domingo, 24 de setembro de 2017

2017/2018 - 7ªJ: SL Benfica 2 Paços 0

O Benfica conquistou os 3 pontos e isso era o mais importante no jogo de ontem à noite na Catedral... Frente a uma equipa tão fraca - como o Boavista - houve reacção, que significou uma outra pequena vitória para o conjunto orientado por RV.
A partida marcou o regresso de JC, Fejsa e Cervi. Se as mudanças para melhor, em termos de fluidez de jogo, não foram muito óbvias com o Brasileiro e com o argentino, notou-se outra segurança com a presença do sérvio... Outra certeza, o que é um problema pois Fejsa é capaz de não durar toda a época!

Entrada forte e pressionante do Benfica, quem sabe numa mistura de orgulho ferido e vontade de mostrar que nem tudo está mau. A equipa meteu o Paços no buraco e não lhe deu grandes oportunidades de se espreguiçar até à obtenção do 1º golo:
As duas bolas no ferro (Grimaldo 9' e Jonas 17'), demonstram que o 11 de RV vinha com atitude... Após a obtenção desse golo, tudo como tem acontecido há cerca de 3/4 jogos: Diminuição demasiado grande na pressão/intenção de jogo ofensivo!

Na segunda parte, tudo igual... Talvez seja a equipa a mostrar algum receio face ao sucedido nas tais partidas anteriores: Gerir a partida e atacar pelo seguro de forma muito limitada sem grande profundidade! Excesso de lateralização, jogo algo trapalhão, muitos passes fáceis falhados, faltas idiotas cometidas no meio campo defensivo... Tudo porque se baixou tanto de ritmo que a coisa... Golos falhados! Foram alguns e de forma incrível até Jonas finalizar o marcador aos 61 minutos:
Eu bem sei que há a sensação de corda no pescoço em termos de Champions e que a necessidade imperiosa de vencer na próxima jornada europeia, pode ter sido um factor decisivo na prestação da equipa na 2ª parte.

Importante na prestação de ontem foi também não ter sido dada a menor hipótese ao Paços de assustar o Benfica! Temos vindo a dar esmolas que foram sendo aproveitadas mas ontem não.

Notas a doer:

JC 5: Sim, andou a ver a partida na 1ª fila. Nada de relevante.
Almeida 5: Mais afoito em termos ofensivos mas a cometer faltas desnecessárias na sua área de acção.
Luisão 6: Ainda à procura da melhor forma física. O capitão é uma espécie de enciclopédia futebolística. Não pode como antes, arranja maneira de fazer o mesmo da maneira como pode e vai-o fazendo.
Rúben 6: Muito certinho... Com laivos de Garay! Continua miúdo.
Grimaldo 6: Mais certinho e menos fulgurante em termos ofensivos. Terá safado a equipa de um golito do Paços porque estava no sítio onde tinha de estar. Grande bomba ao poste na 1ª parte:
Fejsa 7: Nota mais alta por causa do regresso... Que significa ainda estabilidade! A música é outra com o sérvio ponto final.
Pizzi 5: Sem optimismo. Ele sofreu uma lesão há um mês e... Onde estão a fluidez e alguma magia de Pizzi?
Zivkovic 6: Ele quer e dá o que tem. Nem sempre exímio no passe ou no drible, o sérvio causa sempre algum pânico quando se põe a correr. No lado direito, parece-me evidente, rende bem menos. optando muito por acções individuais. Talvez RV aposte nas diagonais? Excelente a assistência para o 1º golo da equipa.
Cervi 6: Remate de primeira para um golo de belo efeito:
Muita garra no regresso à titularidade. Isso deriva de ter as costas mais quentes, dá-se bem com Grimaldo e isso...
Jonas 6: Critiquei-o por ter falhado um golo fácil e o pistolas mandou-me às favas 6 minutos depois, fechando o marcador com um golo ainda mais fácil:
Tal como Pizzi, e no caso do brasileiro é um pouco mais assustador, a sua magia anda muito intermitente. Falta aquele voar sublime com que Jonas ilude os adversários.
Seferovic 4: Passou ao lado da partida... Parece ser, nesta altura, um elemento estranho às harmonias do conjunto. Essas harmonias do conjunto ainda estão em baixo mas mesmo assim, agora que o suíço demonstra um abaixamento nos seus índices físicos, nota-se que o entrosamento ainda está longe do que se exige.

As alterações... Todas sem nota. Jiménez poderia e deveria ter entrado mais cedo (incrível o golo falhado aos 86'). Krovinovic idem... Gonçalves também. RV acaba por alterar quando altera e deste moído, não consegue retirar nenhuma conclusão. Os jogadores que entraram, foram encontrar a equipa descansada sem grande vontade de se expandir mais. Esforçaram-se mas quando assim é...

Resumindo, não é que se exigisse goleada à equipa. Mais assertividade sim, até porque atitude houve. Concordo que o resultado foi inferior à exibição mas a culpa disso foi da pontaria e do facto de que a equipa optou pela segurança em detrimento do risco... E mesmo assim os números mostram todo o domínio do Benfica:
Muito mais consistência!

O árbitro Xistra... Muitos cartões para o Benfica! Muito fácil mostrar amarelos ao Benfica quando ficaram, outros tantos por mostrar aos jogadores do Paços inclusivamente 1 vermelho já em tempo de descontos:
Que seja o início de regresso à realidade: Tetra Campeão - principal candidato ao título 2017/2018!

PS1: As companhias de LFV... O oliveirnha na 4ªF e Damásio ontem... São perspectivas diferentes com toda a certeza.

PS2: Ontem o Sporting conquistou um ponto em Moreira de Cónegos porque não houve VAR (João Pinheiro e Nuno Eiras). Que sorte... Com arbitragem de Luís Godinho/José Braga/Valter Rufo:
À passagem da meia hora, ainda com 0-0 no marcador, o fiscal de linha assinala um fora de jogo. Esta imagem parece-me esclarecedora... O Jogador 1 está no limite a pisar a linha de meio campo mas não intervém na jogada. O jogador 2 está bem dentro do seu meio campo e fica com a bola. É um erro crasso! A bola até acabou dentro da baliza do Sporting...

Pouco depois da hora de jogo:
Incompreensível a não ser que tenha sido propositado... O jogador do Sporting faz falta e o árbitro ou o mesmo fiscal do lance anterior, assinalam canto? Nem canto é...

Na marcação deste canto fantasma, o Sporting logrou chegar ao empate através de uma auto-golo de um defesa do Moreirense.

Coates e Coentrão andaram a distribuir cotovelos e pitons...

Um ponto fantasma por certo.

PS3: Algumas fotos da partida do TC:
E Pluribus UNUM!

1 comentário:

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo