sexta-feira, 1 de março de 2013

Museu: Grandes Plantéis - 1993 1994

Para finalizar esta onda de publicações comemorativas de um ano de publicações deste blogue, hoje temos aqui o plantel do Sport Lisboa e Benfica para a temporada de 1993 1994. Muito célebre essa época. Desta feita, as imagens foram tiradas de um certo pasquim, que na altura ainda era jornal.
E que turbilhão assolou o Benfica naquele verão. Alegando salários em atraso, sousa e pacheco mudaram-se para o velho rival. Rui Costa, Isaías e João Pinto foram tentados no entanto ficaram imunes ao que quer que o homem da água mineral lhes estava a oferecer. Futre foi de abalada para frança para o Benfica fazer algum dinheiro. Samuel, José Carlos e Fernando Mendes também saíram. Poucas contratações foram feitas pois não havia dinheiro.
Toni arregaçou as mangas e mais uma vez, e contra todas as expectativas, fez uma época com sacrifício mas uma época vencedora: Campeão nacional pela trigésima vez e a ida à meia final da taça das taças com o parma.

Não foi um campeonato fácil para ninguém, só à terceira jornada é que um dos grandes chegou à liderança... O Benfica de Toni, de forma paulatina, construiu uma equipa - criou um fio de jogo e começou a ganhar jogos. Tropeçou, caiu com estrondo em Setúbal mas levantou-se mais rápido do que todos esperavam.
Pelo meio, manuel damásio sucedeu a Jorge de Brito na presidência do clube...
Mal sabiam os Benfiquistas quem é que tinham acabado de ali meter. Muita gente foi rápida a queimar Jorge de Brito na fogueira e a aclamar este novo presidente. Convido os leitores a darem uma olhada na lista de apoios que ele teve...

Continuando, o Benfica foi eliminado da TdP mas seguiu mais ou menos firme na Taça das Taças
e no Campeonato,
vencendo etapas da forma que lhe era possível. Pelo caminho, ficou mais uma ida a uma final europeia mas a vinte e cinco de Maio de 1994:
Eis os heróis de uma época gloriosa:
Os guarda-redes habituais. Foi no entanto a última época de Silvino no Benfica. Neno tremia que nem varas vedes nas saídas...

Abel Xavier foi uma das poucas contratações, como defesa direito, deixou sempre a desejar excepto como médio centro onde cumpriu.

Mozer e William foram fazendo os seus jogos e este Simanic... Não me lembro de ter jogado!

Faltam Abel Silva que molhou a broa por alguns jogos (logo no primeiro frente ao Belenenses) mas falhou a oportunidade de fazer carreira por não ter a qualidade exigida, Nuno Afonso e Pedro Henriques que ainda foram e campeões e Kennedy que jogou muitos jogos e foi muito útil à equipa.
Veloso era já o símbolo vivo do clube. Capitão na raça como poucos, era a voz de comando e uma espécie de bombeiro nos flancos defensivos da equipa.

Schwarz igual a si próprio. Fez uma grande época quer a lateral esquerdo ou a extremo esquerdo. Velocidade e tremenda força física aliadas a alguma qualidade técnica...

Esta foi a época de afirmação de Hélder como dono de um dos lugares a central, excelente dupla com Mozer.

Kulkov foi muito útil quando não entrava em conflitos. Era um tremendo médio centro possuidor de uma excelente cultura táctica e tremenda qualidade técnica.

João Pinto foi o rei da época (15 Golos). Catapultou a equipa para patamares exibicionais nunca esperados pela maior parte das pessoas. Decidiu e ajudou a decidir partidas que...
Houve um pouco de Eusébio em João Pinto naquela época, passo a explicar: Quando um jogador se transcende, se não tiver uma equipa de nível similar, acontece-lhe o mesmo que acontece a jogadores como Ronaldo ou Messi quando jogam nas suas selecções. Ganham zero! João Pinto transcendeu-se mas ao mesmo tempo tinha uma equipa muito forte atrás de si. Jogos como aqueles no Ulrich Haberland (4-4) ou em Alvalade (3-6) não se ganham só com um jogador fora de série. É preciso mais.

Vítor Paneira teve uma época excelente, mas que ficou marcada pelo falhanço da grande penalidade frente ao parma. Damásio e artur jorge trataram de acabar com a sua carreira no Benfica na época seguinte, e tanto que ele poderia ter continuado a dar ao seu clube.

Paneira foi um dos melhores alas que vi jogar desde que ando por aqui... Triste que tenha tudo acabado assim.
Rui Costa foi outro fora de série toda a época. Aquele coração todo ele Benfiquista foi o maestro de toda a equipa durante os largos meses que durou o campeonato.
Sairia para a Fiorentina, quando se falava que ia para o Barcelona, no final da época para se tornar rei dos maestros em itália.

Isaías fez também uma época fenomenal (13 golos) mas a dupla damásio-jorge tratou de o afugentar do clube. Era o terror da meia-distância... Toda a gente sabia que ele tinha problemas em engatilhar as suas bombas mas essa mesma gente sabia que aquilo engatilhava a qualquer momento.

Mostovoi também não funcionou e foi para Espanha. Uma pena uma vez que dava para ver que tinha muita mas mesmo muita qualidade.

Rui Águas terminou a sua carreira naquela época, jogou aqui e ali mas... Já não dava para mais talvez, repito talvez, porque o corpo estava cansado.

Iuran... não teve época fácil mas era um tanque, um autêntico abre-latas que enquanto teve cabeça ajudou muito a equipa.

César Brito de imperador a pouco utilizado, também deu por finda a sua carreira em alta competição. A lesão da época anterior tirou-lhe o espaço que tanto tempo ele tinha demorado a conquistar.

Airton foi a contratação mais sonante. Não tendo sido um  fora de série, foi no entanto um bom goleador (11 golos) e muito útil durante a época...
Ainda com Jorge de Brito
Já com uma doença
 Alguns onzes para recordar:
Os dados estatísticos de uma grande época do Benfica:

E, para justificar o afastamento de Toni, ainda se desculparam com uma daquelas mentiras: "É pouco ofensivo o Benfica de Toni:
Cento e um golos em quarenta e oito jogos e o Benfica de Toni era pouco ofensivo? O que lhe seguiu deve ter tido uma prestação melhor com toda a certeza...


Foi a última vez que o Benfica celebrou um título na velha Catedral

Nada como um resumo de imagens completo de toda a temporada mais uma vez a cargo do Benfiquista DF que teve um notável trabalho... Mística também é isto caros leitores:

E Pluribus Unum
PS: Desde já o meu pedido de desculpas pelo que vai acontecer de seguida
Damásio, meu grande FDP, foste responsável pela entrada do Benfica no período mais negro da sua história. Se tivesses neurónios em vez de caroços de cerejas dentro dessa tua cabeça, tinhas-te lembrado que o Benfica (em 1992 1993) tinha ido buscar o ivic para ele imitar no Benfica os pseudo sucessos que teve no porto... Mas não, tinhas de te aninhar e alinhar como uma maria-vai-com-todos no lobbiezito que te tinha colocado no poleiro não é? Presidente da liga de clubes... FODA-SE!

Também deves ter festejado golos sofridos pelo Benfica depois de teres saído... Que raiva!!! Demorei anos a entender isto que aconteceu. Quando Manuel Vilarinho foi eleito... Quando a nova Catedral foi inaugurada... É que comecei a ver! Na província sabe-se o que nos deixam saber.

Grande Toni. Nunca reuniste consenso total mas:
Quem sabe não publique uns textos que tenho guardados há algum tempo... Bem que mereces!

7 comentários:

  1. Cá esta a ultima época de um Benfica á Benfica.Depois daquele traumatizante verão, éramos postos de parte da luta pelo titulo,já que a maioria dos iluminados afirmava que a luta ia ser entre as osgas e os corruptos,pois uns tinham-se entretido a aliciar e em 2 casos com sucesso os jogadores do nosso plantel e outros tinham as habituais ajudas de custo caso as coisas dessem para o torto.Mas mais uma vez tiveram que enfiar o rabo entre as pernas já que a nossa equipa apesar dos desfalques que tinha tido continuava a provar que tinha estofo de campeã.Foi uma temporada impropria para os corações dos benfiquistas com jogos extraordinários(4-4 de Leverkusen,3-3 no antro,3-6 em Alvalade onde nos vingámos do ótario do rei das águas e dos traidores sousa e pacheco,2-1na Luz ás osgas,2-1 ao Parma em casa,a festa do titulo com o Guimarães e pelos piores motivos a cabazada que levámos em Setúbal onde o Toni percebeu que tinha que passar a jogar com um médio defensivo,equilibrando a equipa).Mas foi também a época que marcou o fim do grande Benfica,com uma estupida remodelação da equipa durante o defeso de 94-95 levada a cabo por Manuel Damásio e pelo poeta infiltrado Artur Jorge,que fizeram questão de destruir todo o espirito de sacrifício que a equipa tinha demonstrado durante a temporada sob o comando de Toni,passando também pelo suposto bom relacionamento com o porco azul.Só para termos uma ideia após a conquista desse titulo o Benfica tinha ganho metade dos campeonatos disputados até então(30 em 60).Dai para cá é a historia que todos infelizmente conhecemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só uma pequena incorrecção. Nessa época, ganhámos 2-0 aos frutas e não 2-1.

      De resto tudo mais do que correcto.

      Acrescento que aquela marioneta/palhaço que foi damásio, representou a parte final do fim do Benfica. Como já escrevi noutro post, A entrada de fernando martins representou o começo desse fim. Mesmo tendo João Santos e Jorge de Brito sido presidentes à Benfica, o que lhes sucedeu foi mau de mais para ser verdade. Foi quase fatal.

      Triste ter visto este personagem na inauguração do nosso museu...

      Mais uma vez o AMC agradece ao Alexandre pelo seu contributo:

      Saudações Gloriosas.

      PS1: Finalemente alguém descobriu estes posts. Pensava que tinha sido desperdício de tempo...

      Eliminar
  2. Esse resultado de 2-1 na Luz foi com o Sporting,golos de Yuran e Isaias,claro que me esqueci dos 2-0 aos tripeiros,marcaram Ailton e Rui Costa,num jogo em que o grande Mozer deu uma lição ao gadelhudo Couto.Em relação á presidência de Fernando Martins também sou da opinião que foi ai que começamos a ser enganados pela máfia portista,para alem disto não soube renovar com sucesso aquela fabulosa equipa que foi á final da Taça UEFA,destruiu uma grande equipa de hóquei em patins,preferindo apostar no fecho do terceiro anel reforçando as criticas de quem dizia que o Benfica tinha um grande estádio e equpas de curta dimensão.Como aspectos positivos destaco a vinda do Carlos Lisboa para o Basket,o rigor financeiro(até ao fecho do terceiro anel) e a poltica de ordenados baixos e grandes prémios de jogo para incentivar a equipa,para alem da contratação do Erikson.

    ResponderEliminar
  3. Aquela final da taça de Portugal nas Antas, que o Fernando Martins acabou por baixar as calças ao padrinho , ainda me está atravessada na garganta. Acabamos por ganhar por 1-0, mas o Porto conquistou o domino do futebol português.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois João, é mesmo o começo... Do tal manto portista.

      Vou ser-vos sincero, fico de algum modo aliviado quando há mais pessoas a desconfiar de Fernando Martins...

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  4. Caro amigo gostaria de saber a onde poderei adquirir estas magníficas fotos de uma época muito louca, obrigado pela atenção e parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. KATMAN, as fotos são dos cadernos d'a bola. foram digitalizadas para serem aqui publicadas. O que posso fazer por si?

      Saudações Gloriosas

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo