domingo, 22 de abril de 2018

2017/2018 - 31ªJ Estoril Praia 1 SL Benfica 2

Muito fraco... Até poderíamos ter goleado mas muito fraco...
Estamos em rota exibicional descendente desde a paragem para os jogos da selecção - Guimarães - e RV em vez de se queixar (e com razão) das oportunidades não concretizadas,
Goleada por 1-2? Sim.
poderia alongar-se e debater os fracos ritmos de ataque (que parecem contagiar mais a própria equipa do que os adversários), os calafrios defensivos e o abaixamento de forma descomunal de alguns dos jogadores que teima em colocar a titulares. São minhas estas perguntas porque aliado ao meu Benfiquismo está o prazer de ver futebol e tentar compreendê-lo.

Ontem, houve uma atitude competitiva que eu pensava que jamais iria regressar ainda para mais nesta fase da época: Um jogar futebol muito Zen... Um marcar cedo e abrandar ainda mais... Uma gestão sofrível nos inícios das segundas partes... Factos que têm sido uma complicação para este Benfica 2017/2018. Factos que tornaram a primeira parte um verdadeiro calvário em termos de qualidade de futebol exibido.

Na segunda parte, para o bem do espectáculo, valeu a entrada horrível do Benfica que permitiu que o Estoril marcasse o que animou a partida porque permitiu ver que a equipa estava muito ferida e os pensos tinham saído. Também permitiu ver que, nesta altura e mesmo assim, a equipa não desiste e continua naquela maneira meio imperfeita meio azarada a remar contra a maré para chegar ao triunfo o que conseguiu ontem ao cair do pano.

Não sei se é estofo de campeão mas valeu a pena para manter a pressão sobre quem vai à frente. Antes isso. O que sei é que não foi dado mas sim conquistado com muito querer e empenho por parte dos atletas!

RV insiste neste 11. Há jogadores limitados em temos anímicos, físicos e disciplinares! Assim entendo mais ou menos o confrangedor inicio da 2ª parte em que tudo permitimos ao Estoril, mas permitam-me uma tese:
  • Para ontem, teria iniciado a partida com Salvio na direita, Rafa perto de Jiménez e Zivkovic a conduzir o veículo à frente de Fejsa. Não há lateral direito eu sei... Mas o factor de alteração iria desconcertar o adversário... É que já sabe quem joga no Benfica até ao final da época. 
  • É que Rafa está on fire e Jiménez sente-se só. Salvio quer ir ao Mundial e eu quero o Benfica Campeão!
O resto? Está nas notas:

Varela 6: Não há muito a dizer... As bolas aparecem ali à sua frente porque não há pressão e ele vê-as passar à sua frente.
Almeida 3: Muito fraca exibição. Um padrão nas últimas partidas. É o culpado do golo do Estoril.
Jardel 6: O lance do golo anulado e do golo validado... De resto, deu tudo em campo e até terminou a avançado até ao golo da vitória.
Rúben 6: O lance do golo anulado e do golo validado... De resto, deu tudo em campo!
Grimaldo 6: Tem os conhecimento básicos de defesa lateral (Almeida?) mas teve um colega de flanco ausente pelo que se retraiu muito. Foi dele o cruzamento para o golo da vitória.
Fejsa 5: Voltou a ter uma actuação muito abaixo do que se esperava. Ele sofre muito neste esquema onde os próprios colegas de meio campo, por serem ao todo 3, o amordaçam ao andarem perto dele.
Pizzi 3: Muito fraca exibição. Parece conduzir, de forma interminável, um carro numa rotunda.
Zivkovic 7: O melhor em campo... Procurou dinamizar o ataque, defendeu com unhas e dentes. Muito futuro vejo eu nele. A abertura milimétrica para o primeiro golo é dele.
Rafa 6: É uma excelente exibição que foi traída pelos falhanços incompreensíveis na cara do guarda-redes do Estoril. Rafa, naquele momento fulcral, não se deslumbra... Ele engole em seco o que é pior! Tem de perder o receio e aprimorar os seus dotes porque é neste momento uma força da equipa.
Cervi 3: Esteve em campo? Não me pareceu...
Jiménez 5: O injustiçado... Talvez esteja talhado para ser uma segunda opção de ataque porque dá tudo em campo e esgota-se facilmente quando é primeira opção e passa a maior parte da partida sozinho.

As alterações? Bem, resultaram porque o golo da vitória aconteceu depois de duas delas e porque foi uma delas que marcou o referido golo...
Foram alterações já algo banais que acrescentaram mais poder de fogo à equipa quase a entrar em estado de desespero por pressentir que poderia já não ser capaz de vencer uma equipa fraca...

Salvio 5: Nada a não ser o golo o que é bom! É perfeito.
Seferovic? Nada de relevante. Não faz por relembrar que no início de época foi uma peça importante. No entanto, foi mais uma presença que fez com que o Estoril recuasse ainda mais.
Samaris? Entrou para queimar tempo e servir de força de estanque a um último assomo de coragem por parte do Estoril.

Hugo Miguel... É um fraco árbitro, como a equipa do Benfica a defender na partida de ontem. Muito permissivo com as entradas dos jogadores do Estoril.

O VAR? Bem a anular o primeiro golo do Estoril mas... Gostava que me explicassem como é que Jiménez apareceu com aquele rasgo na cara ainda na primeira parte:
Na minha contagem, até à 31ª jornada, já contabilizei 33 lances passíveis de serem grandes penalidades e que não foram assinaladas pelos árbitros... Dá  pouco mais de uma por jogo!

Cabe agora ao Porto-clube, com um Soares Dias qualquer, fazer a sua parte. Muitos afirmam que são favas contadas na 2ª feira. Eu irei verificar isso.

Os adeptos? Pode haver outros semelhantes mas eu conheço estes que são como eu assim como eu sou como eles e lhes agradeço por ali estarem a puxar até ao fim (uma pena os fumos):
 A força motriz que nunca dá descanso:🙌
Emblema correcto: A águia segura a tarja e não a roda de bicicleta
E Pluribus UNUM!

16 comentários:

  1. És um génio, não sei como não treinas o Real ou o City. Benfica para ti era coisa de pouca monta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo com o Liverpool, porque a razão principal para termos perdido fôlego nos ultimas jogos é a ausência do nosso melhor jogador e marcador, Jonas.
      Quem não consegue ver isso devia desistir de escrever sobre futebol.

      Culpar o treinador pelas substituições, só por má fé. Quem queriam que utilizasse? O Svilar para o lugar do Cervi? Porque não usar o Luisão para o lugar do Pizzi? E só especialistas que no fundo não percebem grande coisa do que dizem.

      Sem Jonas será muito difícil ganhar os jogos todos até ao fim, como foi o jogo com os fruteiros.
      Mas isso não pode ser imputado a ninguém!!!
      E a lesão do Krovi também é culpa do treinador?
      Já sei, a estrutura devia ter adivinhado que eles se iriam lesionar e devia ter contratado substitutos em Janeiro. Até porque o que não falta por aí são substitutos à altura à venda ao preço da uva mijona. É só uma questão de procurar.

      Eliminar
    2. Não sei se repararam, estou a publicar estes vossos comentários onde vocês me "estão a dar na cabeça" por expressar a minha opinião...

      Vamos lá:

      Jonas lesionado: É tão difícil encontrar um parceiro para ele no plantel que só se joga com um avançado, o que funcionou durante algum tempo e até pode voltar a funcionar.

      Krovinovic lesionado: Deixou boas indicações. Gostava de o ver jogar neste esquema com Zivkovic.

      André Almeida: Com a tarimba de flanco, ele que é médio centro por vocação, seria uma mais valia no meio campo. Uma opção válida para o lugar de Fejsa (que não aguenta sempre). Mas não há lateral direito suplente.

      Rafa a extremo... Bem, a segundo ponta de lança era capaz de funcionar muito bem com Jonas, com Raul, com Seferovic. É que na ala, ele só dispara em velocidade para duas direções: A linha ou o centro e um player com aquele arranque, é um perigo à solta no miolo.

      Salvio está de volta. Cervi pode descansar?

      Diogo Gonçalves e João Carvalho. "são muito novos"... Independentemente de alguns terem feito carreira e outros ainda nem por isso, Rui Costa, Paulo Sousa, Gonçalo Guedes e Renato Sanches também eram muito novos.

      De facto, ninguém adivinha lesões e/ou fracassos. Outro facto é que eu tenho opinião e nem por isso sou mais ou menos do que outras pessoas com opiniões diferentes.

      Já referi anteriormente que a culpa não morre solteira e que enquanto o Benfica trabalha para vencer, os outros 2 andam a mamar na teta para fazerem o mesmo.

      Se vocês estão relativamente ou completamente satisfeitos com este Benfica de há 3 semanas tudo bem. O melhor disto tudo é eu acreditar que é possível o Benfica lá chegar ao topo e conquistar o Tetra. E vocês?

      Eliminar
    3. Eu não dei na cabeça de ninguém, também dei apenas a minha opinião a que também tenho direito. E não foram impressões, foram factos.
      Já a resposta não passa de opinões, legítimas, mas de pessoas que não percebem grande coisa de futebol nem do que se passa nos bastidores, nos treinos.
      Sem esses dados são opiniões tão inúteis como procurar os culpados para o mau tempo.

      A mim o que me interessa de quem é culpa? Ajuda alguma coisa neste momento?
      Qual é mesmo o interesse de andar sempre à procura de culpados dentro do clube?
      Eu já os tenho e não são esses que referes.

      Eliminar
    4. Procurar dentro do clube e fora dele...

      Eliminar
  2. É muito triste ver o Benfica a jogar tão mal, tu falas em abaixamento de forma dos atletas, eu diria que nunca tivemos em forma a época toda.

    Vamos ser honestos uma equipa mesmo que esteja em baixo de forma, se tiver organizada no terreno de jogo e tiver uma forma implicita de actuar que se reja por ter posse de bola e aproveitar as qualidades técnicas de cada atleta tirando o maior proveito das caracteristicas de cada um é meio caminho andado para o sucesso.

    Sempre disse que o treinador do Benfica estava em formação, pois agora concluo que é preguiçoso, trapalhão e influenciavél que no compêndio das três só lhe poderei chamar incompetente devido ao acumular dos erros e não ter visto mais do 3 jogos em que o Benfica tenha dominado do principio ao fim em 3 anos.

    O Seferovic estando Jonas lesionado devia ser o avançado centro no meio dos centrais em situações de desespero como as de este jogo e na luz ou senão simplesmente entrava o João Gonçalves para o meio campo.

    Eu acho que Rui Vitória anda completamente perdido e desamparado e vou armar-me em treinador de bancada assim como assim, como está não vamos lá de certeza.

    Defesa e baliza fica tudo na mesma, meio campo é que mudava Fedja atrás Zivkovic, J. Carvalho a jogar como 8, Salvio, (sem Jonas) Seferovic a ponta de lança fixo e Rául a cair para a faixa direita ou a buscar jogo.

    Está na altura a 3 jogos do final independentemente da classificação final de chamar os bois pelos nomes e fazer um ánalise séria aos erros efectuados por parte de toda a estretura do Benfica.

    Ass:Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há qualquer coisa que fecha os horizontes técnicos de RV. A equipa tem qualidade mas...

      É claro que com 50% de aproveitamento, não estaríamos a ter este diálogo e a coisas tinha sido fantástica... Mas os mecanismos não estão bem porque existem peças a funcionar melhor do que outras.

      Eliminar
    2. Não tens vergonha de escrever tanto disparate? É que sempre que escreves, não escreves outra coisa.

      Eliminar
    3. Ó anónimo! Disparate porquê?

      Uma coisa é não concordar, e eu nem sempre concordo, outra coisa é impedir uma opinião de ser veiculada.

      Eliminar
    4. A tua opinião é que é disparate o meu comentário anónimo, muito bem é a tua opinião que o que eu digo é disparate mas não te alongas e reiteras quais são as tuas convicções.

      Criticar é fácil não o nego, eu critico Rui Vitória a muito tempo desde que entrou no Benfica e não deixei de criticar por ter ganho dois campeonatos, o que eu mais desejo é que ele ganhe este campeonato e me volte a calar.

      As minhas alterações vai no seguimento de duas permissas uma para abalar os lugares cativos em campo de determinados atletas e a outra de colocar 2 jovens da academia que estão sedentos de mostrar o seu valor e ajudar o Benfica nem que para isso queimem as suas respectivas carreiras.

      Uma coisa é fazer parte de um plantel principal e demonstrar o seu valor nos treinos outra bem diferente é no campo de jogo e como temos jogadores num baixo de forma a mais de um ano horrivel, refiro-me a Pizzi e Cervi, estára mais do que na hora de lançar dosi putos que jogam juntos desde muito novos e deveram ter uma cumplicidade enorme em campo.

      Por último o menos assina o comentário é que podemos estar ambos no anonimato mas com " Signature" posso-me referir a quem me dirijo! ;)

      Obrigado pela discordância mas o teu contraditório é zero por falta de argumentos. :)

      Minha Chama obrigado pela liberdade de expressão apesar dos meus erros de pontuação ou ortográficos.

      A ignorância para ser suprimida tem que ser expremida. ;)

      Que a minha não magoe o ego de ninguém. LOOL

      Ass: Madskinn

      Eliminar
    5. Olha... Lá está, não concordo que Cervi esteja a etr uma má época. Penso até que está cada vez melhor mas não é uma coisa galopante.

      Neste momento, e é a minha opinião, ele está cansado e sem aquela característica explosiva que tão útil já foi à equipa.

      Em relação a esta troca de mensagens. Só peço que ninguém se estique.

      PS: Um tópico - Estará o futebol português a tornar-se resultadista? Há laivos de Fernando Santos em Rui Vitória.

      Eliminar
    6. A minha reposta era para o Madskinn. Tem nick a condizer.

      Eliminar
  3. Estamos fartos de ver isto: a equipa desorganizada, a jogar desgarrada por largos períodos do jogo. Será por autorrecreação dos jogadores? Mas nesse caso não cabe ao treinador pôr ordem naquilo?
    Outra coisa é a marcação de livres e de cantos sempre, sempre com balões. Não há na equipa quem saiba marcar uma bola tensa (Pizzi, definiivamente, não sabe, mas é ele que marca quase tudo)?
    A defesa desconcentra-se com frequência na marcação de livres/cantos dos adversários (ontem, André Almeida estava a dormir quando o Estoril marcou o golo).
    Se eu fosse o treinador punha Rafa a rematar à baliza com um boneco a guarda-redes. O homem atira sempre à figura...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem foi um pouco complicado naqueles primeiros minutos da segunda parte.

      A bola parecia ter espinhos, o relvado parecia ser um mar de brasas e os adversários de cristal.

      Eliminar
  4. Um dos problemas deste Benfica, na minha opinião é que sem Salvio, Luisão ou Jonas, a equipa fica refém da falta de uma liderança em campo. Parece que ficam perdidos. Não estou a falar da qualidade futebolística.

    Não faz grande sentido meter jovens agora nesta fase do campeonato. Lá está, pelo contrário, o que é preciso é experiência.

    Almeida... nem sei o que dizer... mas estamos em Abril e parece que precisa ir de férias.

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo