segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Tretas e Teses

O orgão de comunicação online do clube do Porto acabou por dar razão a todos os que afirmam que o aquele clube tem conseguido todas as vitórias que conseguiu nos últimos trinta e cinco anos com a ajuda dos árbitros:
Vou tentar resumir o mais brevemente possível.

Época 2015/2016: Nacional 1 porto 2. Três pontos ganhos... Num jogo que "ficou marcado por dois erros grosseiros" de jorge sousa (primeiro e o segundo)... Onde o porto não ganhou a partida "pela qualidade exibicional dos seus jogadores mas de outros agentes do jogo."

Época 2014/2015: penafiel 1 porto 3. O porto ganha três pontos com três golos irregulares. Parafraseando o douto jornalista desempregado, este jogo "ficou marcado por (...) erros grosseiros" pelo que "Mau é haver equipas a ganhar jogos não pela qualidade exibicional dos seus jogadores mas de outros agentes do jogo".

porto 2 braga 1. Os últimos minutos da partida foram difíceis para uma equipa cuja "qualidade exibicional dos seus jogadores" era mediana... Num assomo final para tentar pelo menos o empate, o braga deparou-se com um defesa extra  na equipa do seu adversário. O braga perdeu mas anotou os "erros grosseiros"...

Época 2012/2013: paços de ferreira 0 porto 2. O porto sagra-se campeão nacional após derrotar os amigos do paços (treinador e um jogador mudar-se-iam para lá na época seguinte). O primeiro golo resultou disto, o paços ficou a jogar com um jogador a menos... "Erros grosseiros" do árbitro ajudaram o porto cuja "qualidade individual dos seus jogadores" era fraca, a triunfar em mais um campeonato.

Época 2011/2012: Benfica 2 porto 3. Proença aperfeiçoa o seu estilo venenoso de arbitrar. Ajuda sempre o seu clube de eleição e o fiscal também ajuda... Fica consumada a ultrapassagem ao Benfica e facilitado o caminho para o título. Mais uma vez, caros chorões diários, o jogo ficou marcado pelos tais "Erros grosseiros" que tu escreves. E mais uma vez é muito mau "haver equipas a ganhar jogos não pela qualidade exibicional dos seus jogadores mas de outros agentes do jogo". Mas isso não te interessa a ti que foste sendo despachado de órgão de informação em órgão de informação até teres ido mendigar este tacho ao teu padrinho cerqueira (aquele que agride jornalistas na hora da não vitória - aquele que escreve os textos e te paga para lá colocares o nome porque não quer dar a cara)...

PS: Escrevi também isto nessa altura (2011/2012)... Adoro ler textos antigos, dá para ver se tenho aprendido alguma coisa sobre o futebol ou nem por isso.

Em relação ao Benfica, palavra que acredito que somos mais do que capazes de arrebatar o 35º título mas o limite de falhanços colectivos (jogadores/treinador) foi atingido nesta passada jornada. O Benfica sente a falta de alguns jogadores nucleares, uns por lesão e outros fora de forma física. O Benfica contra equipas mais fortes, sofre na pele o que sempre tem sofrido nesta presente época: Quando o adversário aproveita a ainda deficiente forma de defender, corremos riscos reais de sofrer golos.

O problema estará relacionado com a utilização de Jonas num posição mais interior nesses jogos. Eu compreendo que o brasileiro não tem igual aqui neste país e que é fácil acreditar que o Benfica estará sempre mais perto de marcar golos com ele em campo. Mas há aquele padrão... Tivesse Jonas 26/27 anos e soubesse o que sabe agora... Contra as tais equipas mais fortes, Jonas que supostamente deve ser uma espécie de pivot ofensivo auxiliando os dois médios nas tarefas defensivas, aparece muitas vezes a defender nos flancos (especialmente o direito), e depois perde frescura física. A equipa sofre golos, ele é necessário para o ataque e nas segundas partes.

O sistema actual do Benfica, bebe também muito do anterior. mas o anterior girava à volta de dois blocos muito unidos: Defesa e ataque com um médio a servir de ligação. Quatro defesas + seis atacantes. Os tais seis atacantes faziam tudo... Neste momento Jonas e Renato fazem muito, Mitroglou, Pizzi e Gaitán fazem pouco e Samaris tem pouco espaço para fazer o que deve. A confusão instala-se e muitos ficam a ver e depois...
A questão também gira à volta do pivot defensivo e do lado esquerdo da nossa defesa. Se RV tem o mérito de ter descoberto/acreditado e mostrado ao mundo a qualidade de jogadores como Gonçalo Guedes, Renato Sanches, Lisandro Lopes, Nelson Semedo, Carcela e Victor Lindelof, não pode estar refém de Fejsa, Luisão e Lisandro estarem lesionados...  Talvez pudesse entender melhor a utilização de certos jogadores na defesa se ele explicasse porque não utiliza Nelson Sílvio, Grimaldo, Lisandro/Lindelof. Mas isso são mistérios.

A utilização de laterais mais desenvoltos em termos ofensivos, desgasta mais os seus adversários de flanco. Sobe o lateral e quem está na posição 6 tem de estar com a tenção a tudo o resto: Tem de ver se o médio desse flanco compensa, tem de ver se o central desse flanco compensa para tomar a decisão.

Tudo questões técnicas mas é disso que o futebol vive e são aspectos que muitos entenderam estar resolvidos/definidos mas... Não estão e nunca estiveram completamente e esse é um trabalho que ao fim de oito meses já deveria estar mais aperfeiçoado, nem todas as equipas são o belenenses/moreirense e afins.

Deixem-me fazer de treinador. Não é atulhar o meio campo de mais um médio que resolve... Pode resolver durante um jogo mas também pode não resolver.

Por exemplo, colocar Gaitán e Carcela e colocar Pizzi ou Talisca no miolo: Não iria por aí mas poderia ser uma solução. Colocar Gonçalo Guedes na frente do ataque com Jonas: O Gonçalo joga muito de olhos na bola o que não é de todo positivo porque irá correr sempre para o lado que viu anteriormente (Rodrigo e Cardozo tinham desse hábito mas Lima não), mas o Gonçalo fez muitos jogos a extremo e aprendeu a defender - Jonas também recua para ajudar (até já se diz que o Benfica o quer vender...). Não tendo ambos que o fazer ao mesmo tempo, as movimentações deles podem ser muito voláteis para as defesas adversárias numa altura em que Gaitán e Pizzi são mais médios interiores do que extremos...

Com este quatro jogadores em movimentações constantes, o Renato fica com mais liberdade de carregar jogo e a posição seis com mais espaço para pensar em como anular o ataque adversário. imaginemos que tínhamos dos laterais que também subiam com qualidade... E dois centrais de qualidade que os dobravam (recuando o médio da posição seis na cobertura)...

O futebol é um espectáculo fantástico. Se um gajo como eu imagina isto tudo num plantel como o do Benfica é porque sabe que somos capazes de lá chegar. Cada leitor terá a sua opinião face a tudo isto que leu, não perdemos só por termos desperdiçado o que desperdiçamos. Há que saber o bom que produzimos com que ainda não somos capazes de fazer.

Em relação a RV, há uma questão que ele merece que os adeptos coloquem: O que seria o Benfica 2015/2016 se tivesse a qualidade do período de 2009 a 2015? Do oito ao oitenta em noventa minutos também poderá ser injusto mas é o tempo que não temos que nos faz esquecer aquele que já passou. As lesões, as opções e os padrões estão lá...

Outro dos padrões é, no meu ponto de vista, o não trazer a lição estudada. Por vezes a lição não tem a ver com as características técnicas do adversário em questão mas sim com as características sociais/mentais dele. Penso que o Benfica não acreditou que eles fossem capaz de fazer o que quer que fosse na passada sexta feira... É verdade que tivemos um caudal ofensivo que os deve ter envergonhado e se metade lá tivesse entrado... Não entrou e eles lá foram indo pelas frestas da porta... que afinal não eram frestas mas buracos...

Mas o Benfica está mais do que apto a conquistar o título. Se até este tal de jacobus (grande treinador) o conseguiu perdendo os dois jogos com o Benfica, empatando um e ganhando outro ao sporting... Tal como temos de fazer brevemente! É aproveitar pois os adeptos estão sempre com a equipa.
E Pluribus UNUM

8 comentários:

  1. OK. Concordo e finalmente aprovo a ideia de laterais ofensivos. Jonas está com 32/33 anos e está em final de carreira, aliás, brilhante. Luisão, idem, aspas, aspas. Sei que não há pilim, mas a digressão atrasou a construção de um equipa. RV, não é um Mourinho, mas tem valor e ainda, não teve a mesma matéria prima do cérebro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Jorge

      Como estava a ver que ninguém deixava alguma opinião... Ainda pensei que tinha escrito tudo mal ou numa língua indecifrável.

      Saudações Gloriosas

      Eliminar
  2. Também concordo em quase tudo o que escreveste. Embora esteja com o treinador desde o dia em que veio para o Benfica, será sempre o meu treinador até ir embora, "perdi" um bocado a paciência no último jogo, quando o vejo tirar o Eliseu e recuar o nosso jogador mais criativo para defesa esquerdo, até me provar o contrário "está apresentado".
    Em relação à mentalização acho que os nossos jogadores precisam de alguém que os motive. Vi em qualquer dos jogos com os nossos rivais que começamos bem e a jogar no campo deles e assim que sofremos um golo, caímos a direito. O outro gajo quando cá estava tinha um psicólogo para os jogadores. Talvez seja também algo que falha aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde João:

      "O outro gajo quando cá estava tinha um psicólogo para os jogadores. Talvez seja também algo que falha aqui": Uma boa hipótese sem dúvida mas esse tal psicólogo está no sporting e eles só estão 3 pontos à nossa frente pelo que não é só isso além de que a motivação tem de vir mais de dentro do jogador e realmente muitos braços se baixaram na segunda parte...

      "quando o vejo tirar o Eliseu e recuar o nosso jogador mais criativo para defesa esquerdo": Por acaso, essa opção deu resultado num jogo qualquer no início de época mas não a teria feito de modo algum e os males estavam feitos desde o início.

      Saudações Gloriosas.

      PS: já vão dois comentários a um texto mais técnico... Nada mau ;)

      Eliminar
    2. Não é para responder, apenas a caixa de comentários não aparece.
      Vou então dar uma opinião sucinta e despretensiosa. Apesar das falhas a meio-campo e defensivas, a jogar taco a taco, qualquer equipa se arrisca a perder com este Benfica, seja qual for. Foi o que aconteceu em quase toda a primeira parte deste jogo em que criámos oportunidades suficientes para matar o jogo. A equipa repetiu algo que já tínhamos visto no início da época; deixa-se desagregar perante adversários mais compactos, talvez à procura de espaços...inexistentes. Os jogadores ficam desligados uns dos outros, cada um deles entregue a si próprio. Não dá. N vezes, sobretudo na 2ª parte havia demasiados jogadores parados ou a andar a passo, assistindo de longe ao combate de um colega contra dois ou três adversários, sem uma linha de passe disponível. Não dá. Ora isto é trabalho que deveria estar feito seja de índole técnica ou mental. Não está! Chegado ao empate, o Porto anulou todos os espaços ao Benfica; quer no interior, quer nas alas, quer nas costas da sua defesa. E o Benfica cortou-se ao combate; tinha que ser forte e feio, promovendo o equilíbrio numérico e alta intensidade, com criatividade, para abrir espaços. A ganhar por 1-0, com o Porto em desespero, o Benfica deveria ter feito o que fez o Porto após o empate; fechar o seu meio-campo e jogar nas costas da defesa. Não fez. Erro tático. Faltou músculo e consistência ao meio-campo - Sanches deve correr menos e melhor -, e Jimenez poderia ter sido mais útil que Talisca ou Sálvio. Enfim, faltou coesão e determinação coletiva, pelo menos nos trinta minutos finais. É possível que tudo tivesse sido diferente com menos baixas na equipa, sobretudo, Lisandro, Fejsa e Semedo. Será que o jogo com o Zénite já estava na cabeça dos jogadores e do Treinador? Não sei; normalmente é o que acontece a todas as equipas, tal como o jogo seguinte. É possível recuperar. Esperemos que não desfaleçam.

      Eliminar
    3. Sempre agradecido pelos teus comentários António.

      Será que RV lê isto tudo?

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
  3. Minha Chama, é sempre um prazer visitar este blog, pelo fervor do nosso Glorioso. Parabéns pelo trabalho, simplesmente espectacular(não sou apologista do desacordo ortográfico), mesmo que ás vezes, poucas, aliás, não esteja completamente de acordo.
    Amanhã, mais uma final contra uma equipa de muitos milhões.
    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
  4. BOAS
    OS CORRUPTOS DIÁRIOS FAZEM O QUE LHES COMPETE, VÃO LADRANDO E ZURRANDO UMAS BACURADAS PARA OS CORRUPTOZINHOS AMEDRONTADOS DE OLHOS FECHADOS IREM ENGOLINDO E NÃO ZURRAREM CONTRA A EQUIPA NAS JANTAS(como vem sendo hábito).
    ASSIM OS CORRUPTOS DIÁRIOS VÃO GUARDANDO E DEFENDENDO O DONO!!

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo