domingo, 6 de agosto de 2017

Supertaça 2017: SL Benfica 3 V. Guimarães 1

E... Das quatro provas/competições nacionais, uma já mora no Cosme Damião! Parabéns ao Benfica catano!
A primeira é a Supertaça Cândido de Oliveira (STCO), conquistada com... Toda e mais alguma justiça, pecando apenas o resultado final que foi muito curto.

Como se devem ter apercebido, não escrevi uma palavra sobre o período de preparação...

Entrada quase fantástica da equipa. O Benfica foi apenas demolidor durante aquela primeira meia-hora. Foi avalanche atrás de avalanche que deveria ter deixado o Vitória de 4 no chão! Pressão alta, desarme eficaz e transição ofensiva imediata conduzida com precisão... Apenas o remate final não aparecia e esse factor perseguiu o conjunto de RV até ao minuto 83...
Após esse período, os jogadores do Benfica foram descansar e... Utilizei a analogia no FB: "Com todo o respeito pelo Vitória, o Benfica devia saber que os pobres aproveitam todas as migalhas para sobreviver, pelo que o resultado está no que está". O resultado ao intervalo era castrador mas disso o Vitória não tinha culpa.

Na 2ª parte, assistimos aquele filme habitual: Entrada do Benfica a um ritmo mais ligeiro (mesmo assim ainda se falharam mais umas duas oportunidades), o que beneficiou a vontade do Vitória fazer o que tinha a fazer. RV apercebeu-se disso e começou a mexer na equipa. A 1ª alteração foi a mais sensacta: tirar Sálvio, já cansado, e colocar Filipe de modo a equilibrar a luta a meio campo. O Vitória estava muito mais forte do que o Benfica e chegou a criar oportunidades tão flagrantes que...

A 2ª alteração foi forçada: Eliseu por Grimaldo. Nada acrescentou porque não existiu mudança táctica.

A 3ª alteração foi para matar a partida: Dom Jiménez! Jonas já não estava em condições e com Raul em campo, o Benfica voltou a mandar na partida. Deu para perceber que a equipa começou a jogar numa espécie de 4-6 a defender, porque o bloco estava tão unido que Jiménez (ou qualquer outro jogador da frente ofensiva) ora era extremo, ora era avançado, ora médio...

3-1 foi o resultado final. A vitória foi justa e o resultado... Talvez tenha sido melhor assim para a nação manter os pés no chão. A verdade é que em termos ofensivos, o Benfica apresentou-se muitos furos acima do que muita gente pensava. Mas a verdade é que naquele xadrez (10 jogadores de campo), só Seferovic era cara nova. Os seus colegas já cá andam há muito tempo.

Ajustes a fazer há sempre e isso também foi evidente.

3 golos para os 3 avançados disponíveis:
Excelente Pizzi nesta transição rapidíssima!
De novo Pizzi muito bem.
Penso que a frente da equipa estará bem entregue e ainda falta Mitroglou

Nota a RV: A defesa... Almeida é o que é mas ontem cometeu muitas faltas. Luisão e Jardel: pesados e cansados após uma preparação pesada... Espero que seja isso! Grimaldo: Mas o espanhol agora anda a lesionar-se? Que infelicidade.
Notas sobre os reforços:

Varela: Esteve sempre atento e no golo dos vimaranenses... Toda a equipa confiou que a bola iria sair e... Pode até ser com ele e JC a caminhada 17/18.

Seferovic: O suiço, tal com Jonas, Jiménez e Mitroglou, não valia um peido quando chegou ao Benfica... Para já, parece-me que o Benfica se reforçou bem, uma vez que Seferovic tem sangue na guelra e tem características muito interessantes.

Luisão: Parabéns ao nosso capitão, 6 Campeonatos + 3 Taças de Portugal + 4 Supertaças + 7 Taças da Liga = 20. 20... O atleta brasileiro chega ao cume do pódio dos jogadores com mais títulos e troféus ao serviço do Benfica com toda a justiça,
é o que dá a perseverança quer do atleta quer do presidente que o foi mantendo.

O árbitro: Todos os árbitros que se apresentaram a esta partida são conhecidos simpatizantes do consórcio azul e verde. Não gosto de nenhum deles! Alguns amarelos por mostrar, para ambos os lados mas felizmente que não existiram casos.

Começou a época que se espera terrível. Cabe ao Benfica arrumar a casa e, em união total, lutar por cada jogo de forma a revalidar e reconquistar todos os títulos e troféus disputados em Portugal.

Fiquem com um resumo mais alargado, de modo a dissipar qualquer dúvida que possam ter em relação à superioridade do Benfica em toda a partida
Ontem foi agradável na maior parte do tempo.
E Pluribus UNUM

10 comentários:

  1. Bom dia Minha Chama,

    Agradecia que reavaliasse a possibilidade de adicionar o meu blog à vossa lista de Blogs.

    Pretendo fazer crónicas dos jogos, algumas análises à formação, modalidades e outros assuntos da actualidade.

    Alguns posts:
    https://naomefodas.blogspot.pt/2017/08/benfica-vs-guimaraes-ganhar-como-quem.html
    https://naomefodas.blogspot.pt/2017/08/andebol-regresso-ao-futuro.html
    https://naomefodas.blogspot.pt/2017/07/formacao-joao-felix.html

    Agradeço a divulgação a ver se a motivação se mantém elevada.

    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BragattiSLB, fica aqui publicado o seu comentário.

      Em relação à lista de blogs desta página... Como deve ter percebido, aqui não há blog roll. Há um quadro de 10. Mais nada coloco porque uso e abuso de GIFs, Vídeos e fotos de alta definição que tornam a página pesada e uma chatice para ser aberta.

      Até estou a pensar em remodelar a coluna esquerda e suprimir muitas das caixas que ali estão uma vez que - e o futuro o dirá - visualizações nos computadores são cada vez menos... e a maior percentagem de visualizações vem do FB...

      Esta página é de baixa rotação. Motivação é algo que terá de partir de nós próprios e não das pageviews. Mais de digo que parte da minha motivação vem do facto de saber onde posso ir quando quero recordar algo referente ao Benfica. Daí ter criado artigos estilo menu como o "museu AMC", "Arbitragem", "Épocas e Jogos" e "O Sistema"

      Desejo à sua página toda a fortuna.

      Alguma coisa, disponha sempre.

      Saudações TETRAGloriosas

      E Pluribus UNUM

      Eliminar
  2. e o benfica fez historia 2 supertaças consecutivas pela 1 vez há sempre maneira de se indo fazendo historia fiquei tao contente slbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um grande capítulo da História do Benfica num troféu do norte.

      Saudações TETRAGloriosas

      Eliminar
  3. Bom dia,
    Parabéns a MC,
    Parabéns ao Glorioso, parabéns ao Vitória de Guimarães e seus adeptos e...
    PARABÉNS AOS ADEPTOS DO BENFICA.
    E porquê estes parabéns em caixa alta?
    Porque somos mais em quantidade, qualidade e exigência.
    Contribuímos bastante mais do que os "outros" na ajuda aos Bombeiros ou ao Banco Alimentar, mas também nos "calduços" a certos jornalistas, senão vejamos:
    Durante a transmissão televisiva o narrador/comentador/jornalista não se cansou de elogiar os adeptos do VG; até metia raiva. E nós? Nada.
    Não estou a pedir elogios, estou a convidar que sejam isentos ou equilibrados. Depois não se admirem que levem alguns "calduços"
    Todos somos contra a violência no desporto em geral e no futebol em particular, mas eles (jornalistas) estão-se a pôr a jeito.
    Era o que o Sr. Calado, comentador da CMTV devia ter feito. Condenar os actos dos adeptos que "enfardaram" nos jornalistas, mas chamar à atenção que eles se arriscam que lhes cheguem a "roupa-ao-pêlo" mais vezes.
    Uma boa semana para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia.

      Em relação ao caso, é evidente que condeno o que se passou em Aveiro. Numa visão mais transversal, aqui confesso que, quando ainda via os programas de debate na TV, a vontade de dar uns calduços aos jornaleiros e comentadores (alguns supostamente afectos ao Benfica) me passou pela cabeça.

      Posso estar enganado mas é a primeira vez nos últimos anos que tal acontece com adeptos do Benfica. É certo e que o proença já levou nas trombas, certo que um fiscal de linha também levou um calduço na Catedral há uns anos... Mas a discussão terá sempre de partir do início: A conduta - errada - do adepto acontece como consequência de outra conduta errada da agora-vítima. Deve-se condenar esta "fatia" mas nunca esquecer o resto do bolo.

      Por exemplo, o Miguel Guedes teve uma saída sobre este assunto neste fim de semana que fez com que a ideia de lhe dar uns estalos me consumisse a cabeça durante alguns momentos. Ele fala e critica o Benfica em vez de estar calado porque os adeptos/claques do seu clube são um bando de criminosos...

      São coisas que acontecem e o respectivo clima vai ainda endurecer pelo que o apelo aos adeptos de todos os clubes é... Há muito mais na vida do que isto mesmo para os que fazem disto as suas vidas.

      Saudações TETRAGloriosas

      Eliminar
    2. "Parabéns MC"?

      Nós conhecemo-nos de outras plataformas?

      Eliminar
  4. Boa análise. Concordo com praticamente tudo. Atenção que os dragartos já andam a reclamar do video-árbitro! Aquela gente não se enxerga mesmo...

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero que eles se f...

      A vez deles irá chegar mais cedo do que eles desejam e cá estarei para lhes relembrar.

      Verdade que Seferovic joga no limite... É bom.

      Saudações TETRAGloriosas

      Eliminar
  5. Feliz pela vitória e conquista, é uma Boa motivação para o que aí vem. A vitória é justa mas há que fazer o reparo a Jardel - não há necessidade daquele toque por trás - é de quem não está concentrado, é à margem e devia ser punido, não é atitude de um atleta à Benfica.
    Saudações gloriosas

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo