quinta-feira, 28 de setembro de 2017

LdC FG2: Basileia 5 SL Benfica 0

Noite de caos frente a uma equipa mediana...
1 Se a culpa é do planeamento? Quem manda no Benfica (já li por aí que nem é LFV mas sim DSO - Mas não sei!) e quem treina a equipa, são os culpados. Parece que foi necessário vender os melhores para equilibrar contas (o que também não sei) e para manter pelo menos o nível habitual nas últimas 3 épocas... Teria sido necessário fazer contratações/promoções equilibradas: Seferovic ainda me parece ter sido uma boa contratação, Krovinovic dá ares de também o ser assim como Rúben e Kalaica. Varela , até agora, cometeu um só erro (que nos custou - eu sei - pelo menos 2 pontos). De Willock, Gabriel, Chrien, João Carvalho, Diogo Gonçalves e Douglas não faço a mínima ideia... Estamos a jogar com o que não saiu da época passada! É compreensível afirmar que com Ederson, Lindelof, Semedo e Mitroglou... O Benfica não estaria mais fraco!

Nesta altura, a coisa não está a funcionar. Certo que estamos em finais de Setembro e nada está ainda perdido, apenas cheira mal!

2 Se a culpa é do treinador? Reparem que posso pegar no parágrafo anterior... Estamos a jogar com os que ficaram, talvez porque... Não sei! Posso teorizar mas seria uma carga de coisas negativas que os leitores já devem ter lido por aí. Se derem uma olhada pelos nomes que desfilaram anteriormente... Vieram para um clube Tetra Campeão! Mas não jogam. Porquê? Os que jogam não estão a funcionar nem em termos individuais nem em conjunto... Estamos a 5 pontos do 1º lugar, já ganhámos jogos mas a qualidade de jogo é muito intermitente e ultimamente tem andado nas ruas da amargura. Quem é que deve corrigir tudo isto? Claro que é o treinador.

É uma dupla insistência (Tanto só coloca uns como não coloca outros) que faz com que a coisa não funcione, porque não está mesmo a funcionar. Certo que estamos em finais de Setembro e nada está ainda perdido, apenas cheira mal!

3 Se a culpa é dos jogadores? Bem, olhando para o plantel do Benfica, conto 9 jogadores que pouco ou nada calçaram. Depois, e mais importante, vejo jogadores que por causa das idades, lesões, qualidade, posição onde são colocados, da forma física ou da vontade, não estão a jogar na real plenitude das suas qualidades: Luisão, Jardel... São quase todos! Mas que raio de confusão. Desculpem caros leitores mas para quem está de fora, isto é mesmo uma confusão e depois 0-5! Isto está assim ao nível dos jogadores e qual a solução? Não são os jogadores que irão pedir para saír, quem treina a equipa vai ter de actuar: Mantém tudo como está e espera que as coisas consigam melhorar, ou opera alterações minimamente ponderadas.

Mas a verdade é que em Setembro, A coisa já deveria estar mais afinada do que aparenta estar e isso faz com que a coisa cheira mal mesmo que nada esteja ainda perdido.

Ninguém é imune às críticas e ninguém se pode desresponsabilizar. Dentro destes 3 vectores há alguma...

0-5 ponto final. Há ainda mais 4 partidas o que equivale a dizer que há 12 pontos. Mas aqui vos confesso que o meu foco como adepto do Sport Lisboa e Benfica é a conquista da Taça de Portugal e do Penta Campeonato! Neste momento, prefiro ver o Benfica abdicar da UEFA, nada de Liga Europa, a andar a tropeçar durante Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março para se espalhar ao comprido sem apelo nem agravo em Abril! Isto se nada vier a acontecer... Dia 29, há uma Assembleia Geral, na qual peço a Luís Nazaré para deixar os casacos em casa, bem como fazer pouco uso da palavra! Diz-se que o Benfica é democrático e é perante o povo que se vê o carácter de quem lidera... Ouvir é um dom.
Notas? Ok está bem, já que insistem.
JC 5: Impediu o que pode mas chegou a uma altura em que nada poderia fazer!
Almeida 0: A pior exibição que lhe vi fazer. Quem manda, quem treina e o capitão da equipa, devem-lhe pedir satisfações! Tem razão na falta que sofreu, mas merece não jogar por algum tempo, mesmo nas provas nacionais (ahhh, não temos mais ninguém - a culpa não é minha). Aliás, esta entrada mais os desaguisados de Samaris, Pizzi e Eliseu nos últimos tempos... Não é coincidência! Algo se passa.
Jardel e Luisão 3: Muito mau. A encostarem o corpo aos avançados do Basileia para os impedirem de avançar... Muito mau.
Grimaldo 3: Ele queira mas acabou arrastado para o buraco.
Fejsa 4: Alturas houve em que ele não tinha ajuda nem à frente nem na retaguarda. O que pode Fejsa fazer?
Pizzi 0: Talvez porque estava desprotegido no miolo? Talvez. Muito mal.
Zivkovic 0: Talvez esteja verde para estas coisas? Se os centrais tivessem a força da pernas dele...
Cervi 0: Nada, não me lembro de nada. Desculpa Cervi.
Jonas 0: Há que reabilitar o Pistolas.
Jiménez 4: Tanto correu... Poderia ter marcado um golito ao intervalo...

Isto dá 22 que s dividir por 11 dá 2... Ufa! A pior exibição do Benfica desde o início de actividades deste blogue. Tinha de chegar o dia... Talvez se tenha atingido o fundo o que a acontecer em Setembro já não é de todo mau. Parecia o Mónaco na 3ª feira contra o porto-clube: Campeões Nacionais em título mas uma sombra fantasmagórica actualmente, especialmente o Benfica!

Alterações? Salvio 0, Seferovic 0, Samaris 0.

Seferovic entrou aos 67 minutos. O Benfica já perdia por 3-0 e já estava a jogar com 10: 2 minutos depois, o Benfica sofreu o 4º golo. Samaris entrou aos 74 minutos por troca com um extremo (Zivkovic) que ainda tapava o flanco: 2 minutos depois, o Benfica sofreu o 5º golo. É pá, há coincidências do caraças ou... Um pouco à kamikaze não?

RV foi... O que foi na flash interview. Arredondou o discurso e distribuiu a culpa por todos, o que até nem é mau e nos leva aos tais 3 vectores. RV ainda atirou um "para explicar este resultado, tínhamos de dissecar uma série de coisas", que série de coisas caro RV? A falta de reforços... Capacidade? Sabem, ao olhar para a cara do treinador, deu-me a sensação que tinha levado um par de chapadas e nem as conseguiu ver a chegar... Atónito estava ele pois poderá ter pensado que as coisas iriam resultar como tinha pensado?

Uma impressão minha: O Benfica anda mole do miolo para a frente! Sem caparro, para me entenderem melhor. Excepto Fejsa/Samaris, temos vindo a jogar com artistas como Pizzi, Cervi, Zivkovic e Jonas. Isto no confronto físico pode dar raia. Depois, a equipa não corre riscos tornando-se prisioneira disso: Lateraliza e não avança muito, só quando tem a certeza.

Pessoalmente... Não consigo encontrar uma solução entre o ser ainda cedo ou o mais vale agora do que quando já for tarde! É difícil pois é fácil chegar a conclusões no final. Quem decide é quem terá de carregar o peso no final: Ou o manto da vergonha (estamos a falar de um clube Tetra Campeão) ou a glória da vitória. Uma verdade: Há duas épocas a coisa estava também assim e ao nível do campeonato até piorou e... Mais uma verdade: Há 3 épocas, a coisa a nível europeu ainda piorou mais e o Benfica foi Bi Campeão nacional.
Resumindo estas duas verdades, o presidente não se demitiu, o treinador também não mas que isto está a cheirar mal lá isso está e observar que também podemos assim estar por causa de um baixar de passivo de 17 milhões...

E observar que podemos estar assim porque o treinador resolveu mudar o sistema táctico... "Estamos a pensar"... Não deveria ser estou? Mudanças... É, e estão a cheirar mal.

Sobre a arbitragem, é claro que houve dois casos dentro da grande área do Basileia: Jiménez é empurrado por Balanda no 1º (24'), e um braço de um defesa da equipa suíça a causar volume e a desviar a trajectória da bola dentro da grande área. Poderia ter assinalado? Sim, tal como o fez naquela falta de Fejsa muito leve sobre Oberlin.

Para os adeptos, as vitórias de Nelson/André Gomes e Lindelof/Matic de nada valem ao Benfica. Resta-nos esperar até Domingo para ver o que vai sair deste jogo muito mau. Se ninguém cair, pelo menos que se consiga levantar a cabeça e estimular o orgulho de todo o grupo de trabalho.
E Pluribus UNUM!

3 comentários:

  1. Péssima exibição.
    Já é altura de preparar a saída do Luisão e Júlio César e Jonas.
    O PDI É LIXADO.
    Se o SLB perder na Madeira, O RV NÃO CHEGA AO nATAL.
    Não há indice fisico nenhum, não correm e nem tem garra.
    Vendam todo o plantel e apostem na juventude.
    onde anda o Joao Carvalho e outros bons jogadores.
    Depois existe mais do mesmo, lesões de 2/3 meses, que nenhuma equipa tem.

    ResponderEliminar
  2. Parece tudo bem... mas não está... caímos no ridículo mais uma vez!
    Não tenho palavras... jogamos contra o Barcelona? BAYER? REAL MADRID? MUITO MAU MESMO...

    ResponderEliminar
  3. Já algum tempo que digo que algo se passa dentro do Benfica. A lagartização que lá anda e vai entrar, o afastamento de Nuno Gomes, Rui Costa que não "aparece" como antes, a aposta em jogadores que mal recuperaram das lesões (Sálvio, Jardel, etc.), a não aposta na formação (B. Varela dá um frango, tal como JC já os deu, e sai da equipa e isso tira moral; R. Dias foi titular e dos melhores em 3 jogos e vai para a bancada; D. Gonçalves que jogas uns minutos e depois está jogos afastado dos convocados; J. Carvalho que tem mais futebol que Pizzi (que está em baixo de forma) e Krovinovic; Rafa que joga fora da posição (é na direita que deve jogar); Jonas, apesar de marcar golos não está bem, falta-lhe aqueles toques e passes que fizeram a diferença durante os últimos 3 anos; o próprio RV parece não ter a confiança que teve nas 2 épocas anteriores. Há ali, dentro do Benfica, qualquer coisa que não está bem e, é minha opinião, vem de cima (direcção e todos os outros directores). Sem querer entrar em teorias de conspiração, parece que não querem que o Benfica ganhe, vejamos: Vende-se jogadores nucleares e compra-se jogadores que não irão no imediato substituir tais jogadores, depois temos a formação que parece que este ano é só para inglês ver, R. Dias, B. Varela, D. Gonçalves e J. Carvalho só lá estão como figuras de corpo presente. Para mim tem valor mais que suficiente para serem titulares ou no mínimo serem alternativas aos titulares.
    Outra coisa é este ano jogarmos sem ponta de lança no verdadeiro sentido. Temos o Jimenez, jogador que RV aposta para ser móvel, e mais nada. Seferovic, Jonas e G. Barbosa são jogadores semelhantes. Já que não dá para ir ao mercado agora, que tal apostar em José Gomes? É na formação a solução para mudar as coisas. Acreditem que sim.
    Tenho de dizer isto: Luisão, Jardel, Pizzi e Jonas estão a precisar de banco. É a verdade.

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo