sábado, 9 de setembro de 2017

2017/2018 - 5ªJ: SL Benfica 2 Portimonense 1

Pronto, 3 pontos conquistados com muitas nuances: Uma exibição colectiva confrangedora (Será que foi por causa da pausa, da sobranceria, da partida de 3ª feira?); Uma exibição bem aguerrida e estruturada do adversário; vitória construída com um penálti, um golo do outro mundo e uma correcção do VAR... Com quase 53 mil no estádio!
Foi isto que o Benfica de RV conseguiu dar ontem à noite na Catedral... Fico curioso em saber quanto mais irá durar esta apatia. Já não é novidade que as oscilações têm mais probabilidade de acontecer quando os processos de jogo ainda não estão completamente enraizados...

Mas, para vos ser sincero, com alguns jogadores - esforçados e raçudos - vai ser difícil porque lhes falta o que outros que saíram/estão lesionados tinham. Há jogadores que assim são e assim irão continuar a ser e quando numa equipa mais do que a metade falha... Em vez de simplificar, complica... Contra 9 jogadores de campo... É claro que espero que tenha sido o 2º caso consecutivo mas ainda dentro dos casos episódicos! Há agora um conjunto de 6 partidas até 1 de Outubro pelo que...

Notas a doer:

Varela 6: Sofre 2 golos sem apelo nem agravo. Nada a apontar a não ser o porquê de se auto flagelar com a condução/troca de bola com os pés... Se todos sentimos que há ali algo nas bancadas que está pronto a assobiar ao mínimo deslize - independentemente do jogador...
Almeida 6: Grande golo (acto divino ou chouriço) exibição normal e possível para um trinco.
Luisão 5: O 1º golo do Portimonense... Estava desamparado - o Benfica joga com 11!!! Mas mesmo assim!!!
Lisandro 5: Outro que anda a arder mas... 
Eliseu 4: Ontem foi isto! Deveria ter sido expulso:
Samaris 5: Outro que anda em brasa?
Pizzi 5: Para quem é, exibição fraca.
Zivkovic 5: Nada de relevante a extremo ou a lateral esquerdo.
Cervi 4: Idem! Muito circunscrito a tarefas defensivas, deve andar a morrer de saudades do...
Jonas 5: Um golito e não muito mais, talvez com mazelas?
Seferovic 4: Muita correria e nada. Acabou o jogo em acentuada quebra física (vejam-no GIF do golo de Almeida).

Salvio 4: Nada de novo, pareceu estar chateado! Sacou um penálti.
Augusto 4: Diz-se que o Benfica melhorou com a sua entrada mas isso coincidiu com a inferioridade numérica do Portimonense.
Jiménez SN: Nada a apontar.

E vencemos! RV afirmou na conferência de imprensa que o Benfica não pode ganhar todos os jogos por 5-0... Espero que ele não ache normal acabar um jogo - a jogar com mais um jogador - de forma tão aflitiva, com o coração nas mãos!

O árbitro e o VAR... Houve algumas trincas e agarrões em lances de bola parada em ambas as áreas,
Mas ao minuto 59:
Incompetente o defesa do Portimonense que se coloca a jeito tentando encostar o máximo para importunar Salvio. O resto é critério.

Minuto 89:
Não deixa de ser um pouco desolador que o Benfica tenha acabado por conquistar os 3 pontos após o VAR ter vislumbrado um erro do fiscal de linha... A imagem é taxativa e cruel para o Portimonense. Mas é ainda mais cruel para mim. Vejam como 8 jogadores do Benfica deixaram aquilo acontecer. 8 jogadores.

O Benfica nunca foi capaz de manietar um adversário inferior e em inferioridade numérica. Recuso-me a acreditar que ainda se consegue fazer pior mas... Um Tetra Campeão tem de seguir caminho, e se jogos destes são usuais, também é usual trabalhar mais e melhor de modo a que isto tudo seja mesmo esporádico... Veremos!

Mérito para o Portimonense, da sua inferioridade fez nascer força e objectividade. O empate teria sido um prémio bem merecido. Tal como o fiz, após o jogo de Vila do Conde, desafio desta vez Vitor Oliveira e os seus rapazes a arregaçarem as mangas da mesma forma que ontem fizeram contra os restantes candidatos ao título... Ou é só Benfica que é fácil de desmontar?

PS: O sporting também conquistou os 3 pontos com um penálti semelhante ao que ocorreu na partida do Benfica. Curioso que o jogador Luís Rocha entrou na partida aos 90 minutos para cometer a dita falta aos 95! Parafraseando as palavras de Vitor Oliveira: "Não me parece que haja qualquer tipo de falta", "Diria quase que não tenho dúvidas que não é penálti", "Há um contacto normal... O Jogador do Benfica aproveita-se da situação".

Tudo dito? Sim... Não... Talvez...

Acima de tudo, vale sempre a pena finalizar estes artigos tristes com a catedral:
E Pluribus UNUM!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo