sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

TdL FG 1J: Sport Lisboa e Benfica 1 Paços de Ferreira 0

Tudo arrumado por este ano de 2016 que se prepara para dizer adeus. O Benfica fecha com mais uma vitória um ano civil que todos os seus adeptos devem guardar na memória, um ano em que o parcial desinvestimento externo foi paulatinamente compensado pelo investimento interno e mesmo assim o nosso clube conseguiu triunfar em 44 partidas... Num total de 54!
Só o Barcelona tem um registo idêntico e RV vence outros treinadores portugueses que com fruta e chocolate conseguiram um registo semelhante (jesualdo e vila boas a meias em 2010). Nada mau para um plantel menor e um treinador sem cérebro - Pena que na Madeira, há umas semanas atrás, o Benfica tenha perdido para o marítimo a jogar com 14.

Quanto ao jogo, de realçar que o primeiro remate do Paços com algum perigo - acho que nem isso - só aconteceu ao minuto 80...

Em relação ao Benfica, RV testou Celis a segundo médio. O colombiano é mais um trinco do que um organizador e isso conferiu mais segurança à equipa quando ela tinha de defender e menos argúcia quando tinha de atacar. Mas a verdade é que os 4 jogadores mais avançados deram muito trabalho ao Paços; A imprevisibilidade posicional deles, abriu sempre alguns espaços obrigando os pacenses a gastar energias com tanta correria (dai não terem força para forçar verdadeiramente o empate na segunda parte).

O golo de Cervi ao minuto 38, era o corolário justo de uma primeira parte superior:
Na segunda metade... Gostei da piada: Os jogadores já estava a pensar no réveillon! certamente que não mas Fejsa manteve-se imperial no meio e Celis foi perdendo gás assim como Gonçalo e Cervi. O Benfica escolheu atacar de forma segura controlando sempre o Paços no seu meio campo. Foi uma segunda parte jogada a velocidade de cruzeiro!

Foi bom ver o perfume de Jonas em alguns promenores - ele está a regressar aos poucos e assim que estiver no ponto, vai estoirar com as defesa adversárias... Espero eu 😄. Muito bom ver o Horta de regresso. Muito mau ver o Raul com as mãos nas virilhas... Não se pode ter tudo certo?

Nem falei da defesa... Isso quer dizer algo. Mas devo umas palavras a Jardel: Também gostei de o ver. Pode não ter ritmo mas está lá de corpo, raça e alma. Bem vindo!

Notas aos jogadores:
Ederson 6: Um remate meio difícil? Passeou toda a partida.
Nelson 6: Jogo mais pausado mas sempre eficiente a defender - impressionante a capacidade de pique.
Luisão 7: Tudo controlado. Mais um jogo sem golos sofridos.
Jardel 7: Sem ritmo... Mas como se ele dobrou tudo o que aparentava ser perigoso com eficiência e rapidez? Poderia ter marcado se...
Almeida 6: Não é o Grimaldo... Influente no golo de Cervi.
Fejsa 7: Mais um jogão do Sérvio... 
Celis 6: Bom jogo - transporta bem a bola mas faltam-lhe mais jogos? RV quis testar o colombiano a 8 e ele correspondeu dando segurança defensiva à equipa.
Rafa 5: Ainda anda à procura do golo que o liberte. Ontem...
Cervi 7:
Já marcou em todas as provas...
Gonçalo 6: Ele trabalha que se farta mas ontem deixou-se levar pela vontade de marcar um golito e perdeu clarividência.
Jiménez 5: jogo menos conseguido e para piorar, saiu lesionado.

Em relação aos suplentes:
Jonas 6: Nota que se deve à fantasia que trouxe à partida em alguns lances. De resto, correu o que foi bom para esticar aquelas duas varinhas mágicas que muitos também chamam de pernas.
Mitroglou 3: Entrou com o jogo morno e não se chateou com isso.
Horta 4: Mais um que gostei de ver. Tem bom toque de bola. Tem muito a trabalhar mas é uma opção mais do que válida para a posição 8-10.

Quanto ao árbitro veríssimo, fiquei admirado por ter mostrado um amarelo logo ao minuto 10... Tentou tornar o jogo menos faltoso mas mesmo assim, muitos mais amarelos ficaram no bolso porque deixou que os amarelos continuassem a bater.

Finda mais um ano e o Benfica tem de trabalhar muito para conseguir os seus objectivos. Mas com trabalho união
e... O colinho dos adeptos, tudo será menos difícil:
Feliz 2017
E Pluribus UNUM!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo