segunda-feira, 26 de agosto de 2013

2ª J: SL Benfica 2 Gil Vicente 1

Antropologia Cultural! É um estado de alma a primeira parte do Benfica: Dissipar aquela nuvem meio escura que por ali paira há alguns meses e que se adensou no passado Domingo.

Muito querer nos jogadores a tentar entrar no buraco da agulha. Mesma equipa que a época passada, excepto Cortez.

Primeiros minutos para espantar os maus espíritos e uns últimos trinta minutos muito parecidos com os melhores momentos da época passada. De JJ nada a dizer, com Cardozo enferrujado e Melgarejo... Nem sei o que se passa com o Paraguaio... JJ colocou o melhor onze em campo. Observei um Cortez muito interventivo a moer os rins ao lado esquerdo do gil. Mas o flanco direito deparou-se com um grande obstáculo: Um ex jogador do Benfica a mostrar serviço com muita raiva de não ter ficado.

Bolas no poste (duas), dois lances de golo iminente (Lima) e um gil que só aparaceu por dois minutos quase a terminar a primeira parte. Há também um golo anulado ao Benfica pelo motivo errado: Disse o árbitro que Lima amparou a bola com a mão quando a Benfica TV mostra que ele até estava fora-de-jogo aquando da recepção da bola com o peito! Isto é que é serviço! Ainda bem que assim foi. Detesto ajudas!
O Futuro a apoiar incondicionalmente os JOGADORES
E a segunda parte... Que segunda parte, a parte final.

É que começou como a primeira tinha acabado: Um ascendente notório mas inconclusivo por parte do Benfica. Os tais minutos dos espíritos maus vieram a meio. Maxi deixou o corpo falar mais alto e viana passou-lhe por baixo, por baixo de Maxi e de Artur... Os espíritos maus tinham parte do serviço feito e esses momentos foram seguidos de um periodo de convalescença meio enlutado para na parte mesmo final o Gil provar do seu veneno.

Na ânsia de fazer um resultado mais gordo, os de barcelos tiveram um grande galo numa transição defesa-ataque do Benfica: Tudo majestosamente bem orquestrado e finalizado. Quase que parecia que a equipa não estava às portas de um funeral anunciado. Foi um lance de cabeça e ansiedade espectacular... Um minuto após os noventa. Ficavam a faltar mais três minutos, e já com Luísão lá bem na frente, um dos sérvios parou, pensou e executou um cruzamento a pingar para a pequena área onde Lima cortou uma maravilhosa rodela de felicidade para os cerca de 37 mil espectadores presentes e para os restantes milhões saborearem atravéz da nossa Benfica TV.
Foi no osso, vergou mas não partiu!
Como o gil não tem culpa que o Benfica tenha fantasmas, porventura teria merecido os três pontos. Mas como o Benfica teve arte, engenho... Acabou sem sombra de qualquer dúvida por merecer os mesmíssimos três pontos! Foi feliz o Benfica? Foi feliz em ter tido quatro minutos (que o árbitro deu) para ainda poder fazer pela vida... Nada mais do que isso!

Se este ano os descontos forem nossos, vamos ter muitos AVCs. Satisfeito com a vitória e menos apreensivo porque a qualidade está lá... Nos jogadores.

Umas palavras para os jogadores:

Maxi: Tudo fino meu caro. Aprendeste a lição espero eu, é que tudo contra nós resulta certo?
Enzo: My man, Wake up and smell the coffee mate. Exige-se mais daquele que foi um dos pilares do meio-campo a época passada.
Cortez: Ainda está às voltas com o posicionamento defensivo mas vingou-se a atacar. Uma coisa não iliba a outra nem equilibra a balança, é necessário aprender bem o que se está ali a fazer.  
Matic: Em crescendo e que segunda parte... Vale mais do que cinquenta milhões! Vale a pena que ele fique, não tenham dúvidas.
Lima/Rodrigo: Muito querer com menos crer e elas acabam por não entrar.
Gaitan/Sálvio: se o primeiro continua desencaixado no flanco esquerdo, o segundo ainda está à procura de ritmo.
Luísão/Garay: Sóbrios e expectantes numa actuação média/alta porque o gil andou ali poucas vezes.
Artur: Cara, aquele lance na segunda parte... Duas borlas aos galos...
Djuricic/Sulejmani/Markovic: Acabam por ser parte responsável pela recuperação. Numa altura em que já não se conseguia discernir bem, os sérvios foram suficientemente audazes para ajudar o resto da equipa a provar que não se pode falhar sempre. Markovic é gajo para ser... Dezanove anos!
Antropologia Cultural... Assim seja. A evolução do Homem num contexto bem focalizado. Esse contexto está mentalizado para matar o Benfica. Jogadores e treinador são carne para canhão e sofrem sempre porque são os peões neste tabuleiro de xadrês. A reacção pura e dura a este estado de coisas foi dado pelos próprios peões (e por Rui Costa) no final do jogo: Antes de festejarem, foram ter com Maxi... Fiquei todo arrepiado... Fiquei envaidecido por o Benfica ter funcionários deste calibre. Pensava que estava a suar, mas era orgulho aquilo que o meu corpo não conseguiu conter tal a quantidade... 

Benvindo seja Toni à posição de comentador. Nem no Irão havia disto: Um homem do Benfica, mas um homem do futebol que disse o que tinha de dizer sobre as incidências da partida! E quase que me tinha esquecido que há comentadores isentos e Toni até o não é porque é Benfica...

Fica o resumo gentilmente "fanado":
Venha o líder na próxima jornada.
PS1: JJ com os pés bem na terra na flash-interview. As alterações que operou deram a vitória, coisa rara no seu historial, mas há sempre um começo... 
PS2: Ah marítimo que tens três pontos porque o Benfica jogou pouco e não beneficiou de "avaliações similares" por parte do árbitro...

E Pluribus UNUM

1 comentário:

  1. Tudo dito, venham os lagartos para ver se o glorioso acordou realmente. Será osso duro de roer, será escaldante, vamos ver...
    Sobre o Maxi, podem dizer o que quiserem, até admito que esteja em final de carreira, mas o que este senhor já deu e continua a dar em campo merece todo o nosso respeito.
    vito g.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo