segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

2016-2017 13ªJ: SL Benfica 2 sporting 1

Três pontos muito importantes foram ontem conquistados pelo Benfica na sua corrida de reconquista do título de Campeão Nacional, e é isso o mais importante num campeonato disputado a trinta e quatro jornadas.
Não foi um jogo fácil... Qualquer das duas partes do jogo, foi dividida especialmente a primeira onde o sporting começou melhor - com mais médios a conseguir manietar os processos ofensivos do Benfica, entre outras coisas (mais à frente). No entanto, assim que a dupla de avançados entrou no jogo - ajudando de forma fantástica os seus colegas de meio campo - o Benfica equilibrou a balança das disputas a meio campo e acabou por ficar mais expedito a anular o adversário e mais perigoso a atacar.

Numa transição ofensiva, depois de a bola andar embrulhada entre Pizzi-Jiménez-carvalho, Guedes fica com ela e levando-a até onde pôde, endossando-a a Rafa que de trivela faz uma assistência milimétrica para Sálvio facturar com precisão. Grande jogada!
Ao intervalo a vantagem era justa e até poderia ter sido maior quando ao cair do pano, Jiménez não teve clarividência para marcar aquele penálti...

Na segunda parte, jj fez uma alteração importante tirando o Bruno César e colocando Campbell. O jogo do sporting ficou mais rápido e incisivo tirando vantagem de uma certa apatia do Benfica a defender. Dost poderia ter marcado e na resposta imediata, o Benfica aumenta a vantagem no marcador através de uma excelente combinação atacante - atenção que não foi transição defesa/ataque - concluída com um golo à ponta de lança de Jiménez.
Depois... A equipa baixou o seu ritmo orgânico e o sporting acercou-se muitas vezes com perigo da baliza de Ederson que começou a brilhar retardando o máximo que lhe foi possível o golo do sporting que acabou por acontecer ao minuto 69.
Lindelof não estava lá, Almeida também não...

RV teve de tirar Sálvio (minuto 55) que já estava meio lesionado desde a primeira parte. Colocou Danilo... Perdeu amplitude preenchendo o miolo - Não resultou porque o Danilo andava ao lado de Fejsa e não mais à sua frente o que criou um buraco no meio campo do Benfica... Pizzi não ajudou muito o Nélson! Depois tira Guedes (minuto 65) para colocar Cervi... Sofre o golo! É a minha opinião que estas duas substituições correram mal a RV!

A primeira desestabilizou o 4-4-2 porque Guedes continuou a fazer, e bem, a pressão à saída de bola do sporting mas como segundo avançado... Com Pizzi flanqueado, o Benfica deixou de ter armador. A segunda substituição, fez com que Pizzi fosse para o lugar de Guedes... Não são o mesmo tipo de jogador... Com Pizzi a correr atrás dos adversários de forma desalmada, a ligação entre meio campo e Jiménez perdeu-se de vez. O sporting marcou o golo que já justificava e aproveitou o facto de o Benfica - tacticamente desmembrado - continuar a não ser capaz de organizar/construir jogo ofensivo.

Depois entrou Samaris. Nada me demove da ideia de que o Grego nunca deveria ter sido o último a entrar mas entrou e o jogo da equipa estabilizou-se um pouco mais para os minutos finais.

O Benfica venceu a partida porque concretizou da melhor forma as oportunidades que criou... Chama-se eficácia! Por outro lado, também poderia ter marcado mais tivesse existido mais clarividência ofensiva... Ou mais gente na frente! Mas, parece-me, que abdicamos cedo demais de marcar mais golos e isso poderia ter feito com que o resultado final fosse outro...

Na capacidade de sofrimento fomos vencedores, na eficácia de remate também, no resto...
Em relação à exibição colectiva da equipa, penso que ela ficou refém das substituições. A qualidade de jogo sofreu com isso... E não só claro.

Podem já ter lido que o Benfica jogou em contra ataque mas, como mais à frente poderão constatar, houve outras forças subreptícias que forçaram o Benfica a resguardar-se mais...
Ederson 8: O melhor em campo.
Nelson 7: Continua a inventar de vez em quando mas é uma maravilha a atacar. A assistência para o segundo golo é dele.
Luisão 7: Mais concentrado e uma voz de comando como não há mais no Benfica.
Lindelof 6: Muitas dificuldades com Dost.
Almeida 6: Enfrentou Gelson e conseguiu ir estancando a criatividade do médio do sporting. mas não foi o lateral ofensivo de que a equipa necessitava.
Fejsa 7: Mais do mesmo.
Pizzi 6: Não tem estaleca para fazer o que fez ao Feirense a adversários de maior nomeada. Desejo que para lá caminhe. Mas esforça-se como todos os colegas. Não merecia ter de andar a preencher as vagas dos colegas que iam saindo, sendo ele o estratega da equipa, o Benfica perdeu quem poderia desenhar o jogo ofensivo.
Sálvio 6: Um golo e participação decisiva na construção do segundo. lesionou-se ainda na primeira parte e saiu muito cedo na segunda.
Rafa 7: Excelente estreia. Com mais clarividência, poderia ter feito um golo do outro mundo e aí... A história da partida teria sido outra.
Guedes 6: Trabalhador incansável como sempre. No primeiro golo, uma boa dose de mérito é dele.
Jiménez 7: Correu sempre muito para ajudar o meio campo. Pena aquele penálti que não concretizou. Esteve em ambos os golos - o segundo numa antecipação fulgurante a joão pereira.
Danilo 3: Não foi o que quer que RV tenha pensado que poderia ser.
Cervi 5: Muito lutador. Assim que entrou, Almeida deixou de ter problemas.
Samaris 4: Entrada importante para os cerca de 5 minutos finais. Correu como sempre à frente dos adversários. Poderia ter sido a primeira opção de RV, conhece melhor os colegas... E o adversário.

Falta escrever sobre jorge sousa. Digo-vos que não me apanhou de surpresa esta actuação... Vejam o número de faltas das duas equipas no quadro das estatísticas... Elas significam que o sporting veio para destruir quando o Benfica queria construir - é diferente esta forma de abordagem ao futebol - Muita permissividade à forma em como o sporting anulava as tentativas de ataque do Benfica - sempre no osso e nada de cartões como podem observar nos dados da primeira parte:
O zeegelar acabou o jogo - ou viu um amarelo quase no final do jogo; carvalho, semedo e adrien ficaram com a folha em branco... Depois disto tudo:
Reparem que passa a bola e os jogadores do Benfica são travados de imediato com faltas duras que acabam por ir afectando a sua condição física... Sem condição física o jogo individual perde qualidade... Porque o corpo vai ficando cheio de mazelas

Sem qualquer acção disciplinar, os jogadores do sporting descobriram que poderiam continuar com aquela conduta que ninguém seria expulso! O Sálvio acabou por ter de sair no início da segunda parte.

O Gelson acabou o jogo depois de agredir o André Almeida!
Ainda na primeira parte...

O Campbel ficou em campo após esta entrada a matar sobre o Rafa:
E sousa até esteve bem nos amarelos que mostrou a jogadores do Benfica! Interessante não?

Mas houve, segundo os verdes, dois casos dentro da grande área do Benfica. Deixem-me dizer o quanto gostei de ouvir o treinador do sporting a assassinar o que resta da carreira de jorge sousa... Foi um deleite para os meus ouvidos... O sousa que já tanto os ajudou, é agora um monte de esterco - fantástico!

Primeiro caso: Aos 23 minutos, a bola vai de encontro ao braço esquerdo de Pizzi (dá a ideia que depois ainda vai à mão direita)... É Lindelof que cabeceia (corte desajeitado nº1) contra Pizzi:
Bola na mão... Inacreditável o bom senso de jorge sousa. Mas se tivesse assinalado grande penalidade, nada haveria a dizer. Aceito que os sportinguistas se queixem mas vejam mais adiante se se queixaram há uns tempos...

Segundo caso: Aos 40 minutos, após mais um corte desajeitado, desta feita de Sálvio, a bola vai ao peito de Nélson:
Até aceito que se afirme que deu a sensação que a bola resvalou para o antebraço do Nélson mas... Isto nem causou protestos por parte dos jogadores do sporting que estavam em cima da jogada, pelo que é um caso cozinhado pela estrutura verde e branca. Aliás... Nem deveria ter sido canto caros leitores:
Vejam como o gelson (que já nem deveria estar em campo) agarra ostensivamente o Rafa, impedindo o jogador do Benfica de ir ao encontro do adrien... Sem ninguém à frente, o médio do sporting acabou por ganhar o canto do qual iria acontecer o tal lance com o Nélson. E o sousa a ver mas a fechar os olhos...

Devo confessar, no entanto, que com a imagem em andamento fiquei aliviado que o sousa nada tenha assinalado. Mas eles queixaram-se de forma tão repetitiva e sincronizada que me dá vontade de lhes perguntar se se esqueceram destes lances:
Já não se devem lembrar claro... As mudanças de trajectória abissais... A tipologia de jogada... E este lance antes do lance do Nélson?
Na jornada passada, tivesse o sporting perdido da forma como o Benfica também perdeu... E não ouvi RV a...

De qualquer modo, e para meu espanto, o jornal do porto analisa os lances deste modo:
E mais espantado fiquei ao analisar este resumo:
Sobre jorge sousa, falta ainda referir aquela paragem de jogo quando Guedes ia embalado pelo flanco esquerdo e a bola foi de encontro a umas cartolinas...
Aliás, sousa beneficiou quase sempre o infractor sporting... Até transformou cantos a favor do Benfica em pontapés de baliza para o sporting:
Foras-de-jogo (fiscais de olhos fechados) por assinalar:
Que poderiam ter resultado em golo para o sporting...

Ele... É um mau árbitro, desejo que o sporting lhe ponha um fim de carreira e depois lhe ofereça um quadro com um leão abraçado a um dragão! Quanto a vocês, adeptos do Benfica, defendam-se e defendam o vosso clube. O Benfica não foi beneficiado mas sim o sporting com uma arbitragem rasteira e covarde de jorge sousa, muita à imagem do proença. Deixem de fazer lei daquilo que ouvem ou lêem na imprensa! Vejam pelos vossos próprios olhos e tirem as vossas próprias conclusões

Foi um jogo muito intenso e vencido com muito mérito mas com sofrimento a mais. RV deve estar a desesperar pelo regresso de Horta, Grimaldo e Jonas mas eu acrescento Jardel que talvez venha refrescar a cabeça ao centro daquela defesa. Venha a TdP.

PS: Vamos a Dortmund então...
PS2: Parece que ontem tentaram realizar o sonho do filho do fontelas...
Queixa-se o presidente do sporting de:
Bem, a secção das bancadas que ficou reservada aos adeptos do sporting, está cercada pelos separadores de vidro e pela rede de protecção que impede tudo e mais alguma coisa de ali entrar... Já agora, gostaria que vissem a primeira imagem da moldura humana (duas imagens abaixo) que compôs o estádio da luz. Conseguem imaginar alguém atirar very-lights que ultrapassassem o separador de vidro, a rede de protecção e a cobertura do estádio?

As cartolinas são descritas como armas de arremesso... Do melhor!

PS3: Agradeço ao Glorioso blogue O Indefectível pela ajuda prestada na reedição deste artigo.

Grandes emoções em imagem... De forma a acabar este artigo de forma positiva! é triste falar mais dos árbitros e menos do jogo.
E Pluribus UNUM

10 comentários:

  1. Concordo com a análise, mas quando estamos ganhar, a equipa deixa de acreditar e treme por todos lados. Ontem confirmou-se e quase se repetia o jogo do Besiktas.~
    Discordo, da entrada do Danilo. Não é aposta contra adversários mais fracos em teoria e serve para um derbi? Viu-s logo que iria ser um fiasco. O Cervi é raçudo e ajuda defensivamente o defesa. Ontem com o André Horta e o Grimaldo, levavam mais golos. E ainda falta o Pistolas. É Imcompreensivel a falha de marcação no golo dos lagartos. Bas Dost completamente sózinho. Está na altura de mexer no eixo, apesar de toda a vontade do Luisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo esse ponto de vista (A equipa [...] treme por todos os lados). Penso que RV poderia tentar reorganizar o conjunto sem fazer substituições... Colocar o avançado mais móvel num flanco (colocando o extremo numa posição mais interior)

      Mas são tudo teorias.

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
  2. Em relação à imagem do Coates a efectuar um corte (não sei se com o braço ou não), tenho ideia que essa jogada ocorreu junto ao meio campo.
    Sobre os jogadores do sporting não terem reclamado mão do Nélson, fiquei com a mesma ideia na transmissão televisiva. No entanto já li em blogues lagartos que a BTV passou as imagens de uma câmara frontal em que se vêem jogadores a reclamar (não sei a que imagens se referiam).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há um que protesta e está na cabeça da grande área... os três colegas que estavam perto do lance nem esboçaram um ai, apenas suspiraram por wc não ter sido lesto a rematar.

      Saudações TRIGloriosas

      Em relação ao lance do coates, vou ver melhor

      Saudações TRIGloriosas

      Eliminar
  3. Não vi mas pelo que fui ouvindo parece-me melhor resultado que exibição. Não consigo é perceber é a perda de influência de um 8 como Samaris que custou 10 milhões de euros. Danilo? Celis? Não me parece. Até o Rúben Amorim coxo jogava mais.
    Também acho que jogarem sempre os mesmos começará a causar algum desgaste...
    Também me lembrei dos braços à 3a jornada, mas a memória coletiva é uma coisa tramada nos dias de hoje.
    Dortmund? Quem equilibrou com o Bayern este ano não se pode atemorizar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode-se dizer isso. Fomos apertados durante alguns minutos e não havia como sair daquele colete de forças... Até ao jj começar a inventar.

      MAs penso que no âmago da equipa, se abateu a sensação de recuar o que nem sempre é bom.

      Em relação ao cansaço, já escrevi sobre isso há algumas semanas atrás. daí andar a escrever que RV deve suspirar pelo regresso de Grimaldo, Horta e Jonas. Não critico muito o Celis e/ou o Danilo mas têm fraca utilização e estão cá há poucos meses, pelo que não posso dizer se são bons ou nem por isso. O Celis já teve dias menos felizes mas confio que esteja a aprender o que é o futebol europeu.

      Saudações TRIGloriosas.

      Eliminar
  4. Mão do jota no segundo golo e fora de jogo no terceiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é pá... Vocês não me deixam descansar...

      Desde já agradeço a informação, assim é que é.

      Saudações TRIGloriosas, espero eu!

      Eliminar
  5. Parabens desde ja pelo excelente blog

    Apesar de tudo gosto mais q o benfica ganhe... Rumo ao tetra

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo