sexta-feira, 15 de março de 2013

Bordéus 2 Sport Lisboa e Benfica 3

Primeira parte de permanente sobressalto face à aparente falta de frescura física que alguns jogadores do Benfica. No entanto foi também um jogo de tremenda concentração mental, onde toda a equipa tentou da melhor maneira cortar todas as possíveis linhas de passe à equipa francesa. 
O onze bordelais
De salientar ainda a batalha de apoio das claques que se degladiaram a cada corte e a cada jogada de ataque das respectivas equipas.

Então, já é notória a falta de frescura física que alguns jogadores do Benfica ostentam! Não é aparente, mas sim real. Melgarejo e John, os mais novos por sinal, não estão em condições físicas para embarcarem em grandes aventuras. No entanto a coesão da equipa ajudou a camuflar tal cenário, uma vez que o cansaço tolda a clarividência no simples acto de fazer um passe simples ou um corte fácil. 
Jardel comemora o golo e o rebento
O Benfica terá apanhado um susto após a marcação de um canto, mas cedo impôs o ritmo que mais lhe convinha: Defendeu muito à zona, e o facto de Gaitan e Perez terem força para atacar e defender, fechou muitas portas aos franceses. Assim que o jogo estabilizou, o Benfica ensaiou o seu ataque de forma emparelhada. Recusou o passe em profundidade em demasia e avançou uns metros e recuou outro; Ataque apoiado que valeu uma oportunidade de ouro a Sálvio. Não entrou dessa vez, entrou no seguimento de um pontapé de canto: Jardel estava atrás do guarda-redes francês mas não deu o lance como finito e lançou-se à jogada e fez golo. Parabéns pelo rebento e pelo golo.

Já a segunda parte não-lhe correu assim tão bem! Isto de baixar o ritmo de jogo tem de ser muito bem treinado. Deve-se baixar o dito ritmo ao adversário e não deixar que isso quebre a velocidade de pensar e de executar aos próprios jogadores da equipa que executa a referida baixa. Volto a adicionar a falta de frescura física e a coisa pode virar o feitiço contra o feiticeiro... E tal começou a acontecer.

Não fosse a entrada do um mais fresco Cardozo e o jogo seria uma incerteza até ao fim, isto após o primeiro golo dos franceses. O paraguaio, que me continua a irritar vastas vezes, destruiu completamente os franceses: Primeiro a finalizar uma assistência mágica de Gaitan, depois e de um modo cínico a agradecer a assistência de um dos centrais do bordéus. Em ambos os casos, Cardozo facturou de forma tecnicamente brilhante. O segundo é o meu preferido porque pregou o guarda redes ao relvado com um movimento de tronco e quando o mesmo se estava a preparar para esboçar um qualquer tipo de defesa, já a bola estava a passar a linha de golo.
Cardozo, qual águia real, após aviar duas bicadas
Cardozo é mesmo um caso à parte, ele desespera por vezes desespera os adeptos e ele resolve partidas. É das poucas alterações de JJ que resulta ou estou enganado?

Vou ser o mais sincero possível. Não compreendo a utilização de John (que jogou bem dentro do que o corpo lhe permitiu), de Melgarejo (porque não ter utilizado Luisinho no fim-de-semana frente ao Gil) e de Perez (que fez um jogão e bem merecia aquele golo quase no final da partida). Já agora, Urreta esteve on fire no fim-de-semana. O que se passa com André Gomes? Sendo o campeonato uma prioridade... Carlos Martins deveria ter jogado mais tempo, certo? Mantendo a sinceridade, até gostei da dupla Jardel-Roderick, fizeram os possíveis para travar os avanços dos franceses e estiveram mais vezes melhor do que mal...
Foi uma águia a voar mais baixo mas sempre incisiva no seu objectivo
Foi uma boa jogatana num campo difícil onde o Benfica, a jogar a meio-gás, foi quase sempre superior e teve cabeça fria para manietar tendências. Houve umas tremideiras a defender mas o bordéus tremeu muito mais. Essa foi a grande vitória do nosso clube: Sem grande esforço, com muita contenção e concentração passar á próxima ronda frente a um adversário que se deve ter julgado capaz de ganhar, após ter escutado os adeptos do Benfica assobiarem a própria equipa na catedral, mas que afinal não o era de modo algum. Tipo um galinheiro que cacareja que se farta mas não põe ovos, enquanto o Benfica voou baixinho sem alaridos, sem vaidades ou outro tipo de espectáculo circense e aviou quatro bicadas.

Passámos aos quartos-de-final, e agora temos adversários de mais peso que não têm mais nada para fazer do que tentar ganhar a liga europa. Face ao facto de o porto ter sido varrido/escorraçado da champions e ao facto de ainda não saber se joga a taça da liga, prevejo que as coisas vão ficar difíceis de agora em diante nas provas nacionais.

Sem palavras para o amor da massa adepta para com a mística que o clube incute nos seus seguidores...
É ter na alma a tal chama que é mesmo imensa
Fica o vídeo da partida que os franceses não se vão esquecer. Dois jogos, duas derrotas...

Passámos aos quartos-de-final, e agora temos adversários de mais peso que não têm mais nada para fazer esta época do que tentar ganhar a liga europa. Face ao facto de o porto ter sido varrido/escorraçado da champions e ao facto de ainda não saber se joga a taça da liga, prevejo que as coisas vão ficar difíceis de agora em diante nas provas nacionais.

O porto será sempre um caso de escárnio. Muito do que conquistaram nos últimos trinta anos está associado à mentira, ao engano e à fuga fácil.

Começo pela face mais conhecido dos adeptos, que mais não são do que uns delinquentes que nada fazem mas muito aparentam ter. Sigo caminho para os jogadores que aparentam estar numa forma física espantosa mas depois desaparecem do mapa com lesões e até se atrasam no controlo antidoping (será que o problema foi com a gabardine?). Ainda ao nível dos jogadores, as coisa parecem começar a estarem desalinhadas: Quem supostamente manda diz uma coisa, outros já dizem outra.

Por fim temos os disparates vindos de quem não sabe o que anda a fazer neste desporto, mas conta que as coisas se resolvam como que por magia:
...
Enfim... Mas a coisa ainda fica mais divertida com bitó adjunto a lançar mais gafanhotos, de modo a tapar o sol com a peneira:

"Nós fomos muito condicionados pela arbitragem, em termos de amarelos. Muito cedo já tínhamos meia equipa amarelada". Muito cedo? 17m, 24m, 30m... Três amarelos dá para meia equipa seu burro? Jogas só com seis jogadores?

"Não nos foi permitido sermos agressivos como gostamos de ser. De qualquer das formas não foi por aí". Claro que um árbitro estrangeiro não tem a educação que foi ministrada a muitas que apitam em Portugal. Cá gostam de despachar traulitadas a avulso, mas lá fora não é assim. Ainda por cima depois de se queixar e chorar por causa da tal agressividade não permitida... Diz que não foi por aí que foi eliminado... Vá-se lá entender uma pessoa que só faz o que lhe mandam (sabes com quem vais jogar agora?) e que quando o deixam fazer algo pela cabeça dele, durante noventa minutos, sem árbitros portugueses...

Entendo é que aquilo que se passou após o man city os ter eliminado da liga europa por 6-1 a época passada, vai ser muito bem armado de modo a acontecer de novo. Depende se os árbitros querem ou não continuar com a palhaçada de se portarem como serviçais de modo a serem premiados.

Este ano o Sport Lisboa e Benfica tem sido uma equipa equilibrada e sempre mais forte que a maioria dos seus adversários. Com maior ou menor dificuldade tem sido a equipa que perdeu menos pontos e, de forma clarividente, ninguém tem duvidas de que isso se deve à qualidade do seu plantel e equipa técnica e não aos árbitros. No entanto, JJ deve estudar bem o que falta jogar esta época e dosear o esforço dos jogadores mais importantes. Não pode cometer os erros das últimas temporadas!

Sei que o espectáculo pode não sair beneficiado. Sei que o Sport Lisboa e Benfica pode não ganhar sempre por cinco-zero, mas o mais importante é sagrar-se campeão nacional que é algo que já merecemos há três anos consecutivos mas que tem vindo a ser sonegado sistematicamente pelos tentáculos hábeis de quem vocês sabem bem.

PS1: Aqueles assobios da quinta-feira da semana passada... 4-2! Duas vitórias!

PS2: Venha o próximo adversário na liga europa, o Newcastle e o guimarães que se faz tarde. Já agora espero que o marítimo aproveite.

E Pluribus UNUM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo