segunda-feira, 28 de novembro de 2016

2016-2017 11ªJ: SL Benfica 3 Moreirense 0

Não creio que seja necessário um artigo longo sobre a partida de ontem no Estádio da Luz, visto que o que se passou foi tão evidente...
Facto: O Benfica vinha de uma partida agridoce para a Liga dos Campeões... Isto trouxe dois hipotéticos problemas: O mental e o físico, cuja resolução de debelar competia a todo o grupo. Foi notório o baixo ritmo e a baixa capacidade de arriscar por parte da equipa na primeira parte, procurou-se a segurança na construção sem descurar a retaguarda o que, apesar de tudo, resultou numa primeira parte relativamente bem conseguida coroada com um golo muito bem construído:
Toda a equipa de olhos abertos a defender, intensa a tapar as linhas de passe ao adversário e uma rápida transição ofensiva concluída de forma superior por Pizzi.

A segunda parte foi... Bem, um treino de boa intensidade por parte do conjunto de RV. O Benfica sabia que era melhor e que não valeria a pena andar a correr por correr, geriu com sapiência todo o tempo de jogo, falhou muitos golos (na primeira parte também) mas continuou com calma e precisão à procura do segundo (mais uma belíssima transição novamente concluída por Pizzi):
e quase a terminar a partida, do terceiro (outra transição ofensiva que começa à entrada da nossa grande área!):
Gostei da partida. Mentalizei-me que aqueles dois factos que referi lá em cima iriam ser uma realidade. Deste modo, consegui apreciar os noventa e tal minutos e vi uma equipa ciente do que tem de fazer independentemente de outros poderem vir chorar pelo facto de o Benfica ter ganho com golos obtidos em transições e não em construções de raiz de jogo ofensivo.

A equipa está em evolução e não cometeu erros como na passada quarta-feira! Sim o besiktas é superior ao moreirense mas dentro de campo a teoria perde-se num ápice quando a cabeça está noutro sítio... Ontem, a cabeça dos jogadores estava ali e os três pontos foram normalmente conquistados.

Vamos lá às notas aos jogadores:
Ederson 6: Uma única defesa - e foi difícil.
Nélson 6: Mais contido, pudera após o último jogo.
Luisão e Lindelof 7: Grande partida desta dupla. Sempre de olhos abertos, só permitiram um remate perigoso. Mais um jogo sem sofrer golos - que seja o início de um longo período!
Eliseu 3: Pareceu-me estar mais afoito a atacar mas foi traído por uma lesão (mais uma!!!).
Fejsa 7: Como sempre atento mas ontem poupou-se mais às correrias... Nem notei grande diferença :-)). É um maestro escondido (leiam).
Pizzi 8: Foi o Homem do jogo. Interessantes estas últimas partidas que tem feito! A evolução para melhor está a transformar-se em facto e ontem esteve em todos os golos. Um começo apagado até porque tinha dois a três adversários de olho em si, mas depois - com a ajuda das movimentações dos colegas - libertou-se e mostrou o que pode fazer.
Sálvio 7: Outra exibição positiva, na primeira parte. Foi quem mais procurou o golo.
Cervi 6: Sempre activo a atacar e a defender. Quando estiver plenamente integrado na realidade portuguesa poderá vir a ser...
Gonçalo 6: Mais apagado. Tal como Nélson, as pernas tinham quilos e quilómetros a mais depois da viagem à Turquia. Também foi muito marcado.
Raúl 7: O sete é mais pelo golo. Não é Mitroglou pois gosta de voar pelo ataque todo e isso pode retirar o ponto de referência à equipa mas baralha o adversário.
Em relação aos suplentes utilizados:
André Almeida 6: Boa exibição deste multifacetado atleta do Benfica. ele que foi tão importante a época passada.
Carrilho 5: Integrou-se bem no flanco direito. Parece que é ali que se sente bem.
Rafa 5: A segundo avançado caro RV. Parece-me que é ali... Mais uma dor de cabeça?

Nota: Agora que já foi jogado quase um terço do campeonato, irei tentar ainda esta semana apresentar o quadro com as pontuações. É interessante observar a evolução dos jogadores.

Em relação ao árbitro... Bem, gostava mesmo de escrever que foi uma excelente arbitragem, até porque o jogo lá fluiu de forma relativamente correcta mas... Aqueles dois lances dentro da grande área do moreirense:
Confesso-vos que não estudei bem as regras de jogo para este caso: A bola não está em movimento. Para mim, claro, isto é uma agressão... Dentro da grande área...

Há ainda este lance - outra vez sobre Sálvio:
Também dá a sensação que... Bem, façam o vosso juízo!
A verdade é que os três pontos foram conquistados sem qualquer dúvida (os outros dois candidatos ao título também conquistaram pontos e... Que Desperdício de tempo!). Temos agora uns dias para descansar, desentorpecer as pernas e preparar mais uma jornada que irá acontecer na próxima sexta-feira na pérola do Atlântico.
Quase 56 mil na Catedral... Com o Moreirense????
Os goleadores
A celebração da...
Vitória
E Pluribus UNUM
Só mais uma vez

5 comentários:

  1. Agressão dentro da grande área ou fora é igual. Se a bola ainda não está em jogo não será penalty.

    ResponderEliminar
  2. Acho que o Carlos não tem razão. A justificação de a bola não estar em jogo é igual á intenção ou não de colocar a mão na bola. Talvez as regras tenham mudado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Jorge.

      A regras pode ter a ver com a lei da vantagem. Citando as leis: "A lei da vantagem não deve ser aplicada em situações de falta grosseira, conduta violenta ou numa segunda infracção passível de advertência, a menos que se trate de uma clara oportunidade de golo. O árbitro deve expulsar o jogador na primeira interrupção de jogo, mas se o jogador jogar a bola ou fizer uma entrada sobre o adversário ou interferir com o adversário, o árbitro interrompe o jogo, expulsa o jogador e recomeça o jogo com um pontapé-livre indirecto".

      Ou: 12.14 – Conduta Violenta – contacto com a cabeça ou face: Um jogador que deliberadamente atinge ou agride um adversário na cabeça ou na face (quando não está a disputar a bola) deve ser expulso (a menos que a força não tenha sido insignificante)".

      Ou: Infrações passíveis de expulsão - tornar-se culpado de uma falta grosseira • tornar-se culpado de conduta violenta.

      Mas... Há sempre um mas: Quando um jogador cometer uma infração contra um adversário dentro da sua área de penálti que impede a equipa adversária de marcar um golo ou anula uma clara oportunidade de golo e o árbitro assinala um pontapé de penálti, o jogador infrator é advertido, a menos que:

      a infração seja agarrar, empurrar ou puxar ou o jogador infrator não tente jogar a bola ou não haja a possibilidade de o jogador disputar a bola ou a infração seja punível com um cartão vermelho, independentemente do local no terreno de jogo onde seja cometida (por exemplo, falta grosseira, conduta violenta, etc.)

      Confuso? Eu sei...

      Eliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo