quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Galatasaray 1 SL Benfica 2 (LE-1/16, 1ª M)

É um momento histórico na história do Benfica este que pude presenciar há pouco...
Esta imagem diz um pouco tudo sobre o valor do momento que pude ver... Que coisa!

Arriscou Bruno Lage? Sim. Mas parece-me que ele tem a cabeça no lugar e não é um medroso como muitos... Cabeça no lugar? Sim, esteve meses na formação e viu o que ali existia. Terá visto a equipa principal e sabe o que ali existe. Daí esta aposta corajosa mas bem alicerçada que pude assistir.
Claro que os automatismos não estiveram sempre apurados. Claro que existiram alguns erros de pormenor. E jogaram num está com muita ente a gritar... A pressão é difícil para todos mas os mais jovens... No entanto, notou-se que há trabalho de fundo com este grupo de trabalho... Jogadores de tenra idade mais alguns que estavam esquecidos, conseguiram construir um bloco unido que valida a ideia que sempre tive: Este é o melhor grupo de trabalho em Portugal!

Pelo que me parece, com Lage não se trata de espremer o que ali há mas sim extrair o melhor que cada um pode oferecer e criar o melhor e mais equilibrado conjunto. Certamente que com uma certa pedagogia à mistura, o grupo sabe o que está em jogo e que não há melhores ou piores. Todos trabalham de forma aberta e mostram o que são capazes. O adepto agradece... Ficou 1-2 mas foi um 0-10 perante um Galatasaray a jogar com os seus supostos melhores jogadores... Engraçado... O Benfica também jogou com os seus melhores jogadores porque tem um plano.

Em relação à partida, é certo que a equipa teve de aguentar alguns períodos de maior fulgor por parte dos turcos. Mas teve sempre a cabeça nas redes adversárias e não tivesse pressa de marcar o terceiro golo - mais um pouco de cabeça - era capaz de o ter conseguido mas no entanto, é fantástico ver o apetite pelo golo que os onzes de Lage têm. A demonstração em campo de uma estratégia de jogo. O afinco com que dão o máximo a defender...

Parabéns Benfica. Foi um prazer ver estes noventa e tal minutos. Não vale a pena comparar mas esta vitória - histórica para o clube - não me parece que teria sido possível há bem pouco tempo... Desta maneira não.
Notas? Bem... Pode ser:

Odysseas 4: Nada a fazer no golo mas sempre seguro com algumas excelentes intervenções.
Corchia 4: Gostei de Corchia e estou um pouco farto de Almeida (bom rapaz etc). Lage deu-lhe 90 minutos e o lateral francês não esteve nada mal. Penso que acaba por merecer mais oportunidades.
Ferro 4: Sempre atento nesta sua estreia jogos europeus. Muito bom mesmo.
Rúben 3: Alguns lapsos que lhe valem um puxão de orelhas deste blogue. É para teu bem miúdo.
Yuri 3: Talvez a exibição menos conseguida do quarteto defensivo mas não foi assim tão mau como já li por aí. Certo que Grimaldo está muito à frente mas Yuri tem capacidade para saber que vai ser necessário jogar e... Apruma-te miúdo!
Tenho de rever o lance do golo sofrido... Parece que... Mas...
Florentino 5: Que bomba! Que coisa... Dá-me vontade de rezar para que tenhas cabeça puto! Para que não te estragues... Para que LFV não te venda ao desbarato... Que espectáculo.
Gedson 4: Bom regresso e à sua posição, penso eu... É ali que ele se pode tornar um grande jogador (tem o Gabriel que lhe ganha aos pontos... muitos mas o futuro).
Salvio 3: Não é o mesmo de há já algum tempo mas marcou o primeiro golo.
Cervi 3: Muito inconstante. Terá de encontrar a melhor maneira de mostrar o que vale e hoje não foi um bom dia para isso.
Félix 4: Tem muito futebol mas temo que perca gás com tanta utilização.
Seferovic 4: Mais um golo e muitos Km percorridos. Acabou de rastos... Lage tem de pensar em colocar... Se não Jonas pelo menos Jota.

As alterações estabilizaram os sectores.

O Benfica não passou a eliminatória. Faltam 90 minutos.

O que salta à vista é esta pequena humilhação - algo em voga após os 10-0 - que o Benfica de Lage aplicou ao Galatasaray de Terim, ou estarei a exagerar?
Lembro-me que o Arsenal veio a Alvalade com jogadores pouco utilizados vencer o coiso mas era uma fase de grupos onde os londrinos tiveram tudo controlado mas numa partida a eliminar? Não. Não me lembro se bem que já possa ter acontecido.

Mais uma vez... Muito agradecido querido Benfica! Voltou aquela espécie de rush of blood to the head em dia de jogos do meu clube. A vida torna-se mais clara com certeza.

Segunda feira - dia 18 pelas 20:15 - há mais.

É difícil encontrar resumos da partida em condições - talvez amanhã aqui o coloque - mas fiquem com as melhores imagens:
E Pluribus UNUM!

2 comentários:

  1. Não pude ver o jogo, mas fiquei entusiasmado com o resultado conseguido por uma equipa de miúdos, que há 2 meses atrás nem sequer sonhariam em jogar na equipa principal do Benfica num jogo da Taça de Portugal contra o Montalegre, quanto mais irem jogar para a Liga Europa num estádio cheio em Istambul...

    ResponderEliminar
  2. Andre Almeida 1 golo 7 assistencias
    Alex telles 1golo 4 assists
    Militao 2 1
    Marcelo (Real Madrid) 2 0
    Ristovski 0 1
    Esgaio 0 1
    Kyle Walker 1 1 (lateral mais caro do mundo!)
    Cancelo 1 2
    Carvalhal (RM) 1 1
    Nelson semedo 1 0

    etc, etc, etc

    Na epoca passada Almeidinha com 2 golos e 7 assistencias.

    Mas eu compreendo, eu também nao gosto do Grimaldo, mas este ano está muito bem com 4golos e 5 assistencias.

    Que continuem os dois assim, por mim tudo bem :-)

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo