domingo, 21 de fevereiro de 2016

2015-2016 23ªJ: Paços de Ferreira 1 SL Benfica 3

Ganhámos!
A forma como o fizemos vai ser escrutinada pelos nossos adversários de forma meticulosa em termos de arbitragem pelo que temos de viver com isso. O que vale mesmo a pena, é analisar a forma de jogo com a qual foi possível conquistar os três pontos.

A primeira parte foi fraca. Parece-me que é o preço a pagar por utilizar sucessivamente quase sempre o mesmo onze desde há algum tempo. Continuamos com o défice habitual desde há duas épocas. Nada há a fazer a não ser não cometer os mesmos erros que têm ditado os dissabores que todos sabemos. Possuímos também uma boa desenvoltura atacante que mais alegrias nos tem dado nos últimos meses pelo que o equilíbrio global do onze, será a chave do sucesso. Não vale a pena socorrermo-nos do mais vale a pena marcar mais do que sofrer, porque isso retirou-nos três pontos na jornada passada.

Assim, a modos que sem querer, ficámos na frente do marcador numa jogada bem elaborada mas concluida a duas tabelas. Mais uma vez não soubemos defender em grupo, a equipa parecia algo partida em dois e numa transição mais rápida... Metade dos nossos jogadores ficou para trás fiando-se que Almeida seria capaz de anular a jogada, não o fez e o Benfica consentiu (consentiram a progressão do jogador evitando fazer falta - onde já vi isto?) o golo do empate. Grande golo por sinal, Júlio César viu aquela autoestrada e escolheu diminuir o ângulo... Teve azar!
Por culpa própria consentimos o empate mas lográmos voltar a estar em vantagem perto do intervalo através da marcação de uma grande penalidade cometida sobre Jonas. Na segunda parte, até ao terceiro golo, o jogo foi inconsequente. O Benfica não arriscava muito e quando atacava já se resguardava mais para precaver uma hipotética transição ofensiva do paços.

Na minha opinião, Uma gestão de plantel para ser feita, deve ser progressiva e hoje era esse o dia ideal para o fazer. Claro que há ritmos e jogadores que assimilam melhor as ideias do treinador e aí entra o tal grau de confiança pertence ao treinador pelo que... É ele que escolhe e gere o grupo de trabalho. Temos aguentado a nossa posição face à onda de lesões mas parece-me que...

Há ainda dois factos importantes: A falta de foco de jogadores como Pizzi, Jonas e Almeida que sistematicamente perderam a bola porque... Bem, não sabiam o que fazer e as forças faltavam... Quando o cérebro está fatigado e o corpo cansado... RV afirmou que houve jogadores febris durante a noite anterior ou durante a semana o que ajuda menos... Falta saber quais e depois avaliar se Nelson e Gonçalo não poderiam ser mais úteis à equipa em campo desde o início); O paços não se esforçou para ir atrás do resultado, bombeou uma bolas para as costas do Eliseu mas... Talvez porque tinha alguns jogadores ausentes? Talvez, mas pareceu-me que preferiram desculpar-se com o lance do penálti do Jonas em vez de tentarem marcar golos...

Após o terceiro golo, o Benfica geriu melhor a partida mas sem grande rasgos porque não havia pernas. Sálvio ainda foi esticar as pernas, o Nelson deveria ter entrado de início e Jiménez entrou em tempo de descontos... Gostava de entender esta última substituição, o porquê do jogador e o timing. Mais uma vez escrevo: "Penso que com Gonçalo Guedes em campo, as coisas só poderiam ser melhores, o puto necessita de oportunidades para de auto reabilitar".

Três pontos mais para o Benfica sem qualquer dúvida. Mais uma etapa vencida.

Os casos deste jogo? Houve quatro mas antes disso, convêm relembrar este facto interessante:
Em relação ao caso mais importante, honestamente, não me pareceu existir um contacto sólido para fazer cair o Jonas, a movimentação envolvente da jogada onde dois defesas falham a bola e colidem com o brasileiro é que dá a sensação de existir uma falta...
E o árbitro, que está atrás de todos, pode ter entendido de forma contrária.
Vendo as imagens em movimento real, eu não teria assinalado nada. Mas eu estava no sofá e não ali atrás... Onde de facto há aquele toque que o árbitro viu.

Há também dois lances dentro da grande área do Benfica:
1 - Não há contacto nenhum. Haja inteligência em jogar em vez de teatralizar (aplico o mesmo ao Jonas no lance anterior).

2 - O avançado do paços agarra e puxa a camisola do Jardel e nesse acto contínuo atira-se depois ao chão... Por favor, compreendo que não haveria outra maneira de marcar mais um golo ao Benfica mas assim?

Há ainda um outro lance dentro da área do paços:
Toque há mas mesmo assim, o árbitro esteve bem ao não assinalar nada. O trambolhão de Jonas não ajuda nada...

Para finalizar e porque penso que não irão ver este lance nos resumos... A sportv perseguiu os lances anteriores até à exaustão para encontrar algo que pudesse prejudicar o Benfica. Ficam as imagens do que é a génese do golo do paços:
É falta do jogador do paços. Almeida salta e o castor baixa-se e utiliza o braço esquerdo como alavanca fazendo com que o jogador do Benfica perca o equilíbrio e não consiga efectuar o corte em condições. A jogada prosseguiu e resultou no tal grande golo do paços... Grande teoria, dizer que o árbitro beneficiou o Benfica. Se lá estivesse para isso, tinha assinalado a falta que existiu.

Portanto, dois erros (se bem que no lance do Jonas...) e muitas decisões acertadas por parte do trio de arbitragem... Vai ser a imprensa a ditar opiniões, infelizmente o adepto de futebol soma a sua preferência clubística ao que os outros dizem e deixa-se levar. A semana passada, pouco foi dito sobre isto:
O treinador do paços, verde/azul por todos os lados, esqueceu-se do que é ser prejudicado (Um penálti a favor não assinalado, uma agressão não sancionada e um penálti irregular assinalado contra) e foi-o contra o porto em Dezembro mas nessa altura calou-se para não perturbar as águas, ontem queixou-se à fartazana porque o sistema já lho permite (vídeos dos Gloriosos Guachos Vermelhos a quem agradeço pela sua disponibilidade)... Que grande é o futebol em Portugal...  

Resta saber o que vai acontecer amanhã...
E Pluribus UNUM

9 comentários:

  1. Relativamente ao jogo e aos lances polémicos se Jonas não salta e continua a correr normalmente é penalti para todos sem dúvida, como o jogador tenta prosseguir o lance saltando para muitos não a contacto então obstrução não conta agora no futebol? Os jogadores do Paços não esticam a perna para impossibilitar a progressão do Jonas.
    É penalti para sombra de dúvida na minha opinião e pelo que se encontra nas regras da liga, o lance sobre André Almeida que no seguimento da jogada dá origem do golo do Paços é falta e ainda querem falar de arbritagem... francamente, eu desejo mesmo que o JJ ajoelhe no Dragão e alguem envie um voucher dirigido ao Burro de Carvalho para uma festa vermelha e Branca que gostaria mt que acontecesse no final da presente época!

    Tem sido um dos mais críticos da posição em que joga actualmente Samaris mas de todos os jogos na dita posição foi o mais conseguido de todos melhorou bastante a nível táctico para os últimos dois jogos, mas também pudera o Paços não é um Zenit nem um Porto...

    Em vésperas de jogar um derbi e com Renato a bica e André Almeida tb contra união terá que jogar Samaris nessa posição e se jogar ao mesmo nível que jogou contra o Paços deve bastar.

    Agora em Alvalade deve jogar Nelson Semedo a direita, Almeida a médio defensivo e Renato mais Pizzi e Gaitan no meio campo apenas com Mitro na frente. Se nenhum dos referidos ficar excluído por limite de amarelos.

    Ao contrário do que mts andam a pensar matematicamente o Benfica não precisa de ganhar por 3-0 a Alvalade, até o empate deixara os lagartos mt nervosos( Algo que não desejo, quero que o Benfica ganhe nem que sejá por meio a zero com auto-golo de Carrillo).

    É que o jogo no Dragão que até costuma correr mt bem aos de verde este ano, tem uma grande probabilidade de não correr pois todos sabemos que o JJ se borra todo e acaba quase sempre de joelhos.

    Se este Sporting não for Campeão este ano e tiver a infelicidade( adorava) de ficar em 3º Lugar e jogar a pré eliminatória para a próxima época quero ver como justificam um treinador por 5 milhões quando outros dois por menos de 1 milhão conseguiram o mesmo!

    Será o fim do Bruninho e o JJ terá que engolir um sapo daqui até a China, seu próximo destino.

    Ass: MAdskinn

    ResponderEliminar
  2. Passe a diferença de opinião do lance de Jonas, uma excelente perspectiva organizativa para o que vem aí.

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
  3. Grande MC. Também discordo do lance do Jonas. Não temos que ser tão autocríticos a níveis em que na dúvida fomos beneficiados. Não tem como agradar a Gregos e a Troianos. Esquece os dragartos que te leem. Existe um toque, seja ele de raspão ou não. Para lances duvidosos, já bastam penaltys fora da área e faltas que não existiram. Continuo a sentir que Pizzi está sem tesão algum ou com os cornos em outro planeta. André Almeida tem ido bem, mas eu que não entendo nada de bola, gostaria de ver o Semedo a esticar as pernas, e o Sálvio tb. Guedes não entendo pk não joga, mas o treinado não sou eu.

    ResponderEliminar
  4. Poison, é como tudo...

    Aproveito para avisar que acrescentei mais um GIF que demonstra o ângulo do árbitro face à jogada. Mais uma vez, há um toque. A intensidade fica ao critério de cada um.

    Saudações Gloriosas.

    ResponderEliminar
  5. Mas qual intensidade? No meio campo era livre directo sem qualquer duvida! O Jonas não tinha de saltar, ia com a bola controlada em corrida, passou a bola e não passou o jogador. As imagens são tão esclarecedoras que não permitem uma 2ª interpretação!

    ResponderEliminar
  6. Mais 3 pontos numa má exibição. Quem me dera que fosse sempre assim. Não se compreende que o Eliseu se encolha junto á lateral e deixe passar o jogador do Paços. Era para travar e fazer falta. Júlio César está adiantado e fora da pequena area. Diogo Jota te tem pinta de ser bom jogador. Se vier oxalá tenha sorte. Desejo que o Renato não fique amarelado com o União. Falta sempre o génio de Gaitan.

    ResponderEliminar
  7. Saudações a todos os benfiquistas!
    Na minha opinião se Rui Vitória não, corrigir alguns, aspectos, será muito difícil alcançar o tri. Contínuo a acreditar, porque ainda é possível. Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha Rui, tenho pensado sobre isso mas com tanta lesão, não tenho a certeza de que seja só o trabalho de RV. Dá essa sensação mas...

      Gloriosas Saudações

      Eliminar
    2. Sim concordo com tanta lesão, torna se mais difícil o, trabalho do técnico. Se vencermos o Sporting .acho que alcançamos o Tri. Assim o espero.

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo