quarta-feira, 5 de novembro de 2014

LC 14/15 - 4ª J: Sport Lisboa e Benfica 1 Mónaco 0

E à quarta tentativa, o Benfica ganha uma partida. Pode resumir-se a coisa desta maneira.
O Benfica é actualmente uma equipa descompensada. JJ tenta avidamente instruir três a quatro jogadores a aprenderem a jogar em certas posições dentro do seu esquema.
  • Na posição defesa esquerdo: Eliseu/André Almeida/Benito. Visto Sílvio estar lesionado.
  • Na posição trinco: Samaris/Cristante, visto Fejsa e Amorim estarem lesionados.
  • Na posição 8 e/ou 10: Talisca/Pizzi, visto Amorim estar lesionado e Enzo andar sobre carregado (física e emocionalmente).
  • Na posição de segundo avançado: Derley/Jonas/Oliveira, visto que Cardozo, Markovic e Rodrigo saíram no passado Verão.
No jogo de ontem, e mais uma vez, foi evidente a falta de clarividência e de entrosamento de Almeida, Samaris, Talisca e Derley. Se juntarmos a tudo isto um Gaitan a menos de meio-gás... Temos uma equipa algo descompensada, que só pelo facto de jogarmos frente a uma equipa de menor qualidade, não pagou caro por essa tal falta.
André Almeida: Não é defesa esquerdo. Faz bem a posição de defesa direito é um trinco muito bom (com margem de progressão) mas tem um grande défice a jogar na esquerda. Ontem não contou com a ajuda de Gaitan. Talisca (na primeira parte fruto das mudanças estratégicas) ainda o tentou mas não é ainda para ele. Como vimos, na segunda parte o mónaco carrilou muito jogo por este flanco pois com Maxi e Sálvio a coisa pia de outra maneira.

Samaris: Vou-vos ser sincero, não me parece trinco mas sim um médio para a posição 8. No entanto está numa fase inicialmente de aprendizagem de processos. Lembrem-se que Fejsa teve cinco meses de instrução com Matic... Ele ainda está um pouco perro e isso nota-se numa certa lentidão de execução para uma posição que pede rapidez com muita eficácia. Sendo Enzo um jogador inteligente, o argentino sente compelido a baixar mais para ajudar o grego, resultado: A equipa não é reactiva e por vezes torna-se previsível.

Talisca: O responsável pelas duas últimas vitórias é no entanto um caso problemático para JJ. Se repararam, ele pouco rende enquanto joga perto do segundo avançado. Força o treinador a uma substituição que o faz recuar para segundo médio e aí... Talisca gosta de ter espaço à frente. Talisca vai à luta no meio campo mas gasta muita energia enquanto não joga na sua posição.

Derley: Está em fase pouco muito precoce de adaptação a esta nova realidade: Veio de um clube de bairro para um clube mundial... Não é fácil! É um lutador mas jogar no marítimo é uma coisa e no Benfica outra: É necessária outra desenvoltura individual e colectiva. Espero que ele saiba isto e continue o seu trabalho.

Faltam os criativos: Sálvio, Gaitan e Enzo.
Sálvio teve um jogo muito pouco feliz. Nada lhe saiu bem. Certo que teve o defesa esquerdo muito avisado mas os dribles, cruzamentos e remates não lhe saíram. As compensações a Maxi também o cansaram e... São coisas que acontecem em jogos da alta roda do futebol, paciência!

Gaitan anda a contas com problemas físicos. Ele andava dentro do jogo (por pouco tempo), ressentia-se fisicamente e desaparecia (por muito tempo). Com Ola John lesionado e Sulejmani quase recuperado, o Benfica sofre, Paciência!

Enzo, como já escrevi, o argentino não está a 100 %. O mundial e a tão propalada transferência para uma liga maior se bem que para um clube menor, poderão ser a causa disso. Se não nos esquecermos que ele ainda tem de fazer mais do uma posição (ajudar o trinco e o defesa esquerdo), teremos um jogador de classe mundial muito preso, paciência!

Júlio César tem aquela autoridade verbal que falta a Artur. Ele esperneou e barafustou com os colegas. Não teve muito trabalho mas safou duas vez o Benfica (a terceira estava em fora-de-jogo).

Luisão e Maxi são aquilo a que estamos habituados.

Jardel regressou com a lição bem estudada: nada de passes de risco na saída da defesa. Fez uma actuação sólida mas, tal como Luisão, teve um autêntico pinheiro à sua frente. Um pinheiro com pernas e agilidade. Sentiu dificuldades mas o mónaco não marcou.
Em termos gerais, o Benfica foi melhor na primeira parte. e o jogo foi mais repartido na segunda parte. O Benfica pagou muito caro o excesso de passes falhados, o excesso de dribles mal executado a meio de transições... Foi desesperante ver como a equipa ficava descompensada e fossem os avançados do mónaco outros... depois falhámos em situações aparentemente mais simples: Sálvio, Gaitan e Enzo na primeira parte...

Aos setenta e seis minutos vislumbrou-se a única maneira de o Benfica ganhar a partida: Talisca bate um livre. Dentro da grande área do lado oposto, Luisão atrai dois defesas permitindo a Jardel isolar-se. Jardel cabeceia para o centro da pequena área onde Lima aparece que nem uma flecha a cabecear... Contra o carvalho... Era de bola parada pois de outra maneira parecia impossível e seis minutos depois,
na marcação de um canto, Derley desvia-se e Talisca qual rato de área, flecte do centro da área para a direita e pimba! Três pontos (quatro no total), superioridade em caso de igualdade pontual com o mónaco!

Ficam agora a faltar duas vitórias. Vai ser mais difícil frente aos alemães e nada fácil frente aos russos ainda mais com aquelas temperaturas. Mas é possível pelo que vi do jogo zénit-leverkusen! Aguardo que os alemães despachem o mónaco.

Arbitragem do espanhol Borbalán. Os amarelos ao traorá, ao caralh... Ao carvalho e ao cebola são...
Enfim! O Enzo apanha amarelo por cortar uma bola... Há também dois casos dentro das áreas de cada equipa:
O caso do Jardel é uma piada: O Brasileiro sofre um daqueles encostos faltosos. Ao cair desamparado toca involuntariamente coma mão esquerda na bola. Depois faz de árbitro porque sente que sofre falta e toca com a mão direita de novo na bola de modo a que a mesma não fique em posse do jogador adversário! Nada foi assinalado nesta jogada aos oitenta e três minutos mas temi que o fosse tal como aconteceu frente ao leverkusen. Ahhhhhh, não é penálti mas sim falta sobre Jardel!

O primeiro caso já é outra coisa. O Derley é puxado e rasteirado! E foi aos oito minutos... Construam a vossa opinião! Sim, é que fiquei a ver os jumentadores nos três canais e nenhum se lembrou desta situação... Mas lembraram dum lance de fora-de-jogo na primeira parte que acabou com uma enorme defesa de Júlio César. Imprensa avençada, deviam ter visto a cara do manha quando Toni o colocou na ordem... Eu juro que ouvi o manha a ranger os dentes e depois a tratar o Toni na segunda pessoa que respeitinho é lindo e eu gosto!

Momento do jogo? Sem contar com o golo de Talisca claro... O lance de Sálvio com o grande central português caral... Com o carvalho: Sálvio já está com um metro de avanço pela direita e o central ainda está a ver se encontra o argentino na esquerda... Imperdível!
Agora é a vez do nacional e o que é do nacional nunca é nada bom! Preparemo-nos para o pior a não ser que a valente tareia que o C.A. deu ao ferreira tenha servido de sério aviso a quem quer que seja que vá arbitrar o nosso próximo jogo.

Apanhados do FB do AMC:

PS1: ontem também houve um lance de fora-de-jogo milimétrico...
PS2: Enorme aquisição esta do ManU. Segue-se esta do clube já condenado por corrupção mas absolvido por... Não terem considerado válidas as únicas provas...
É só rir!

E Pluribus UNUM

1 comentário:

  1. Faltou o lance do jogador do Mónaco que ajeita (no chão) a bola com a mão, felizmente o JC defendeu.
    Saudações gloriosas.
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo