domingo, 23 de novembro de 2014

TdP 2014 2015: S.L. Benfica 4 Moreirense 1

E acabou por ser um excelente jogo-treino para o Benfica esta segunda partida a contar para a edição desta época da Taça de Portugal.

Há jogos, o Benfica moreirense a contar para o campeonato por exemplo, em que se tenta, se volta a tentar e as coisas parecem não funcionar. Há o reverso da medalha e por vezes acontece o "cada tiro, cada melro". Ontem foi assim, e fiquei admirado pois o Benfica não vinha de jogos bem conseguidos ofensivamente e tinha operado mudanças a pensar no jogo da champions. Para melhorar mais as coisas, ainda tivemos golos fantásticos.

Era de esperar que JJ mentalizasse os jogadores de que as coisas tinham de ser resolvidas o mais cedo possível. E foi isso que aconteceu: Aos sete minutos já Jonas tinha finalizado de forma irrepreensível duas rápidas transições atacantes do Benfica. Ao minuto vinte e três, e aproveitando o desnorte defensivo do adversário (que ofereceu a posição regular a Sálvio), O Benfica selava praticamente o desfecho final da partida.

Os cerca de vinte e tal minutos restante foram de descanso terrivelmente maçador e aparentemente perigoso. André Almeida retribuiu o favor ao moreirense ao colocar... Cardozo em jogo e o Benfica foi para o intervalo com a partida bem encaminhada mas não decidida.

JJ teve a sensação que as coisas não se iriam complicar e tirou de imediato Gaitan. Fez bem porque deu minutos a Ola John e fez descansar o argentino. O Benfica fez um jogo mais atento, o que não impediu Júlio César de fazer umas intervenções bem conseguidas, e perto da hora de jogo... Sálvio sentenciou o resultado final.
Os goleadores
JJ esfregou as mãos e tirou Enzo e Sálvio e deu uns minutos a Talisca e Samaris para tirarem a ferrugem das articulações. O jogo estava decidido mas acabou por ter o seu ponto negativo: A lesão de Derley!

Começo pelo avançado brasileiro, Li isto no FB ontem e é bem verdade: Derley faz lembrar Yuran. Ele é um tanque autêntico. Aguenta, entrega jogável, força, corre... Enfim, não é um primor de técnica mas parece querer ser mais do que é. Pode não ter tido participação activa no primeiro golo, mas Derley está directamente ligado aos restantes três. Pena que se tenha lesionado, é o que dar não ter medo de ir à luta.

Cristante. Não sei se já não o terei escrito mas faço-o agora: Atentem no italiano que, parece-me, que vai ser uma das grandes aquisições do Benfica. Se o início fulgurante da equipa lhe proporcionou uma actuação mais calma, por outro lado o italiano não deixou de mostrar coisas interessantes que ainda necessitam de ser melhoradas mas que dão a impressão de que temos jogador. Entre o dar a impressão e o ser vai uma longa distância. Cabe ao italiano aplicar a velocidade correcta.

Cristante, que é (parece-me melhor trinco que Samaris) tem uma característica que acho fulcral para um trinco (Matic tinha-a): Tem visão para fazer passes a grande distância. Tem de afinar essa característica.

Jonas marcou dois excelentes golos. Cada possui características diferentes: Se o primeiro é fruto do pragmatismo o segundo é uma ode à capacidade técnica. Jonas revelou ontem que sabe analisar as situações e resolver (tentar) da melhor maneira. Nem sempre resulta... Ninguém é perfeito. Talvez tenha mesmo sido um negócio da... China! A custo zero, pena que não possa alinhar na champions (e vão dois com Derley).

Benito: Não deu para ver o suíço muitas vezes, O lateral esquerdo escolheu (penso que bem) fazer uma actuação sólida sem grandes invenções. Ganhou minutos, ganhou mais confiança e certamente que JJ não terá dado a sua opção de o colocar como mal empregue. Benito, dependendo do próximo sorteio da taça e do momento de outras equipas no campeonato, irá certamente jogar mais vezes.

Por fim Ola John. Confesso que estava a gostar do seu início de temporada. O Holandês deu ares de estar mentalizado a trabalhar para vencer. Infelizmente lesionou-se, felizmente já está recuperado. Aguardava que ontem fizesse a vida negra ao defesa direto do moreirense mas JJ fez-lhe aquela maldade: Colocou-o na direita do ataque e parece que John (além de regressar de uma lesão e por isso estar um pouco inibido) não gosta muito de ali andar... Uma pena mas é bom tê-lo de volta!
Boas exibições
Os restantes jogadores foram aquilo que estava à espera e nada mais há a acrescentar.

Falta o árbitro jorge tavares. Ontem não assinalou uma grande penalidade a favor do moreirense mesmo perto do intervalo. Enzo completamente desconcentrado (dentro da área) dá um encosto num adversário (joão pedro). Sabemos como são os encostos e o que acontece a seguir. Mesmo assinalando penálti, o moreirense teria de o concretizar pelo que um 3-2 daria outro rumo à segunda parte.

Dando uma vista de olhos pela imprensa online... Fiquei admirado por só o zerozero ter escrito algo sobre esta situação. Deve ter a ver com isto...

Tempo para vestir roupa bem quente e ir até ao frigorífico para jogar contra o zénit. O Benfica está a crescer e necessita de calar a boca a muita gente. É possível ganhar! Temos equipa para isso!

PS: Partiram dois grandes personagens da história do Sport Lisboa e Benfica
Vou tentar ver se tenho algo sobre eles no baú... É quase uma obrigação!

E Pluribus UNUM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo