domingo, 4 de novembro de 2012

Benfica 3 VSC 0, e afins

Ora cá está o regresso do visionamento de jogos do glorioso Sport Lisboa e Benfica, após o passo fim de semana em que não deu.
Mais um 11 para ganhar
JJ começou com um onze relativamente equilibrado, como o jogo acabou por provar. Uma pressão relativamente média, na sua intensidade, foi suficiente para encostar o guimarães à parede. O Benfica chegou a ter cerca de 72% de posse de bola o que demonstra o poderio que exercemos sobre estes nortenhos.

Faltou foi fogo muito mais explosivo, pois o espectro do jogo da champions terá feito com que este cozinhado fosse conduzido num lume mais brando. Alguma mordomia no momento do último passe e/ou do remate final, fizeram com o guimarães fosse aguentando o nulo e a esperar pelo dito erro que quase aconteceu. Não fosse a atenção do nosso Artur, poderíamos ter tido uma aziazita antes do intervalo.
Obrigado Artur
Penso que com o decorrer da primeira parte deu para constatar que Ola John poderá ser a alma gémea de Sálvio para o flanco esquerdo. O Holandês ainda não vai à linha muitas vezes mas já faz assistências concretizáveis o que é considerável face à produção de Bruno César ou Gaitan. Veremos o que JJ quer fazer dele.

A fechar a primeira parte, Cardozo factura mais um golo daqueles que é de uma angústia gritante: O paraguaio remata de cabeça de uma forma que cheguei a pensar que era golo e depois que a bola tinha ido ao lado, tanto demorou o raio da bola a ir balançar as redes.

Nada mais justo para um domínio posicional avassalador. Não houve massacre mas uma superioridade de atitude assinalável. Pena que Carlos Martins tenha dado o berro. Pena que isso seja sistemático desde que JJ treina o Benfica. Quem tem pena são as galinhas e o André Gomes não tem culpa disso, foi ele quem entrou para o lugar do malogrado Martins.

Depressa chegámos ao segundo golo, já falarei do apitoman, e depois ao terceiro. Tudo natural face à falta de destreza mental do guimarães. Todos os jogadores do vitória que jogaram este jogo, deram razão às declarações proferidas pelo treinador: O Benfica é superior, temos de aguentar para ver o que acontece! Bom para eles.

Há uma coisa que tem sido sistemática em JJ esta época: Qualquer alteração que faz, acaba por não produzir efeitos. Vamos esquecer o André Gomes para já, e falar do Gaitan e do César. Quando vi que eram eles que estavam a aquecer, logo me veio à mente a seguinte ideia: Mais do mesmo! Nada vai trazer de novo ao jogo a não ser que ou o adversário atire a toalha ao chão ou algo extra-curricular aconteça. Assim foi! Se Cardozo e Lima são para titulares, mas teria valido a pena tirar um deles, o brasileiro, e lançar o espanhol Rodrigo... Penso eu!

Faltam as considerações ao trabalho do homem do apito. João Ferreira estava a passar ao lado do jogo porque o Benfica queria ganhar o jogo e o vitória aguentar o que fosse possível. Se na primeira parte há um lance que gerou a dúvida (sobre Lima e que após ver as repetições dá a ideia de que há falta sobre o brasileiro), também há outro sobre Sálvio onde o árbitro ajuizou bem a queda sem motivo aparente do argentino. No início da segunda parte, John efectuou um cruzamento tenso ao poste mais distante e eis que Sálvio aparece a cair na grande área. Após as repetições, parece realmente que houve ali um toque no argentino. Pareceu-me que foi o fiscal de linha a avisar o árbitro. Também me parece que houve falta de Maxi sobre um extremo do vitória uns minutos depois, lance em tudo idêntico ao do penalti! Ferreira marcou um a não assinalou o outro.

Pronto, o caldo estava entornado! Este jogo iria ser recordado pelos avençados como o jogo primordial do 33º do Benfica. O Benfica teria sido descaradamente beneficiado pelo árbitro, um ultraje! Mais eis que André Gomes se coloca à mão de semear...
Paciência puto, o futuro pertence-te
André estava a ter uma certa dificuldade em secundar Matic (grande jogatana a deste sérvio) no meio campo. Teve o azar de chegar atrasado a uma disputa de bola e acertou com metade dos pitões no pé de um adversário. Gostei da forma como o comentador da sporcustb passou um atestado de incompetência a ferreira. Gostei porque parece existir um feeling de endeusamento aqueles que agarram num microfone daquele canal. Dá a sensação que são donos da verdade que mais não é do que a deles e não a Verdade!

De facto parece que o nosso André chegou atrasado e o lance demonstra que havia fortes possibilidades de não haver intenção de magoar... De boas intenções... E André estreou-se a ver cartões da cor da camisola que veste. E a actuação do árbitro ficou mais equilibrada.

De quem é a culpa disto tudo? De Maxi Pereira pois o uruguaio não deveria ter dado aquele toque no player do guimarães... Enfim, segundo jogo consecutivo em que jogadores do Benfica são expulsos por faltas! Faltas menores mas faltas. Nada a fazer, e sobre o leite derramado não vale a pena chorar.

Gostava de escrever sobre Luisinho. 
Bom jogo Luís! para o futuro tens é de saber que não podes dar passos mais compridos que as tuas pernas
A única coisa de relevo que o guimarães fez em toda a partida deveu-se a um erro de cálculo dele. Na segunda parte, depois dos dois golos, as únicas coisas de relevo que o Benfica fez saíram dos pé dele. parece-me que ele está a dar o máximo que pode e convenhamos que que já vimos pior naquela posição, pesarezzi... Lembram-se?

Foi assim, um voo calmo e ponderado de uma águia atenta e vigilante.
Não é preciso estar sempre a voar alto, desde que mantenhamos os olhos abertos a malta chega lá


Foi assim um bom fim para um dia que teve uma tarde histórica:
Mais uma página histórica para o Benfica

Um punhado de Benfiquistas, mais de cem anos depois, juntou-se em frente ao prédio onde outrora nasceu o maior clube do Mundo e desterrou uma placa comemorativa daquele acontecimento ímpar. Infelizmente este local está cercado pelo capitalismo bancário. Felizmente, esse tipo de cão pode continuar a ladrar que esta caravana que é o Benfica vai continuar a passar. Vejam os vídeos aqui.

2 comentários:

  1. Foi um jogo de sentido único que deu para tudo, para bons momentos de futebol e para gerir o esforço e o jogo tendo em vista o jogo absolutamente decisivo de 4ª feira.
    Mais uma vez, há que dar o mérito devido a JJ em potenciar os jogadores, embora ainda com algumas infnatilidades e alheamentos do jogo, a evolução do jovem extremo holandês, Ola John, é evidente, começa a ganhar confiança, a perceber o nível a que jogo e começa já a mostrar muitas das suas capacidades individuais, que quando devidamente inseridas no colectivo, teremos um fora de série, por vezes há que dar tempo, Di Maria explodiu na 3ª temporada.
    Em suma, um bom jogo, com uma vitória que peca por escassa.

    ResponderEliminar
  2. Sim, mas Jotas hás-de concordar quando escrevo que as alterações de JJ nada trouxeram de novo ao jogo do Benfica.

    A expulsão de André Gomes não ajudou mas...

    Quanto a John, e como escrevi, tem o futuro nas mãos dele e o Benfica (ou quem quer que tenha o passe dele) só terá a ganhar com isso

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo