tivemos pelo tempo fora...
Sei que é um resumo errado sobre o que é a mística, pois poderá pecar por escasso. No entanto escrevo-o: A mística é quando jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos fazem o que lhes compete. Se assim for, coisas absolutamente fantásticas como esta acontecem:
1982 1983: Era o tal sueco que orientava o Benfica. Teve a tal final da taça uefa com aqueles belgas e teve de ir ao curral para ganhar a Taça de Portugal.

Antes, já Eriksson já tinha obrigado o Álvaro Magalhães a passear nu pelo relvado da antiga catedral.

Era o povo a fazer nascer aquela inveja criminosa que ao longo das décadas seguintes se abateu no nosso Portugal, que depois se tornou portugal.
 
1986 1987: Pois, bem que me lembro de estar com aquela cara de catraio que não entende o que está a acontecer quando ouve um desfilar de golos em alvalade! Mortimore assinou a sua despedida do Benfica nesse momento.

Mas o inglês quis deixar um presentinho à malta: A última dobradinha! Conquistada frente à potência desportiva de Portugal... Pois, pois
1988 1989: Tinha começado o calvário do nosso Toni.

E a invasão de jogadores estrangeiros, que naquele tempo eram quase todos de qualidade garantida, até um tal de Vata que tinha vindo do varzim... Até ali estava um tal de jesualdo.

Por pouco que não veio mais uma dobradinha. E que festa foi esta... E que dupla de centrais tinha o Benfica. Tinha também um mágico maestro, tinha 120 mil só ali... ali veio o vigésimo oitavo.
1990 1991: O sueco regressou e Toni também, a número dois claro.

Mais uma dobradinha que escapou do Benfica desta vez no curral mas dias depois fomos lá alinhavar mais um título de campeões... que o polvo abrilhantou com a oferta de bagaço (ou qualquer coisa parecida) para os festejos, cínicos!

Nesta tarde, um choramingos desatou estranhamente a marcar golos. Nesta tarde, um estádio cheio desatou a produzir mística para que um dos seus filhos seguisse as pisadas do pai.

Desta festa lembro-me muito bem. A rtp 2 passou os segundos finais em directo... Que coisa mais fantástica, quase extra-terrestre aquela onda de Benfiquismo, que banhou os jogadores.
1993 1994: Tínhamos perdido alguns jogadores, tínhamos caído na realidade de que o tempo dos mecenas estava no seu final.

Toni tinha regressado na época anterior, com amor à camisola reconstruiu animicamente um plantel. Foi às meias finais da taça das taças, a alvalade e em braga já sabia que o presidente eunuco lhe tinha marcado a viagem de ida... Em troca por um cancro...

Mas carimbou o trigésimo, já com alguma mágoa mas sempre com Benfiquismo.

Mais uma onda de mística desta vez no norte, e que coisa! Ó jesualdo, disto não tiveste no curral!
É disto que os actuais dirigentes, adeptos, técnicos e jogadores não se podem alhear. Erros e virtudes ajudaram a fazer o Benfica que hoje conhecemos. No dealbar de um período em que necessitamos de estar unidos, necessitamos de estar concentrados no que estamos a fazer e de não inventar, de dar-mos as mãos em união pelo que sentimos pelo clube que servimos... É necessária a injecção de uma dose de adrenalina e de mística extra, para que o nosso espírito se eleve, para que as qualidades de quem honra o emblema surjam sem receios e se superiorizem àqueles que enfrentamos e a outros que nos afrontam.

Sempre unidos por um que de todos os que restam sobressai, não é esse o lema? Então avante Benfica! Quero sentir-me ainda mais vaidoso porque me tens a teu lado...

6 comentários:

  1. Caríssimo, que belas as imagens da àguia e que oportuno é da tua parte exultar aos grandes valores do Benfica tão bem retratados.
    Em relação a jogo, repito o que escrevi no meu blogue, Outro resultado que não a vitória, deixa desde já o Benfica fora da Liga dos Campeões e mais grave ainda, pode deixá-lo fora das competições europeias, com tudo o que de nocivo isso tem para o prestígio do clube, quer em termos desportivos, quer financeiros.
    Daí que não possa estar na mente de todos, dirigentes, treinadores, jogadores e adeptos, outra coisa que não seja ganhar e ganhar pode desde já significar a subida ao 2º lugar do grupo, um passo importante para o ainda possível apuramento e um passo de gigante a pelo menos garantir o 3º lugar do grupo que terá de ser encarado como o menos mau.

    ResponderEliminar
  2. Quando vejo as imagens dos titulos de 86-87,88-89,90-91 e 93-94,as memorias desse Benfica são extraordinarias.Em 86-87 tinhamos um conjunto muito unido,onde o talento individual de Diamantino(na altura em grande forma) sobressaia,como se viu na final da Taça contra os calimeros,em 88-89 a equipa tinha uma grande segurança defensiva,pois dispunha da melhor dupla de centrais que alguma vez jogou em Portugal(Mozer e Ricardo),e tambem o melhor numero 10 que vi no Benfica(Valdo),em 90-91 tivemos um dos melhores planteis de sempre,ainda por cima conseguiu ir ganhar o titulo á suinicultura e em 93-94 tivemos o ultimo assomo do grande Benfica,que conquistou o titulo depois de um defeso terrivel.Nessas 4 conquistas,dispusemos de um naipe de jogadores,treinadores e dirigentes de grande qualidade.Se fosse possivel formar um plantel de sonho,em que todos os jogadores estivessem na sua plenitude,as minhas escolhas seriam:Guarda-Redes(Neno e Silvino),Laterais(Veloso,José Carlos,Alvaro e Schwarz),Centrais(Mozer,Ricardo,Aldair e Helder),Extremos(Diamantino,Paneira,Chalana e Futre),Centrocampistas(Carlos Manuel,Thern,Valdo,Rui Costa e Paulo Sousa)e no ataque(Rui Águas,Magnusson,Isaias,João Vieira Pinto),mas Dito,Shéu,Elzo,Pacheco,William,Kulkov,Hernani,Yuran ou Manniche tambem seriam fortes candidatos.O treinador seria obviamente Eriksson,Toni como adjunto,Gaspar Ramos a liderar o futebol e Jorge de Brito a presidente.Que sorte ter presenciado esse grande Benfica,esperamos que após a conquista do triplete deste ano,iniciemos finalmente o nosso ciclo de dominio que há tanto tempo vem sendo adiado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É-me difícil fazer um plantel por entre os místicos jogadores que o Benfica teve nesses anos... É até injusto pensar nisso.

      Alexandre até deixas-te o Shéu de fora! O pantufas! E o Bento... Spider man que chegava onde quase ninguém chegava! Assim se compreende o como se peca ao fazer um best of deste calibre...

      A próxima época... Vamos ver quem sai. Sabes que penso que até nem foi tudo mau quando perdemos a liga europa? Só por uma razão: Enzo Perez, Sálvio, Markovic/ Rodrigo e André Gomes! Esta derrota acabou por ofuscar o percurso dos jogadores... Isso pode ser bom porque os tubarões já não olham tanto para nós!

      Eliminar
  3. Tinhamos tantas vedetas,mas a omissão desses 2 monstros do nosso Benfica são indesculpáveis,embora o homem-borracha Manuel Galrinho Bento tivesse deixado de jogar após o Mundial do México,dai não o ter posto,mas sem sombra de duvida,seria um indiscutivel nessa constelação.Por sua vez,o senhor Shéu tambem já só fez a temporada de 86-87 a titular,pois na época seguinte perdeu o lugar para o grande Elzo,embora tenha sido o nosso capitão na final da Taça dos Campeões que mais me custou perder em Estugarda contra o P.S.V..Quanto a Bento entrava para o lugar do Neno,mas por muito respeito,deferência e orgulho no senhor Shéu,penso que estaremos de acordo que os 5 centrocampistas que referi eram superiores,embora tivesse tentado a trocá-lo pelo traidor Paulo Sousa.Mas no fundo isto não passa de um mero exercicio e de cultura Benfiquista,já que este post me permitiu relembrar momentos que fizeram o meu Benfiquismo ficar ainda mais enraizado.O que temos que agradecer,é o facto de nos ter sido permitido ver estes super craques com a nossa camisola,muitos dos quais não teriam vindo sem o dinheiro de um dos mais notaveis e imortais Benfiquistas,o senhor Jorge de Brito.Pronto é melhor ficar por aqui, se não nunca mais paro de escrever sobre o periodo do Benfica que mais me marcou.Saudações Gloriosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcto Alexandre, é sempre difícil tirar/escolher duas dezenas de estrelas de uma constelação tão vasta!

      Também o é para mim. Porque a partir dos 15/16 anos de idade, passei a ver o furtebol com mais atenção... Daí que os craques do final dos anos 80 estejam mais "visíveis" na minha memória.

      Por exemplo, o Hernâni que chegou em 1988 1989, e de quem se diz que deu a cara por Mozer. Também se pode dizer que foi ele quem abafou o Elzo que tinha vindo de uma época magníca... E eu adorava o Hernãni!

      Ele "regressou" em força em 1989 1990, mas na época seguinte lesionou-se, jamais conseguiu recuperar e como forma de pagamento por ter dado a cara, ficou até 1993 1994! Mas, no seu melhor, era um jogador fantástico, de raça, querer e ambição. Coisas da vida...

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  4. Também adorava o nosso bulldozer Hernani,ainda me lembro de termos ganho a corrida á sua contratação,já que o porto e o sporting na altura dirigido pelo bigodes também o queriam.Para mim a sua passagem pelo Glorioso foi marcada por diversos episodios,desde a tal historia em que deu a cara pelo Mozer que na altura já estava a ser negociado para os corruptos do Marselha,á grave lesão que lhe destruiu a carreira quando estava na selecção.Quando chegou tomou logo conta do lugar de trinco,umas vezes só como unico elemento defensivo do nosso meio campo,outras com a ajuda do Elzo.Depois do tal episodio que envolvia o nome do extraordinário Carlos Mozer,a seguir a uma vitoria na Catedral contra o sporting,foi suspenso até ao final da epoca.Em 89-90,fixou-se como titular na segunda metade da temporada,formando uma autentica parede no miolo com o fantastico Thern,terminando a epoca em grande, com uma bela exibição na final da Taça dos Campeões contra o Milan.Chega a temporada de 90 -91 e Eriksson adopta o esquema dos 3 centrais apostando em Hernani como um dos elementos desse trio ao lado do soberbo Ricardo e tambem de William ou Veloso.Pega de estaca nessa nova função e é chamado para titular na selecção,onde se lesiona gravemente,ficando a sua carreira definitivamente comprometida.Saiu,dispensado pelo poeta infiltrado após a conquista do titulo de 93-94. Para mim,seria hoje idolatrado por todos os Benfiquistas se a sua carreira tivesse sido aquilo que tanto prometia,e se calhar odiado por todos os complexados adeptos dos clubes rivais.Que saudades do Hernani.Que memorias espetaculares desse grande Benfica,qualquer jogador que viesse de um clube mais pequeno,casos de Hernani,Paneira,Isaias ou Pacheco encarnava a mistica e a responsabilidade de defender o nosso emblema.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo