quinta-feira, 24 de novembro de 2016

LC 2016/2017 - FG 5ªJ: Besiktas 3 SL Benfica 3

Nada como esperar umas valentes horas antes de escrever o que quer que seja sobre o jogo de ontem. A cabeça fica aliviada e a mente vê as coisas de um modo mais transversal. Fico mais esclarecido depois de ver tudo de novo...
Fico também certo de que a equipa aprendeu uma grande lição na noite de ontem... Lição que deveria ter aprendido quando conseguiu empatar o jogo do Porto.

Após uns brilhantes 45 minutos onde quase tudo foi feito com perfeição, na segunda parte a equipa caiu. mental e fisicamente. Terão pensado que estava ganho e que era só aguentar? Terá sido um certo cansaço, que se nota em alguns jogadores, a aparecer cedo de mais na partida? Foi frustrante isso sim porque somos bem melhores do que os turcos.

Na minha opinião, RV avaliou mal a cadência/ordem das alterações. O Rafa veio de uma lesão pelo que os seus índices físicos ainda não aconselhariam a uma utilização tão cedo na partida. O Rafa está no Benfica desde o final de Agosto, o seu conhecimento das dinâmicas da equipa ainda não é o melhor para estes jogos. O Rafa poderia ter entrado para o lugar do Gonçalo mas foi para um flanco onde não foi capaz de atacar e/ou defender. A quebra global do conjunto, sentiu-se mais depois desta alteração.
Samaris poderia ter sido o primeiro a entrar, também para o lugar do Gonçalo. Era mais um homem no miolo a ajudar os flancos, especialmente o direito!

Mas, outra verdade tão cristalina, é que a culpa do falhanço de Mitroglou aos 52, isto antes do primeiro golo turco,
Não é do treinador. Se esta bola entrava, era um fartote o resto da partida... Mas fica tudo em conjunto, como equipa... É melhor assim!

Tem sido habitual apresentar as notas aos jogadores. Hoje, corro todos jogadores que alinharam de início com nota 5 uma vez que foram brilhantes na primeira parte e banais na segunda. Os que foram entrando na segunda levam com nota 3, uma vez que nada de novo acrescentaram.

Volto à ideia inicial: Grande lição que o conjunto terá que ter aprendido - os adeptos também. Do céu ao inferno é uma lição importantíssima para o futuro, que auguro de grandioso, do conjunto de jogadores e equipa técnica que vestem Benfica. Os equilíbrios e harmonias fisico-mentais, têm de ser cada vez mais trabalhados para se chegar a um nível tão alto como ontem se chegou e não vacilar.

Os jogadores mais jovens irão sair melhores jogadores no futuro depois de reverem tudo o que se passou. O treinador idem.

Quanto à arbitragem, fiquei com dúvidas no primeiro golo dos turcos:
Ouvindo a transmissão comentada por ingleses, até eles tiveram dúvidas da posição do avançado turco... Quaresma teve muita sorte em acabar o jogo... Mas são critérios! O penálti não ofereceu dúvidas.

Grande jogo com seis golos. Viva o futebol.

Agora é unirmo-nos ainda mais porque Domingo há jogo importante.
E Pluribus UNUM!

2 comentários:

  1. O RV falhou nas substituições. Quando tirou o Cervi, que além de ser bom jogador, é uma carraça na procura da bola. Viu-se que o meio campo foi perdendo gás. Não seria mais benéfico colocar o André Almeida no miolo e avançar o Nelsinho para o lugar do Salvio?Nunca se saberá, mas dar rodagem ao Rafa,depois de longo afastamento nestes jogos, não tem lógica.
    O árbitro não teve influência directa no resultado mas sempre que podia encostava o SLB ás cordas, assim como o fiscal de linha, que levantava a bandeirola, ao retardador. Fomos comidos, por culpa própria, falhar golos só com o guarda redes pela frente, mas nada está ganho e ou perdido

    ResponderEliminar

Ok digam o que bem entenderem.
Depois eu vejo